Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um professor formado em educação física ensina as crianças da escola a jogar e praticar atividades que vão desenvolver suas habilidades e melhorar sua saúde. Os instrutores ou professores de educação física trabalham tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. Esses profissionais encorajam os alunos a seguirem hábitos saudáveis praticando algum tipo de atividade física. O professor precisa saber falar em público e ter habilidades de liderança para instruir as crianças durante as atividades e para gerir a turma da melhor forma possível.
Passos
-
Tenha um diploma de graduação. Para trabalhar nesta área é necessário se formar em Educação Física.
- Além disso, é preciso ter um registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
- Existem duas opções de curso de graduação: licenciatura ou bacharelado. [1] X Fonte de pesquisa
-
Ganhe experiência trabalhando como professor estagiário. Durante o estágio obrigatório é necessário ter uma carga horária específica para obter o diploma.
- Se quiser mais informações, pesquise no site da faculdade e do conselho para saber exatamente quantas horas são necessárias.
- Muitas universidade oferecem estágio supervisionado para que os estudantes trabalhem em salas de aula e ganhem experiência. Verifique na sua faculdade se eles oferecem esse tipo de matéria.
-
Ganhe experiência com a educação física e os esportes. Se quer trabalhar nesta área, familiarize-se com a educação física e outros tipos de atividades esportivas.
- Uma forma de ganhar experiência com os esportes e com a educação física é trabalhar voluntariamente como treinador ou assistente em uma escola local ou em algum time.
-
Faça cursos na área da educação. Se a universidade oferecer cursos no ramo da educação, inscreva-se em pelo menos algumas aulas.
- Esses cursos irão ajudá-lo a decidir se tem aptidão para o ensino e vão prepará-lo para outras matérias que você poderá aprender se fizer uma pós-graduação.
Publicidade
-
Se quiser se especializar, procure cursos de pós-graduação, doutorado ou mestrado. Após se formar no curso de graduação e pegar o diploma, você pode fazer outros cursos mais específicos para se aprimorar.
- Se quiser, faça um curso de pós-graduação para ampliar seus conhecimentos e incrementar seu currículo. [2] X Fonte de pesquisa
- Existem alguns cursos de pós-graduação com duração de 18 meses. Já o doutorado, por exemplo, pode durar até 42 meses. Apesar de não ser obrigatório, ter um diploma de mestrado em uma área específica pode alavancar sua carreira. Muitas empresas oferecem um salário maior para profissionais que se especializam. [3] X Fonte de pesquisa
- Existem várias instituições que disponibilizam cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado no país. Faça uma pesquisa para encontrar o curso mais indicado de acordo com o seu perfil.
- Quando for escolher o curso, analise os seguintes fatores: programa de credenciamento, grade curricular, exigências para a conclusão do curso, duração, preço, requisitos para admissão, disponibilidade de suporte financeiro, quantidade de alunos admitidos no programa, corpo docente, o tamanho da instituição e a localização do campus.
- Lembre-se que após obter o diploma, o profissional pode atuar em qualquer estado desde que tenha estudado em uma instituição reconhecida pelo MEC.
-
Consiga o número mínimo de horas extracurriculares. Todos os cursos exigem uma carga mínima de atividades de extensão/extracurriculares.
- Esse número de horas pode variar um pouco dependendo da instituição de ensino que oferta o curso.
-
Faça o registro no CREF. Todo profissional que quer trabalhar na área precisa desse documento. Procure em sites especializados informações sobre como obter o registro obrigatório.
- Não é possível exercer a profissão sem esse registro. Portanto, faça a inscrição após terminar a faculdade. [4] X Fonte de pesquisa
- Se não puder ir presencialmente fazer a inscrição, envie os documentos pelo correio. Pesquise se no seu Estado há uma representação do Conselho para fazer o requerimento. Para obter o registro é necessário entregar todos os documentos exigidos e pagar o valor da inscrição. Também é obrigatório preencher um formulário para realizar todas as etapas do processo. Entre em contato com algum conselho para obter mais informações sobre esse trâmite.
Publicidade
-
Separe seus documentos. Apesar de cada escola ter seus procedimentos próprios de seleção, alguns documentos básicos são sempre utilizados:
- Currículo atualizado. O seu currículo deve conter informações atuais de onde estudou, prêmios que ganhou, atividades que participou e não pode conter erros de ortografia. Retire informações muito antigas e irrelevantes para o cargo. Para aprender a fazer seu currículo, leia o artigo sobre como escrever um currículo .
- Carta de apresentação. Essa carta deve conter detalhes de todos os seus empregos e deve descrever por que tem interesse na vaga e quais suas qualificações para o cargo. Se estiver com dúvidas, pesquise como escrever uma carta de apresentação.
- Declaração profissional. Nesse documento você deve citar quais são seus objetivos e interesses com o ensino, sua filosofia pedagógica e de ensino, sua metodologia de trabalho e metas. O objetivo dessa carta é identificar seus interesses e objetivos na área, descrever exemplos concretos de como pretende atingir essas metas, citar como lidou e resolveu certas situações em sala de aula, quais matérias leciona e, se possível, declarações de ex-alunos sobre seu trabalho.
- Referências. Muitas vagas de trabalho sempre pedem para incluir uma lista de referências com o nome e contato de profissionais que trabalharam com você e têm recomendações positivas sobre o seu desempenho. Lembre-se de sempre perguntar para essas pessoas se você pode incluir seus contatos na lista.
-
Procure vagas de trabalho. Após conseguir o diploma e o registro, comece a procurar um trabalho. Segue abaixo algumas dicas para encontrar um emprego: [5] X Fonte de pesquisa
- Entre em contato com a secretaria das escolas da sua região. No site dessas escolas geralmente tem uma seção de “trabalhe conosco”. Pode ser que você dê sorte de achar uma vaga na sua área.
- Vá a uma feira de empregos. Esses eventos são excelentes oportunidades para candidatos conhecerem instituições que estão a procura de novos funcionários. Se for a um evento desse porte, lembre-se de que isso não é uma festa! Trate a feira como se fosse uma entrevista de emprego: vista-se de acordo com a ocasião, imprima cópias do seu currículo e entregue para várias empresas. Entregue e pegue cartões de visita para expandir suas conexões. Faça uma pesquisa em sites especializados para descobrir quando haverá uma feira desse tipo na sua região.
- Use ferramentas de busca específicas para pesquisar vagas de emprego. Essas ferramentas são criadas especificamente para candidatos que estão à procura de emprego. Portanto, a chance de encontrar algo do seu interesse é maior.
-
3Siga as instruções de inscrição da vaga. Quando encontrar uma vaga de seu interesse, leia o formulário e preste atenção em todos os requisitos para não preencher nada errado.
- É muito importante verificar se você possui todas as qualificações que a empresa exige e entregar todos os materiais até a data limite.
- Faça um registro de todas as vagas que se candidatou e se obteve alguma resposta. Organize-se para não enviar seu currículo mais de uma vez para a mesma vaga, para não se esquecer de comparecer às entrevistas e de passar outras informações que o recrutador precise.
Publicidade
Dicas
- Procure vagas que estejam contratando recém-formados para ingressar na área o mais rapidamente possível.
- Lembre-se de que para dar aulas na educação básica você tem que fazer a licenciatura. No entanto, quem faz bacharelado pode atuar em outros segmentos. Além de dar aulas em escolas públicas ou particulares, também é possível trabalhar como coach, personal trainer, professor de academia, gerente de esportes, pesquisador e analista de desempenho. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/educacao-fisica/
- ↑ http://teach.com/how-to-become-a-teacher/teacher-education
- ↑ http://teach.com/how-to-become-a-teacher/teacher-education
- ↑ http://degreedirectory.org/articles/What_are_the_Requirements_for_Becoming_a_Gym_Teacher.html
- ↑ http://teach.com/how-to-become-a-teacher/get-your-teaching-job
- ↑ http://www.worldwidelearn.com/online-education-guide/education/physical-education-major.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 70 301 vezes.
Publicidade