Baixe em PDF Baixe em PDF

Verrugas . Até mesmo o nome soa desagradável! Elas podem ser desfiguradoras e frustrantes, pois elas são difíceis de tratar e não possuem uma cura definitiva. Se já se sente enterrado pelo embaraço causado por uma verruga comum na mão, no rosto, no pé ou em outra parte do corpo, essas informações o mostrarão os passos básicos para se livrar dela.

Método 1
Método 1 de 5:

Usando remédios medicamente comprovados

Baixe em PDF
  1. As verrugas são causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e, assim sendo, podem ser de difícil eliminação. Muitas desaparecerão com o tempo, mesmo sem tratamento. Porém, o “tempo” poderia significar algo entre algumas semanas ou alguns anos – portanto, você pode desejar escolher um método mais ativo. Independentemente do método escolhido, permita que o tempo faça seu trabalho.
  2. [1] Esse é o ingrediente ativo da maioria dos removedores de verrugas. Deixe a pele de molho na água por cinco minutos ou mais; aplique o ácido liberalmente usando um pincel e permita que ele seque. Deixe-o na pele por um dia. Você pode descascá-lo ou lixá-lo, esfoliando a pele morta mais tarde. Faça isso a cada dois ou três dias.
  3. Diversos estudos tentaram confirmar a eficiência da fita isolante na remoção de verrugas. A Terapia de Oclusão por Fita Isolante aparentemente tranca a medicação na área geral da verruga, além de “sufocar” o problema. Um estudo descobriu que a fita isolante aplicada após o uso de imiquimod 5% foi um tratamento eficiente contra a verruga comum. [2]
  4. Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de usar cantaridina, um composto químico de atuação rápida que queimará a verruga. [3] Há um pouco de dor envolvida, mas você enxergará os resultados em um dia.
    • O médico aplica a cantaridina diretamente na verruga, fazendo um curativo logo em seguida. No dia seguinte, o curativo é removido, assim como a pele morta. Se esse método não funcionar em um tratamento, você pode precisar de outra solução – seu médico fará as recomendações apropriadas.
  5. Experimente o nitrogênio líquido . Outro remédio que o médico pode experimentar é o nitrogênio líquido – ou crioterapia – para congelar a verruga. [4] Isso pode causar algum desconforto, sendo que alguns tratamentos podem ser necessários para remover completamente a verruga, mas tal método é muito eficiente. [5]
    • Alternativamente, muitas farmácias oferecem tratamentos congelantes para remover a verruga. Ao usar um tratamento farmacêutico comum, continue mantendo as seguintes dicas em mente:
      • Siga a bula do medicamento. A pele deve ficar branca ou vermelha em questão de minutos, e uma bolha começará a se formar debaixo da verruga.
      • Pequenos pontos pretos devem aparecer abaixo da verruga após alguns dias. Isso é um sinal de que o tratamento está funcionando. Resista à vontade de remover a verruga.
      • A verruga deve cair por conta própria. Se ela não cair, trate-a novamente após duas semanas. Não trate uma verruga que não tenha caído após três tratamentos ineficientes. Procure um médico.
  6. Quando outros métodos falharem, queimar a verruga pode ser necessário. Haverá um pouco de dor envolvida, e o método pode causar cicatrizes – portanto, a melhor sugestão é permitir que seu médico lide com isso. Porém, você pode tentar isso em casa:
    • Procure seu médico. Ele pode usar um laser para queimar a verruga. Isso geralmente é eficiente – porém, é um método recomendado apenas quando todos os outros falharam.
    • Faça em casa. Acenda um fósforo, apague-o e, enquanto a cabeça do item ainda está quente, pressione-a contra a verruga. Isso criará uma ferida que começará a se curar após um tempo. Descasque a camada de pele infectada e cubra com aloe vera e band-aid. Repita se necessário.
  7. Na dúvida, peça para que ele remova a verruga através de um corte cirúrgico. Isso é algo que deve ser feito por um profissional, para evitar infecções. Além disso, uma anestesia local deve ser aplicada para mitigar a dor. O médico fará o procedimento através de:
    • Eletrocirurgia e Curetagem . Nesse método, o médico queima a verruga com uma corrente elétrica e corta-a logo em seguida. [6] [7]
    • Cirurgia a Laser . O médico queimará a verruga com um raio de luz intenso. [7]
  8. Seu médico conseguirá aconselhá-lo quanto a esse tratamento que usa as defesas de seu próprio corpo para atacar a verruga.
  9. Esse é um novo medicamento que vem sendo usado para tratar verrugas genitais, além das de outros tipos.
  10. Esse é um creme tópico utilizado para tratar alguns tipos de verrugas e cânceres de pele através do estímulo de respostas do sistema imunológico. Isso não cura verrugas, mas pode ajudar quando associado a outros tratamentos. Peça aconselhamento médico.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando remédios caseiros sem comprovação científica

Baixe em PDF
  1. Congele a verruga; em seguida, esterilize uma agulha e perfure profundamente a verruga várias vezes, tomando cuidado para penetrar cada camada de pele. Ao introduzir o vírus à corrente sanguínea, você ajuda o corpo a ver a verruga e a combatê-la, o que pode fazer o problema desaparecer de seu corpo. Esse método é muito eficiente para algumas pessoas, especialmente aquelas com diversas verrugas – afinal, perfurar até mesmo uma verruga em seu corpo pode ajudar seu sistema imunológico a descobrir as outras e destrui-las.
  2. Esmague um tablete de Vitamina C e adicione água para criar uma pasta grossa. Aplique-a a verruga e cubra-a com um curativo.
  3. Quebre uma cápsula de Vitamina E e esfregue o óleo contido nela na verruga. Cubra a substância com um curativo adesivo. Remova o curativo durante a noite para permitir que a pele respire, recomeçando o processo na manhã seguinte. Repita três vezes por dia.
  4. Deixe a verruga de molho em água quente até ela amolecer. Raspe-a com um pedaço de pedra-pomes esfoliante até alcançar o nível de sua pele. Passe um pouco de água sanitária num cotonete e pressione-o contra a verruga por 15 minutos (isso pode doer um pouco). Você precisa lavar bem a área após a aplicação da água sanitária.
  5. Passe um pouco de óleo na verruga e cubra-a com um band-aid. Faça isso por até três semanas.
  6. O ácido no óleo de rícino irrita a verruga e funciona melhor no tratamento de verrugas pequenas e planas no rosto e nas costas das mãos. Aplique o óleo de rícino com um cotonete duas vezes por dia.
  7. Pegue algumas aspirinas e esmague-as, adicionando algumas gotas de água. Pegue a mistura e coloque-a nas áreas afetadas, aplicando um band-aid logo em seguida. Deixe descansando durante a noite. A aspirina é uma forma ingerível de ácido salicílico, só que muito mais barata que as loções comerciais.
  8. Aplique na verruga e cubra-a com um curativo. Deixe a substância descansando na pele por um ou dois dias, trocando o curativo após esse período.
  9. Deixe a substância na pele e repita até a verruga sumir.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando alimentos

Baixe em PDF
  1. Corte um pedaço de limão ou de lima. Ele deve ser ligeiramente maior que a verruga. Cole-o sobre a parte afetada com um band-aid ou com uma fita. Troque a casca diariamente para manter a verruga coberta pelo maior tempo possível. Após uma semana ou mais, a verruga terá sumido completamente.
  2. Prenda manjericão fresco amassado à verruga usando um curativo de primeiros-socorros à prova da água. Faça isso diariamente por uma semana. O composto assassino de vírus na folha do manjericão matará a verruga.
  3. Faça isso duas vezes por dia durante o curso de algumas semanas. As verrugas devem começar a se descascar em uma ou duas semanas, mas tome o alho até o problema desaparecer. Você também pode passar óleo de alho na verruga uma ou duas vezes por dia durante um mês. [8]
  4. O alho, as batatas doces, os pãos integrais, as sementes de girassol e o arroz são exemplos.
  5. Rale finamente uma cenoura e adicione azeite de oliva para formar uma pasta. Passe a pasta na verruga duas vezes por dia, deixando-a na pele por 30 minutos. Faça isso por duas ou três semanas.
  6. Esmague um figo fresco e coloque-o em sua verruga por 30 minutos. Faça isso diariamente por duas ou três semanas.
  7. Esprema um suco de limão em sua verruga, cobrindo-a com cebolas fatiadas frescas. Faça isso por 30 minutos diariamente por duas ou três semanas.
  8. Ensope sua verruga em suco de abacaxi. Ele possui uma enzima que dissolverá o problema.
  9. O potássio pode ajudar a acelerar o desaparecimento da verruga.
  10. Corte a parte exterior da casca para que ela fique ligeiramente menor que a fita que usará. Esfregue o interior da casca de banana na verruga e prenda-a no lugar com fita isolante. Mantenha a casca na verruga por um dia antes de remover. Repita até remover completamente a verruga.
  11. A curcumina é um extrato de cúrcuma que pode ser encontrado em lojas de artigos para a saúde. Combine curcumina, extrato de mamão (pode ser comprado em forma de pílula e transformado em pó) e óleo de Vitamina E.
    • Passe um extrato alcoólico de hidraste na verruga e na área ao redor dela. Isso estimulará a atividade local do sistema imunológico.
    • Pegue uma agulha afiada e mergulhe-a em pasta de curcumina. Perfure profundamente a verruga com a agulha. Continue injetando pasta na verruga, produzindo vários buracos se necessário.
    • Espalhe o resto da pasta sobre a área da verruga e cubra-a com fita médica. Essa técnica é eficiente contra verrugas planas, que normalmente são encontradas no rosto e nas mãos. Verrugas planas são notoriamente teimosas e normalmente permanecerão na pele depois que o corpo adquirir resistência ao vírus. Isso destruirá as verrugas sem a necessidade de congelamentos.
  12. Pegue uma bola de algodão (grande o suficiente para cobrir a verruga) e ensope-a em vinagre. Prenda a bola na área afetada com um band-aid e deixe descansar por uma noite. Saiba que isso pode ser muito doloroso. Troque o algodão diariamente e mantenha-o na área afetada todas as noites se puder. Após uma semana, o corpo da verruga começará a se descascar e você poderá raspá-la gentilmente para revelar a pele saudável que se encontra logo abaixo. Permita que a área se cure assim que isso acabar.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Experimentando métodos suaves

Baixe em PDF
  1. Ensope a verruga por 10 a 15 minutos em água salgada quente para hidratar a pele. Raspe as camadas de pele morta da verruga usando uma lixa de unhas, pedra-pomes ou outro material. Você poderia usar seus dedos, mas lave-os bem antes e depois do processo, pois as verrugas podem se espalhar facilmente. Hidrate a verruga e aplique um grande floco de sal marinho nela. Coloque um band-aid ou uma fita sobre a verruga para manter o sal no lugar e observe-o por vários dias, trocando-o após tomar banho ou após a queda do produto.
  2. Aplique-a na verruga durante a noite e cubra-a com um curativo. Remova o curativo na manhã seguinte. Repita quando necessário.
  3. Deixe as verrugas plantares de molho em água quente para amolecê-las e para matar o vírus. Tome cuidado para não esquentar demais a água e se queimar – mantenha-a abaixo dos 60°C.
  4. Pegue um dente-de-leão fresco e quebre o caule. Aplique o extrato que sair do caule na verruga. Repita isso de três a quatro vezes por dia. Raspe a verruga com uma pedra-pomes para remover camadas mortas de pele. Continue fazendo isso até a verruga desaparecer.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Conhecendo as causas e os tipos de verrugas

Baixe em PDF
  1. Verrugas são pequenas protuberâncias do corpo, e são causados pelo vírus do papiloma humano (HPV), podendo se espalhar para outras partes do corpo.
    • Também é possível espalhar o vírus HPV para os outros através de cortes, feridas abertas ou atividades sexuais.
  2. Existem diversos tipos e tamanhos de verrugas, sendo que elas normalmente se apresentam como elevações redondas ou ovais na pele.
    • Verrugas comuns. Podem aparecer em qualquer parte do corpo. Normalmente, elas são vistas nas mãos. Elas são espessas, redondas e marrom-cinzentas.
    • Verrugas planas. Normalmente encontradas no rosto, nas pernas e nos braços. Normalmente se espalham por meio da depilação.
    • Verrugas plantares . Crescem nas solas dos pés e parecem cascas grossas de pele com pintas escuras. Costumam ser muito dolorosas.
    • Verrugas genitais. Encontradas na região genital e ao redor dela, entre as coxas. Elas também podem aparecer na vagina e no anus.
    • Verrugas subungueais ou periungueais. Aparecem abaixo das unhas. Elas são caroços duros com superfície diferenciada.
    • Verrugas filiformes. Geralmente aparecem ao redor da boca e do nariz. Elas possuem cor de pele e possuem pelos ao redor.
    Publicidade

Dicas

  • Algumas pessoas afirmam que usar aloe vera em gel fará com que a verruga caia em um ou dois dias.
  • Faça a maior parte dos tratamentos quando ir para cama para não ter vontade de mexer no Band-aid ou de retirá-lo.
  • Combinar vários tratamentos pode aumentar a probabilidade de desaparecimento rápido da verruga.
  • A fita isolante prateada combinada com o vinagre cítrico de maçã é perfeita. Mantenha a verruga coberta constantemente ou sempre que possível. Isso pode funcionar para muitas pessoas. Se funcionar para você, os resultados surgirão em poucos dias. A verruga normalmente endurecerá, escurecerá e morrerá. Pode ser útil tentar um remédio congelante em casa para remover cada pedaço de verruga teimosa.
  • Evite nadar/tomar banho de pés descalços em piscinas públicas. Verrugas nos pés normalmente são contraídas em tais lugares – portanto, ande com um par de sapatos, sandálias ou outros calçados.
  • Mantenha a verruga seca. A umidade tende a contribuir para o espalhamento da verruga.
  • Coloque uma quantidade generosa de sal num lenço umedecido ou num band-aid e coloque-o sobre a verruga. Repita constantemente, especialmente após banhos.
  • Lave a área infectada sempre que possível.
  • Outro ótimo produto é o Mediplast, da Curad. Ele é 40% ácido salicílico num adesivo recortável.
  • Uma visita ao Posto de Saúde local pode render um tratamento médico gratuito. Cremes tópicos, tratamento criogênico e outros métodos variam de preço dependendo do local.
Publicidade

Avisos

  • Seque a verruga após lavar as mãos. Verrugas tendem a ser mais contagiosas quando molhadas. Ao secar as mãos, você reduz a chance de espalhar o vírus para alguém.
  • Não compartilhe meias, sapatos, luvas, lâminas ou toalhas. Mesmo que as verrugas possam não ser visíveis, o vírus ainda pode se encontrar presente.
  • Procure seu médico se o problema persistir sem sinais de melhoras.
  • A recorrência de verrugas depende diretamente da resistência de seu sistema imunológico ao vírus.
  • Mantenha as verrugas cobertas com curativos.
  • Queimar ou congelar verrugas pode causar cicatrizes permanentes e danos à pele.
  • Não use nenhum desses tratamentos em pele irritada, em qualquer área infectada ou avermelhada, em buracos, em marcas de nascença, em verrugas que contenham cabelos, nas genitais, nas verrugas faciais ou naquelas em membranas mucosas (boca, nariz e anus).
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sal marinho.
  • Removedor de verrugas.
  • Fita isolante.
  • Cápsulas de alho.
  • Casca de banana.
  • Vinagre cítrico de maçã.
  • Cotonete.
  • Band-aid.
  • Caixa de fósforo.
  • Álcool ou vinagre.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 312 397 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade