PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Poucas coisas são tão inconvenientes quanto uma tosse seca. Essa inconveniência pode atrapalhar a sua vida e irritar outras pessoas em situações sociais ou em grupos. No entanto, há passos que podem ser tomados para se reduzir ou eliminar a tosse a partir do conforto de sua própria casa. Você pode tentar se livrar da tosse por conta própria, mas lembre-se de que, se ela persistir por três ou mais semanas, é importante consultar um médico.

Método 1
Método 1 de 5:

Mantendo a hidratação

PDF download Baixe em PDF
  1. As tosses são frequentemente causadas pelo escorrimento pós-nasal, que ocorre quando secreções nasais passam para a garganta. Esse problema geralmente acontece quando você contrai um resfriado ou um vírus, como o da gripe. Beber fluidos pode diluir o muco ocasionado pelos resfriados.
  2. Isso ajudará a aliviar a dor e a reduzir a inflamação. Experimente gargarejar antes de dormir e em outros momentos do dia em que você sinta desconforto.
  3. Embora a água quente pareça ser o melhor remédio para a garganta, bebê-la morna na verdade reidrata os tecidos mais intensamente do que a água em temperaturas mais altas. A água quente pode até mesmo irritar tecidos já inflamados. Beber chá morno é uma excelente forma de manter-se hidratado ainda aquecendo e acalmando a garganta.
    • Sabe-se que o chá de semente de anis acalma a garganta e diminui as tosses. Coloque canela para um efeito intensificado.
    • Ferva gengibre junto às folhas de chá. Coloque um pouco de pimenta e diversas folhas de manjericão para aliviar o congestionamento. Essa combinação de ervas anestesiará e acalmará a garganta, dando ao tecido um pouco de descanso, depois da tosse excessiva.
  4. A combinação de mel e canela é capaz de combater infecções, reduzir o inchaço ou, ainda, de oferecer propriedades antioxidantes para ajudar a curar a garganta afetada.
    • Para preparar o leite com canela, combine ½ colher de chá de canela e 1 colher de açúcar em um recipiente. A seguir, adicione 1/8 de colher de chá de bicarbonato de sódio e 240 ml de leite, misturando vigorosamente. Aqueça a mistura até que se formem bolhas, mas sem fervê-la. Dê a ela tempo para esfriar e agregue 1 colher de chá de mel, misturando-a até que ele se dissolva, e beba-a ainda morna.
  5. O suco de abacaxi é cinco vezes mais eficaz do que o xarope para tosse, como demonstrado em um estudo de 2010. Ele acalma a laringe sem deixar resíduos que possam aumentar a tosse. Opte por esse suco no lugar do suco de laranja ou limão.
    • O suco de uva é também uma ótima opção para curar a tosse. Misture uma colher de chá de mel em um copo de suco de uva. As uvas agem como expectorante, um agente capaz de promover a secreção do escarro pelos canais aéreos, o que finalmente eliminará a sua tosse.
  6. Ferva uma colher de chá de folhas de orégano em um copo de água. Depois que a água ferver, coe o orégano e beba o chá.
    • Se tiver um difusor de chá, coloque nele o orégano, removendo-o com maior facilidade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Consumindo alimentos calmantes

PDF download Baixe em PDF
  1. A textura aveludada do mel umedecerá as amígdalas, reduzindo a irritação da garganta (e o desejo de tossir). O mel de boa qualidade pode se revelar tão eficaz quanto um remédio contra tosse!
    • A água de pétalas de rosas também representa uma ótima alternativa ao mel. A essência de rosas também é capaz de dissolver o muco.
  2. Eles são óleos fortes e potentes que podem ser usados em sua própria casa para amenizar diversos males. Há vários óleos essenciais que podem ser úteis na redução de uma tosse persistente.
    • Eucalipto, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia, árvore do chá, sândalo, cedro, olíbano e hissopo são os melhores óleos essenciais para limpar a congestão.
      • Para auxiliar na desobstrução, coloque 1 ou 2 gotas de óleos essenciais nas mãos, esfregue-as, coloque-as à frente do nariz e faça 4 a 6 inspirações profundas. Você pode ainda colocar 2 a 4 gotas em uma bola de algodão, selá-la em um saquinho e levá-la com você.
    • Melaleuca, sálvia, eucalipto, hortelã-pimenta, alecrim, limão, alho e gengibre são os melhores óleos essenciais para aliviar a garganta afetada.
      • Para usar óleos essenciais no alívio da garganta, coloque 1 ou 2 gotas em meio copo de água morna e gargareje-a por alguns minutos, cuspindo-a a seguir. Não engula a mistura.
  3. Há muitos tipos diferentes de xarope caseiro contra tosse que podem ser muito mais eficazes do que produtos adquiridos comercialmente.
    • Faça um xarope contra tosse à base de ervas. Junte 60 gramas de uma mistura de ervas a 1 litro de água. Ervas como erva-doce, alcaçuz, casca de olmo, canela, gengibre e casca de laranja são excelentes opções. Ferva as ervas e acrescente um copo de mel à solução resultante. Misture-a até torná-la completamente homogênea.
    • Faça um xarope contra tosse à base de cebolas. A cebola tem propriedades capazes de quebrar o muco que gera a tosse. Corte uma cebola em fatias finas e extraia seu sumo. Misture partes iguais de sumo de cebola e mel, deixando a solução repousar por 4 a 5 horas. Quando ela se assentar, você terá um xarope contra tosse que pode ser tomado 2 vezes por dia.
    • Faça um xarope de sabugueiro. O xarope de ervas Sambucus é excelente porque acalma a tosse sem agredir ao estômago. Se você tem um estômago sensível, experimente essa opção. Combine 1 litro de sumo de sabugueiro com 2 copos de mel e 2 palitos de canela em uma vasilha. Ferva a mistura por 10 minutos. Esse processo faz 3 litros de xarope.
      • Se deseja fazer o seu próprio sumo de sabugueiro para o xarope, é possível ferver bagas de sabugueiro frescas ou ressecadas em 1 litro de água, por 45 minutos, e coar a mistura, continuando com a receita acima.
  4. O vapor proveniente da sopa ajudará a abrir as membranas respiratórias superiores enquanto o calor acalma a sua garganta. Além disso, a sopa evitará que você se debilite, pois é rica em proteínas. Afinal de contas, o que é mais calmante do que uma tigela de caldo de galinha?
  5. Compre pastilhas contendo mentol. Ele anestesia a parte de trás da garganta, aliviando a sua tosse. O mentol é um componente obtido a partir da planta de hortelã-pimenta e causa uma sensação anestésica que acalma a garganta afetada. Pastilhas são ótimas opções para quando você vai sair em público, como para o cinema ou para a aula, mas não deseja incomodar outras pessoas com a sua tosse.
    • Se não tem pastilhas, coloque na boca um doce duro. O mero ato de chupar um pedaço de doce ou pirulito aumenta a produção de saliva e, consequentemente, alivia a tosse seca. Mastigar chiclete também serve como solução temporária. Velas de hortelã-pimenta são ótimas opções, pois têm uma propriedade anestésica similar à do mentol.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando a umidade em seu favor

PDF download Baixe em PDF
  1. O ar seco pode fazer com que as secreções nasais se ressequem, criando um desconforto que frequentemente leva à tosse — um umidificador pode ajudar.
    • Tome o cuidado de não usá-lo excessivamente — se o umidificador não estiver limpo, ele pode levar fungos e mofo de volta para o ar, o que piorará a sua tosse em vez de eliminá-la.
  2. Feche todas as janelas do banheiro e desligue o exaustor para criar uma "sauna". O vapor amolece as secreções de seu nariz, trabalhando contra tosses ocasionadas por resfriados, alergias e asma.
  3. Ferva uma vasilha de água, remova-a do fogão e coloque-a em um local com superfície termorresistente. A seguir, aproxime a sua cabeça da água e inspire o vapor. Você pode colocar uma toalha sobre a cabeça para ajudar a confinar o vapor.
    • Experimente adicionar folhas de tomilho à água, para um maior alívio.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Usando medicamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o escorrimento nasal for o causador da tosse, considere tomar um descongestionante, que encolherá o tecido nasal inchado e reduzirá a produção de muco. Descongestionantes vêm em forma de spray nasal, comprimidos e líquidos.
    • É melhor não usar descongestionantes nasais em spray por mais de 3 dias. O uso em 3 dias seguidos pode resultar no retorno da congestão.
    • Produtos em spray podem também conter oximetazolina, que é uma substância descongestionante, mas que, se usada por mais de 3 dias, é capaz de causar danos às passagens nasais.
  2. Os anti-histamínicos limitam a liberação de histamina no corpo, o que pode resultar em secreções nasais e na garganta e causar a tosse persistente. Anti-histamínicos costumam ser particularmente eficazes durante as estações de alergias, ou quando a sua tosse é resultado de uma leve reação alérgica a algo em seu ambiente, como ao pelo de um animal de estimação ou ao mofo.
  3. Esses produtos contêm ingredientes ativos, como cânfora, dextrometorfano, óleo de eucalipto e mentol, que aliviarão a sua tosse por um breve período de tempo, mas sem curá-la. Se você apresentar problemas para dormir por conta da tosse, ou se você estiver tossindo com intensidade a ponto de sentir dor peitoral ou muscular, considere tomar um supressor à noite. Mas lembre-se de que eles não são uma cura.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Tratando o problema subjacente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se tem uma infecção bacteriana, o médico pode ajudá-lo com uma prescrição para antibióticos. Vírus não respondem a antibióticos, de modo que, se esse for o caso, eles não ajudarão.
  2. Se você mudou recentemente para um novo perfume ou desodorizador de ar, essa substância pode estar causando a irritação dos seios nasais, resultando em sua tosse. A fumaça também representa uma causa primária de tosses.
    • Se o irritante causador da tosse for fumaça, você pode tentar tratar a tosse de fumante deixando o hábito de fumar.
  3. Se você tem a síndrome do intestino irritável ou queimações frequentes, é importante tomar passos capazes de minimizar seus efeitos. Não se coloque deitado até 3 horas depois das refeições e evite alimentos picantes ou outros irritantes.
  4. Certos medicamentos, como IECAs, podem causar uma tosse crônica. Se o seu medicamento estiver causando esse efeito adverso, debata diferentes opções de cura para o problema com o seu médico.
  5. Se não puder remover o pó ou os alérgenos de seu ambiente com uma limpeza profunda ou filtros de ar, medicamentos para tratar alergias podem ser usados na cura da tosse crônica decorrente de alérgenos.
    Publicidade

Dicas

  • Uma forma de evitar começar a tossir é praticando a boa higiene. Lavar as mãos regularmente com água e sabão é uma das melhores formas para se evitar infecções.
  • Evite beber ou comer qualquer coisa muito gelada.
  • Evite gritar ou falar alto. Isso desgasta a sua voz.
  • Durma o suficiente, especialmente se a sua garganta apresentar os sintomas do resfriado.
  • Beba chá morno com mel e limão.
Publicidade

Avisos

  • Se essa tosse se prolongar e se tornar uma preocupação, busque o conselho de seu médico.
  • Se você está grávida, pergunte ao seu médico antes de considerar quaisquer tratamentos caseiros.
  • Muitos desses tratamentos, particularmente aqueles envolvendo ferver água, são inadequados para crianças.
  • Remédios caseiros podem não ser apropriados para crianças novas. Lembre-se de que crianças com menos de 1 ano de idade não devem ingerir mel.
  • Contate o médico se você apresentar qualquer dos seguintes sintomas com a garganta:
    • Febre.
    • Calafrios.
    • Tosse crônica e duradoura.
    • Respiração difícil.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 251 384 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade