O trabalho de consultor é um dos que mais cresce no mundo da moda. Os consultores profissionais ajudam os clientes a montar um guarda-roupa, sempre levando em conta os gostos, o tipo de corpo, a personalidade e a carreira do contratante. Caso seja apaixonado por moda, criativo e sociável, esteja sempre antenado nas novas tendências e tenha um bom olho para detalhes, a carreira de consultor de moda pode ser para você. Para ter sucesso nessa profissão supercriativa e interessante, estude bastante, faça um estágio para ganhar experiência, frequente eventos de moda para conhecer pessoas e ganhe seguidores nas redes sociais. [1] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Tire o diploma do ensino médio. Para ser consultor de moda, você precisa de um diploma de ensino médio. Dedique-se bastante para terminar a escola ou faça um supletivo. Caso tenha a oportunidade de fazer um curso técnico, opte pela área de artes, moda ou design para se familiarizar com alguns conceitos básicos.
-
Faça faculdade de moda. Caso não haja nenhum curso de moda perto de você, informe-se sobre as faculdades de artes, design e marketing. Você não precisa de um diploma para ser consultor de moda, mas uma faculdade pode abrir muitas portas e lhe dar a qualificação necessária para trabalhos mais complexos. Existem faculdades de moda tanto em instituições públicas quanto privadas.
- A faculdade de moda oferece aulas de produção e consumo, teoria e design, comunicação, desenho de moda, marketing e tecnologia têxtil, entre outras. [2] X Fonte de pesquisa
- Na faculdade de moda, você poderá adquirir experiência na área de fabricação de roupas, desde a seleção dos tecidos até a produção das peças. Você também aprenderá mais sobre design e teoria das cores.
-
Faça uma pós-graduação. Algumas instituições, como a USP e a Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, oferecem cursos de especialização e pós stricto sensu que podem ajudar você a desenvolver novas habilidades e expandir o seu currículo. A área da moda possui programas de pós-graduação em design estratégico, negócios de moda e modelagem e confecção, entre outros. [3] X Fonte de pesquisaDICA DE ESPECIALISTA
"Na especialização, você aprenderá algumas tecnicalidades do mundo da moda essenciais para quem quer ser um personal stylist de sucesso."
Susan Kim
EstilistaSusan Kim
Estilista -
Familiarize-se com a indústria da moda. Dedique-se à sua paixão pela moda mesmo fora da sala de aula. Assim, você aumentará a sua gama de conhecimentos e mostrará aos seus futuros empregadores o quanto você é dedicado.
- Leia livros e revistas sobre a indústria da moda.
- Aprenda a pronunciar os nomes de marcas famosas.
- Informe-se sobre diferentes profissões e o papel de cada uma delas na indústria.
Publicidade
-
Faça um estágio para ganhar experiência profissional. Procure vagas em lojas, revistas de moda e ateliês de estilistas. O estágio não é necessário para se formar na faculdade de moda e não costuma pagar mais do que uma bolsa-auxílio, mas você ganhará uma experiência e um conhecimento valiosos, e ainda pode conseguir referências para trabalhos futuros. E quem sabe o seu estágio não se transforma em um trabalho de verdade como assistente?
- Para conseguir um estágio, converse com os seus professores e coordenadores de curso. Participe, também, das listas de e-mail e dos grupos nas redes sociais dos estudantes do seu curso.
- Entre em contato com empresas e fique de olho em sites como o Moda Works, que anunciam vagas de estágio e emprego na área. [4] X Fonte de pesquisa
DICA DE ESPECIALISTAEstilistaSusan Kim é proprietária da Sum+Style Co., uma empresa de Personal Styling focada em moda inovadora e acessível. Possui mais de cinco anos de experiência na indústria da moda e formou-se na Fashion Institute of Design & Merchandising.Comece de baixo para aprender o verdadeiro funcionamento da indústria da moda. A estilista profissional Susan Kim diz: "Eu recomendo que os iniciantes comecem como estilistas em empresas grandes. Assim, eles aprendem a diferenciar o que cada tipo de cliente e faixa etária procura em termos de estilo."
-
Trabalhe em uma loja para ganhar experiência. Caso não seja efetivado no seu estágio, procure um emprego em uma loja de roupas para ganhar experiência e enriquecer o currículo. Procure vagas de atendente em lojas renomadas ou de personal shopper em empresas especializadas.
-
Atualize-se sobre as tendências. A moda está sempre mudando. Por isso, é essencial que você esteja sempre atento às tendências da estação. Assim, você poderá incorporá-las às suas recomendações. [5] X Fonte de pesquisa
- Leia revistas de moda, como a “Vogue”, e siga blogueiros conhecidos.
- Vá a eventos como a São Paulo Fasion Week para se manter atualizado a respeito do que está fazendo sucesso nas ruas e nas passarelas.
-
Pratique dar conselhos de moda. Para se tornar um consultor de moda de sucesso, você deve saber dar recomendações que combinem com o gosto de cada cliente. Ouça atentamente às vontades e necessidades dos seus clientes no que diz respeito a tamanho, estética, tipo de corpo, orçamento e ocasião. Tente sempre aconselhá-los de acordo com essas limitações. [6] X Fonte de pesquisa
- Quanto mais clientes você tiver, mais experiência ganhará.
-
Monte uma clientela. Trabalhar em loja também é ótimo para montar uma base de clientes. Caso um freguês goste das suas recomendações, aproveite para oferecer o seu serviço de consultoria e começar a montar a sua listinha de contatos. Recomende peças para os clientes e tente conhecê-los melhor para aprofundar a conexão. [7] X Fonte de pesquisa
- Ter uma rede de clientes em potencial tornará o seu currículo ainda mais atraente para possíveis empregadores.
- Para construir a sua clientela, você precisará de confiança e perseverança. Não seja agressivo demais, mas também não deixe dúvidas a respeito do serviço que você está oferecendo.
-
Use a sua habilidade com o público para aumentar as vendas. Lidar com o público é uma parte importante do trabalho de um consultor de moda. Para mostrar as suas habilidades, tente sempre antecipar e atender às necessidades dos clientes. Fazer com que eles saiam da loja com mais produtos do que os que estavam procurando também é ótimo.
- Ofereça peças ou looks inteiros para os clientes e coloque-se à disposição para ajudá-los a se vestir para eventos específicos.
Publicidade
-
Monte um portfólio que mostre os seus pontos fortes e as suas conexões. Inclua exemplos dos seus trabalhos com diferentes clientes e fale bastante das suas habilidades e da sua criatividade. Inclua, também, peças de coleções curadas por você e alguns dos seus contatos na indústria da moda. Fale de empresas, marcas e grandes nomes com os quais você já trabalhou. [8] X Fonte de pesquisa
- Inclua fotos e testemunhos de clientes que você ajudou e com os quais desenvolveu uma relação duradoura.
- Você pode montar um portfólio de diversas formas, como, por exemplo, em vídeo, em uma série de fotos ou em uma coleção física.
-
Candidate-se a vagas de consultoria. Quando tiver um bom currículo, comece a se candidatar para vagas de consultor de moda. Você pode tanto se candidatar a uma promoção no seu local de trabalho quanto a uma vaga em uma empresa concorrente.
-
3Mostre toda a sua paixão pela moda para se dar bem na entrevista. Na entrevista, você provavelmente terá que responder a algumas perguntas básicas, como se você é capaz de trabalhar em um ritmo acelerado e por que você quer trabalhar na empresa em questão. Responda sempre de maneira confiante e com riqueza de detalhes.
- Você também precisará criar outfits para um cliente imaginário. Use a oportunidade para mostrar todo o seu talento e criatividade. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, pode ser que você tenha que criar dois looks para um casal ir a um evento formal. Também é possível que a tarefa tenha algum complicador, como o fato do marido não gostar de se arrumar. [10] X Fonte de pesquisa
-
4Crie um site profissional para atrair e entrar em contato com os clientes. Monte um site para compartilhar tendências de moda, exemplos do seu trabalho e as suas informações de contato. Assim, você dará mais legitimidade ao seu trabalho e permitirá que os clientes o encontrem mais facilmente.
-
5Use as redes sociais para divulgar o seu estilo e os seus serviços. O Instagram, o YouTube e outras redes sociais, bem como as plataformas de blogs, são ferramentas essenciais para você montar o seu negócio e mostrá-lo para o mundo. Poste fotos e vídeos do seu trabalho, de looks pessoais e de clientes para ganhar seguidores e conseguir novos jobs.
- Embora você não deva confiar a sua carreira apenas à sua presença nas redes sociais, postar conteúdo de qualidade com frequência e juntar um bom número de seguidores é ótimo para ajudar o seu negócio a crescer.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.theartcareerproject.com/become/fashion-consultant/
- ↑ https://content.wisestep.com/become-fashion-consultant/
- ↑ https://www.fitnyc.edu/ccps/certificate-programs/
- ↑ https://www.theartcareerproject.com/become/fashion-consultant/
- ↑ http://www.jobhero.com/fashion-consultant-job-description/#
- ↑ http://www.jobhero.com/fashion-consultant-job-description/#
- ↑ http://www.jobhero.com/fashion-consultant-job-description/#
- ↑ https://www.theartcareerproject.com/become/fashion-consultant/
- ↑ https://www.job-applications.com/express-fashion-consultant/