PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seu ego é a parte da mente responsável pelos julgamentos que você faz sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. Às vezes, ele pode se mostrar frágil, especialmente quando seu senso de autoestima é desafiado por um fracasso ou pelos comentários ou comportamento de outra pessoa em relação a você. Felizmente, há medidas que você pode tomar para manter seu ego sob controle e se recuperar depois de ser atingido. Há também maneiras específicas de lidar com contratempos emocionais em um ambiente profissional.

Método 1
Método 1 de 3:

Controlando seu ego

PDF download Baixe em PDF
  1. É saudável e natural ficar chateado quando seu ego é atingido. Na verdade, emoções como a raiva geralmente são o resultado da resposta do ego a uma ameaça percebida e do envio de uma mensagem ao corpo de que sua mente está em perigo. Nesses contextos, é importante evitar que suas emoções, especialmente a raiva, tirem o melhor de você. Quando você age ou fala com raiva, indignação ou defesa, provavelmente acabará aumentando a situação que agravou seu ego. [1]
    • Se possível, pare um momento para recuperar o fôlego antes de responder ou reagir ao que feriu seu ego.
    • Inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca. Repita essa sequência algumas vezes.
    • Levante-se e movimente-se, se você puder. Exercícios vigorosos podem ajudar a reduzir imediatamente a intensidade das emoções dolorosas.
  2. Por exemplo, quando você ficar chateado, tente imaginar seu ego como a voz em sua cabeça que está correndo e gritando: "Isso é um ultraje!", "Não é justo!" e "Eu tenho que fazer alguma coisa!" Até que você tenha controlado suas emoções, não aja de acordo com essa voz. [2]
    • Se você preferir a razão ao humor, simplesmente pense consigo mesmo: "meu ego foi ferido, mas depende inteiramente de mim como vou reagir".
    • Reconhecer e validar sua própria autonomia dessa forma fará com que você se sinta menos como vítima e mais capaz de responder a uma situação sem que seu ego complique ainda mais as coisas.
  3. Em termos mais simples, reclamar não ajudará em nada. As reclamações farão com que sua mente fique remoendo os aspectos negativos de tudo o que levou ao seu ego ferido. Portanto, você não deve apenas evitar reclamar com os outros, mas também tentar evitar reclamar consigo mesmo. [3]
    • Quando você se sentir começando a dizer ou pensar em uma reclamação, lembre-se de que há maneiras melhores de lidar com a situação.
    • Em vez de permitir que você continue pensando coisas como: "Não acredito que eles fizeram isso comigo!", pense mais objetivamente sobre a situação real e o que foi dito.
  4. Se você percebeu que seu ego foi ferido, isso é uma coisa boa! Isso significa que você tem consciência de si mesmo e que reconhece que não é o seu ego e que o sentimento passará. Você pode se lembrar disso como algo fortalecedor. [4]
    • Aumentar a consciência de suas emoções melhorará sua capacidade de lidar com elas. Você também pode chamar a atenção do seu ego reconhecendo quando ele tenta influenciar seus pensamentos e sentimentos.
    • Pense em suas emoções como a dor crescente do crescimento mental. À medida que se torna mais consciente do seu ego, você pode se pegar pensando "nossa, meu ego está sendo bobo", em vez de ficar magoado ou chateado em determinados cenários.
  5. Acredite você ou não, essa é uma das melhores maneiras de transformar emoções negativas em positivas. Quando você pensa e diz coisas que refletem gratidão, pode realmente fazer com que se sinta melhor. Experimente. [5]
    • Pense com você mesmo: "É uma pena que eu esteja me sentindo assim agora, mas sou grato pelo fato de que testemunhar meu chefe nos tratando dessa forma servirá como um lembrete para não tratar outras pessoas dessa maneira".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Como você se recupera de um golpe no seu ego

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez um amigo tenha dito coisas desagradáveis sobre sua série de selfies de moda. Ou um crítico de arte tenha expressado sua confusão sobre sua abordagem à pintura. Ou você não entrou para o time de futebol, apesar de ter se esforçado ao máximo. Nesses casos, a melhor resposta é você se esforçar, fazer algumas flexões (figurativa ou literalmente) e voltar a trabalhar para aperfeiçoar sua arte. [6]
  2. Quando algo abala o seu ego, admitir isso para outra pessoa não só pode ser bom, como também pode levar a uma motivação renovada para colocar sua mente de volta nos trilhos. Não importa se você está falando com um mentor no local de trabalho, um amigo próximo ou um profissional de saúde mental. [7]
    • Se você estiver hesitante em falar com alguém, mas não para de pensar em algo que aconteceu, lembre-se de que é um sinal de maturidade emocional se você for capaz de admitir quando está chateado.
    • Simplesmente chame alguém em quem você confia de lado em algum momento e diga algo como: "Puxa, o James disse algo mais cedo que realmente mexeu comigo. Ainda estou pensando sobre isso e gostaria de desabafar com você. Podemos conversar por um minuto?"
  3. Pode ser útil e motivador refletir sobre você mesmo. Na verdade, muitas pessoas são motivadas por experiências de derrota ou humilhação para examinar seu comportamento anterior ou nível de esforço e fazer ajustes para evitar que uma experiência semelhante aconteça novamente. [8]
    • Para ajudar você a refletir, faça a si mesmo perguntas como: "O que eu poderia ter feito de diferente para evitar isso?"
    • Dessa forma, você pode desafiar a si mesmo a abordar o assunto de forma saudável e produtiva, refletindo sobre ele sem a ajuda de outra pessoa.
  4. Por mais importantes que sejam a conversa e a reflexão honestas, também é importante que você siga em frente logo após receber um golpe no ego. Aborde e gerencie suas emoções e, em seguida, concentre-se em outros aspectos de sua vida. [9]
    • Pensar demais no que poderia ter sido, ou em como algo poderia ter sido diferente, prolongará seu desconforto e impedirá que você gaste seu tempo pensando e fazendo coisas mais produtivas.
    • Sempre que surgir um pensamento sobre o qual você não quer pensar, simplesmente afaste-o. Não fique frustrado se ele continuar surgindo, apenas respire fundo e concentre-se em outra coisa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Recuperação de um golpe profissional

PDF download Baixe em PDF
  1. Especialmente em um ambiente profissional, é importante que, após um golpe no seu ego, você se concentre imediatamente no futuro. Seus superiores não estão pensando em retrospectiva, e você também não deveria estar. [10]
    • Foque no que precisa acontecer em sua carreira para colocar as coisas de volta nos trilhos ou dar o próximo passo para atingir suas metas profissionais.
    • Embora as especificidades variem, o importante é que você se concentre em se preparar para seguir em frente com um projeto ou carreira em vez de se sentir envergonhado ou amargurado.
  2. Então você foi demitido? Seu colega de trabalho conseguiu aquela promoção que você estava esperando? Um revés profissional pode afetar muito o seu ego, em parte porque pode afetar consideravelmente o seu dia a dia, ou você pode ser constantemente lembrado de algo que o está incomodando. Dito isso, seu trabalho não é toda a sua vida e nem deveria ser. [11]
    • Interprete uma perda de emprego, por exemplo, como uma circunstância infeliz em vez de uma inadequação pessoal. Mesmo que a perda do emprego tenha sido culpa sua, cabe a você lidar com o que levou à perda e procurar um novo emprego.
  3. Se um de seus colegas conseguiu o contrato que você esperava conseguir, por exemplo, faça o possível para não ficar contra ele. Dependendo do contexto, pode ser totalmente justo sentir-se melindrado por um tempo, mas isso não deve influenciar a forma como você interage com os outros em um ambiente profissional. [12]
    • Faça questão de parabenizar as pessoas ao seu redor pelo sucesso delas, mesmo que às vezes isso ocorra às suas custas.
    • Tenha em mente que tratar os outros com respeito o tempo todo reflete positivamente em seu caráter e que seus colegas perceberão e admirarão o comportamento amigável.
  4. Depois de um fracasso profissional embaraçoso, você pode se pegar questionando sua capacidade de atingir as metas para as quais está trabalhando. Sempre que você começar a se sentir assim, corrija imediatamente seu pensamento lembrando a si mesmo que um revés e um ego ferido não são suficientes para tirá-lo de seu plano de longo prazo. [13]
    • Dito de outra forma, não deixe que um golpe temporário em seu ego mude a visão que você tem de seu próprio potencial.
    • Mesmo que você tenha de fazer alguns ajustes de curto prazo, lembre-se de que muitas pessoas bem-sucedidas enfrentaram sérios contratempos antes de "conseguir".
    • Um caso em questão: Michael Jordan já foi cortado de um time de basquete. Imagine se ele nunca mais tivesse jogado em um time porque seu ego sofreu um golpe?
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 702 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade