PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os queloides podem ser bastante incômodos, já que continuam crescendo mesmo depois da cicatrização. Essas marcas salientes surgem na pele e costumam ser lisas na parte de cima e ásperas no resto, além de terem tons de cor-de-rosa ou roxo. Elas surgem mais em peles bronzeadas e, em sua maioria, atingem pessoas entre os dez e 30 anos de idade. Para acabar ou pelo menos reduzir o seu surgimento, você pode recorrer a diversos tratamentos médicos, como injeções de esteroides e sessões a laser. Por fim, se preferir, pode experimentar remédios naturais (mais seguros, mas menos eficazes). [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Buscando um tratamento médico

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem várias alternativas diferentes para tratar queloides, como: pomadas tópicas, sessões a laser, injeções de esteroides, cirurgias etc. O médico vai poder ajudar você a determinar qual a melhor delas. Algumas só dão certo em cicatrizes recentes, enquanto outras são caras e invasivas e nem sempre eficazes.
  2. Vá a qualquer drogaria e compre uma pomada, um creme ou um gel feito para reduzir o surgimento dos queloides com o tempo. Os retinoides ajudam a regular a produção de colágeno e diminuir a coceira — assim, aliviando o problema. Peça uma indicação ao farmacêutico.
    • O tratamento pode demorar meses para começar a fazer efeito.
    • Passe a pomada, o creme ou o gel seguindo as orientações da bula e o tempo recomendado.
  3. Elas podem ajudar a reduzir as cicatrizes que surgem na superfície da pele. Geralmente, são aplicadas a cada duas a seis semanas até que os queloides comecem a diminuir. Em casos mais graves, o tratamento dura meses. Por fim, ele também ajuda a reduzir o inchaço na pele. [2]
    • As injeções de esteroides ajudam a diminuir os queloides, mas não os removem permanentemente.
  4. Esses tratamentos são populares para a remoção das cicatrizes e dos queloides, sendo que os mais eficazes são os lasers de corante pulsado e Nd-YAG. Contudo, eles não surtem tanto efeito em peles mais escuras. Por fim, o tratamento pode ser bem caro, pois o especialista tem que realizar várias sessões antes de gerar algum resultado.
    • Dentre os efeitos colaterais do tratamento a laser, estão a vermelhidão e a irritação na pele.
  5. Essas folhas surtem mais efeito quando aplicadas à área afetada antes que a cicatriz do queloide se forme por completo. Elas mantêm a região hidratada e, assim, evitam o desenvolvimento do tecido cicatricial. O tratamento pode demorar dias, semanas ou até meses.
    • As folhas de silicone são uma das poucas opções de tratamento disponíveis para crianças.
  6. Se quiser tirar a cicatriz por completo, em vez de reduzir a sua aparência, você pode optar por uma cirurgia. Esse procedimento é invasivo, mas bastante eficaz. O único problema é que ele pode causar o surgimento de novas cicatrizes. [3]
    • O tratamento cirúrgico das cicatrizes pode ser caro, mas também é o mais eficaz no combate aos queloides.
    • Você pode tratar a cicatriz pós-cirúrgica com pomadas retinoides tópicas e sessões de terapia de compressão para diminuir as chances de desenvolver mais problemas. Alguns cirurgiões usam radiação, mas há bastante polêmica em torno disso.
    • Lembre-se de que a cirurgia é arriscada e pode provocar a formação de queloides ainda maiores.
  7. Esse tipo de tratamento congela o tecido da área do queloide com uma substância parecida com nitrogênio líquido. Geralmente, é combinado com outras alternativas, como injeções de esteroides, para diminuir a visibilidade da cicatriz. A crioterapia diminui o problema, mas também pode escurecer a região da pele onde ele surgiu. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Recorrendo a tratamentos naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tratamento envolve a compressão da pele ferida para reduzir a tensão. Muitos especialistas acreditam que o processo também afeta a produção celular, além de diminuir as cicatrizes. A opção é mais ideal para queloides recentes e o paciente tem que usar algum acessório para a compressão em si — por um dia, várias semanas ou até meses.
    • Se você tiver um queloide na orelha porque colocou um piercing, pode usar brincos de compressão especiais para resolver o problema.
  2. Esse produto pode ajudar a reduzir os queloides, ainda mais se a cicatriz for recente. Compre um gel ou use a babosa diretamente da planta. Aplique o produto pelo menos duas vezes por dia. [5]
    • Se quiser preparar algo por conta própria, misture 2 colheres de chá de aloe vera com 1 colher de chá de óleo de vitamina E e 1 colher de sopa de manteiga de cacau. Passe uma camada espessa na área danificada e deixe agir por 30 minutos. Depois, remova o excesso da pele e deixe o restante secar naturalmente.
  3. Esse tratamento natural clareia a camada superior das células epiteliais e, assim, deixa a cicatriz menos visível. Esfregue algumas gotas de um suco fresco no queloide duas vezes por dia.
  4. Segundo pesquisas, a quercetina encontrada na cebola é um antioxidante poderoso — capaz de inibir a produção de colágeno e reduzir o surgimento dos queloides. Compre o gel em qualquer loja de produtos saudáveis e passe várias vezes ao dia até notar uma redução no tecido cicatricial. [6]
  5. Essa substância natural ajuda a reduzir a aparência dos queloides e deixa a pele mais saudável. Compre um creme que contenha vitamina E ou cápsulas que contenham um óleo para esfregar no queloide.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Reduzindo as chances de desenvolver queloides

PDF download Baixe em PDF
  1. Os queloides podem ser um problema hereditário. Portanto, a melhor maneira de evitá-los é não passar por determinados procedimentos. Muitas pessoas ficam com cicatrizes quando fazem tatuagens ou colocam piercings, por exemplo. [7]
  2. Eis outra maneira de evitar os queloides, ainda mais se você for mais suscetível ao problema. [8]
    • Se tiver que fazer uma cirurgia, converse com o médico de antemão para saber o que fazer para tratar o tecido cicatricial com injeções de esteroides antes que o problema fique sério.
  3. Casos sérios de cravos e espinhas também provocam o surgimento de queloides. Se é o seu caso, trate o problema imediatamente para reduzir as suas chances. Evite também estourar as espinhas, ou pode danificar a pele para sempre e gerar cicatrizes. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Passe protetor solar na área dos queloides. Com a exposição aos raios do sol, as cicatrizes podem ficar ainda mais visíveis.
  • Sempre passe protetor solar ou use peças de roupa que cubram o queloide. O tecido cicatricial é sensível e queima com bastante facilidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 77 689 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade