Baixe em PDF Baixe em PDF

Não importa se você foi demitido ou se está tomando novos rumos profissionais por opção própria, seu último dia no emprego pode ficar bastante emotivo. Tente extrair o máximo de seu adeus tornando-o cordial e inclusivo. Como você pode precisar de alguns colegas como contatos profissionais ou pessoais no futuro, é essencial se despedir com tato e graciosidade. Não importa se pessoalmente ou por e-mail, o adeus não precisa ser estressante.

Método 1
Método 1 de 3:

Despedindo-se pessoalmente

Baixe em PDF
  1. O último dia normalmente não é a melhor época para informar que não voltará, pois avisar que está indo embora quando estiver na porta de saída pode soar meio grosseiro. Separe um tempo para informar todos de seus planos de ir embora e de quando fará isso.
    • Lembre-se de que o aviso prévio deve ser cumprido com um mês de antecedência, mas outros prazos podem ter sido estipulados no contrato. Certifique-se de informar primeiro seus chefes.
    • Após contatar a administração, informe os colegas de trabalho. Faça isso quando se sentir confortável ou quando for conveniente, mas lembre-se de fazê-lo antes do último dia.
  2. Considere se despedir de todos no penúltimo dia de serviço para que o último dia seja menos estressante, principalmente se ainda tiver trabalho para fazer. Aguardar o penúltimo dia permitirá que você finalize seus projetos sem que precise se despedir de todo mundo na mesma hora. [1]
    • Após anunciar que está indo embora, é provável que seus colegas venham correndo se despedir. Por isso, dizer adeus será mais fácil após terminar todas suas tarefas.
  3. Arrume suas coisas com antecedência para que possa se despedir individualmente de seus colegas. Fazer isso pode criar também uma sensação de encerramento pois essa será a última vez em que se encontrarão como colegas de trabalho.
    • Entretanto, lembre-se de que a menos que esteja de mudança, será possível ver seus colegas fora do emprego, então considere organizar um pequeno evento para os colegas mais próximos fora do ambiente de trabalho.
    • Se um colega está indo embora e você está ficando, também pode ser uma boa ideia reunir um grupo de colegas mais próximos para dizer adeus de uma vez. Isso pode tornar a despedida mais fácil para ele.
  4. Tente se conectar com o máximo de colegas que puder, seja por redes sociais ou e-mails. Conecte-se com pessoas com as quais tenha interesse em manter contato, mas não se sinta obrigado a adicionar todos no Facebook.
    • Nas semanas que antecederem a saída, considere se conectar com os colegas em plataformas empresariais como o LinkedIn, caso ainda não o tenha feito. Isso pode ser um modo excelente de se lembrar de que possui contatos e referências profissionais caso precise delas no futuro.
  5. Se está em um ambiente profissional, aja de acordo. Não há necessidade de se criar uma cena. Diga que foi ótimo trabalhar com a pessoa, deseje-a boa sorte e diga para conversarem um dia. Não é necessário complicar a situação.
    • Se quem está indo embora é um colega, tente se lembrar de que ele precisa conversar com muitas pessoas e de que cada despedida não precisa durar 45 minutos. Mesmo se estiver triste, seja breve e marquem um encontro para mais tarde, se necessário.
    • Não há nenhum problema em dizer algo como "Marcos! Foi ótimo trabalharmos juntos, continue fazendo um bom trabalho aqui. Você é gente boa, me mantenha atualizado, ok?"
  6. Se você foi demitido ou se demitiu por frustração, pode ser difícil manter a compostura na despedida. Entretanto, mantenha-se calmo para ser profissional. Seja positivo e breve, mesmo se estiver frustrado.
  7. Os ambientes de trabalho podem ser uma faca de dois gumes: você pode ter amigos reais que espera manter contato, alguns inimigos que não suporta e muitas pessoas entre os dois grupos. Não há motivo para se criar uma festa de despedida com todos caso a ocasião não peça isso.
    • Uma alternativa é convidar alguns amigos próximos para um happy hour ou um jantar para conversarem com mais calma. Esse pode ser um excelente modo de se passar mais tempo com as pessoas com as quais se importa em manter contato fora do trabalho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Despedindo-se por e-mail

Baixe em PDF
  1. Se precisa se despedir de um departamento ou de uma empresa inteira, será complicado despedir-se pessoalmente de todos. Inclua pessoas que não conheça bem para criar um sentido de orgulho empresarial. Um e-mail pode incluir algo como:
    • Queridos colegas: Como podem ter ouvido, deixarei minha posição como (seu cargo) amanhã. Gostaria de dizer que foi um prazer conhecê-los e de que desejo manter contato através do e-mail (seu endereço de e-mail) ou de meu perfil do LinkedIn. Obrigado pelos bons tempos que tivemos trabalhando juntos. Atenciosamente, (seu nome).
  2. Você pode estar tentado a escrever abertamente sobre épocas ruins, principalmente se foi demitido. Entretanto, é aconselhável manter um tom positivo para deixar a melhor imagem possível de si mesmo. Isso ainda aumentará as chances de manter contato com seus colegas no futuro.
    • Tente sempre encerrar a mensagem com algo positivo sobre sua experiência na empresa, principalmente se estiver enviando o e-mail para seu chefe.
  3. A mensagem não deve ser uma dissertação, mas sim um breve adeus. Não há motivo de discorrer sobre os motivos de sua partida. Se as pessoas tiverem dúvidas, encoraje-as a contatá-lo diretamente ou pessoalmente. Mencione apenas que está seguindo em frente e que decidiu experimentar outra carreira.
  4. Mencione seu telefone celular, endereço de e-mail e ID do LinkedIn para que seus colegas mantenham contato com você. [2] Entretanto, não compartilhe informações de contato pessoais se não se sentir confortável com isso.
    • Considere selecionar apenas alguns colegas para compartilhar essas informações. Um e-mail pode ser um modo simples de informar todos e compartilhar suas informações para que mantenham contato.
  5. Após finalizar o rascunho, leia-o novamente para que não haja erros. Confira também para se certificar de que o tom seja amigável, positivo e profissional.
    • Certifique-se de checar se incluiu todos que desejava no e-mail.
    • Considere ler o e-mail em voz alta para ver se alguma parte parece estranha.
  6. Você pode passar uma imagem fria e distante se informar seus colegas mais próximos de que está indo embora por e-mail. A menos que não seja possível, tente despedir-se deles pessoalmente. Você também precisará informar seus superiores pessoalmente, ou pelo menos pelo telefone, na maioria dos casos.
    • Se for incapaz de encontrar seus colegas mais próximos por algum motivo, envie e-mails pessoais informando-os do quanto gostou de trabalhar com eles. Lembre-se de enviar informações pessoais para que possam manter contato fora do escritório.
    • Um exemplo de e-mail pessoal pode incluir algo assim: "Querido (nome do colega): Como você provavelmente já ouviu, deixarei a empresa em breve. Eu gostei muito de trabalhar com você e sentirei falta de sua energia positiva. Adoraria manter contato e espero que possamos nos encontrar fora do escritório. Você pode me contatar em meu celular (número) ou por e-mail (seu endereço de e-mail). Obrigado por todo o tempo em que trabalhamos juntos. Atenciosamente, (seu nome).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando erros comuns

Baixe em PDF
  1. Se não tem interesse em manter contato com o Dênis da contabilidade, não diga: "A gente devia tomar uma cervejinha algum dia." Além de precisar encontrá-lo um dia, essas frases tendem a soar falsas. Seja sincero e honesto, não sentindo nenhuma pressão para fazer planos com pessoas com as quais não deseja ver novamente.
    • Se achar chato combinar encontrar-se com algumas pessoas e ignorar outras, não faça alarde quanto a seus planos. Não há necessidade de informar todos de que sairá com uma única pessoa regularmente, pois isso ofenderá alguns de seus colegas.
  2. Não vá embora gritando e nem o xingando. Seu último dia deve ser quieto, digno e breve. Mesmo se sentir que foi enganado de algum modo, normalmente não é uma boa ideia entrar em uma discussão com seu chefe, que pode ter o poder de impedi-lo de conseguir seu próximo emprego. Seja profissional, mesmo que não queira fazer isso.
    • Se tiver uma rixa legítima que precise ser resolvida em palavras, faça isso pessoalmente e em privado, mantendo o clima o mais profissional possível. Diga a seu chefe (ou qualquer outra pessoa) que queria conversar sobre algumas coisas em particular.
    • Em alguns ambientes de trabalho, é comum a realização de uma entrevista de despedida, onde é possível vocalizar suas frustrações sem temer que isso afete seu emprego. Você está indo embora, então não há motivo de ser brando agora.
  3. Isso não é necessário e nem profissional.
    • Se realmente sente que devia levar algo, alguns docinhos não farão mal, mas não sinta a necessidade de distribuir iPods como despedida. Não há motivo para isso.
    • Se algum colega está indo embora e você quer desejar boa sorte, um cartão é um modo amigável de fazê-lo. Não há necessidade de dar relógios de ouro.
  4. Se está indo embora, não use isso como oportunidade para descarregar todos seus desapontamentos e frustrações nos funcionários que continuarão quando você for embora. Tente sair de modo positivo e não deixar os outros em uma situação embaraçosa.
    • Do mesmo modo, não é uma boa ideia se gabar sobre o novo emprego se está trocando o velho por um melhor. Tente se lembrar de que os outros funcionários precisarão continuar trabalhando e você não quer deixar um ambiente tóxico em sua despedida.
  5. O mistério provavelmente deixará uma má impressão e levantará suspeitas que podem não ser boas para ninguém. Se está se sentindo desconfortável, o melhor é superar isso. Lembre-se de que a despedida não precisa ser exagerada: mantenha-a breve e gentil. Pronto.
    Publicidade

Dicas

  • Se foi demitido, considere escrever um e-mail apenas para as pessoas mais próximas e que estão cientes da situação.
  • Você também pode incluir informações sobre seu substituto para que seus colegas saibam quem contatar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 957 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade