Embora a palavra “alquimia” remeta à pedra filosofal e à transmutação de metais em ouro [1] X Fonte de pesquisa , no mundo moderno o termo é empregado para designar processos vitais de transformação pessoal. [2] X Fonte de pesquisa No livro “O Alquimista”, Paulo Coelho diz que a verdadeira alquimia atual é a habilidade em exteriorizar mudanças internas, algo que qualquer um é capaz de fazer. [3] X Fonte de pesquisa De acordo com a ciência, a alquimia descrita originalmente é uma magia e portanto impossível de ser praticada, mas o autor usou os sete passos da transmutação como metáforas para alcançar o aperfeiçoamento pessoal, a satisfação com a própria vida e, consequentemente, o sucesso na busca de objetivos.
Passos
-
Comece pela calcinação [4] X Fonte de pesquisa . Originalmente, a calcinação era o processo de submeter uma substância a temperaturas elevadas dentro de um caldeirão com o intuito de extrair sua água e outras propriedades. [5] X Fonte de pesquisa Psicologicamente, isso pode ser encarado como uma desconstrução do ego para gerar um indivíduo mais forte e consciente. [6] X Fonte de pesquisa Pense em si mesmo como o chumbo que, através da calcinação (ou da desconstrução) se transformará em ouro.
- Reserve 20 minutos diários para refletir sobre o dia e analisar sua vida. Só é possível atingir uma transformação interna quando se assume que ela é necessária, não importa o motivo. A autorreflexão é a porta para chegar a essa conclusão. [7] X Fonte de pesquisa
- Não se preocupe se achar difícil no começo. O mais importante é desenvolver o hábito diário de pensar sobre a vida sozinho. Dê-se tempo e espaço para refletir.
- O método depende exclusivamente de você, contanto que o hábito de fazer isso todos os dias seja cultivado.
-
Pratique a dissolução. A dissolução consiste em transformar a matéria calcinada (sólida) em líquida, misturando suas cinzas com água. [8] X Fonte de pesquisa Do ponto de vista psicológico, isso significa mergulhar nas partes mais profundas do subconsciente. [9] X Fonte de pesquisa Parte desse processo exige que as memórias e os pensamentos reprimidos sejam liberados. Para isso, é necessário entrar em uma espécie de transe; nesse sentido, a ideia é se concentrar de tal modo que o indivíduo perca a noção do tempo, abrindo mão de si mesmo e do ambiente que o cerca temporariamente. [10] X Fonte de pesquisa Para que a dissolução (ou transe) ocorra, é necessário:
- Saber o que se quer alcançar.
- Concentrar a mente por um longo período.
- Abandonar a própria consciência.
- Sentir que o tempo está passando rapidamente.
- Buscar uma resposta de si mesmo.
- Perceber o equilíbrio entre suas habilidades e o desafio em questão.
- Manter o controle pessoal sobre a situação.
- Encontrar a recompensa que resultará desse desafio.
- Ignorar temporariamente as necessidade físicas.
- Deixar-se absorver pela atividade em questão.
-
Passe pela separação. A separação (ou destilação) é o processo alquímico de filtrar a substância resultante da dissolução para isolar cada elemento e descartar o que não é necessário. [11] X Fonte de pesquisa Em nível psicológico, a separação significa redescobrir seu verdadeiro “eu”, ou seu âmago. Ele é representado pelo ouro lapidado, livre das substâncias que não eram parte dele, assim como seu âmago deve estar livre dos elementos que a vida agregou. Essa transição exige uma escolha consciente do que deve ser mantido em sua vida e o que deve ser descartado para atingir uma personalidade mais pura. [12] X Fonte de pesquisa
- Pensar em seus próprios valores é uma maneira de decidir o que será mantido e o que será desprezado. Pense nas características de pessoas que você admira e pergunte-se por que essas características são tão valiosas para você. Outra ideia é refletir sobre quais acontecimentos ou fatos fizeram mais diferença em sua vida.
- Escrever um diário é uma boa maneira de expandir as ideias e a autoconsciência, permitindo organizar os pensamentos e calibrar o modo de pensar com o modo de agir.
- Identificar e admitir seus próprios aspectos negativos é uma das atitudes mais profundas que alguém pode tomar, embora muitas vezes isso só seja possível com ajuda externa. Conversar com amigos íntimos sobre sua personalidade pode enriquecer sua percepção de quais comportamentos poderiam ser melhorados ou até mesmo abandonados. [13] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Pratique a conjunção. Em termos de alquimia, a conjunção consiste em juntar os elementos preservados na separação para moldar algo novo. [14] X Fonte de pesquisa Em termos pessoais, isso quer dizer unir o consciente ao subconsciente e harmonizar os elementos femininos e masculinos da personalidade. [15] X Fonte de pesquisa O resultado pode ser uma nova crença ou um novo estado de consciência, mas lembre-se de que essa nova versão de si mesmo deve derivar de aspectos seus, ou seja, não tente ser algo que não é. Assuma as melhores partes que já existem dentro de você.
- Elimine as distrações indo para um lugar silencioso. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração. Inspire lentamente pelo nariz, encha o abdômen, segure por alguns segundos e solte o ar pelo nariz. [16] X Fonte de pesquisa
- Quando sua mente se distrair durante a meditação, volte a focar na respiração. Perceba a sensação do ar entrando pelas narinas, o abdômen enchendo e depois contraindo com a expiração.
- Tente visualizar seu melhor “eu”. Imagine que tudo está perfeito, veja-se completamente preparado e em controle de todos os aspectos de sua vida. Pense nas coisas mais importantes para você, as que mais têm valor.
-
Passe pela fermentação. Alquimicamente, a fermentação é o uso de microrganismos (como bactérias ou fungos) para alterar uma substância. Alguns tipos de fermentação bastante comuns são o uso de fungos para converter açúcar em álcool , ou bactérias para transformar leite em queijo. [17] X Fonte de pesquisa Psicologicamente, a fermentação se traduz na incorporação de ideias e conceitos externos para se energizar ou inspirar. [18] X Fonte de pesquisa
- Através do foco gerado pela meditação, oração, conexão espiritual ou mística com uma inteligência superior, terapia de transformação, alteração da consciência e outros é possível alcançar a “fermentação”.
-
Comece a destilação. A destilação (ou purificação) é o processo de aquecimento da substância até que vire vapor e coleta do resíduo líquido resultante, extraindo-se as impurezas e substâncias indesejadas. Por exemplo, a evaporação da água na destilação do vinho o transforma em conhaque. [19] X Fonte de pesquisa Aplicado à psicologia, pode-se dizer que a destilação é a purificação das capacidades psíquicas para que nenhum elemento de seu antigo “eu” permaneça. [20] X Fonte de pesquisa
- A melhor maneira de fazê-lo é através da introspecção prática. Distancie-se do sentimentalismo e avalie o que resta de sua personalidade.
- Observe sua vida de fora, do ponto de vista de um amigo ou parente que o conheça bem e que já o tenha aconselhado antes. Quais partes de sua personalidade essa pessoa acharia essenciais em quem você é?
-
Complete a transformação com a coagulação. A coagulação acontece quando a substância gasosa ou líquida retorna ao estado sólido. [21] X Fonte de pesquisa Em termos de transformação pessoal, isso se dá pelo senso de confiança e pela habilidade em continuar existindo, em qualquer aspecto da realidade. [22] X Fonte de pesquisa
- Esse estágio final trará a sensação de renascimento. É claro que isso depende da pessoa e sua experiência particular, mas em geral os pormenores da transformação não importam, o que se percebe é o surgimento de um novo “eu”.
Publicidade
Dicas
- Nunca desista de aprender e se tornar uma pessoa melhor, por mais difícil que pareça.
- Seja paciente e perdoe a si mesmo e aos outros para assumir uma vida diferente e mais positiva.
Referências
- ↑ http://www.lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/pontos_vista/pontos_vista_divulgacao60-1.html
- ↑ http://www.smithsonianmag.com/science-nature/alchemy-may-not-been-pseudoscience-we-thought-it-was-180949430/?no-ist
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/09/12/paulo-coelho-oprah_n_5813056.html
- ↑ https://pt.wikipedia.org/wiki/Calcina%C3%A7%C3%A3o
- ↑ http://www.alchemylab.com/calcination.htm
- ↑ http://ordosacerdotalvstempli.net/seven.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/what-is-your-true-north/201509/know-thyself-how-develop-self-awareness
- ↑ http://ordosacerdotalvstempli.net/seven.html
- ↑ http://www.alchemylab.com/dissolution.htm
- ↑ https://www.mindtools.com/pages/article/flow-model.htm
- ↑ http://ordosacerdotalvstempli.net/seven.html
- ↑ http://www.alchemylab.com/separation.htm
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/what-is-your-true-north/201509/know-thyself-how-develop-self-awareness
- ↑ http://ordosacerdotalvstempli.net/seven.html
- ↑ http://www.alchemylab.com/conjunction.htm
- ↑ http://kidshealth.org/teen/school_jobs/school/meditation.html
- ↑ http://ordosacerdotalvstempli.net/seven.html
- ↑ http://www.alchemylab.com/fermentation.htm
- ↑ http://ordosacerdotalvstempli.net/seven.html
- ↑ http://www.alchemylab.com/distillation.htm
- ↑ http://ordosacerdotalvstempli.net/seven.html
- ↑ http://www.alchemylab.com/coagulation.htm