Baixe em PDF Baixe em PDF

A maconha tem a reputação de ser uma droga leve, mas a verdade é que você ainda pode ter sintomas de abstinência, principalmente se tiver consumido a droga por um longo período de tempo. Na verdade, uma desvantagem da maconha é que a droga tende a permanecer no seu sistema por mais tempo do que outras drogas. No entanto, você pode tomar medidas para ajudar a lidar com os sintomas. Por exemplo, você pode conversar com seu médico sobre como ele pode ajudar. Além disso, você pode tentar algumas soluções caseiras que podem ser benéficas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Lidando com as mudanças de humor

Baixe em PDF
  1. Uma ação que pode ajudar você a lidar com os sintomas de abstinência é reduzir gradualmente o consumo em vez de parar de vez. Em alguns casos, isso pode ajudar a reduzir o número de sintomas de abstinência que você tem, bem como a gravidade desses sintomas.
    • Converse com seu médico sobre o melhor método para deixar de usar maconha lentamente.
    • Você pode tentar reduzir a ingestão em uma ou duas semanas ou, no caso de uso especialmente intenso, ao longo de um mês.
  2. O exercício é uma ótima maneira de lidar com qualquer ansiedade que você possa estar sentindo. Também pode ajudar você a lidar com a depressão. Além disso, ele pode distrair você da tentação de querer voltar a usar maconha.
    • Tente se exercitar um pouco todos os dias para ajudar você a liberar um pouco de sua ansiedade. Você pode caminhar, correr, ir à academia, nadar ou andar de bicicleta. Você também pode convidar amigos para jogos de basquete ou futebol.
  3. Se você estiver se sentindo deprimido, ansioso ou inquieto, a meditação ou a respiração profunda podem ajudá-lo a lidar com esses sentimentos. A meditação ajuda você a se concentrar no corpo e a voltar ao presente em vez de se perder em seus pensamentos.
    • Para uma meditação simples, experimente a respiração profunda. Quando você se sentir ansioso ou estressado, feche os olhos por um momento. Inspire lentamente pelo nariz, contando até quatro. Segure a respiração por quatro segundos e, em seguida, expire lentamente, contando até quatro. Repita o exercício até que você sinta que parte do estresse está indo embora.
  4. Conforme observado, a depressão é um dos sintomas de abstinência mais comuns. Para ajudar a lidar com isso, você pode precisar de ajuda médica por alguns meses. Um antidepressivo pode ajudar a animá-lo e fazer com que o sintoma de abstinência tenha menos efeito sobre você. [1]
    • Seja honesto com seu médico sobre o motivo pelo qual você deseja o antidepressivo. O médico precisa saber se você ainda pode ter maconha no organismo. Não se preocupe; as leis de privacidade o protegem de processos judiciais, mesmo que você more em um estado onde o uso de maconha ainda é ilegal. A única exceção a essa regra é que, se o seu médico achar que você pode estar participando de abuso ou negligência em relação ao uso de maconha, ele poderá denunciar o fato à polícia.
  5. Se você estiver tendo problemas constantes para dormir, um medicamento para o sono pode ser apropriado. Um medicamento de venda livre pode ser suficiente, mas converse com seu médico sobre qual é a melhor opção para você. Seu médico pode estar disposto a lhe dar um medicamento com prescrição para poucas semanas de uso.
  6. É provável que você se sinta mais irritado do que o normal quando estiver se abstendo da maconha. Isso pode fazer com que você se irrite com as pessoas se não tomar cuidado. Preste atenção às suas emoções e, quando você começar a ficar com raiva ou irritado, tome medidas para mudar a situação. [2]
    • Por exemplo, você pode respirar fundo várias vezes ou contar até dez para se acalmar.
    • Você também pode se afastar de conflitos. Diga à pessoa que você precisa de alguns minutos para se acalmar.
    • Discuta o que está acontecendo com seus amigos e familiares para que eles saibam por que você pode estar mais irritado.
    • Peça desculpas quando você cometer um erro. É provável que você se irrite com alguém e, quando isso acontecer, não deixe de pedir desculpas.
  7. Quando o estresse e a ansiedade começarem a dominá-lo, reserve um tempo para fazer algo que você goste e que o relaxe (não fumar maconha, é claro!). Tirar um tempo só para você pode ajudar a aliviar esses sintomas e fazer com que você se sinta melhor em geral.
    • Por exemplo, você pode tomar um banho quente e relaxante com velas. [3]
    • Você também pode ler um romance ou passar algum tempo cozinhando ou cuidando do jardim.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tratamento de alterações físicas

Baixe em PDF
  1. Acetaminofeno/paracetamol (Tylenol) ou AINEs como ibuprofeno e naproxeno sódico (Advil, Motrin, Aleve) podem ajudar com alguns dos sintomas de abstinência da maconha. Por exemplo, eles podem ajudar com qualquer dor ou cefaleia que você possa sentir, bem como com a sudorese e a febre.
    • Certifique-se de seguir o cronograma recomendado para tomar acetaminofeno, pois o consumo excessivo pode causar danos ao fígado.
  2. Algumas pessoas sentem náusea durante a abstinência. Se você estiver tendo esse problema, pode começar experimentando medicamentos de venda livre para o estômago, como carbonato de cálcio (Tums) ou subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol).
    • Se esses medicamentos não funcionarem para você, talvez seja necessário tomar medicamentos prescritos. Nesse caso, converse com seu médico. [4]
  3. Muitas vezes, a náusea pode ser agravada pelo cheiro dos alimentos. Uma maneira de resolver esse problema é pedir a outra pessoa que cozinhe para você. Se isso não for possível, tente se ater a alimentos que você possa comer frios por um tempo, pois eles não terão tanto cheiro. [5]
  4. Se você estiver com problemas de congestão, um anti-histamínico pode ajudar com esse problema. Muitos anti-histamínicos estão disponíveis sem receita médica e você pode tomar qualquer um que considere benéfico. [6]
    • Os anti-histamínicos estão disponíveis em fórmulas tradicionais que podem deixar você sonolento (como a difenidramina) e em fórmulas que não deixam você sonolento, como a loratadina (Claritin), a fexofenadina (Allegra) e a cetirizina (Zyrtec).
  5. A transpiração pode fazer com que você perca mais água do que o normal, deixando-o desidratado. A desidratação pode piorar os espasmos e as dores musculares, portanto, certifique-se de que você esteja bebendo muitos líquidos claros enquanto estiver em abstinência. [7]
    • Também é uma boa ideia evitar a cafeína. A cafeína pode desidratar você.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Conversando com um médico

Baixe em PDF
  1. Se você fez uso excessivo de drogas por longos períodos de tempo, pode ser útil passar por um programa de reabilitação que supervisione a retirada da droga. Isso pode ajudar a tornar a transição mais fácil. Se você é um usuário leve, talvez não seja necessário, mas converse com um médico sobre suas opções. [8]
    • Essa opção pode ser especialmente útil se você tiver algum transtorno mental que possa agravar os sintomas de abstinência. Também pode ajudar se você mora em um local onde as drogas estão facilmente disponíveis ou se já tentou parar de fumar várias vezes e não conseguiu.
  2. Em alguns casos, a ingestão de doses de THC sintético oral pode ajudar nos sintomas de abstinência. [9] Essencialmente, ele oferece uma maneira controlada de você se livrar lentamente da droga e, às vezes, é usado em programas de reabilitação. [10]
    • O THC sintético (Marinol) é produzido em laboratório. O THC é uma das substâncias químicas ativas da maconha. O THC sintético está disponível em forma de pílula e você precisará de receita médica. Nem todos os médicos estão dispostos a prescrever esse medicamento para pessoas que fizeram uso intenso de maconha. No entanto, como se trata de um comprimido, é mais fácil controlar a dosagem.
  3. Embora grande parte da maconha seja eliminada do seu sistema com relativa rapidez, pode levar algum tempo (meses) para que tudo seja eliminado. Você precisará estar preparado para lidar com esse período, tratando os sintomas à medida que surgirem. [11] Entretanto, a maioria dos sintomas de abstinência deve se dissipar após duas semanas; se isso não acontecer, fale com seu médico novamente. [12]
    • Pode ser útil participar de um grupo de apoio, pois outras pessoas estarão passando pelas mesmas coisas que você. Elas podem ajudar você a superar o período de abstinência.
    • Converse com um terapeuta especializado em uso de substâncias se você puder, pois ele poderá lhe dar estratégias eficazes para superar seus sintomas.
    • A maconha tem um longo período de abstinência porque a droga é armazenada nas células de gordura, o que a torna mais difícil de ser eliminada do que as drogas solúveis em água.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 814 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade