Se você tem diabetes tipo 2, obesidade, uma condição inflamatória ou metabólica, pode se beneficiar do uso de berberina a curto prazo. Ela também pode proteger você contra doenças autoimunes, doenças cardíacas e complicações comuns do envelhecimento. Essa substância química é encontrada em várias plantas, incluindo hidraste, uva do Oregon e bérberis. Essencialmente, ele ativa uma enzima em seu corpo que é responsável por regular como a energia é produzida e usada. A forma como ela ativa essa enzima é semelhante à forma como o exercício desencadeia o aumento da força e a perda de peso. [1] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte Antes de começar a tomar berberina, converse com seu médico para ter certeza de que ela não interferirá em nenhum medicamento que você esteja tomando atualmente. [2] X Fonte de pesquisa Se você fizer modificações no estilo de vida enquanto estiver tomando berberina, provavelmente terá melhores resultados. [3] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Avalie sua saúde e quaisquer condições médicas crônicas que você tenha. A berberina foi estudada e considerada eficaz para tratar várias condições médicas relacionadas ao metabolismo e à inflamação. Especificamente, você pode se beneficiar de um suplemento de berberina se tiver: [4] X Fonte de pesquisa
- Diabetes tipo 2;
- Obesidade;
- Síndromes metabólicas;
- Colesterol alto;
- Doença hepática gordurosa, especificamente doença hepática gordurosa não-alcoólica [5] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte ;
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Problemas inflamatórios e autoimunes (como artrite reumatoide ou síndrome do intestino irritável);
- Pressão arterial elevada. [6] X Fonte de pesquisa
Dica: A berberina também pode ajudar a tratar a obesidade se combinada com mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios. A substância química também pode reduzir o risco de câncer.
-
Pergunte ao seu médico sobre como tomar um suplemento de berberina. Antes de começar a tomar berberina, pergunte ao seu médico se o suplemento traria benefícios a você ou melhoraria sua condição. Se o seu médico não estiver familiarizado com a berberina, talvez você queira procurar outro profissional de saúde especializado em medicina holística, natural ou alternativa. [7] X Fonte de pesquisa
- Se você estiver consultando especialistas para o tratamento de uma condição específica, informe-os de que você pretende tomar o suplemento.
-
Informe seu médico sobre todos os medicamentos e suplementos que você está tomando atualmente. A berberina tem o potencial de interagir com diversos medicamentos prescritos, principalmente antibióticos. Antes de começar a tomar berberina, certifique-se de que todos os medicamentos que você está tomando atualmente continuarão a ter os efeitos desejados. [8] X Fonte de pesquisa
- Se você estiver tomando um medicamento apenas temporariamente, talvez seja melhor esperar até que termine de tomá-lo antes de começar o uso de berberina. Por exemplo, se você estiver tomando antibióticos para eliminar uma infecção, é melhor esperar até terminar a rodada de antibióticos antes de começar a tomar berberina.
- Se você estiver tomando algum medicamento que atue da mesma forma ou de forma semelhante à berberina, os dois podem interagir um com o outro. Você pode ter efeitos colaterais mais significativos do que teria, pois os efeitos do medicamento e do suplemento seriam intensificados.
Publicidade
-
Escolha um suplemento oral de berberina de qualidade. Normalmente, a berberina vem em forma de cápsula que você toma por via oral. Entretanto, como acontece com qualquer tipo de suplemento, as diferentes marcas podem variar em sua dosagem, pureza e valor geral. Os suplementos que contêm outros produtos químicos ou ingredientes inativos podem causar efeitos colaterais adicionais que você não experimentaria com uma variedade mais pura. Peça ao seu médico ou farmacêutico que recomende uma marca.
- Se um suplemento contiver outros ingredientes ativos, certifique-se de que essas ervas ou produtos químicos não interajam com outros medicamentos ou suplementos que você esteja tomando atualmente. Por exemplo, você pode encontrar um suplemento para diabetes tipo 2 que inclua berberina juntamente com outras ervas que se mostraram promissoras no tratamento do diabetes, como a canela.
- Pesquise a marca do suplemento na Internet e leia as avaliações sobre seus produtos. Isso ajudará você a avaliar melhor a reputação da marca.
Dica: Veja as avaliações em sites de terceiros. As avaliações no site da marca são escolhidas a dedo e usadas para fins de marketing. Raramente você encontrará uma avaliação negativa no site de uma marca, embora possa haver muitas por aí.
-
Tome 500 mg de berberina 3 vezes ao dia. Normalmente, a berberina vem em cápsulas de 500 mg. A dosagem mais comum é de 1 cápsula tomada 3 vezes ao dia com as refeições, para um total de 1500 mg de berberina por dia. [9] X Fonte de pesquisa
- Sempre tome berberina com alimentos. Isso reduzirá a dor de estômago e o desconforto que você poderia sentir.
- Você pode começar com uma dosagem menor e aumentar gradualmente a dosagem até chegar a 1500 mg. Por exemplo, você pode começar com 500 mg por dia durante uma semana, depois aumentar a dosagem para 1.000 mg em doses de 500 mg duas vezes ao dia na semana seguinte e, em seguida, iniciar a dosagem completa na terceira semana.
- Se o seu médico indicar uma dosagem diferente para você tomar, siga as instruções dele, mesmo que sejam diferentes das instruções no frasco do suplemento.
-
Monitore os efeitos colaterais. Os efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo diarreia, constipação e inchaço ou desconforto intestinal, são os mais comuns do uso da berberina. No entanto, dependendo da sua saúde geral e de outros medicamentos que esteja tomando, você pode apresentar efeitos colaterais diferentes após tomar berberina. [10] X Fonte de pesquisa
- Tipicamente, os efeitos colaterais desaparecerão se você diminuir a dosagem. Se você estiver tomando apenas 500 mg ou menos por dia e ainda sentir efeitos colaterais incômodos, talvez seja melhor parar de tomar berberina.
-
Pare de tomar berberina após 6 meses. Os ensaios clínicos com berberina geralmente não duram mais de seis meses e os pesquisadores não avaliaram o uso do suplemento a longo prazo. Por esse motivo, provavelmente é mais seguro parar de tomar o suplemento e monitorar sua saúde após 6 meses. [11] X Fonte de pesquisa
- Se houver o retorno de algum sintoma que desapareceu quando você estava tomando berberina, considere tomá-la novamente por mais um ciclo de 6 meses. Entretanto, converse com seu médico novamente antes de fazer isso.
- Se você decidir iniciar outro ciclo de berberina, espere pelo menos 2 meses entre os ciclos.
Publicidade
-
Faça até 150 minutos de atividade física moderada por semana. A berberina atua no metabolismo do seu corpo de forma semelhante ao exercício físico. Você pode aumentar esse efeito fazendo meia hora de exercícios moderados pelo menos cinco dias por semana. [12] X Fonte Confiável American Heart Association Ir à fonte
- Se você não tem o hábito de se exercitar regularmente, caminhadas rápidas são uma boa maneira de começar. Caminhe por 5 ou 10 minutos pela manhã, depois faça outra caminhada após o almoço e outra à noite, após o jantar.
- Considere fazer uma aula de ioga ou Pilates. Ao contrário da crença popular, você não precisa ser superflexível para começar a praticar ioga ou Pilates — há muitas modificações disponíveis para corresponder à sua flexibilidade e ao seu nível de condicionamento físico.
Dica: Convide um amigo para caminhar ou se exercitar com você para que possa socializar enquanto se exercita. Fazer exercícios com um amigo também o torna mais responsável e, portanto, é menos provável que você falte a uma sessão simplesmente porque não está com vontade.
-
Coma mais vegetais, frutas e grãos integrais. Uma dieta saudável com menos alimentos processados melhorará sua saúde geral e ajudará a garantir que você obtenha o máximo de benefícios de um suplemento de berberina. Os vegetais e as frutas também acrescentam fibras à sua dieta, o que facilitará o controle de qualquer problema gastrointestinal. [13] X Fonte de pesquisa
- Para proteínas, escolha carnes magras, como frango e peru. Por exemplo, você pode comer um peito de frango sem pele com brócolis e arroz integral no jantar, seguido de uma fruta fresca na sobremesa.
- Grelhe ou cozinhe no vapor a maior parte dos alimentos, em vez de fritá-los. Se você preferir o sabor dos alimentos fritos, use azeite de oliva ou óleo vegetal.
-
Desenvolva um plano para perder peso gradualmente se você for obeso. Perder muito peso rapidamente aumenta o estresse sobre seu corpo. Entretanto, um plano de perda de peso gradual ajudará você a perder o excesso de peso e a permanecer saudável. Trabalhe com seu médico ou nutricionista para elaborar uma dieta saudável e um plano de perda de peso que você possa seguir. [14] X Fonte Confiável American Heart Association Ir à fonte
- Perder peso normalmente envolve mudar seus hábitos alimentares e comprometer-se com um estilo de vida mais saudável em geral. As dietas radicais são excessivamente restritivas e normalmente fazem com que você recupere todo o peso que perdeu e mais um pouco.
-
Obtenha ajuda para parar de fumar se você fuma. O cigarro piora qualquer problema de saúde que você possa tentar tratar com berberina. Se você continuar a fumar, seu hábito pode muito bem eliminar qualquer benefício que você teria obtido com o suplemento. Converse com seu médico e desenvolva um plano para parar de fumar que você possa seguir. [15] X Fonte Confiável American Heart Association Ir à fonte
- Se você é um fumante regular, seu médico pode recomendar que você diminua o fumo antes de parar completamente. Ele também pode prescrever medicamentos para ajudar a diminuir o desejo por nicotina enquanto você se livra da substância.
- Converse com seus amigos e familiares e envolva-os em seu plano de parar de fumar. Eles podem ajudar a apoiá-lo e distraí-lo ou falar com você quando estiver com desejos.
-
Pratique técnicas saudáveis de controle do estresse. Estratégias de enfrentamento não saudáveis podem piorar seu estado de saúde e colocar mais estresse no seu corpo. Experimente algumas técnicas de respiração profunda ou meditação para ajudar a controlar o estresse. [16] X Fonte Confiável American Heart Association Ir à fonte
- Você também pode conversar com um conselheiro ou terapeuta sobre o controle do estresse. Eles podem dar a você outras opções para controlar o estresse de forma saudável.
- Encontrar uma técnica de controle do estresse que funcione para você pode envolver um pouco de tentativa e erro. As mesmas técnicas não funcionam para todas as pessoas. Entretanto, quando encontrar algo que funcione para você, notará uma diferença em sua saúde geral e em sua perspectiva de vida.
Publicidade
Dicas
- A berberina pode ser benéfica para a sua saúde mesmo que você não tenha algum problema específico. Por exemplo, alguns estudos mostram que ela pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim e regular o açúcar no sangue. Converse com seu médico sobre se os suplementos de berberina podem beneficiar sua saúde em geral. [17] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte
Avisos
- Sempre converse com seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento nutricional. Mesmo os suplementos "naturais" podem interferir nos medicamentos que você já está tomando ou causar efeitos colaterais prejudiciais se administrados de forma inadequada.
Referências
- ↑ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5839379/
- ↑ https://data.integrativepro.com/downloads/berberine-drug-nutrient-interactions.pdf
- ↑ https://www.hindawi.com/journals/ecam/2012/591654/
- ↑ https://www.rxlist.com/berberine/supplements.htm
- ↑ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4947506/
- ↑ https://restorativemedicine.org/journal/cardiovascular-effects-berberine/
- ↑ https://diabetesaction.org/article-berberine
- ↑ https://data.integrativepro.com/downloads/berberine-drug-nutrient-interactions.pdf
- ↑ https://www.hindawi.com/journals/ecam/2012/591654/
- ↑ https://diabetesaction.org/article-berberine
- ↑ https://www.hindawi.com/journals/ecam/2012/591654/
- ↑ https://www.heart.org/en/health-topics/diabetes/prevention--treatment-of-diabetes/living-healthy-with-diabetes
- ↑ https://www.diabetes.co.uk/lifestyle-changes-for-type2-diabetes.html
- ↑ https://www.heart.org/en/health-topics/diabetes/prevention--treatment-of-diabetes/living-healthy-with-diabetes
- ↑ https://www.heart.org/en/health-topics/diabetes/prevention--treatment-of-diabetes/living-healthy-with-diabetes
- ↑ https://www.heart.org/en/health-topics/diabetes/prevention--treatment-of-diabetes/living-healthy-with-diabetes
- ↑ https://medlineplus.gov/druginfo/natural/1126.html