PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As olheiras se caracterizam pelo inchaço da pele embaixo dos olhos. É uma condição hereditária para alguns, enquanto para outros é resultado natural do envelhecimento. No entanto, elas também podem ser influenciadas por diversos outros fatores, como o estilo de vida, maus hábitos, alergias e até mesmo devido ao ambiente. A cirurgia é uma solução muito cara e perigosa para as bolsas sob os olhos e recomenda-se evitá-la; por sorte, há muitas opções bem menos invasivas que todos podem incorporar no dia a dia. Estão incluídas técnicas cosméticas rápidas e simples, o uso de métodos caseiros, estratégias de longo prazo, mudanças no estilo de vida e por fim, procedimentos médicos.

Método 1
Método 1 de 3:

Modificando o estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. A falta de sono é uma das principais causas das olheiras, mas também é uma das mais fáceis de se tratar. Defina uma nova programação para dormir e atenha-se a ela, fazendo o possível para não ir deitar tarde.
    • Sete horas é o tempo mínimo de sono para diminuir ou evitar o surgimento das olheiras muito inchadas. [1]
    • Recomenda-se dormir, por noite, de sete a oito horas. Se puder repousar mais do que as sete horas, vá em frente.
  2. A quantidade diária adequada varia de acordo com cada pessoa, mas 8 copos de 240 ml é uma boa base. A água é sempre a melhor opção, mas outras bebidas, como leite, chá, café e suco também contribuem. Coma muitos legumes e frutas para aumentar ainda mais a ingestão de líquidos, muito presentes em ambos. [2]
    • Como a desidratação é um fator determinante para o aparecimento das olheiras, sempre beba bastante água antes, durante e depois de se exercitar para repor o que foi perdido na transpiração.
    • Aumente ainda mais a quantidade de fluidos consumidos se estiver (ou esteve há pouco tempo) doente, se você mora em um lugar úmido, e for gestante ou lactante.
    • Você estará bem hidratado se raramente sentir sede e a urina estiver transparente ou amarelo-clara.
  3. Ambas podem fazer com que haja retenção de fluidos no organismo, que é a forma do corpo se defender contra a hidratação. [3] O corpo, já se cuidando contra uma possível desidratação, começa a reter a maior quantidade possível de fluidos, e um pouco se acumula embaixo dos olhos, levando ao surgimento de bolsas bem grandes.
    • Sempre que comer ou beber algo não muito bom para as olheiras, beba imediatamente um copo cheio d’água. Ela ajuda na limpeza do organismo, evitando o acúmulo dos fluidos. [4]
    • Para minimizar a retenção, você pode tomar um diurético.
    • Apesar de poderem ser comprados sem a necessidade de receita, é melhor consultar um médico antes de tomá-los, em especial se for a primeira vez.
  4. A gravidade faz com que líquidos se acumulem sob os olhos, inchando o local; ao dormir de barriga para cima e erguer a cabeça com mais um travesseiro, você não deixa que ocorra essa ação da gravidade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Obtendo alívio imediato

PDF download Baixe em PDF
  1. Há uma infinidade de produtos de pele disponíveis, dificultando a tarefa de escolher o certo para você. Livre-se das olheiras usando produtos tópicos com vitamina K, C, D e E, bem como cafeína e retinol. [6]
    • Incorpore esses produtos na rotina de cuidados com a pele do dia a dia e atenha-se a ela.
    • Sempre hidrate a pele sob os olhos antes de aplicar maquiagem.
    • A pele, quando umedecida por água fresca, faz com que os produtos “peguem” mais facilmente e tenham melhor aspecto.
  2. A maquiagem é apenas uma maneira de "solucionar" as bolsas embaixo dos olhos por um período rápido, mas às vezes será necessário dar uns retoques rápidos, e os corretivos vão funcionar melhor. Escolha um que seja correspondente ao seu tom de pele ou, ao notar círculos bem escuros junto com o inchaço, opte por um tom menor. Dê leves toquinhos no local afetado, começando em um canto e indo até a borda dos olhos, usando um cotonete ou bolinha de algodão.
    • Não fique esfregando o corretivo na pele, já que ele deve permanecer na superfície dela para melhores resultados.
    • O iluminador e o primer iluminador também funcionam bem na tarefa de ocultar as olheiras. [7]
  3. A tanina, substância natural presente em chás e outras bebidas, vão ajudar a minimizar a descoloração ocasionada pelas olheiras. [8] Umedeça dois sachês de chá com água fria e deixe de 10 a 15 minutos sobre os olhos. Fique em posição horizontal para aplicá-los.
    • É melhor optar por um chá, mesmo com cafeína, do que qualquer bebida descafeinada.
    • Incorpore isso na rotina do cotidiano, já que a estratégia mais eficaz é a dedicação do dia a dia.
  4. Coloque duas colheres no freezer e deixe-as durante a noite; ao acordar na manhã seguinte, posicione-as sobre as bolsas por 30 a 45 segundos, ficando de olhos fechados e com o lado utilizado para coletar alimentos em contato com a pele.
    • O frio vai diminuir o inchaço exagerado das olheiras. [9]
    • Essa técnica também deve ser incorporada à rotina de cuidados durante a manhã, porque, mais uma vez, utilizá-la todos os dias é o mais importante.
  5. Pegue uma toalhinha limpa e macia e molhe-a com água fria. Fique sentado e com as costas retas, colocando-a sobre a região dos olhos e fazendo um pouco de pressão. Deixe a compressa ali por alguns minutos. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando soluções de longo prazo

PDF download Baixe em PDF
  1. Controle as alergias, [11] que podem exacerbar a condição. Fuja dos alérgenos sempre que for possível e, se você sofrer com as irritações sazonais, tome um anti-histamínico todas as manhãs. Depois de cerca de duas semanas, as olheiras vão ter melhorado. [12]
    • Use um pote neti para remover o excesso de umidade dos seios da face, decorrente de alergias, resfriados e infecções.
    • Converse com um médico para obter medicações mais fortes contra a alergia se os remédios de venda livre não apresentarem o efeito esperado.
    • Os profissionais da saúde também podem ajudar no desenvolvimento de estratégias de prevenção contra essa condição, investigando a fundo o que está causando a alergia. [13]
  2. Não fique esfregando os olhos para não causar inflamações; invista em um bom removedor de maquiagem e sempre a retire antes de ir dormir. Os componentes químicos (ou traços deles) podem levar à irritação nos olhos, piorando o estado das olheiras. [14]
    • Lave o rosto com delicadeza, secando com uma toalha, mas sem a esfregar, o que vai ser prejudicial. Basta dar leves toquinhos para secá-la aos poucos.
    • Lave o rosto duas vezes por dia (de manhã e à noite) e aplique um bom hidratante nas bolsas sob os olhos.
    • A pele que fica nesse local é bem frágil e precisa ser tratada com cuidado para que não inche.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Joanna Kula

    Esteticista
    Joanna Kula é Esteticista, Proprietária e Fundadora da Skin Devotee Facial Studio em Philadelphia. Com mais de 10 anos de experiência em cuidados com a pele, Joanna é especialista em tratamentos faciais transformadores, promovendo pele saudável, bonita e radiante a seus clientes.
    Joanna Kula
    Esteticista

    Reduza o tamanho das olheiras mantendo o pH equilibrado . Produtos químicos muito fortes vão desestabilizar o pH da pele, portanto, dê preferência a limpadores faciais e produtos neutros para que a pele possa retomar o pH normal.

  3. Há diversos procedimentos disponíveis para tratar as bolsas sem a necessidade de cirurgia. Terapia com laser, preenchimento de pele injetável, peeling e injeções de Botox são algumas opções que o dermatologista poderá apresentar a você, junto com mais informações e uma avaliação completa. [15]
    • Pesquise mais sobre esses tratamentos antes de ir ao médico. A maioria apresenta efeitos colaterais, ainda que temporários.
    • Outro ponto importante é o custo. São procedimentos caros e que não são cobertos pelos planos de saúde. [16]
    • Os tratamentos devem ser feitos apenas com um dermatologista qualificado. Cuidado com médicos que usam Botox e ácidos paralelos para o preenchimento e não os compre pela internet. São todos extremamente perigosos e não recomendados.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 033 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade