Baixe em PDF Baixe em PDF

Nunca se sabe, mas pode ser que um dia você precise se fingir de triste — talvez para que os outros o deixem em paz, para ter um tempo de reflexão ou até mesmo para chamar a atenção de alguém. Seja qual for a motivação, use um misto de sinais físicos e de pistas comportamentais para deixar qualquer um achando que você está para baixo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Dando sinais físicos de tristeza

Baixe em PDF
  1. Uma postura mais curva é um sinal comum de tristeza. Para usar a linguagem corporal ao seu favor, siga os passos abaixo:
    • Deixe os ombros para baixo.
    • Incline o tronco para frente.
    • Sente-se com o tronco inclinado em direção aos joelhos.
  2. Um olhar vago ou distante costuma ser interpretado como sinal de tristeza ou de que alguém está perdido em pensamentos. Você pode acentuar o efeito se ficar olhando para o chão.
  3. Os olhos desempenham um papel muito importante em muitas expressões faciais que sinalizam tristeza. Se você quiser usar esse truque para fingir que não está em um bom dia, é melhor combiná-lo a outros sinais, já que os olhos caídos por si só podem passar a imagem de sonolência.
  4. Um sinal clássico de estar com a cabeça cheia de problemas é o cenho franzido e tenso. Estudos também indicam que esse é um dos indicativos clássicos de tristeza. [1] A técnica funciona muito bem quando aliada a outras, como um olhar vago para baixo.
  5. Essa expressão facial envolve franzir as sobrancelhas também, o que pode ser um sinal de tristeza ou de desagrado. [2] Porém, se você exagerar nas sobrancelhas franzidas, pode parecer bravo ou com a cara feia. Use essa técnica com moderação e junto com outros truques físicos.
  6. É possível dar sinais de tristeza com a boca projetando um pouco o lábio inferior. Um beicinho mostra que a pessoa está descontente com algo. Com certeza, todo mundo vai achar que você está triste se o truque for combinado a outros métodos, como olhar para baixo ou ficar com a postura caída.
  7. A dor de cabeça é um sinal comum de depressão ou tristeza. [3] [4] Quer que os outros acreditem que você está cabisbaixo? Finja que a sua cabeça dói, o que é muito fácil: basta tocar ou massagear o rosto, em especial a região da testa.
  8. Nada mais convincente do que derramar algumas lágrimas em reação a algo triste. [5] Se você tiver o talento de chorar fácil, todo mundo vai cair que nem um patinho. Porém, saiba que é difícil fingir choro de forma convincente, pois a maiorias das pessoas consegue diferenciar a tristeza verdadeira da falsa. Só use esse método se você conseguir derramar lágrimas verdadeiras com facilidade.
    • Por outro lado, também dá para usar o elemento da surpresa ao seu favor. Se você conseguir começar a chorar do nada, pode chocar as pessoas e fazê-las acreditar nas suas lágrimas de crocodilo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Esboçando comportamentos que indicam tristeza

Baixe em PDF
  1. Os bons atores não encenam a tristeza, pois esse tipo de atuação pode parecer melodramática e falsa. Os que querem passar tal sentimento de uma forma convincente tentam encenar ações que demonstrem a tristeza por si só. Digamos que um ator queira demonstrar que está triste porque a avó dele morreu. Nesse caso, ele pode se concentrar em mostrar quanto amava a avó e que sente muita falta dela em vez de chorar e pronto. Você pode pegar esse método emprestado. Por exemplo:
    • Se quiser parecer triste para que outra pessoa perceba que o magoou, pense no que a pessoa fez para você, além de usar os sinais físicos exemplificados acima.
    • Quer passar a imagem de melancolia para que os outros o deixem quieto no seu canto? Concentre-se em pensar no verdadeiro motivo de desejar a solidão nesse momento.
  2. As pessoas que suspiram muito geralmente estão com a cabeça nas nuvens ou apaixonadas, mas também podem estar tristes. [6] No entanto, não exagere na frequência nem na altura.
    • Suspire baixinho enquanto olha para baixo, principalmente ao perceber que tem gente olhando para você.
    • Se alguém perguntar se está tudo bem, suspire e olhe para baixo antes de responder algo como: “Sei lá” ou “Tudo indo”.
  3. A perda de apetite geralmente vem junto com a tristeza ou com o luto. [7] [8] [9] Se quiser que as pessoas comprem a sua infelicidade, não coma muito quando estiver perto delas. Também dá para dizer algo como: “Não estou com fome hoje” e cutucar a comida com indiferença.
  4. Uma pessoa triste costuma ficar abatida e exausta. [10] [11] Os outros podem acreditar mais em você caso sempre diga o quanto está cansado ou sem energia. Fale:
    • “Não sei o que há de errado comigo. Estou sem energia nenhuma.”
    • “Não queria sair da cama hoje.”
    • “Só queria me enrolar num cobertor e dormir.”
  5. Um indício bem comum de melancolia é perder o interesse nas atividades ou coisas de que costumava gostar. [12] [13] Que convencer os outros de que está desconsolado? Finja que não liga mais para algumas coisas, por exemplo:
    • A sua turma sempre vai ao cinema no fim de semana? Fale que você não está afim de ir desta vez.
    • Se alguém mostrar algo na expectativa de provocar risadas ou uma reação efusiva, como um vídeo de gatinhos aprontando, não dê a mínima bola.
    • Todo mundo sabe que você é superfã de uma série, um jogo, um esporte ou uma banda? Anuncie aos quatro cantos que perdeu o interesse.
  6. As pessoas que estão passando por um momento de tristeza ou depressão têm dificuldade de concentração. [14] [15] Para fingir que esse é o seu caso, aja como se andasse meio esquecido ou distraído.
    • Por exemplo, quando alguém vier falar com você, não olhe para a pessoa. Se ela começar a falar, não responda na hora. Continue a olhar para o nada e, depois de alguns segundos, olhe para ela e fale: “Desculpe, estava distraído. O que foi que você disse?”
  7. O isolamento é comum em fases de angústia. [16] Para ser mais convincente, é preciso se afastar mais das pessoas. Não é difícil passar uma impressão de infelicidade dessa forma, mesmo que não dê para se desvencilhar totalmente das pessoas. Experimente:
    • Andar sozinho atrás das outras pessoas se estiver em grupo.
    • Ir para o seu quarto se estiver com visita em casa.
    • Ficar no canto sozinho quando estiver numa sala com mais gente.
    • Afastar-se das pessoas sem falar nada.
    • Não responder às tentativas de comunicação por mensagem, e-mail, telefone etc.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 255 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade