PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A psiquiatria é uma área da medicina que lida com o diagnóstico e o tratamento de doenças mentais, e esse tratamento quase sempre é feito por meio da prescrição de ansiolíticos, antidepressivos e estabilizadores do humor ou através da combinação de medicamentos e psicoterapias. Para se tornar um psiquiatra, após concluir a formação básica em medicina, o individuo deverá optar por fazer residência em psiquiatria. Se você está pensando em se tornar um médico psiquiatra, este artigo traz todas as informações que você precisa saber sobre essa profissão.

Método 1
Método 1 de 3:

Obtenha o diploma de médico geral

PDF download Baixe em PDF
    • Atualmente no Brasil, um estudante de medicina conclui seu curso em menos de seis anos de estudo. Porém, uma proposta do governo federal visa ampliar esse tempo para, no mínimo, oito anos de estudo e de prática dos estudantes, igualando esse novo currículo ao currículo de países como os Estados Unidos e a África do Sul. [1]
    • De acordo com o Guia do Estudante, as melhores universidades públicas que oferecem o curso de medicina estão nos estados de Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, entre outros. O currículo de medicina é extenso, em período integral e o estudante de medicina precisa participar de seminários, realizar pesquisas e fazer plantões em hospitais. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo residência em psiquiatria

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de se decidir pela psiquiatria, você precisará fazer uma residência (dois anos) ou uma especialização nessa área.
    • A residência médica em psiquiatria é voltada para a formação do médico com título de clínico-geral em um médico especialista em psiquiatria. Normalmente, a residência tem duração de três anos, mas se o profissional decidir fazer uma especialização dentro da psiquiatria, então precisará se dedicar a mais um ou dois anos dentro dessa subcategoria.
    • Para concluir o programa de residência médica em psiquiatria, o residente deverá cumprir uma carga horária e de treinamento de, no mínimo, 60 horas semanais em uma instituição certificada pelo Ministério da Educação.
    • Durante a residência, o médico residente atua em hospitais nos setores ambulatoriais e de enfermaria. As atividades realizadas no ambulatório são direcionadas para o treinamento em psiquiatria geral, mas também em doenças específicas, o que dá ao residente a oportunidade para se aprofundar no diagnóstico e tratamento de transtornos psiquiátricos mais prevalentes, como de ansiedade, de humor, psicóticos e os transtornos desenvolvidos pelo abuso de drogas. [3]
    • Todas as atividades realizadas pelo residente são supervisionadas por profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
    • Depois de concluir a residência médica em psiquiatria, o psiquiatra deverá prestar uma prova realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria para receber o título de especialista. Somente após ser aprovado pela ABP, o profissional poderá requerer seu RQE (Registro de Qualificação de Especialista) junto ao Conselho Regional de Medicina. [4]
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo as Subespecialidades em Psiquiatria

PDF download Baixe em PDF
  1. Os psiquiatras são os médicos especializados que tratam de doenças mentais e transtornos que alteram o comportamento e o funcionamento do organismo de uma pessoa. Doenças como a depressão, distúrbio de bipolaridade, fobias, somatizações, esquizofrenia e os transtornos de ansiedade são algumas das doenças tratadas por esse especialista.
  2. 2
    Algumas subespecialidades da psiquiatria incluem:
    • Pedopsiquiatria (área da psiquiatria especializada em crianças e adolescentes).
    • Gerontopsiquiatria (área especializada em problemas psiquiátricos em idosos).
    • Psiquiatria forense (área que estuda os casos de doença mental ligados aos crimes).
    • Psicoterapia (área que estuda técnicas e tratamentos psicoterapêuticos).
    • Interconsulta em Hospital Geral ou psiquiatria de Ligação (atendimento de sintomas psíquicos em doenças de outros sistemas, como delírios causados por reações a medicamentos, ou pela baixa oxigenação em pacientes cardíacos).
  3. Os psiquiatras trabalham em hospitais, casas de saúde, clínicas particulares, centros de tratamento de doentes mentais e de dependentes químicos. Esses médicos são os únicos profissionais que trabalham na área de saúde mental e que estão habilitados a realizar exames físicos, solicitar e interpretar exames laboratoriais e de imagem e a prescrever medicamentos.
  4. Se o médico psiquiatra possuir título de psicoterapeuta, devidamente concedido por uma Sociedade Científica certificada, ele poderá aliar sessões de psicoterapia ao tratamento com remédios para obter melhores resultados para o paciente.
  5. 5
    Como algumas doenças e transtornos são capazes de afetar todos os aspectos da vida de uma pessoa, o psiquiatra também pode trabalhar em parceria com psicólogos e psicoterapeutas para combinar o melhor regime de tratamento para seu paciente.
  6. 6
    Durante o tratamento psiquiátrico, o psiquiatra busca melhorar os aspectos da vida do paciente que foram afetados pelos transtornos, bem como promover seu bem-estar psíquico sugerindo um tratamento à base de medicamentos ou de sessões psicoterapêuticas.
    Publicidade

Dicas

  • Como a psiquiatria trata muitas doenças neuropsiquiátricas, se você pretende estudar psiquiatria, precisará se dedicar muito aos estudos de Neurologia, também.
  • Por ser um médico que irá tratar das doenças da alma , o psiquiatra precisa ser um pessoa que goste de ouvir o outro e tenha interesse pelo ser humano.
  • Como o Brasil é um país carente de saúde pública, o mercado de trabalho para o profissional de psiquiatria é amplo e com perspectiva de crescimento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 808 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade