Baixe em PDF Baixe em PDF

Com um pouco de preparo e as técnicas certas na manga, qualquer pessoa consegue mandar bem em uma entrevista de emprego. Se você está passando por esse processo, não precisa mais ficar tão nervoso! Basta seguir a lista de dicas e truques deste artigo, começando pelo que dá para fazer antes da entrevista, além de como agir durante a conversa e o que esperar depois.

1

Memorize detalhes do seu currículo para tirar as dúvidas do entrevistador.

Baixe em PDF
  1. Por isso, leia o documento várias vezes até memorizar os principais detalhes e pense em coisas diferentes que você possa dizer sobre cada cargo que já ocupou, projeto de que participou e habilidade que adquiriu. [1]
    • Por exemplo: se o seu currículo traz algo como "experiência em marketing digital", prepare algo para dizer no caso de alguém perguntar como você usou o Google Ads em projetos com clientes específicos.
    • Se você notar que falta alguma experiência ou habilidade no seu currículo, aproveite para atualizá-lo e levar uma nova cópia ao entrevistador no dia marcado. Ele vai ficar impressionado com a sua iniciativa — e, de quebra, querer saber mais desses acréscimos!
    Publicidade
2

Pesquise sobre a empresa para saber falar bem dela.

Baixe em PDF
  1. Pesquise sobre a missão e os valores da organização, projetos que ela já executou, clientes e concorrentes e tendências gerais da indústria. Assim, você vai ter as respostas das perguntas na ponta da língua em qualquer situação. [2]
    • Formule algumas perguntas sobre a empresa para fazer depois da entrevista. Isto também vai mostrar que você se deu ao trabalho de pesquisar sobre ela.
    • Por exemplo: digamos que você descobriu que a agência de marketing na qual quer trabalhar fez um projeto com a Positivo recentemente. Nesse caso, pergunte algo como "Qual foi a parte mais interessante de trabalhar com a Positivo?".
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adrian Klaphaak, CPCC

    Coach de Carreira
    Adrian Klaphaak é um coach de carreira e fundador da A Path That Fits, um empreendimento de consultoria de carreira e de vida na Área da Baía de São Francisco. Ele também é um Coach Profissional Coativo (CPCC). Klaphaak utiliza seus métodos de treinamento no Coaches Training Institute, no Hakomi Somatic Psychology e Internal Family System Therapy (IFS) para ajudar milhares de pessoas a construir carreiras de sucesso e vidas mais prósperas.
    Adrian Klaphaak, CPCC
    Coach de Carreira

    O entrevistador pode fazer a clássica pergunta "O que você acha que traria de bom à nossa empresa?" . Aproveite a oportunidade para mostrar, mais uma vez, que você está familiarizado com tudo. Não fique focado demais no que a organização não está fazendo bem: é melhor se concentrar nas suas ideias para novas oportunidades de crescimento, desde que elas estejam de acordo com a cultura e a missão da empresa . Explique o motivo por trás de cada item e mergulhe nas iniciativas e nos projetos que você tentaria desenvolver caso fosse contratado.

3

Separe exemplos de projetos que você já executou no passado.

Baixe em PDF
  1. Sendo assim, mostre o seu portfólio — se ele tiver a ver com o emprego que você está pleiteando, é claro. Se não for o caso, pelo menos pense em uma lista de situações em que as suas atitudes contribuíram com o sucesso da equipe, além de estar preparado para entrar em detalhes quando for preciso. [3]
    • Por exemplo: profissionais como arquitetos, jornalistas e designers poderiam mostrar seus respectivos portfólios no momento da entrevista.
    • Na hora de mostrar o seu portfólio, lembre-se de explicar ao entrevistador o que cada texto e imagem significa. Pode ser que ele não entenda tudo logo de cara.
    • Caso você não tenha um portfólio (porque a sua área não pede um, por exemplo), dê exemplos específicos quando o entrevistador perguntar algo da sua experiência. Diga algo do tipo "Meu trabalho com marketing digital com o cliente da fábrica de doces levou a um aumento de 150% nas vendas anuais da empresa".
    Publicidade
4

Use roupas adequadas para a entrevista.

Baixe em PDF
  1. O que uma pessoa veste é o que mais chama atenção logo de cara, sendo responsável pela primeira impressão que ela deixa (nesse caso, no entrevistador). Não importa a sua área de atuação, use peças profissionais, mas não exageradas. Se necessário, passe tudo com o ferro em casa e evite qualquer item que esteja manchado ou rasgado. [4]
    • Homens podem usar camisa social de manga longa, gravata e um paletó, embora esse nível de formalidade não seja mais necessário — a menos que se trate de uma área mais tradicional (como um escritório de advocacia, por exemplo).
    • Mulheres podem usar blusas de manga curta ou longa e saia. Isto cria um look profissional e versátil.
5

Projete confiança com a sua linguagem corporal.

Baixe em PDF
  1. ela também se baseia na linguagem corporal. Contraia as escápulas, apoie bem os pés no chão e ponha as mãos dos lados do corpo, usando-as de vez em quando para demonstrar alguns gestos normais enquanto fala. Além disso, faça contato visual e sorria para o entrevistador. [5]
    • Crie o hábito de corrigir a sua postura antes mesmo da entrevista: contraia as escápulas, endireite a coluna e olhe para frente.
    • Não deixe nada no seu colo, como bolsa, mochila ou pasta. Você precisa ficar com as mãos livres para gesticular durante a entrevista (sem exageros, claro).
    • Por exemplo: coloque as mãos na mesa e aproxime o corpo de leve para mostrar interesse e atenção, além de evitar gestos que indiquem nervosismo. Nada de tamborilar os dedos!
    Publicidade
6

Limite as suas respostas a algo entre dois e quatro pontos principais.

Baixe em PDF
  1. Ouça bem cada pergunta que ele fizer e, na sequência, responda com uma frase que tenha a ver diretamente com o questionamento. Depois, pense em mais dois ou três pontos secundários, mas relevantes. [6]
    • Por exemplo: se o entrevistador perguntar "Por que nós devemos contratar você?", diga "Eu sou o melhor candidato a essa vaga por causa dos meus anos de experiência na indústria do desenvolvimento", completando com "Passei cinco anos trabalhando na melhor desenvolvedora de softwares da cidade. Antes disso, atuei em duas startups de aplicativos assim que me formei na faculdade".
    • Você pode ainda separar os pontos com termos específicos, como "Primeiro... segundo... terceiro" ou "Bom, para começar... depois... por fim".
    • Tente responder a cada pergunta principal nos primeiros oito segundos, que correspondem ao limiar de atenção básico do ser humano nessas situações.
7

Diga o que você pode trazer de valor à empresa.

Baixe em PDF
  1. Fale de habilidades específicas que desenvolveu ao longo da sua carreira e que possam ser úteis neste momento. [7]
    • Por exemplo: você pode dizer que tem boas habilidades de liderança e conseguiu, junto à equipe que montou no seu último emprego, aumentar as vendas no seu setor em 300% no ano passado. Depois, diga que acredita que, nesta nova empresa, você conseguiria produzir um efeito parecido em menos tempo.
    Publicidade
8

Mostre exemplos práticos e detalhados dos seus pontos fortes.

Baixe em PDF
  1. Eles querem exemplos concretos das suas experiências, de preferência que tenham gerado frutos palpáveis. Não tente se descrever usando palavras de impacto, como "colaborativo" ou "dinâmico". É melhor dizer como você foi parte essencial da equipe de marketing no seu último emprego e como conseguiu lidar com pessoas de departamentos diferentes em prol do sucesso geral de todos. [8]
    • Por exemplo: não basta você dizer que sabe trabalhar em equipe! É muito mais interessante mostrar um exemplo de algum projeto colaborativo feito com colegas. [9]
    • Nem todos os exemplos precisam necessariamente vir do trabalho. Imagine uma situação em que você passou por um problema pessoal, mas teve uma ideia brilhante que contornou o obstáculo.
    • Outro exemplo: conte daquela vez que você se mudou de país e precisou se adaptar às diferenças culturais, principalmente no ambiente de trabalho, mas logo se acostumou a encarar os novos desafios.
9

Faça perguntas que mostrem que você tem pensamento crítico e disposição para aprender.

Baixe em PDF
  1. Todo entrevistador está em busca de candidatos que não só respondam às suas perguntas, mas também façam questionamentos. Antes da hora marcada para a conversa, pense em uma lista de dúvidas que você gostaria de tirar e espere até a oportunidade certa. Fique atento a tudo o que a pessoa disser durante a entrevista — para não correr o risco de soar repetitivo. [10]
    • Não fique nervoso se você não souber a resposta de uma das perguntas que o entrevistador fizer. Admita que está em dúvida, mas diga que gostaria de pesquisar mais sobre o assunto. Por último, aproveite e faça outra pergunta que tenha a ver com o assunto à pessoa.
    • Por exemplo: caso o entrevistador pergunte algo sobre as suas experiências com o Google Analytics, mas você nunca tenha mexido na ferramenta, diga algo como "Eu ainda não tive a oportunidade de usar essa ferramenta no trabalho, mas ouvi falar que ela é excelente e estou muito animado para começar. Quais são os maiores benefícios que ela traz à equipe?".
    • Você também pode pedir a opinião do entrevistador em algum sentido, como "Qual você acha que seria o meu maior desafio neste cargo?".
    Publicidade
10

Fale coisas positivas dos seus antigos empregadores.

Baixe em PDF
  1. A entrevista não é o lugar e nem a hora de você reclamar sobre a última empresa onde trabalhou: isso só passaria uma noção de imaturidade e improdutividade. É muito melhor se concentrar no futuro! Pense nas suas principais lições ao longo das últimas experiências profissionais, além de formas como elas podem vir a calhar a partir deste momento. É assim que se deixa uma boa primeira impressão. [11]
    • Por exemplo: quando o entrevistador perguntar por que você deixou o seu último emprego, não fale que foi porque o seu chefe era insuportável. Diga que achou que estava na hora de buscar novos desafios para expandir os seus horizontes profissionais.
11

Pense em respostas claras e concisas.

Baixe em PDF
  1. É melhor saber (quase) exatamente o que dizer e, assim, evitar soltar "tipo", "hmm", "é..." e outras expressões que indiquem insegurança. Você tem todo o direito de pedir um segundo ao entrevistador enquanto reflete sobre o jeito ideal de responder! Isso atesta o seu compromisso em fazer uma boa comunicação. [12]
    • Por exemplo: se o entrevistador pegar você desprevenido com uma pergunta específica, diga algo como "Ótima pergunta! Preciso pensar um pouco nela...".
    Publicidade
12

Agradeça ao entrevistador pelo tempo.

Baixe em PDF
  1. Agradeça imediatamente após a conversa. Além disso, quando chegar em casa, envie um e-mail ou uma mensagem direta por LinkedIn reforçando o quanto você está contente com a oportunidade. Toda essa estratégia deixa ainda mais claro o seu interesse pela vaga. [13]
    • Por exemplo: escreva algo como "Eu queria agradecer a você mais uma vez pela entrevista. Gostei bastante da nossa conversa e estou muito empolgado com a possibilidade de trabalhar na empresa. Acho que eu seria um bom candidato, ainda mais com a minha experiência em marketing digital!".

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 488 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade