PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Estar cansado das coisas significa que você está se sentindo amargo e desiludido com o mundo ao seu redor. Viver com essa sensação não é uma maneira mentalmente saudável de ser, embora seja fácil sentir-se desanimado em relação a áreas específicas de nossa vida — encontrar amor, um emprego significativo etc. Tente redescobrir algum interesse no mundo por meio de novas atividades e experiências diferentes para que você tenha uma perspectiva melhor da vida. Mesmo que esteja cansado de uma parte da vida, você pode sentir alegria em outras partes.

Método 1
Método 1 de 4:

Encontre significado em sua vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você estiver muito cansado, pode parecer que nada é tão importante para você. Mas pense no passado — o que foi importante para você? Considere alguns dos elementos de sua vida que deram significado a ela antes e se alguma dessas coisas pode trazer a você alguma alegria e interesse novamente.
  2. Estar cansado muitas vezes significa achar os outros chatos e de pouca importância, principalmente se eles também estiverem cansados e enfrentando as mesmas experiências que você. Entretanto, ainda é importante estabelecer conexões com as pessoas, não importa o quanto você esteja se sentindo amargurado em relação ao resto da sua vida.
    • Pense em algo de que você goste e encontre alguém que tenha um interesse semelhante. Você tem um amigo que também adora Jurassic Park? Convide-o para uma maratona de filmes. Você está amargurado por não ter tido tempo para se exercitar? Peça a um amigo para encontrar você na piscina ou na pista de atletismo no sábado à tarde para se exercitar.
    • Conheça pessoas novas que você ache interessantes e divertidas. Você pode conhecer pessoas em qualquer lugar que goste de ir: palestras, seminários, sua academia ou talvez até mesmo seu local de trabalho. Procure pessoas que queiram fazer atividades com você ou experimentar algo novo.
  3. Se você está cansado da vida há algum tempo, pense no que o deixou feliz no passado. Faça uma lista dessas coisas -=— podem ser jogos, leitura, exercícios, filmes, pintura, esportes ou cuidar de algo (por exemplo, plantas, animais de estimação). Pense em como você pode querer revisitar esses interesses. O fato de você estar desanimado com uma parte da sua vida não significa que isso tenha que se espalhar por toda ela.
  4. Se você achar que não consegue lidar com seus sentimentos de desânimo por conta própria, talvez precise de aconselhamento profissional. Entre em contato com o seu provedor de serviços de saúde para ver se você tem opções cobertas pelo seu seguro. [1]
    • Muitas pessoas tentam alguns terapeutas diferentes antes de encontrarem o que funciona melhor para elas. Agende reuniões com alguns médicos diferentes para ver com quem você mais gosta de trabalhar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Abrindo-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você está cansado do amor, do emprego ou da situação em que vive, às vezes estar em um ambiente diferente pode ajudar. Isso ajuda a distrair você da sua situação. Muitas vezes, o cansaço pode vir do fato de você fazer as mesmas coisas várias vezes e elas terem o mesmo resultado. Para superar isso, coloque-se em uma situação nova e única. [2]
    • Converse com alguém com quem você normalmente não se envolveria.
    • Seja voluntário em um sopão.
    • Vá a um evento esportivo sozinho.
  2. Novamente, lidar com o cansaço em uma parte da sua vida não significa que você não possa ser feliz em outras partes da sua vida. Isso inclui descobrir coisas novas. Inscreva-se em aulas, participe de um grupo, torne-se membro de um museu — faça atividades que você nunca fez antes, mesmo que não tenha certeza se vai gostar delas. Distrair-se das partes da sua vida que não estão indo bem pode ajudar muito.
    • Participe de uma aula ou grupo de exercícios para um esporte ou atividade que você ainda não domina.
    • Aprenda um novo idioma.
    • Envolva-se em uma campanha política para um candidato ou questão que inspire você.
  3. Estar ao ar livre, especialmente em um ambiente bonito, pode ajudar você a se animar. Se você estiver cansado da área em torno de onde mora, vá para outro lugar e fique ao ar livre. Faça uma caminhada, faça um piquenique em um parque — o que quer que ajude você a relaxar ao ar livre. Reservar um tempo para estar na natureza pode ser uma boa maneira de se reconectar com as formas simples e importantes com as quais estamos conectados ao planeta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Analisando sua vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense no motivo pelo qual você se tornou desanimado em primeiro lugar — infelicidade com um emprego, falta de amigos, falta de tempo para atividades - e como você poderia mudar sua situação. Mesmo que você não possa mudar muito a sua situação, às vezes é útil descobrir quais são os elementos da sua vida que são mais responsáveis por deixá-lo cansado. Às vezes, você pode fazer pequenas mudanças nas partes particularmente notórias e isso ajuda sua visão geral.
  2. Você pode controlar como seu corpo se sente. Comer bem (gorduras saudáveis, proteínas, grãos integrais, frutas e vegetais) pode fazer com que você se sinta melhor e com mais energia. Praticar uma quantidade adequada de exercícios (mesmo que sejam apenas algumas horas por semana) ajudará você a se sentir com mais energia. Comer novos alimentos e fazer novos exercícios também pode ajudar a evitar episódios de desânimo e depressão. [3]
  3. Para algumas pessoas, a família e os amigos são apoio suficiente para ajudar você a lidar com o desânimo em relação a determinados aspectos de sua vida. Outras podem ter sentimentos mais profundos de depressão e precisam buscar aconselhamento profissional. Seja qual for a sua situação, encontre pessoas com quem você possa conversar sobre como está se sentindo e evite ficar preso a sentimentos de desânimo em relação a tudo. [4]
  4. Se as coisas não estiverem indo bem em qualquer aspecto de sua vida e você estiver desanimado com a possibilidade de algo dar certo, concentre-se em um elemento que você possa mudar. Será o amor, o trabalho, o lar? O cansaço não precisa tomar conta de toda a sua vida.
    • Se você está cansado de encontrar o amor, experimente o namoro on-line. Se você já fez isso antes, tente outros sites ou um evento de encontros rápidos.
    • Se o seu emprego é a raiz do desânimo que você sente, comece a procurar outro trabalho. Se for difícil encontrá-lo, pergunte se o seu trabalho o ajudará a obter novos treinamentos ou certificações, permitindo que você faça atividades diferentes que serão consideradas como trabalho.
    • Se a sua situação de moradia o deixa desanimado, considere suas possibilidades. Se você ainda mora com seus pais, por exemplo, e alugar um apartamento sozinho é muito caro, pense em dividir com colegas de quarto ou alugar um quarto na casa de alguém.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Mudança de pensamento negativo

PDF download Baixe em PDF
  1. Parte de deixar de lado seus pensamentos negativos é aumentar sua autoestima. Isso pode parecer mais fácil do que é, mas há medidas concretas que você pode tomar para aumentar visivelmente sua autoestima.
    • Quando você se deparar com um pensamento negativo, primeiro identifique a situação (como a tensão com um colega de trabalho) e observe como você pensa sobre a situação. O que você diz a si mesmo sobre a situação? Em seguida, desafie esse pensamento: se você está tirando conclusões precipitadas, concentrando-se apenas nos aspectos negativos ou subestimando seu próprio valor, pense em outras possibilidades. O que você fez de bom? Quais são as qualidades positivas que você tem?
    • Perdoe-se por seus erros. Você é apenas humano e merece perdão. Lembre-se de que os erros acontecem com todo mundo e que eles não fazem de você uma pessoa terrível nem definem sua vida.
    • Foque em coisas positivas sobre você. Escreva uma lista de todas as coisas que você gosta em si mesmo. Faça um elogio a si mesmo sempre que você se sentir desanimado. [5]
  2. Se você tem um locus interno de controle, significa que acredita que tem o poder de mudar os acontecimentos por meio de suas próprias ações. [6] Se você tem um locus externo de controle, acredita que não tem poder sobre sua vida e que tudo o que acontece com você é resultado de forças externas, não de suas próprias ações. Aqui estão algumas dicas para promover um locus interno de controle:
    • Estabeleça metas para você. Divida metas maiores (como entrar em forma) em metas menores (como correr uma milha sem parar, fazer 20 agachamentos consecutivos ou fazer uma aula de spinning) para que você possa ver o quanto já avançou.
    • Saiba que você sempre tem escolhas em sua vida. Seja o que você come no café da manhã ou se vai ou não para a faculdade de direito, saiba que suas próprias escolhas pessoais sempre afetam sua vida e os acontecimentos nela. Sempre que você se sentir desamparado, lembre-se de que suas escolhas são importantes para sua vida. [7]
  3. Quebre o padrão de pensamento que lhe permite acreditar que você não tem controle sobre sua vida. Ser mais assertivo em suas ações permitirá que você assuma mais controle sobre sua vida e tome decisões que sejam melhores para você. Aqui estão algumas dicas para você ser assertivo:
    • Pense no que você quer dizer antes de falar. Se você quer que seu cônjuge assuma mais responsabilidades domésticas ou está tentando pedir uma promoção ao seu chefe, às vezes é melhor pensar e ensaiar o que você vai dizer antes de dizê-lo.
    • Diga "não" mais vezes. Não há problema em dizer não quando você estiver muito ocupado no trabalho para assumir uma nova tarefa ou não quiser tomar café com um colega de trabalho desagradável. Assuma mais controle de sua vida e de seu tempo exercitando sua capacidade de recusar convites e responsabilidades. No entanto, certifique-se de que você está sendo educado.
    • Diga o que você pensa, sente ou deseja. Use declarações que comecem com "I" para aumentar a eficácia de sua assertividade. Em vez de dizer: "Isso não é justo para mim," tente dizer algo como: "Sinto que essa nova política é injusta porque..." [8]
  4. A amargura geralmente ocorre porque você culpa outras pessoas por suas ações, em vez de assumir a responsabilidade por si mesmo. Reveja os eventos de sua vida que deixaram você amargurado e, em vez de culpar outra pessoa, pense no seu papel nesses eventos. [9]
    • Agora, o que você pode fazer em relação a isso? Há pessoas em sua vida que você pode perdoar ou pedir desculpas? Existe uma maneira de você fazer as pazes retroativamente ou tentar realizar a tarefa novamente?
    • Pense ativamente, não passivamente. Tente não ficar remoendo o passado, mas pense no que você pode fazer no presente e no futuro.
    • Compreenda que assumir a responsabilidade envolve aprender sobre o que você pode aprender com essa situação. Se você estivesse na mesma situação hoje, como agiria de forma diferente? O que você aprendeu sobre comunicação e sobre você mesmo? Pense em aceitar sua responsabilidade como o primeiro passo para melhorar você mesmo. Nem você nem o mundo estão isentos de erros e falhas, portanto, aceitar esse fato e aprender com ele é importante para reduzir sua amargura. [10]
  5. A amargura geralmente decorre de você culpar outras pessoas (errada ou corretamente) por algum elemento de seu infortúnio. Pense no que causou sua amargura e em quem você acredita ser responsável por ela. A amargura é diferente do arrependimento porque envolve outras pessoas. [11]
    • Por exemplo, se você está amargurado porque acha que outra pessoa recebeu o elogio que você merecia no trabalho, perdoe seu chefe e seu colega de trabalho. Você não precisa dizer explicitamente que os perdoa, mas pode escrever em um diário sobre como e por que os perdoa.
    • Se alguém fez algo errado com você, perdoe essa pessoa explicitamente. Por exemplo, se seu cônjuge foi infiel e você tem se sentido amargurado com isso, tente liberar a amargura e perdoar seu cônjuge. Diga a ele, não importa quanto tempo depois do incidente ter ocorrido, que você o perdoa.
  6. Mesmo que tenha sido prejudicado por alguém, para se livrar da amargura, você precisa deixar de pensar em si mesmo como alguém que foi prejudicado. Em vez disso, você deve começar a pensar no futuro e nos aspectos mais positivos de sua vida. Não permita que essa situação específica controle sua vida, seus pensamentos e suas ações. O que você tem para esperar? Com o que você está mais animado? [12]
    • Seja grato. Pense nas qualidades positivas que você adquiriu ao superar as adversidades, bem como no que você tem para esperar na vida. Faça uma lista das coisas pelas quais você é grato em sua vida. Preste mais atenção aos aspectos positivos do que aos negativos.
    • Mude sua narrativa. Em vez de pensar em si mesmo como uma vítima em sua história, reescreva seu passado de modo que você seja o herói que persevera. Em vez de pensar apenas no evento ruim que aconteceu com você, considere que você perseverou apesar desses contratempos. [13]
    Publicidade

Dicas

  • Se você estiver com dificuldades, marque uma consulta com um conselheiro ou terapeuta profissional para conversar sobre o que está acontecendo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 324 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade