PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Por mais que não pareça muito justo, a forma como uma pessoa se veste no trabalho pode ser usada como um indicador do nível de competência e da dedicação dela à carreira. Felizmente, não é difícil montar um look profissional e interessante — e, de quebra, que tenha a o seu toque pessoal. Só não se esqueça de que cada empresa e setor pode ter regras de vestimenta próprias: em caso de dúvidas, é melhor você conversar com colegas de trabalho, seu chefe ou um representante de RH.

Método 1
Método 1 de 5:

Estilo executivo casual para mulheres

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar do nome, o estilo executivo casual pode ser bastante parecido com o executivo formal. A diferença é que ele abre mais espaço para que a pessoa expresse a sua personalidade, inclusive nos calçados. [1]
    • Se a sua empresa tem um código de vestimenta executivo casual, siga-o à risca. Você não precisa usar um terninho feito sob medida, mas também não é legal vestir roupas folgadas ou apertadas demais.
    • "Casual" não é sinônimo de "menos profissional"! Blusas muito decotadas e saias curtas não são adequadas.
    • Vestidos e saias que fiquem na altura dos joelhos são bem-vindos, assim como um conjunto com calça e camisa sociais.
  2. Cada vez mais empresas instituem um ou outro dia em que os funcionários podem se vestir de forma mais casual — que, muitas vezes, recebe o nome "casual Friday" ou algo do tipo (ou seja, acontece às sextas-feiras). Se for o caso de onde você trabalha, experimente peças mais variadas sem deixar o profissionalismo de lado. [2]
    • Preste atenção ao que as suas colegas usam antes de decidir vestir roupas e calçados casuais demais, como calças jeans e tênis de corrida. Se peças jeans forem aceitáveis, opte por uma mais escura (que é mais profissional que as mais claras).
  3. A barra da saia ou do vestido tem sempre que cair bem no seu corpo, além de ficar na altura dos joelhos quando você estiver de pé. Opte por cores neutras e profissionais, como azul-marinho, preto, cinza, marrom e cáqui. Por outro lado, você pode usar tons mais chamativos se o restante do seu look for discreto. [3]
    • Você até pode usar um vestido ou uma saia com fenda, desde que a barra fique abaixo dos joelhos. Mesmo assim, essa fenda não deve ser muito alta ou aberta e nem passar do joelho em si. [4]

    Dica: usar meia-calça não é obrigatório, mas dá um toque mais profissional ao look quando a saia fica na altura dos joelhos. Escolha uma que seja sutil e combine com o tom da sua pele, mas também experimente cores mais escuras de vez em quando.

  4. Calças sociais são uma opção confortável e adequada para quem não gosta de trabalhar de saia ou vestido. Use uma peça que combine com o seu corpo e cuja barra chegue até a boca dos seus sapatos. [5]
    • Usar calça é a melhor opção para quem precisa fazer algum tipo de movimento físico ou atividade manual no trabalho.
  5. Na hora de escolher a blusa ou camisa social, opte por uma peça que seja confortável, mas não justa, transparente ou decotada demais. Camisas de abotoar, blusas de tricô e até blusinhas com coletes são boas opções. [6]
    • Ao contrário do estilo executivo formal, você pode usar cores mais chamativas — isso se o código de vestimenta da empresa permitir. Aproveite para dar a sua cara ao look!
    • Peças de algodão, seda e tecidos mesclados são muito bem-vindas, mas evite usar veludo ou outros materiais com muito brilho (ou vai parecer que você está vestida para uma festa).
    • Se você precisar usar um uniforme de abotoar, guarde a barra dele dentro da calça ou saia.
    DICA DE ESPECIALISTA

    "Se você quiser um look executivo casual simples, use calças flare mais leves, uma blusinha de abotoar solta e sapatos sociais confortáveis".

    Christina Santelli

    Estilista
    Christina Santelli é proprietária e fundadora da Style Me New, um serviço de atualização de guarda-roupa em Tampa, Florida. Trabalha como estilista há mais de seis anos. Seu trabalho já foi apresentado em HSN, no Pacific Heights Wine and Food Festival e na Nob Hill Gazette.
    Christina Santelli
    Estilista
  6. Calce sapatos feitos de couro, tecido ou outro material de qualidade, como microfibra. O mais tradicional é usar peças fechadas, mas dependendo do caso você pode optar por sandálias — desde que o ambiente da empresa seja mais casual. Só evite saltos agulhas, plataformas e afins. [7]
    • Use sapatos em cores como preto, azul-marinho, marrom, bege ou cinza-acastanhado. Tons de pastel e branco não são adequados.
    • Escolha um par de sapatos que encaixe bem nos seus pés.
    • Seus sapatos não devem ser muito espalhafatosos, mas você ainda pode brincar e experimentar um pouco. Mostre a sua personalidade! Por exemplo: se o seu estilo é mais feminino, opte por um salto alto mais fino; se é mais atlético, calce mocassins.

    Dica: se você precisa andar muito no trabalho, descubra se pode usar tênis de corrida ou outro calçado mais atlético. Só não deixe de conversar com as suas colegas ou até com o seu chefe antes.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Estilo executivo casual para homens

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas empresas estão ficando um pouco mais tranquilas em relação ao código de vestimenta, mas ainda assim é melhor ser mais conservado por precaução. Se você não souber muito bem que código a sua empresa pede ou se vai participar de um evento importante, por exemplo, opte pelo clássico: camisa de abotoar, gravata e calça e sapatos sociais. Se estiver frio, inclua um blazer ou paletó que combine com as outras peças. [8]
    • Se você descobrir que está vestido além da conta, tire a gravata e o blazer ou paletó. Dependendo da temperatura, aproveite e enrole as mangas da camisa até os cotovelos!
  2. Na hora de escolher o que você quer vestir no trabalho, não tem como errar com uma camisa social branca, azul clara ou listrada (com listras discretas)! Peças de abotoar são mais tradicionais, mas polos também são aceitáveis na maioria das empresas que têm um estilo casual. O importante é que a camisa esteja bem passada e com a barra guardada debaixo da calça. [9]
    • A camisa não precisa ficar grudada no seu corpo, mas também não deve ser folgada. Qualquer peça que fique no meio termo continua sendo profissional.
    • Não use camisas ou camisetas com estampas.
    • Algumas empresas exigem que os funcionários usem uniforme. Se for o caso de onde você trabalha, cuide bem da peça (lavando e passando) e guarde a barra debaixo da calça.
  3. Algumas empresas instituem um dia da semana em que os funcionários podem ser mais casuais (como a chamada "casual Friday"), ao passo que outras seguem essa "regra" o ano inteiro . Nesses casos, você pode ser profissional e casual usando uma camisa polo ou de abotoar com uma calça cáqui ou algo do tipo. [10]
    • Se a sua empresa permite que os funcionários usem calça jeans, opte por uma peça mais escura (e, portanto, mais profissional) com sapatênis ou até mocassins. Só opte por tênis de corrida se for comum e aceitável.
  4. Você não precisa usar calças sociais se a sua empresa é mais casual, mas ainda pode combinar essas peças com as dicas de camisa acima. De qualquer forma, tecidos como cáqui ou algodão são mais comuns até nessas situações. A calça não tem que ser muito justa, mas também não deve ficar folgada. Por fim, o ideal é que a barra dela fique na altura da boca dos sapatos. [11]
    • A forma que a calça tem no seu corpo é uma maneira de você comunicar seu estilo pessoal na empresa. Por exemplo: você pode usar uma calça slim que chegue aos tornozelos para passar uma impressão mais moderna, mas também uma calça reta se preferir ser mais tradicional.
    • Calças nas cores preto, marrom, azul-marinho e cáqui são mais recomendadas, embora você possa optar por tons mais chamativos se for usar uma camisa mais tradicional. Ademais, também dá para usar calças de veludo cotelê.
    • Preste atenção ao que os seus colegas e chefes usam e só comece a vestir calças jeans se eles também vestirem. Se for o caso, opte por uma peça de tom mais escuro.
  5. Algumas empresas pedem que seus funcionários usem essas peças sobre a camisa o tempo todo, enquanto outras não fazem a exigência. Se você precisar , opte por um blazer azul-marinho, uma jaqueta de tweed, um suéter de gola V de uma cor só, uma jaqueta de veludo cotelê ou um cardigã. [12]
    • Escolha um blazer ou suéter que ajude a expressar todo o seu estilo!
    • Use uma peça mais justa, principalmente se você optar pelo suéter ou cardigã. O blazer, por sua vez, pode ficar um pouco mais folgado.
    • Se você decidir usar um suéter de gola V, escolha uma peça que deixe somente a gola da camisa em si visível. [13]
    • Não use blazers pretos, pois eles são formais demais.

    Dica: você provavelmente não vai ter que usar blazer se estiver de uniforme, visto que a peça tem a logo da empresa (que precisa ficar visível o tempo todo).

  6. Escolha um par que não esprema os seus dedos ou aperte os seus calcanhares, ou você vai ficar mancando (e acabar com qualquer semblante de profissionalismo). As opções mais comuns para quem tem um estilo executivo casual são mocassins ou sapatos náuticos de couro. Experimente e escolha o seu favorito! [14]
    • Escolha sapatos de cores mais tradicionais, como azul-marinho, preto ou marrom.
    • Dependendo da situação e da empresa, você também pode usar tênis que sejam feitos especificamente para quem tem um estilo elegante. Nesse caso, escolha um par marrom ou de outra cor escura.
    • Profissionais que fazem muito trabalho manual, como estoquistas em lojas, podem usar tênis de corrida. Se for o seu caso, dê uma olhada no que os seus colegas e chefe usam antes de escolher o par ideal.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Estilo executivo formal para mulheres

PDF download Baixe em PDF
  1. Nenhuma profissional deve usar roupas provocadoras ou chamativas demais. Portanto, vista saias que fiquem na altura dos joelhos e cubram as suas coxas quando você estiver sentada — e nunca use camisas muito decotadas ou com transparência.
    • Além do mais, não use roupas apertadas ou folgadas demais e nem deixe as suas peças íntimas à mostra (nem mesmo as alças do sutiã, por exemplo).
    • Você pode usar saias com fendas, desde que elas fiquem no meio da parte posterior e não passem do joelho. Esse detalhe é útil porque facilita certos movimentos, como subir escadas. Não vista peças que deixem as suas pernas visíveis.
  2. Em empresas que cobram um estilo executivo formal dos funcionários, o terninho com saia é o traje mais comum para mulheres — ou seja, uma camisa, um blazer e uma saia que combinem. Mais uma vez, a saia deve ficar na altura dos joelhos e cobrir as suas coxas quando você se sentar. [15]
    • Saias mais longas também são adequadas, desde que não afetem os seus movimentos e não sejam muito apertadas ou esvoaçantes. [16]
    • Escolha peças pretas ou de outras cores escuras se o seu estilo é executivo formal.
  3. O terninho feminino clássico também é uma alternativa confortável. Escolha um conjunto de camisa, blazer e calça que caia bem no seu corpo. [17]
    • O ideal é que o blazer vá mais ou menos até a altura dos seus quadris e a calça chegue perto da boca dos seus sapatos, além de não ficar apertada na região do bumbum e das coxas quando você se sentar.
    • Usar um blazer mais justo também é uma boa alternativa, mas ele precisa combinar com a calça.
    • Use terninhos feitos com tecidos de qualidade, como lã (pura ou mesclada), materiais sintéticos ou afins.
  4. Na hora de escolher a camisa do terninho, opte por uma peça com ou sem mangas e que seja feita com material de qualidade (algodão, seda ou um mesclado). Além disso, você também tem a opção de escolher um suéter de tricô. [18]
    • Escolha uma camisa que não seja apertada ou decotada e nem tenha transparência.
    • A camiseta precisa ser feita de um material de qualidade, como algodão, seda ou um mesclado. Não use nada de veludo ou outros tecidos com brilho!
    • Camisas e blusas neutras são mais bem-vindas para quem tem um estilo executivo formal, mas você pode mostrar toda a sua personalidade a partir do corte da peça. Por exemplo: vista uma camisa estruturada com gola canoa se o seu estilo é mais elaborado e elegante ou uma blusa esvoaçante por baixo do blazer se ele é mais feminino e romântico.
  5. Um vestido mais tradicional é uma ótima opção para ir trabalhar, ainda mais quando o dia está quente. O ideal é que ele fique na altura dos seus joelhos ou das panturrilhas. Evite peças muito longas, pois elas são formais além da conta.
    • Não use vestidos de frente única, com alcinhas ou de decote cavado. Por outro lado, vestidos sem mangas ou com mangas longas ou curtas são bem-vindos.
    • Se o dia estiver mais frio, você pode até colocar uma jaqueta por cima do vestido!
    • Use vestidos de cores neutras, como preto, marfim, marrom, marrom-claro, cinza e azul-marinho.

    Dica: você pode usar uma anágua por baixo do vestido para afinar a sua silhueta.

  6. Usar meia-calça em ambientes de estilo executivo formal é de bom tom, ao passo que deixar as pernas à mostra é mais casual. Contudo, isso depende da empresa e pode não ser o caso do local onde você trabalha. [19]
    • Se você decidir usar meia-calça, escolha uma peça de cor sólida e sem estampa.
    • O ideal é usar meias-calças transparentes, que são mais tradicionais. A peça até pode ser mais escura se combinar com o vestido, a saia e os sapatos, mas não use nada opaco.
  7. Profissionais que seguem um estilo executivo formal têm a opção de calçar sapatos de salto alto fechados de até 10 cm de altura. Não use sandálias, saltos agulhas ou plataformas ou tamancos! [20]
    • Calce sapatos feitos de couro, tecido ou microfibra para criar um look mais profissional.
    • Se a sua empresa tem um estilo executivo formal, opte por sapatos mais discretos.
    • No fim das contas, a sua principal prioridade deve ser andar sem dificuldades. Não escolha sapatos que deixem você mancando por aí!

    Dica: escolha sapatos que combinem com a sua bolsa. Você vai ficar muito mais elegante!

    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Estilo executivo formal para homens

PDF download Baixe em PDF
  1. Homens que têm um estilo executivo formal costumam optar pelo conjunto de blazer, gravata e camisa, calça e sapatos sociais. Se for o seu caso, escolha peças de cores mais tradicionais (preto, cinza, azul-marinho etc.). O material também é importante, pois deve combinar com o tempo: mais pesado em dias frios e mais leves (mas ainda profissionais) em dias quentes. [21]
    • O seu terno pode ficar justo, mas não apertado ou folgado além da conta. Do contrário, você vai ficar desconfortável e parecer desarrumado.
    • Preste atenção ao que os seus colegas vestem e use-os como base.

    Dica: vá a um alfaiate que possa tirar as suas medidas e sugerir peças específicas para o seu corpo. Você pode até não seguir as dicas dele, mas pelo menos vai ter uma ideia clara do seu tamanho (o que facilita as coisas no futuro).

  2. A sua calça deve sempre ficar mais justa na cintura, nunca folgada. Além disso, leve as peças do seu guarda-roupa a um alfaiate que consiga ajustar as barras — de modo que elas cubram as meias e encostem na boca dos seus sapatos. [22]
    • Existem três modelos principais de calças: de corte tradicional (mais relaxadas nas coxas e pernas), de corte reto (um pouco mais justas, mas não tanto ) e de corte slim ( bem mais justas nos tornozelos). Todas são adequadas para ambientes de trabalho.
    • Não use calças cáqui ou de veludo cotelê, que são materiais mais casuais.
  3. O ideal é que você use um blazer ou paletó mais justo, embora isso não seja uma exigência com calças e camisas. Além disso, usar peças um pouco mais largas sobre a camisa também é aceitável. [23]
    • Se o seu blazer tem dois botões, só feche o de cima; se tem três, feche somente o do meio. Isso não só é uma questão de estilo, mas também facilita os movimentos. [24]
    • Desabotoe o blazer quando você for se sentar. Do contrário, o tecido pode enrugar ou os botões podem acabar estourando com a pressão.
    • Algumas empresas não exigem que os funcionários usem blazer ou paletó. Em caso de dúvida, opte por uma calça social e uma peça do tipo que combinem em termos de cor.
  4. Além do terno, a peça que mais combina com situações formais é a camisa social. As brancas são as mais recomendadas, mas tons de pastel também são interessantes. Por fim, a camisa também pode ter listras sutis.
    • Sempre coloque a barra da camisa dentro da calça.
    • Não use camisas com cores muito chamativas, como amarelo, cor de laranja e vermelho.
    • Se você não souber se uma camisa está caindo bem no seu corpo, converse com um alfaiate e peça para ele fazer os devidos ajustes.
  5. Você pode usar a gravata como uma expressão da sua criatividade, mas ela ainda precisa ter uma cor mais tradicional e discreta. Embora gravatas com estampas simples ou cores sólidas sejam as mais recomendadas, também há a opção de personalizar o seu look com peças de tons diferentes, detalhes um pouco mais destacados e larguras variadas. [25]
    • Não use gravatas de cores muito fortes ou estampas detalhadas. Elas vão acabar roubando o foco de todo o seu look.
    • Não aperte a gravata demais! A ponta dela deve ficar logo acima do cinto.
    • Você não precisa perder tempo tentando aprender a dar nós elaborados ou complicados: no geral, eles só afetam o comprimento e a largura da gravata. Qualquer um serve em situações de estilo executivo formal.
  6. Os sapatos sociais mais recomendados para ambientes profissionais são pretos ou de couro marrom. Ademais, lembre-se de engraxar os seus pares a cada duas ou três semanas para manter o brilho. [26]
    • Escolha sapatos sociais que sejam no máximo 1,5 cm mais longos que os seus pés. Não se esqueça de que eles têm um corte diferente de outros tipos de calçados. Além disso, guarde-os na caixa original sempre que não estiver usando — para proteger sua aparência original.
    • Sempre use meias sociais na hora de calçar os sapatos. Nem pense em usar meias comuns de algodão!

    Dica: você pode comprar algumas shoe trees , armações de madeira que preservam a forma dos sapatos quando eles não estão em uso.

    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Usando acessórios

PDF download Baixe em PDF
  1. É normal querer exibir aquele seu relógio de pulso ou pingente caríssimo! Mesmo assim, tenha muito cuidado na hora de usar acessórios: é melhor optar por poucas peças, mas que sejam profissionais, do que se encher de joias que acabem roubando todo o foco do seu look. [27]
    • Por exemplo: use abotoaduras (se você é homem), brincos de pérolas (se é mulher) e pingentes.
    • Quaisquer lenços, chapéus e afins também precisam ser tradicionais e de qualidade.
    • Muitas empresas mais conservadoras pedem que os funcionários tirem piercings que não estejam nas orelhas, bem como disfarcem suas tatuagens.
  2. Cintos com fivelas muito chamativas não combinam com ambientes profissionais. Evite também acessórios de cores chamativas ou cheios de incrementos, como lantejoulas. [28]
  3. Você não precisa gastar os olhos da cara para ter uma pasta adequada para guardar as suas coisas! O importante é que ela tenha um aspecto profissional, não importa o preço. [29]
    • Compre uma maleta ou pasta de couro.
    • Mulheres que andam com bolsa devem escolher acessórios pequenos, simples e que não criem contraste com a maleta ou pasta em si. Se necessário, guarde a bolsa menor dentro da maior.
  4. Faça um bom penteado todo dia antes de sair de casa. Se você tem barba ou bigode, apare os pelos com frequência. Por fim, quem passa maquiagem não deve exagerar: é melhor optar por algo mais sutil. [30]
    • Quem passa maquiagem pode usar um pouco de corretivo ou base, blush, uma sombra fosca neutra, rímel e um batom discreto.
    • Se você tem cabelo longo, prenda-o em um coque ou rabo de cavalo bem feito. Não pinte os fios com cores extravagantes e nem adote cortes ou penteados radicais demais, pois isso ainda é visto com maus olhos no mundo profissional.
    • Se você tem o costume de passar perfume, só borrife um pouco nos pulsos (para não ficar com um cheiro muito forte e enjoativo).
  5. Crie o hábito de esfregar a parte de baixo das unhas sempre que for tomar banho. Se você passa esmalte, escolha cores neutras e que combinem com o seu look. Por fim, não coloque unhas postiças — principalmente se elas forem muito longas.
    • Não passe esmalte de cores muito extravagantes ou diferentes em cada unha.
  6. Qualquer relógio de pulso que você decida usar no trabalho deve ser discreto, mas ainda ter qualidade. Opte por um acessório com pulseira de metal ou couro, ponteiros ou tela fácil de ler e de um estilo que combine com o seu gosto pessoal. [31]
    • Você pode até ter condições de comprar relógios caros e extravagantes, daqueles com diamantes encrustados, mas não adianta tentar usar nada do tipo no trabalho.
    Publicidade

Dicas

  • Se você ainda tiver dúvida em relação ao que vestir na empresa, converse com o seu chefe e pergunte o que ele recomenda.
  • Lembre-se de que as roupas ideais dependem bastante do contexto. Por exemplo: se a empresa onde você trabalha é mais casual, mas vai promover um evento profissional, é melhor usar roupas mais formais.
Publicidade
  1. https://www.forbes.com/sites/lisaquast/2014/05/26/dont-take-casual-fridays-too-casually/
  2. https://www.businessinsider.com/a-mans-guide-to-business-casual-2013-9
  3. https://www.businessinsider.com/what-business-casual-really-means-2014-8
  4. http://www.gq.com/style/wear-it-now/201009/new-business-casual-september-gq-style#slide=7
  5. https://www.businessinsider.com/what-business-casual-really-means-2014-8
  6. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  7. http://career.vt.edu/job-search/presenting_yourself/interviewing/interview-attire.html
  8. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  9. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  10. https://emilypost.com/advice/attire-guide-dress-codes-from-casual-to-white-tie/
  11. http://career.vt.edu/job-search/presenting_yourself/interviewing/interview-attire.html
  12. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  13. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  14. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  15. http://www.businessinsider.com/buttoning-a-suit-jacket-2014-4#!JGsnt
  16. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  17. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  18. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  19. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  20. https://cpd.degroote.mcmaster.ca/student-services/mba-dress-code/business-formal-attire/
  21. http://career.vt.edu/job-search/presenting_yourself/interviewing/interview-attire.html
  22. https://www.artofmanliness.com/articles/mans-guide-wristwatches-choose-watch/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 734 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade