Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso ame malhar e ajudar outras pessoas a se exercitarem, que tal se tornar um personal trainer profissional? Essa carreira está em franco crescimento e há um bom motivo para isso: os horários são flexíveis, você pode fazer o que ama e inspirar outras pessoas. Para trabalhar como personal trainer, entretanto, é preciso obter certificados e estudar bastante para passar nos exames para se profissionalizar e ser credenciado oficialmente. Quando tudo estiver certinho, basta procurar empregos em academias ou trabalhar por conta própria.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Buscando a formação correta

Baixe em PDF
  1. Para poder se formar como personal trainer, você precisa primeiro se formar no ensino médio. Caso não tenha um diploma de nível médio, faça um supletivo ou um exame ENEM para obter a certificação. [1]
    • Pesquise mais sobre os requisitos de formação como personal trainer de acordo com seu país, pois cada legislação tem suas próprias regras.
    • Por mais que seja possível começar a se preparar antes de concluir o ensino médio, você provavelmente precisará ser maior de idade para iniciar um programa de certificação para personal trainers.
  2. Faça um curso de primeiros-socorros que ofereça certificados em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desfibrilador externo automático (DEA), pois esses normalmente são pré-requisitos para se tornar um personal trainer certificado.
    • Essas habilidades são muito úteis para caso enfrente uma emergência médica com um cliente.
  3. O CREF é o Conselho Regional de Educação Física, e você precisa ter registro nele para atuar como Personal Trainer. A formação em Educação Física é obrigatória. Além disso, é uma boa ideia procurar também especializações relacionadas aos seus interesses, como cinesiologia, ciência dos exercícios, anatomia humana, medicina esportiva e nutrição. No Brasil, você precisa ser formado em educação física para poder exercer a profissão.
    • A formação adicional certamente ampliará seus níveis de conhecimento, suas habilidades técnicas e suas chances de sucesso no ramo.
    • Se quiser, você pode ir além e até mesmo concluir pós-graduações para trabalhar nas áreas de pesquisa e ensino.
  4. Procure por uma escola técnica ou um curso livre focado no treino para certificação para personal trainers. Obviamente, dê preferência para estabelecimentos que sejam reconhecidos pelas agências reguladoras para obter o melhor preparo possível para os exames e as certificações necessárias.
    • Os programas podem ser individuais e à distância, em grupos ou em estudos guiados. [2]
    • A amplitude e a duração de cada curso é única, portanto, avalie bem os detalhes antes de se inscrever.
    • Por exemplo, o curso pode envolver aulas semanas por um ano, ou pode ser um intensivão de uma semana. A primeira opção é ideal para quem está começando, ao passo que a última é ótima para quem só busca assistência para o exame de certificação.
  5. Os cursos próprios para personal trainers costumam preparar os profissionais por semanas ou meses para os exames e têm se tornado cada vez mais populares. Caso seja novo na indústria física ou esteja buscando algo mais imersivo, essa pode ser a melhor opção. Obviamente, sempre compare os tipos de programas em detalhes para ver qual é o melhor caminho para você.
    • Obviamente, esses cursos costumam ser mais caros do que aqueles mais curtos.
    • Nem sempre obter esse tipo de formação é necessário para se encontrar um emprego no ramo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Desenvolvendo as habilidades essenciais

Baixe em PDF
  1. É importante que seus estudos envolvam o funcionamento do corpo humano, portanto, faça cursos sobre ciências dos exercícios, anatomia humana, biologia humana, cinesiologia e desenvolvimento motor para realmente compreender as mecânicas por trás do corpo humano. [3]
    • Esses estudos ajudarão você a compreender os corpos e as necessidades de seus clientes para descobrir como ajudá-los a alcançar a aptidão física de forma segura.
  2. É importante aprender a implementar o conhecimento teórico com a prática, portanto, faça cursos e assista a workshops que cubram diferentes técnicas de exercício, habilidades de ensino, planejamento de treinos e nutrição. Se possível, escolha uma especialização e foque seus estudos nela para se tornar um profissional ainda mais avançado.
    • Por exemplo, você pode aprender mais sobre treino de resistência e treino com pesos para fortalecimento muscular. Ou, pode se aprofundar no treinamento com crianças ou pessoas com necessidades especiais.
    • O mundo do personal training é competitivo, e uma forma de se destacar é escolher uma especialidade e obter certificações adicionais. [4]
  3. Incorpore em seus estudos matérias sobre comunicação e liderança, além de ética profissional e necessidades legais, como criação de contratos e a manutenção de uma empresa. Estude também sobre o planejamento profissional para criar cronogramas e treinos melhores do que os que seus clientes podem encontrar com outros personal trainers.
    • É importante ter o básico de conhecimento de planejamento financeiro, administração empresarial e estatísticas para conseguir ajudar seus colegas e criar sua própria empresa quando chegar a hora. [5]
    • Só nos EUA, o negócio de treinamento físico é uma indústria de 30 bilhões de dólares. [6] Ou seja, a competição é acirrada e não basta ter boa aptidão física para ser bem-sucedido.
  4. Estude formalmente sobre esse tipo de habilidade através de livros, cursos e palestras. Coloque os aprendizados em prática no dia a dia, tentando se tornar um líder inspirador, digno de confiança e cuidadoso. [7]
    • Essas habilidades podem ser úteis no seu dia a dia como profissional de educação física, já que você vai instruir seus clientes em sessões de exercício capazes de evocar desconforto físico ou emocional, frustração e, em muitos casos, lágrimas.
    • Mantenha seus clientes focados nos objetivos pessoais deles, lembrando sempre de compartilhar a felicidade e a satisfação relacionadas às conquistas deles.
  5. É importante manter seu corpo em excelente estado físico para demonstrar aos clientes o que significa ser saudável e estar em forma. [8] Você deve treinar tanto quanto seus clientes para conquistá-los. Em muitos casos, é preciso ir ainda além dos treinos dos clientes para que eles possam se inspirar em você para crescer.
    • Você pode ser o melhor professor do mundo, mas vai ser difícil encontrar clientes caso não esteja em forma. Por mais que cada corpo seja diferente, espera-se que os treinadores consigam definir suas próprias metas e cumpri-las.
    • Contrate seu próprio treinador para ter uma perspectiva melhor do relacionamento entre professor e cliente. Veja como seu relacionamento com ele se desenvolve e use essa experiência para crescer como profissional. Obviamente, deixe suas intenções claras para ele, e nada de "roubar" técnicas e táticas dele para usar com seus próprios alunos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Obtendo certificação

Baixe em PDF
  1. O ideal é buscar por certificações com credenciamento nacional em sua região, pois infelizmente não existe uma única regulamentação que gere essas certificações no mundo inteiro. É importante pesquisar bem e conversar com outros profissionais da sua região para encontrar a melhor opção para seu caso.
    • No Brasil, para ser credenciado e trabalhar por conta de forma legalizada e profissional, é preciso estar credenciado ao CONFEF — Conselho Federal de Educação Física [9] [10] , mas existem também cursos focados em certificações internacionais, como da IFBB Certified Personal Trainer [11] e da ACSM [12] .
  2. Depois de descobrir qual programa seguirá, agende uma prova e pague as devidas taxas, cujos valores variam de acordo com a região ou a instituição. Além de marcar a avaliação, prepare-se com guias de estudo e provas-teste.
    • Alguns cursos breves de personal trainer podem incluir a prova como parte da programação do treinamento.
    • A agência credenciadora que administrará a certificação escolhida provavelmente vai oferecer um programa de preparo ou de testes para você se preparar. [13] Assim, é possível estudar em casa e economizar um pouco.
  3. Durma bem na noite anterior e, quando for a hora de fazer a prova, vá até o local do exame e siga as instruções dos aplicadores. Não se estresse muito, pois você vai estar bem preparado e é só mostrar o que já estudou. Além do mais, esse é o último passo em seu caminho para se tornar um personal trainer certificado!
    • Hoje em dia, os exames são administrados em computadores e envolvem perguntas de múltipla escolha para avaliar se você tem um bom conhecimento dos fundamentos da educação física. [14]
    • Por exemplo, caso faça o exame da IFBB-CPT, você precisará responder 150 perguntas de múltipla escolha e montar um planejamento de exercícios prático também. [15]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Trabalhando como personal trainer

Baixe em PDF
  1. Confira os classificados da sua região e visite as academias para perguntar sobre possíveis vagas. Caso já seja membro de uma academia, converse com a administração e fale sobre seu interesse em trabalhar como personal trainer, já que é possível que o local esteja contratando. Mesmo que queira trabalhar por conta própria, começar em uma academia é sempre uma boa opção para ter mais credibilidade em seu currículo. [16]
    • Caso já tenha trabalhado em uma academia antes de ser um treinador certificado, converse com seus colegas de trabalho para avisar que agora é certificado e está em busca de novos serviços.
    • O trabalho em academia permitirá que você aprenda com outros personal trainers e pratique constantemente com novos clientes.
  2. Não importa se vai trabalhar dentro de uma academia ou por conta própria, é importante forjar bons relacionamentos com clientes ativos e possíveis clientes o quanto antes. Tenha uma mentalidade de empreendedor, pois só assim você conseguirá montar uma boa reputação e criar seu próprio negócio. [17] Aprenda mais sobre o básico de marketing e divulgue seu trabalho.
    • Os personal trainers normalmente recebem de acordo com comissões. Portanto, quanto mais clientes tiver, mais você receberá.
    • Use bem as redes sociais para se promover. Divulgue fotos da sua academia e, com permissão dos clientes, fotos deles e testemunhos durante os treinos.
    • Saiba, entretanto, que a academia pode pedir que você assine um contrato impedindo que "roube" clientes deles caso decida trabalhar por conta própria.
  3. Não importa se vai trabalhar como freelancer ou criar um pequeno estúdio fitness, você poderá definir seu valor e ficar com todo o dinheiro recebido, além de poder escolher com quais clientes trabalhar. Informe-se melhor sobre como abrir sua própria empresa e sempre siga as regulamentações das autoridades locais. Faça um seguro para seu trabalho também, para evitar problemas. [18]
    • Compreenda completamente todas as complexidades e particularidades da manutenção de um negócio, incluindo questões de impostos, seguros e folhas de pagamento. Na dúvida, procure um advogado trabalhista ou uma unidade do SEBRAE.
    • Uma boa ideia é receber os clientes em um cômodo de sua casa preparado para aulas. Caso queira seguir por esse caminho, é importantíssimo que o local seja limpo, seguro e tenha aparência profissional.
    • Muitos personal trainers alugam estúdios fitness e os compartilham com outros treinadores, o que é uma ótima opção para quem tem muitos clientes.
    Publicidade

Dicas

  • Cada região e país tem seus próprios tipos de certificados e processos. Procure por um programa de certificação de reconhecimento nacional ou internacional e seja regulamentado para poder seguir com seu trabalho mesmo caso mude de cidade ou país.
  • Algumas academias bancam a certificação de seus personal trainers como incentivo profissional. Entre em contato com suas academias preferidas e veja se alguma delas oferece esse tipo de benefício.
  • Fazer contatos é essencial no mundo profissional, principalmente quando se está começando. Compareça a conferências e convenções para conhecer novas pessoas, manter-se atualizado no mundo da educação física e aprender sobre como ser bem-sucedido no meio. Além disso, esses eventos são divertidos, pois você se encontrará com muitas pessoas interessantes e inspiradoras que amam a saúde física e o meio fitness, assim como você.
  • Cada personal trainer tem seu próprio estilo: alguns operam como treinadores militares, ao passo que outros optam por um estilo mais intimista e tranquilo. Avalie qual seria o melhor caminho para você ao ajudar outras pessoas durante os treinos delas.
  • Conforme segue no caminho da certificação profissional, pense em qual tipo de ambiente gostaria de trabalhar. A ideia é obter experiência de campo trabalhando em diferentes academias, em cargos que não exigem certificação, para entender os diferentes estilos de trabalho.
  • Muitas academias contratam treinadores sem certificação para trabalhar no salão auxiliando outras pessoas. Esse tipo de trabalho pode ser útil enquanto você busca sua formação profissional, principalmente por ajudá-lo a treinar o atendimento pessoal e a formar uma lista de contatos.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado com golpes na certificação. Um programa válido e de boa reputação deve exigir meses de preparação e um exame rigoroso. Evite pagar para sites que oferecem certificações rápidas e baratas. Sempre pesquise a organização para verificar se as credenciais e certificações dela são reconhecidas nacional ou internacionalmente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 314 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade