PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ser bombeiro é o sonho de muitas crianças. Salvar pessoas, bichos de estimação, ser o herói da vida de alguém. Essa linda profissão pode ser muito gratificante, mas muito sacrificante também. Veja aqui os passos para seguir essa carreira.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Entendendo os requisitos básicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Parece óbvio, mas nem sempre as pessoas lembram que, nessa profissão, você tem que estar disposto a dar sua vida em prol de salvar outra. E que, muitas vezes, o salário não é compatível com a responsabilidade do bombeiro. Reflita muito antes de entrar nessa profissão.
  2. Para qualquer caso, é necessário ter concluído, no mínimo, o ensino médio.
  3. Para se tornar bombeiro militar é necessário passar por um concurso público e ter mais de 18 anos de idade. Para algumas funções, no entanto, são exigidas habilidades específicas, como saber dirigir ou saber nadar. Além da prova teórica, normalmente são feitos exames de saúde, aptidão física, psicotécnico e investigação social.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Seguindo carreira

PDF download Baixe em PDF
  1. No Brasil, é possível ser bombeiro civil ou militar. Os bombeiros civis (ou brigadistas) devem passar pelo Curso de Formação de Bombeiros Civis e poderão atuar em conjunto com o órgão militar, assim como podem ser contratados para prestar serviços a particulares (de prevenção a incêndios, salva-vidas etc.). Em alguns lugares, a cidade não possui corporação militar de bombeiros própria, e a importância desse profissional passa a ser ainda maior.
    • O tempo de formação entre os dois tipos de bombeiros é diferente, sendo muito maior para o bombeiro militar. [1]
  2. A ideia mais tradicional dos bombeiros envolve os militares. No Brasil, eles são militares estaduais, como a Polícia Militar, e devem seguir a rígida rotina e hierarquia da corporação. Além disso, por serem militares dos estados, os salários, gratificações e demais características podem variar de estado para estado. Vale a pena conferir os sites oficiais para saber mais detalhes de cada local.
    • Por serem militares, alguns direitos não são conferidos aos bombeiros, como o direito de greve. Assim, um bombeiro que faça greve pode ser até expulso da corporação.
  3. Essas são as duas formas para se tornar um bombeiro, sendo o concurso mencionado acima apenas a fase anterior aos cursos:
    • Curso de Formação de Praças: Depois de aprovados no concurso para soldados, todos devem passar por esse curso para entrar na corporação, o qual costuma durar até um ano. No curso, são vistas diversas disciplinas militares e técnico-profissionais, onde o soldado deverá aprender desde a prestar continência até combater incêndios em condições de extremo risco. Após a formação, o soldado passará a atuar e concorrer à carreira de praça combatente (soldado > cabo > 3º sargento > 2º sargento > 1º sargento > subtenente). Após passadas todas estas graduações, alguns ainda ingressam no quadro de oficiais (em alguns estados, a legislação permite que se chegue até o posto de tenente-coronel).
    • Curso de formação de oficiais: Aqui, o aluno já ingressa como Cadete ou aluno-oficial, possuindo graduação superior à do subtenente. As atuais tendências são de formar o oficial em um tempo de, mais ou menos, 2 anos, exigindo, em contrapartida, o nível superior como pré-requisito, obrigatório para o ingresso dos cadetes. Após formado, o aspirante a oficial passará por um estágio de 6 meses, normalmente, e seguirá sua carreira de oficial combatente, a saber: 2º tenente > 1º tenente > capitão > major > tenente-coronel > coronel (não há general, que é posto privativo do Exército).
      • Muitos médicos e enfermeiros, por exemplo, fazem esse curso, unindo a profissão anterior à carreira militar.
      • O curso de formação de oficiais não é obrigatório, mas, sem ele, o bombeiro ficará estagnado na carreira.
  4. Saiba que apagar incêndios não é a única coisa que você pode fazer como bombeiro militar! Você pode escolher, por exemplo: serviço de Guarda Vidas; combate a incêndios florestais; salvamento aquático; resgate em altura; resgate em montanha; intervenção em incidentes com produtos perigosos tais como: gases, materiais inflamáveis, substâncias tóxicas; vistorias técnicas das condições de segurança em edificações e serviço de Atendimento Pré-Hospitalar.
  5. Essa profissão é belíssima, mas pode afetar seriamente a parte psicológica de quem está nela.
  6. Especialmente no caso de bombeiros militares, pode dizer adeus aos seus finais de semanas programados, feriados, dias das mães. Bombeiros trabalham por escala, e se sua escala cair no feriado você VAI ter que se apresentar (sob o risco de ser preso ou até expulso se não o fizer). E, claro, como acidentes não marcam hora, suas horas de sono podem sofrer.
    Publicidade

Dicas

  • É possível ser bombeiro voluntário. Isso é bem útil para que você aprenda o dia a dia e as obrigações de um bombeiro antes mesmo de prestar o concurso (sem contar que você pode, desde logo, ajudar a salvar vidas).
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 266 999 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade