Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você não precisa ser alta, magra e escultural para se tornar uma modelo. Mulheres e homens com menos de 1,65 m também podem trabalhar com uma agência, caso conheçam seus limites e suas forças. É verdade que as modelos altas e magras dominam o mundo da moda, mas há várias oportunidades para se descobrir. [1] X Fonte de pesquisa Se souber usar bem as próprias forças, você pode ter muito sucesso.
Passos
-
Entre em contato com um fotógrafo. Antes de se destacar como modelo, você deve procurar saber quem são os fotógrafos presentes em sua região. É melhor encontrar uma pessoa que faça retratos e tenha experiência com maquiagem. É importante ter pelo menos uma leve camada de maquiagem para um bom retrato.
- Procure na internet por fotógrafos com essas características.
- Você também pode encontrar um bom profissional entrando em contato com uma agência.
-
Compre os retratos de rosto. Sim, você precisa pagar para que um bom fotógrafo faça os seus retratos. Esta é uma parte bastante vulnerável do processo, assim como ser modelo é um trabalho vulnerável. É importante ter a mais alta qualidade que você puder pagar. Será ainda melhor se o fotógrafo ou a agência se responsabilizarem pela maquiagem.
- Um bom fotógrafo tira diversas fotos, às vezes chegando a 100. A seguir, ele perguntará dentre quais você gostaria de escolher.
- Alguns retratos de rosto são feitos em um ambiente externo e outros, dentro de um estúdio. Ambos podem trazer excelentes resultados, se feitos por um fotógrafo habilidoso.
-
Procure por agências de modelos. Converse com amigos no mundo da moda para descobrir se eles têm o contato de uma agência de modelos. Se esse não for o caso, entre na internet e pesquise pela agência mais próxima. É melhor escolher alguma que esteja próxima de onde você mora, em vez de ter que fazer um trajeto de mais de uma hora.
- Se a agência mais próxima estiver a uma ou duas horas de distância, pergunte a si mesma se é isso o que você realmente quer em sua vida. Se a resposta for positiva, vá em frente. A distância não pode impedir a realização dos seus sonhos. [2] X Fonte de pesquisa
- Com frequência, o fotógrafo manterá contato com alguma agência de modelos. Algumas até olharão o portfólio do fotógrafo caso precisem de alguém com urgência.
-
Entre em contato com uma agência de modelo. Se possível, entre na agência de modelos, dada a importância de se ter um contato mais pessoal com a equipe. Entre no escritório já com o retrato em mãos. Sinta-se confiante, mas esteja aberta quanto ao tipo de conselho que eles podem dar. Envie também alguns e-mails para determinadas agências que podem contratá-la para alguns trabalhos.
- Procure por uma agência que seja famosa pela modelagem de partes ou outros tipos mais abertos a tipos diferentes de corpo.
- Seja profissional ao entrar em contato. Se você estiver escrevendo um e-mail, inclua o seu retrato de rosto em anexo.
- Inclua quaisquer informações relevantes sobre empregos passados ou o que estiver associado com teatro e atuação.
- Não faz mal algum entrar em contato com múltiplas agências.
-
Crie um perfil de modelo na internet. Há várias páginas que agem como bancos de dados de modelos e negócios em busca de modelos. Você pode entrar em alguma dessas páginas, que geralmente é gratuita. Basta dar algumas informações básicas quanto aos seus objetivos de modelagem e às descrições físicas. Seja honesta a respeito de sua altura e proporções na criação de um perfil.
- Você talvez sinta estar se limitando, ao incluir informações relativas à altura, mas as agências valorizarão a sua honestidade. Sempre há trabalho a ser feito por vários tipos de corpo diferentes.
- Procure na internet por alguma agência com boa interface e vários recursos a serem usados.
-
Mude-se para uma cidade grande. Embora não pareça conveniente, cidades grandes são os epicentros do mundo da moda. É nelas que você terá a "grande chance", caso queira uma. Você não precisa se mudar para São Paulo ou Rio de Janeiro para ser modelo, embora não seja uma má ideia. Caso você viva em uma cidade pequena ou rural, procure saber qual é a cidade mais próxima.
- Por exemplo, caso viva em Campo Magro, você pode se mudar para Curitiba.
-
Aceite qualquer emprego no início. Enquanto você estiver começando, é importante pegar trabalhos de modelo para acrescentar ao portfólio. A menos que determinado trabalho ofenda a sua moral de vida, aceite-o. Ter experiência na área também mostra a futuros empregadores que você sabe o que é ser uma modelo.
- Pode ser mais fácil começar como uma modelo de partes. Esse nicho se concentra em uma parte do corpo, como as mãos.
- Outra forma de modelagem aberta para diferentes pessoas é o trabalho de catálogo. Esse nicho tem se popularizado por exibir diversos tamanhos corporais com a finalidade de representar a pessoa comum que passa os olhos pelo catálogo de roupas.
Publicidade
-
Determine o tipo de modelagem mais interessante para você. Há vários tipos diferentes de modelagem que incluem pessoas mais baixas. Embora o mundo da alta moda em todo o mundo esteja reservado para as altas e magras, há ainda várias outras opções. Considere algumas das seguintes alternativas ao compor o seu portfólio:
- Trabalhos editoriais.
- Comerciais impressos.
- Modelagem de catálogo.
- Modelagem "plus-size".
- Modelagem de glamour.
- Modelagem de partes corporais.
- Comerciais de televisão.
- Modelagem realista (extras em filmes ou na televisão). [3] X Fonte de pesquisa
-
Junte um conjunto de fotos. Para uma modelo iniciante, você deve juntar cinco a oito fotos em seu portfólio. O mais importante para um bom resultado é convergir a amplitude do que você é capaz de fazer como modelo profissional. Se tiver algumas fotos de um fotógrafo, entre em contato e trabalhe com outros artistas. A beleza da fotografia é que elas raramente exibem a sua altura, a menos que você esteja perto de algo que sirva como escala de comparação.
- Evite quaisquer fotos com outras pessoas que sejam muito mais altas.
- Você deve mostrar a sua habilidade de demonstrar personagens diferentes. Uma forma de conseguir esse resultado é usando variados estilos de roupa e maquiagem. [4] X Fonte de pesquisa
- Se uma das fotos estiver em preto e branco mas parecer especial e diferente das demais, inclua-a no portfólio.
-
Faça um esforço para se destacar. Há vários exemplos de portfólios que podem ser encontrados na internet. Alguns exemplos podem ajudá-la com a apresentação, mas também mostrarão onde você pode acrescentar mais personalidade. Coloque uma foto de alta qualidade de você realizando um de seus hobbies preferidos. Por exemplo, se você ama cozinhar, inclua uma bela foto de você na cozinha.
- Coloque à disposição uma grande variedade de fotos, e não se acanhe de incluir quaisquer imagens pessoais.
- Inclua um atributo único sobre si mesma que não seja influenciado pela altura. Por exemplo, você pode fazer diversas expressões faciais. Esse tipo de característica destaca as suas habilidades, deixando as agências menos preocupadas com a sua altura.
- Às vezes, fotografias personalizadas são vistas com melhores olhos pelas agências.
-
Apresente a informação em uma folha. Imprima as fotos em alta definição no tamanho de sua preferência. A maioria dos mercados metropolitanos brasileiros trabalhará com papéis A4 ou Carta. Algumas empresas podem exigir tamanhos menores e outras, maiores. Inclua na primeira página as seguintes informações a seu respeito:
- Nome, endereço residencial e formas de contato.
- Informações breves sobre o trabalho e os objetivos profissionais.
- Quaisquer habilidades relevantes, como idiomas, atuação, canto etc.
Publicidade
-
Melhore a saúde do corpo. Concentre-se em um estilo de vida e em uma dieta saudáveis. Há bastante espaço no mundo da modelagem para pessoas baixas, mas não para aquelas sem ética de trabalho. Para manter níveis elevados de ética profissional e determinação, você precisa manter uma boa saúde. Beba bastante água durante o dia.
- Exercite-se pelo menos duas vezes por semana.
- Limite a ingestão de álcool e drogas.
- Consuma muitos vegetais e grãos e prefira alimentos orgânicos sempre que possível.
-
Pratique várias expressões faciais. Concentre-se nos olhos e aprenda como projetar diferentes emoções sem mover o restante do rosto. Siga outras modelos em redes sociais e observe a amplitude do que conseguem expressar. Passe tempo à frente do espelho praticando diferentes expressões e posturas corporais.
- Você deve conseguir expressar uma emoção de imediato, se o fotógrafo pedir. Faça um esforço para desenvolver expressões que externem as emoções mais básicas, como alegria, tristeza, frustração, confusão ou admiração.
- Crie versões sutis e exageradas de cada emoção para aumentar a sua amplitude profissional como modelo.
-
Participe de uma convenção de modelagem. Em vez de ir para uma escola para modelos e gastar dinheiro, participe de uma convenção repleta de agentes e caçadores de talentos. Faça uma busca rápida para encontrar qual delas acontecerá mais perto de você e prepare-se para o evento. Antes de ir, tenha em mãos várias cópias tanto do portfólio quanto dos retratos de rosto. [5] X Fonte de pesquisa
- Uma das maiores convenções presentes no Brasil é a Convenção para Novos Modelos Dilson Stein. Para entrar no processo de seleção, basta entrar em contato através da internet e mandar os seus dados com retratos. Se selecionada, você será convidada para participar pessoalmente no evento.
-
Seja conhecida como uma modelo baixa. Se fizer uma boa publicidade, você encontrará trabalhos em busca de modelos pequenos e mais baixas. Algumas empresas podem contratá-la como modelo adolescente mesmo que você tenha 25 anos de idade, devido à altura e às proporções de seu corpo. Alguns outros lugares à sua escolha podem trabalhar com modelagem de partes corporais ou de rosto e beleza.
- Avalie que partes de seu corpo você considera mais atraentes. Por exemplo, se você pensa ter lindos pés, divulgue-os.
- Caso você esteja acostumada a receber elogios por conta da beleza de seus olhos e do rosto, divulgue a face como plataforma para a modelagem de maquiagem.
-
Seja realista em suas buscas. Mesmo depois de muita luta, às vezes a altura ainda será um limitante em suas opções. Procure por trabalhos realistas em vez de sonhar com a passarela. Esse objetivo dificilmente pode ser considerado uma possibilidade para modelos com menos de 1,68 m. No entanto, há vários outros tipos de trabalhos a se considerar, como na modelagem comercial, de catálogo ou impressa.
- Lute por seus sonhos como modelo, mas, se algumas áreas se fecharem, procure por opções mais palpáveis.
Publicidade
Dicas
- Você provavelmente terá mais sucesso se permanecer realista e fizer uma divulgação adequada. Se você tem 1,60 m, é improvável que você abra o desfile da São Paulo Fashion Week no futuro próximo, sendo importante não sonhar com esse tipo de trabalho.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.modelmanagement.com/modeling-advice/can-i-be-a-model/
- ↑ http://www.fashiongonerogue.com/how-to-be-a-model-a-guide/
- ↑ http://www.modelmanagement.com/modeling-advice/can-i-be-a-model/
- ↑ http://www.businessofmodeling.com/modeling-portfolios/modeling-portfolio/
- ↑ http://stylecaster.com/how-to-be-a-model/
Publicidade