Baixe em PDF Baixe em PDF

No Brasil, há três grupos policiais principais: Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal. Cada um desses grupos tem suas atribuições específicas, que podem ser bem diferentes entre si. Este artigo é para ajudar a esclarecer um pouco sobre essas diferenças.

Parte 1
Parte 1 de 2:

A escolha da carreira

Baixe em PDF
  1. Antes de mais nada, é necessário que sejam esclarecidas as diferenças entre cada um desses grupos.
    • Polícia Civil: é uma polícia estadual e também é chamada de polícia judiciária. Sua função primordial é a investigativa, auxiliando na busca de provas, indícios e demais informações que ajudem a resolver um crime (exceto os crimes militares). Atua de forma posterior à ocorrência de um crime. Possui delegacias especializadas (Crimes contra a Mulher, de Informática, Antissequestro, Homicídios, entre outras).
    • Polícia Militar: É também uma polícia estadual, mas com uma atuação mais ostensiva. Visa a prevenir a ocorrência de crimes e a proteger, de forma mais visível, a população. Não faz parte do Exército, mas segue a rigidez militar.
    • Polícia Federal. É federal, subordinada ao Ministério da Justiça e exerce a segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas, dos bens e interesses da União, exercendo atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, repressão ao tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho.
  2. Se você está pensando em entrar para uma das Polícias, é bom saber como serão os testes físicos e se preparar com boa antecedência.
    • O treinamento pode ser uma boa forma de “distrair” a mente durante a época de estudos. Corpo são, mente sã!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

A entrada na Polícia

Baixe em PDF
  1. Como qualquer carreira pública no Brasil, é necessário prestar concurso para ser admitido. Entretanto, cada Polícia tem suas provas e métodos, e os requisitos variam também. Além disso, no caso das Polícias Civil e Militar, por serem estaduais, pode haver diferenças em cada estado. Vale a pena conferir cada edital para não haver surpresas.
  2. Tem como “chefe” o Delegado de Polícia, que precisa ser um bacharel em Direito, além de prestar o concurso público específico. Mas esse não é o único cargo na Polícia Civil. É possível ser:
    • Escrivão: é o policial responsável por dar cumprimento às formalidades processuais, lavrando boletins de ocorrência, autos, termos, mandados, ordens de serviço e demais atos de ofício.
    • Papiloscopista: exerce atividades de nível médio, envolvendo trabalhos papiloscópicos, relativos à tomada de impressões papilares, coleta, análise, classificação, pesquisas e arquivamento de informações e, ainda, estudos e pesquisas.
    • Investigador: responsável pelas investigações de campo (de rua), no intuito de descobrir indícios de autoria e materialidade de crimes.
    • Perito legista: exerce atividades de nível superior envolvendo supervisão, planejamento, coordenação, controle, orientação e execução de perícias médico-legais, em pessoas vivas ou mortas.
    • Perito criminal: exerce atividades de nível superior, envolvendo supervisão, planejamento, estudos, coordenação, controle, orientação e execução de perícias criminais em geral.
  3. Dentro da PM, a carreira evolui de acordo com a hierarquia militar, com a mudança de patentes. Há duas formas de ingresso na carreira de Policial Militar. São elas:
    • Prova para soldado: tendo cumprido alguns requisitos básicos (idade mínima e máxima, altura, antecedentes, escolaridade) o candidato faz provas de diversas matérias (português, matemática, história, dentre outras), além de exames físicos. Sendo aprovado, ele passa por um curso de formação e, ao final, pode se tornar um soldado.
    • Concurso para oficiais: em alguns casos, é necessário já ter um curso superior concluído. Veja o edital de cada concurso para saber as exigências específicas. Após ser aprovado no concurso, o aspirante a oficial passará por um longo curso, que pode ser de até quatro anos, até se tornar oficial.
      • É possível que uma pessoa que ingressou na carreira militar como soldado chegue aos postos mais altos do oficialato.
      • Pode-se ingressar nos quadros como Oficial da Saúde (o nome pode variar em cada estado). Nesse caso, médicos, dentistas e outros profissionais ingressam nos quadros da Polícia Militar, mas não são colocados em combate direto. Mesmo assim, eles enfrentam também as provas e treinamentos físicos que os demais aspirantes enfrentam.
  4. O ingresso também ocorre por concurso público, sendo as exigências e cargos divididos da seguinte forma:
    • Delegado: é o “chefe” dos demais e precisa ser bacharel em direito.
    • Perito Criminal: realiza exames periciais em locais de infração penal, em instrumentos utilizados, faz pesquisas de interesse do serviço, coleta dados e informações necessários à complementação dos exames periciais e participa da execução das medidas de segurança. Esse perito deve possuir diploma de curso superior, e sua atuação dentro da força policial será relacionada à sua área de formação (medicina, engenharia, contabilidade, computação, química, entre outros).
    • Escrivão. Cargo de nível superior. Cumpre formalidades processuais, lavra termos, autos e mandados, acompanha a autoridade policial em diligências, dirige veículos policiais e atua nos procedimentos de investigação.
    • Agente. Cargo de nível superior. Executa investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirige veículos policiais, cumpre medidas de segurança e desempenha outras atividades de natureza policial e administrativa.
    • Papiloscopista. Cargo de nível superior. Executa, orienta, supervisiona e fiscaliza os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, desenvolve estudos na área de papiloscopia e dirige veículos policiais.
  5. Lembre-se de que, em muitos casos, o policial colocará sua vida em risco para defender outra pessoa e que, nem sempre será reconhecido por isso. É preciso ter muito amor ao que faz!
  6. É bom lembrar que as polícias, especialmente as estaduais, sofrem em razão dos baixos salários e falta de estrutura de trabalho. Leve isso em consideração antes de realizar as provas.
    Publicidade

Dicas

  • Para qualquer cargo da polícia civil, é necessário ser brasileiro, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir idade entre 21 e 45 anos, em pleno gozo de direitos políticos, ter curso superior, não ter praticado nenhum tipo de infração penal nem possuir antecedentes criminais, e ter boa saúde (física e mental), que será avaliada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 246 904 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade