PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fazer uma tatuagem é uma experiência interessante e dolorosa ao mesmo tempo. Para que nada saia errado, você pode tomar algumas medidas para se preparar de antemão. Entenda o processo, cuide do corpo e decida se está feliz com o desenho escolhido antes de ir ao estúdio. Leia este artigo para descobrir mais!

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando-se fisicamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Beba bastante água nas 24 horas que antecedem a sessão da tatuagem para não ficar desidratado.
    • A quantidade de água para se manter hidratado depende do seu corpo. [1] Especialistas recomendam 2 L por dia, embora você possa precisar de mais do que isso. [2]
    • Se bem hidratada, a pele vai estar em melhores condições para ser tatuada, já que a sua superfície vai receber e absorver a tinta com mais facilidade.
  2. Não consuma álcool, alguns medicamentos e afins nas 24 horas que antecedem a sessão da tatuagem para limitar o sangramento da pele. [3]
    • Evite tomar aspirina 24 horas antes de fazer a tatuagem. Esse medicamento dilui o sangue e aumenta o sangramento da pele.
  3. Dependendo do tamanho da tatuagem, você pode ficar no estúdio por horas a fio. Pensando assim, escolha peças confortáveis, que amenizem o desconforto do processo em si. [4]
    • Além disso, use roupas confortáveis e soltas, que deem ao tatuador acesso à área escolhida. Se for fazer o desenho em um ponto do corpo que costuma ficar coberto, use algo que facilite o trabalho do artista.
    • Se for fazer uma tatuagem na perna, use um par de shorts, uma saia ou algo semelhante; se for fazer no braço, use uma regata e assim por diante.
  4. Alimente-se bem para não se sentir fraco durante a sessão. A aplicação da tatuagem em si já dói; se você desmaiar no meio do processo, só vai piorar as coisas. [5]
    • Se estiver com hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), você vai ficar mais suscetível a reações adversas à tatuagem — e, assim, pode acabar desmaiando.
    • Faça uma refeição completa antes da sessão para ter energia suficiente para enfrentar a dor da tatuagem. O conteúdo do prato não importa, desde que lhe dê sustento durante o processo. Por fim, troque o açúcar por proteínas. [6]
    • Se a sessão for muito longa, leve uma barra de granola ou algo do tipo para lanchar. O tatuador vai até agradecer se você fizer um breve intervalo.
  5. Não precisa fazer muita coisa: basta hidratá-la normalmente por uma semana antes da sessão (caso ela seja seca por natureza) e evitar queimaduras de sol na área onde vai fazer a tatuagem. Para isso, passe protetor solar sempre que sair de casa.
    • A área da tatuagem precisa estar depilada, mas o tatuador provavelmente vai preferir aparar os pelos por conta própria logo antes da sessão — para evitar que a irritação interfira no processo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Planejando a tatuagem perfeita

PDF download Baixe em PDF
  1. Toda tatuagem reflete parte da personalidade da pessoa, exibindo-a para o mundo. Pensando assim, solte a imaginação e escolha algo que seja único e expresse o que você quiser. Por exemplo: incorpore um símbolo que seja especial na sua vida, um animal de que goste muito ou cores que representem uma época especial do passado.
    • Pense no desenho antes de marcar a sessão com o tatuador. [7]
    • Pense também no tamanho da tatuagem. Se for a primeira vez, escolha algo pequeno para ter uma noção da do e ver como vai reagir a ela sem ter de ficar parado por várias horas. [8]
    • Pense em um desenho do qual possa se orgulhar no futuro. Por mais que dê para remover tatuagens, o processo é muito doloroso, caro e demorado. [9] Por isso, considere-as permanentes logo de início.
    • Você pode planejar todos os detalhes do desenho ou pedir ajuda ao tatuador para criar algo personalizado. A escolha é sua.
  2. Quando tiver escolhido o desenho, encontre o profissional com quem vai trabalhar. Peça indicações a amigos ou faça uma pesquisa na internet para escolher alguém da área onde vive. Depois disso, leia críticas e veja trabalhos anteriores da pessoa (na rede ou no próprio estúdio). Se gostar do estilo e da reputação dela e achar que vai conseguir copiar o seu desenho bem, marque a sessão final. [10]
    • Muitos tatuadores desenham a tatuagem para que o cliente veja e aprove no início da sessão. Se não gostar de algum detalhe, fale com ele e peça as adaptações necessárias.
    • Alguns tatuadores são muito cobiçados e não conseguem marcar sessões a qualquer hora. Nesses casos, você pode ter de esperar até meses. Porém, se gostar muito do trabalho de alguém, a qualidade vai valer a espera.
  3. Você pode escolher qualquer parte do corpo, mas algumas são mais dolorosas que outras. Se for a sua primeira vez, opte por um local com mais acúmulo de pele e pouca sensibilidade — ou seja, não escolha regiões onde o osso fique evidente.
    • Por exemplo: fazer a tatuagem no pé pode ser mais doloroso que fazê-la na panturrilha, já que há mais ossos naquela região do que nesta.
    • O pé, a parte interna dos braços e das coxas e as costelas são alguns dos locais mais sensíveis do corpo. De forma geral, evite áreas onde os ossos fiquem próximos à pele ou que sejam pouco expostas ao sol — ou a dor vai ser maior.
  4. É melhor entender a dor antes de senti-la para se preparar mentalmente para a experiência. Muitas pessoas descrevem a sensação como "unhas passando pela pele queimada pelo sol". O incômodo é mediano, mas pode ficar agudo quando a agulha atinge um nervo ou uma área próxima a um osso ou passa pelo mesmo ponto várias vezes.
    • Em casos extremos, muitos tatuadores aplicam anestésicos tópicos na pele para aliviar a dor. Porém, esses produtos podem desbotar a cor da tatuagem e retardar o período de cicatrização. Pergunte sobre esse detalhe antes de começar, mas lembre-se de que nem todo profissional trabalha com algo do tipo.
  5. Você vai ter de evitar contato com a água e o sol por várias semanas depois de fazer a tatuagem. Planeje bem como vai proteger o desenho para não ter de remarcar a sessão. Por exemplo: se estiver prestes a entrar de férias e for viajar à praia, não faça a tatuagem ainda. [11]
    • O tatuador vai lhe dar mais instruções de cuidados, como quando remover o curativo, quando limpar o desenho, o que usar na limpeza e o que mais fazer para que a cicatrização seja bem-sucedida. Se tiver dúvidas, tire-as antes de ir embora ou ligue para o estúdio quando estiver em casa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 81 937 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade