PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A caspa geralmente não é tão visível como se pensa, e algumas precauções rápidas podem camuflar ainda mais a condição. Geralmente, a caspa aparecerá no couro cabeludo, e sua aparência variará entre uma casquinha frágil e pedaços grossos e pegajosos. A caspa pode aparecer em qualquer idade, mas afeta principalmente homens. Medicamente falando, a caspa normalmente resulta da dermatite seborreica. A dermatite seborreica resulta da erupção recorrente e crônica do couro cabeludo. [1] Há algumas técnicas e métodos que podem ajudar você a se livrar desse problema.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Lidando com a caspa rapidamente

PDF download Baixe em PDF
  1. O xampu seco pode limpar e hidratar seu couro cabeludo se aplicado antes de você sair de casa. Ele pode ser encontrado em farmácias e lojas online e é vendido na forma de spray e pó. Para aplicar, borrife o xampu em seu cabelo algumas vezes ou passe um pouco no topo do couro cabeludo. Penteie o cabelo com xampu para remover a caspa e limpar a superfície do couro cabeludo.. [2]
    • O talco também pode ser usado para esse procedimento, mas ele pode deixar o cabelo escuro cinza, branco ou manchado.
  2. Encontre a região do couro cabeludo com mais caspa e penteie o cabelo de modo que ele cubra essa área. Produtos para estilizar o cabelo podem lhe ajudar nesta tarefa, mas afofar seu cabelo em um visual despenteado pode funcionar como uma melhora rápida. [3]
    • Cobrir a caspa não resolve nada: mantenha em mente que esse truque só serve para tapear o visual. A melhor maneira de eliminar a caspa é aplicar os tratamentos que afetarão as causas do problema.
  3. Prefira camisas, vestidos ou blusas nas cores branco, cinza ou metálico. [4] Isso irá disfarçar os flocos de caspa brancos ou amarelos.
    • Vestuários com texturas e estampas também podem ajudar a esconder a caspa.
  4. Qualquer boné, chapéu ou lenço pode esconder a caspa no couro cabeludo e também minimizar o número de flocos que caem em sua roupa,
  5. Leve-o toda vez que for sair de casa e use-o quando vir flocos de caspa em sua roupa. Vá ao banheiro e passe o rolo adesivo pela blusa. [5]
    • Se não conseguir alcançar as costas, peça para que um ente querido ou amigo ajude você.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Reduzindo a caspa em um dia

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Use este método para resolver o problema temporariamente. Caso haja uma grossa camada de caspa sobre seu couro cabeludo e você queira reduzir as chances de ela cair em excesso pelos próximos dias, os tratamentos aqui destacados poderão ajudar. Porém, para controlar sua caspa no longo prazo, os tratamentos descritos na próxima seção serão mais eficientes.
  2. Se você tiver caspa em densa escala sobre o couro cabeludo e quiser reduzir a chance de descamação dentro dos próximos dois dias, este tratamento pode ajudar. No entanto, para controlar a caspa a longo prazo, os tratamentos descritos na próxima seção são mais eficazes.
    • No final desta seção, há alguns tratamentos adicionais de um dia que podem ser encontrados em uma farmácia com ou sem prescrição médica.
  3. Aqueça uma pequena tigela de óleo e massageie-o em seu couro cabeludo. [6] O azeite de oliva e o óleo de amendoim puros às vezes são recomendados, mas seus usos são controversos, uma vez que podem fornecer alimentos para o fungo causador da caspa. [7] Se quiser usar um óleo natural, o óleo de malaleuca 5% mostrou ser benéfico para algumas pessoas, mas estudos têm focado apenas em efeitos a longo prazo ao longo de várias semanas.
    • Rumores sobre os efeitos nocivos do óleo mineral são provavelmente sem fundamento, contanto que você use o óleo mineral puro vendido como um produto de cuidados para a pele. [8]
    • Aqueça um pouco o óleo. Não aqueça-o demasiadamente a ponto de evaporar.
  4. Embora este tratamento possa reduzir a caspa densa mais rapidamente do que uma única aplicação de xampu anticaspa, ele será mais eficaz se você deixar o óleo por um longo período de tempo. A touca de banho pode ser útil para manter seu cabelo limpo durante este tempo.
  5. A água por si só será provavelmente ineficaz na remoção do óleo, por isso, faça várias aplicações de xampu. Se isso não for suficiente para remover o óleo, tente deixar condicionador no seu cabelo por dez minutos, depois enxágue. Uma pequena quantidade de detergente líquido pode ser usado como um último recurso, mas ele pode danificar ou ressecar seu cabelo.
    • Um xampu à base de alcatrão também pode funcionar, mas muitas pessoas acham essa substância desagradável devido ao seu cheiro e a sua capacidade de manchar.
  6. Muitos xampus para cuidados de longa duração também podem ser eficazes em reduzir a caspa se deixados por oito horas, normalmente durante a noite. Procure um xampu anticaspa que contenha alcatrão de hulha e queratolíticos. Se o produto não anunciar queratolíticos, ou substâncias que dissolvem as células mortas da pele, procure por ureia, ácido salicílico ou enxofre na lista de ingredientes.
    • Encontre uma touca de banho bem justa antes de aplicar quaisquer produtos se pretender dormir com eles em seu cabelo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Usando xampus anticaspa

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem muitas substâncias diferentes que podem tratar a condição. Para a caspa leve sem muita inflamação ou comichão, procure xampus que contenham ácido salicílico ou ureia, que quebram as células mortas da pele. Devido ao fato de existir uma possibilidade de ressecar o couro cabeludo e causar ainda mais caspa, recomenda-se usar esse xampu em combinação com um condicionador de hidratação para neutralizar o efeito colateral. Para casos mais graves, encontre um xampu que contenha cetoconazol (pelo menos 1% de força) ou ciclopirox em seus ingredientes. O sulfeto de selênio (pelo menos 1%) também é eficaz, mas os usuários muitas vezes não gostam dos óleos que ele produz no couro cabeludo. [9]
    • Um médico pode prescrever-lhe xampus mais fortes do que os disponíveis sem prescrição, incluindo o xampu de cetoconazol 2 por cento.
    • Se você tiver cabelo crespo, que pode ressecar excessivamente com a aplicação diária de xampu, considere o uso de uma pomada esteroide tópica (acetonido de fluocinolona). [10] Ela pode ser aplicada como uma pomada no cabelo seco.
  2. Molhe o cabelo, em seguida, massageie o xampu anticaspa em seu couro cabeludo. Deixe-o agir por cinco a dez minutos antes de enxaguá-lo.
  3. Use o xampu anticaspa uma vez ao dia até que a descamação, coceira e inflamação diminuam.
  4. Se não notar melhoras depois de alguns dias, experimente um produto com um ingrediente diferente. Considerando-se que a caspa é muitas vezes causada por uma espécie de levedura, um xampu antifúngico pode atacar o problema de uma maneira diferente. [11] Um médico poderá prescrever um produto mais forte ou recomendar um tratamento adicional com esteroides para reduzir a inflamação e o prurido.
    • Algumas pessoas relatam sucesso quando se alterna entre dois xampus, utilizando um a cada dia. [12]
  5. Uma vez que você notar uma melhora significativa, reduza o uso de xampu anticaspa para duas a três vezes por semana ou até menos, se conseguir manter sua caspa a um nível aceitável. Assim que a descamação grave estiver controlada, não há necessidade de continuar com a aplicação diária.
    • Se estiver usando um produto prescrito ou mais de um tipo de tratamento, reduza a frequência ou pare de usar depois de duas semanas, ou efeitos secundários nocivos poderão se desenvolver. [13]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Controlando a caspa a longo prazo

PDF download Baixe em PDF
  1. Se os flocos forem finos, translúcidos e encontrados somente no cabelo, não no couro cabeludo, é provável que seja uma reação a produtos capilares. Procure saber se seus produtos para o cabelo contêm Parafenilenediamina, um ingrediente que normalmente causa caspa. Também fique atento a produtos que contenham álcool e compostos químicos utilizados para pintar o cabelo. Os problemas também podem ser causados pelo excesso de uso de produtos com muitos ingredientes diferentes. [14]
    • Este tipo de problema pode ser tratado eliminando ou trocando os produtos usados e lavando o cabelo com mais frequência. [15]
  2. A dermatite seborreica, condição que faz com que o couro cabeludo fique irritado e oleoso, pode piorar com os óleos de seus cabelos e poros. A lavagem frequente dos cabelos ajudará a remover irritantes e manterá seu couro cabeludo livre do acúmulo de caspa.
    • Lavar rapidamente os cabelos antes de sair de casa pode fazer maravilhas pela sua caspa.
  3. Expor o couro cabeludo a moderadas doses de luz solar pode ser útil. Os raios ultravioletas podem ser úteis para reduzir a quantidade de flocos de caspa em sua pele. Porém, a exposição excessiva ao sol é prejudicial para a pele; portanto, não fique exposto à luz solar por muito tempo. Aplique protetor solar antes de sair e exponha o couro cabeludo ao sol por algum tempo. [16]
  4. Se você não estiver satisfeito com o nível de caspa que tem depois de algumas semanas de autotratamento, procure um profissional. A caspa raramente causa problemas físicos, mas se quiser livrar-se dela por motivos pessoais, o médico poderá prescrever uma medicação mais forte. Para os casos severos, a isotretinoína pode ser prescrita, mas como pode ter efeitos colaterais graves, só é recomendada como último recurso.
    Publicidade

Dicas

  • Produtos de cabelo podem, por vezes, causar ou agravar a caspa, ou até mesmo descamar o couro cabeludo, fazendo parecer caspa. Tente mudar para um tipo diferente ou eliminar o uso desses produtos por alguns dias para ver se a condição melhora. Experimente também métodos naturais .
Publicidade

Avisos

  • Siga sempre as instruções de medicamentos prescritos. Usá-los com muita frequência ou por muito tempo pode causar efeitos colaterais desagradáveis.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 634 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade