PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A presença de ratos em casa não é só um incômodo, mas um risco à saúde de sua família. Eles fazem bagunça, danificam a casa e deixam um cheiro horrível. Não saber como resolver o problema e tentar de qualquer jeito pode ser perigoso, pois alguns produtos químicos são tóxicos ou venenosos, mas existem medidas simples para se livrar desses intrusos sem ter que recorrer a tal tipo de produto.

Método 1
Método 1 de 3:

Evitando que ratos surjam com métodos naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das razões para os ratos entrarem em casa é a busca de comida; se não tiver nada para comer, eles irão embora mais rapidamente. Toda a comida deve ficar devidamente armazenada em potes fechados ou em lugares fora do alcance deles. [1]
  2. O cheiro forte da hortelã faz dela um pesticida natural contra os roedores, pois é muito intenso pra o fuço sensível dos ratos. Além disso, a hortelã disfarçará o cheiro dos deliciosos quitutes que têm desaparecido por algum motivo. O óleo pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e farmácias comuns. [2]
    • Pingue uma ou duas gotas de óleo em um pedaço de algodão.
    • Coloque o algodão perto ou embaixo do lixo, para afastar os ratos.
    • Coloque mais pedaços de algodão com óleo nos lugares por onde os ratos entram, nas portas, janelas e quaisquer fendas na parede ou nos rodapés.
    • Troque os algodões a cada cinco ou sete dias, dependendo da quantidade de óleo usada.
    • Plante mudas de hortelã perto dos pontos de entrada dos roedores. Além de mantê-los fora de sua casa, você poderá usá-la como tempero. Só vantagens.
  3. Vá ao instituto de zoonoses mais próximo de sua região e peça fezes secas de cobra. Coloque-as perto dos lugares por onde os ratos passam e nas entradas: isso certamente os manterá longe.
    • As fezes não devem ficar ao alcance de crianças e animais domésticos.
  4. Existem aparelhos que emitem bipes ultrassônicos e os ratos odeiam esses ruídos. Você encontrará esses aparelhos pela internet e em lojas de produtos agropecuários.
    • Esses dispositivos funcionam em uma linha reta, por isso você deve saber exatamente o caminho que o rato faz.
    • Eles também podem durar pouco tempo, pois os ratos se acostumam ao som. [3]
  5. Muitas empresas especializadas em jardinagem orgânica e produtos domésticos vendem repelentes que não agridem o ambiente como os venenos comuns. Os ingredientes utilizados, como a hortelã, são naturais e afastam os ratos com eficiência; isso não os matará, mas certamente os manterá longe.
    • Eles são vendidos em lojas de produtos agropecuários, artigos para casa e jardim, e pela internet. Caso esteja procurando algo específico, pesquise online para saber quais estabelecimentos o vendem perto de sua casa.
  6. Um gato doméstico pode resolver o problema, ainda mais se o bichano for do tipo que entra e sai de casa livremente. Esse tipo de gato tem o hábito de caçar a comida na rua e seguirá o rastro do roedor com mais agilidade. No entanto, ele pode não ter disposição ou interesse em caçar ratos se for alimentado exclusivamente dentro de casa. Ele provavelmente achará que o rato é um brinquedo e ficará entediado depois que o pobrezinho sair correndo de medo e não voltar mais.
    • Abrigos e agências de adoção normalmente não sabem se o gato é um bom caçador e nem fazem testes para descobrir isso. A informação pode ou não estar disponível.
    • Alguns gatos predadores de ratos não são bons animais de estimação. Algumas espécies não se dão bem com os humanos, ainda que cacem ratos para comer.
    • Não tem um gato? Use areia sanitária usada por algum gato nos pontos de entrada da casa. O simples cheiro da urina os afastará.
    • Caso trate-se de uma infestação, um gato pode não ser o suficiente para conter e se livrar de todos os ratos. No entanto, depois que a situação for resolvida, ele será útil para prevenir possíveis reincidências. [4]
  7. Os ratos sentem o cheiro do lixo e são atraídos para sua casa. Com o lixo longe, as chances de eles se alojarem na sua casa serão menores.
  8. Essa solução leva um pouco mais de tempo, mas vale a pena ter um predador de ratos como vizinho. Instale um comedouro e um abrigo para que elas façam o ninho e espere.
    • A caixa não deve ter pregos ou outros materiais perigosos.
    • O ideal seria uma coruja. Uma família de corujas tem a capacidade de comer muitos ratos em uma noite; mas tenha cuidado, pois você pode atrair outras aves para seu quintal e conseguir uma infestação delas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Criando barreiras

PDF download Baixe em PDF
  1. [5] Procure por marcas de gordura e fezes perto de qualquer tipo de buraco ou fenda. Além disso, o cheiro também é distinto.
    • Marque o ponto com giz ou carvão se for difícil encontrá-lo novamente.
  2. Onde há entrada, há saída; comece bloqueando as entradas nas paredes internas, para que os ratos que já estão dentro da casa possam sair. Eles certamente sairão em busca de mais comida. [6]
    • Use massa corrida ou fita para vedação nos buracos menores e, no caso dos maiores, gesso ou argamassa. Embora isso seja trabalhoso, lembre-se de que ratos cabem em buracos pequenos; feche as portas de entrada.
    • Verifique se os rodapés estão bem unidos e sem espaços por onde um rato passaria.
    • Os ratos abrirão novas passagens se ficarem presos dentro das paredes. Por isso é importante esperar que saiam antes de selar o ponto externo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Kevin Carrillo

    Especialista em Controle de Pragas
    Kevin Carrillo é um especialista de controle de pragas e gerente da MMPC, um serviço de dedetização em Nova Iorque. O MMPC obedece todas as diretrizes e práticas da indústria de controle de pragas, incluindo aí as propostas pela National Pest Management Association (NPMA), QualityPro, GreenPro e New York Pest Management Association (NYPMA). O trabalho da MMPC já apareceu em programas da CNN, NPR e ABC News.
    Kevin Carrillo
    Especialista em Controle de Pragas

    Esse processo é chamado de exclusão e é muito eficiente para eliminar ratos. Na maior parte dos casos, ratos vivem em ambientes abertos, e não dentro de casas. Portanto, se fechar qualquer abertura que ratos possam aproveitar para invadir sua casa, você pode acabar com a brincadeira dos roedores de um dia para o outro. Você não precisa usar venenos ou armadilhas — os ratos simplesmente não terão mais acesso à sua casa.

  3. O método mais recomendado para fechar os buracos externos seria preenchê-los com palha de aço. Essa solução não é definitiva, pois a palha de aço enferruja com o tempo. Por isso, prefira panos de pia sintéticos (cortados no tamanho adequado ao buraco) ou esponjas de cobre ou plástico. Prenda a barreira nas laterais do buraco, para que os ratos não consigam roê-la e puxá-la. Lembre-se de que os buracos grandes precisam de reparos. [7]
    • Assim que souber que as paredes estão vazias, vede os buracos externos. Escolha um dos materiais descritos anteriormente e feche as entradas externas, seja inserindo algo na abertura ou fazendo um reparo maior.
  4. Depois de alguns dias, procure sinais da presença de ratos e, se achar algo, verifique os buracos de dentro da casa. Veja se há aberturas novas e vede tudo.
    • Limpe a área perto do buraco de fora. Retire as fezes e desinfete a área com uma mistura composta por uma parte de alvejante e 10 partes de água para tirar o cheiro. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando armadilhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem vários tipos de armadilhas que podem ser usadas para capturar o rato e jogá-lo de volta na rua depois. A maioria delas consiste em uma caixa que permite o rato entrar, mas não sair. Este é o jeito mais antigo e tradicional de se pegar ratos. [9]
    • Quando conseguir prendê-lo, leve-o para uma distância mínima de 1,6 km de sua casa, preferivelmente em uma área arborizada, para que ele ache outros lugares para visitar.
    • Não mate o rato. Matar o rato não impedirá que outros surjam; na realidade, quando um animal morre, outros de sua espécie são atraídos à fonte de recursos. A consequência de matar o rato é aumentar o ritmo de alimentação dos roedores temporariamente, seguido por uma possível procriação dos animais restantes.
  2. Pegue uma vasilha de vidro e uma moeda. É importante que seja de vidro, para que o rato não a roa. Coloque a vasilha com a abertura para baixo e um pouco de chocolate lá dentro. Apoie a borda da vasilha na moeda para formar um ângulo e deixe a armadilha onde sabe que o rato passará.
    • O rato entrará para pegar o chocolate e derrubará a vasilha, que cairá em cima dele e o manterá preso.
    • Tire-o de lá de dentro e jogue-o longe de sua casa.
  3. Deixe um aquário de 34 l com comida dentro em um lugar onde o rato tenha sido visto, preferencialmente um lugar que bloqueie a passagem dele. Empilhe livros, ou qualquer outra coisa que sirva como uma escada, ao lado do aquário, para o rato escalar.
    • Para conseguir a comida, o rato pulará dentro do aquário, mas não conseguirá escalar as paredes de vidro para sair.
    • Sempre dê uma olhada na armadilha.
    • Quando achar um rato lá dentro, cubra-a com algo. Liberte o rato longe de sua casa.
  4. Ele ficará lá embaixo por pouco tempo, portanto seja rápido. Ponha um balde ou uma lixeira de cabeça para baixo para prendê-lo; enfie as pontas da toalha que ficaram para fora dentro do balde, para que as bordas fiquem em contato com o chão. Passe um pedaço de papelão ou outro tipo de material reto por baixo da abertura e da toalha e vire o balde para cima com cuidado, segurando bem a tampa no lugar.
    • Vá para bem longe de sua casa com tudo do jeito que está; o balde, o rato, a toalha e a tampa improvisada.
    • Quando chegar lá, liberte o rato.
    Publicidade

Dicas

  • Dentro de casa é melhor usar repelentes do que ratoeiras. Não parece melhor prender e lidar com o rato fora de casa?
Publicidade

Avisos

  • Ratos trazem consigo pulgas, ácaros e carrapatos. Caso um rato infestado morra dentro de sua casa, logo essas pragas procurarão outro hospedeiro. Para quem tem crianças e animais de estimação, essa pode ser uma empreitada mais difícil de resolver.
  • Fezes de rato são péssimas para a saúde. Borrife os cocôs que encontrar com alvejante ou outro desinfetante antes de limpá-las e não deixe que entrem em contato com a pele ou roupa.
  • Caso tenha cachorros, livre-se dos ratos rapidamente. Os cachorros têm um sistema imunológico diferente dos humanos e podem não responder da mesma maneira às doenças que os ratos carregam.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 281 873 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade