PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Acender uma lareira é, em geral, uma atividade vista como fácil. Por causa disso, a maioria das pessoas pode esquecer passos básicos que melhoram a experiência com a lareira. O que poderia ser uma noite agradável ao fogo pode facilmente se transformar em uma sala cheia de fumaça. Eis o método recomendado que, se seguido, garante um fogo agradável desde o início.

Método 1
Método 1 de 2:

Acendendo a lareira com uma grelha

PDF download Baixe em PDF
  1. O abafador é um dispositivo que controla a quantidade de ar que flui pela tubulação. A tubulação é o duto que leva a fumaça para fora da chaminé. Toque o interior da chaminé ou olhe o interior dela para, com uma lanterna, encontrar o abafador. Deve haver uma alavanca que pode ser movida para duas direções. Uma delas fechará o abafador, enquanto que a outra o abrirá — verifique se o abafador está aberto ou a fumaça voltará para a sala.
    • É muito fácil fazer isso antes de acender o fogo. Ao determinar que o abafador está aberto, será possível começar.
  2. Isso permitirá que o interior da lareira chegue à temperatura ambiente. Ar frio é mais pesado do que o quente — se o interior for muito frio, ele pode criar uma corrente de ar gelado que fluirá pela chaminé, chegará à lareira e ficará aprisionada pelas portas. Abrir as portas e permitir a entrada de um pouco de ar quente será o suficiente para fazer com que a corrente de fumaça suba em vez de descer. [1]
  3. Acenda um isqueiro perto da tubulação para ver se a corrente de ar sobe ou desce. Se ela estiver descendo, procure um meio de revertê-la. Você não pode acender a lareira sob circunstância alguma caso a corrente esteja descendo. Um dos métodos é usar um bloco acendedor ou lenha comercial. São materiais que acenderão e permanecerão acesos, criando calor dentro da lareira e ajudando a elevar a corrente de ar, já que eles queimam gerando pouquíssima fumaça: [2]
    • Feche o abafador. Isso evitará que o ar continue descendo, empurrando a fumaça para sua sala.
    • Coloque o bloco na parte de trás da pá da lareira. Acenda-o e coloque-o dentro da lareira, perto da abertura da tubulação. Você está tentando emitir calor para a parte superior da lareira.
    • Mantenha o abafador fechado no início para que a lareira fique em temperatura ambiente.
  4. Jornais ou pavios ajudarão a acender o fogo e criarão muitas chamas no início.
    • Amasse quatro ou cinco páginas de jornal até criar pequenas pilhas e coloque-as na grelha como medida de proteção. Não exagere na dose, ou muita fumaça desnecessária será gerada.
    • Se você não tiver jornal, é possível usar outros pavios para criar chamas. Podem ser materiais secos e leves, como musgo seco, palha, ramos ou jornais. Tais materiais se acendem primeiro e queimam muito rapidamente. O segredo é colocar material suficiente no atiçador para que o fogo se acenda.
    • Jamais use combustíveis — como fluido de isqueiro, gasolina ou diesel — ao acender uma lareira.
  5. O material pegará fogo mais facilmente do que a lenha, ajudando a gerar chamas maiores no início e sustentando o fogo por um período maior de tempo.
    • Coloque o material em posição horizontal. Para tanto, distribua-o de maneira plana, sem criar pilhas. Abra espaços entre o material para permitir a entrada de ar, que serve como combustível.
    • Reúna-o em camadas cruzadas em quadrados. Coloque duas ou três peças maiores de lenha no topo do jornal, e mais duas ou três no topo dessas em um ângulo perpendicular, criando uma espécie de grelha. Continue a reunir peças menores de acendedor na grelha, cada nível sendo perpendicular ao último.
  6. Dependendo do arranjo do acendedor, talvez você precise encaixar um pouco de lenha sobre o material. [3]
    • Prefira pedaços de lenha menores. Os maiores podem resfriar melhor e é mais divertido queimá-los, mas eles possuem áreas superficiais maiores, o que evita que eles queimem fácil. Dois pedaços de lenha do tamanho de um grande sempre são preferíveis.
    • Prenda a madeira em um lugar cuja altura equivalha a dois terços da de sua lareira. Você não quer que o fogo fuja de seu controle.
  7. O material que servirá de combustível queimará a partir dele. Observe a fumaça cuidadosamente durante a primeira meia hora. A fumaça deve ser quase que indetectável caso ela esteja saindo corretamente pela chaminé. [4]
    • Se a fumaça da chaminé se tornar preta, então o fogo não está obtendo oxigênio o suficiente. Use o atiçador de sua lareira para erguer a madeira cuidadosamente; apenas levante-a um pouco, como se estivesse usando um macaco em um carro. Tome cuidado — tudo o que você precisa fazer é permitir que um tanto de ar entre por debaixo do material. Se sua cama de carvão abaixo da grelha for muito alta, use o atiçador para espalhar o material pelo fogo e abrir passagem para o ar.
    • O material combustível estará escapando pela chaminé caso a fumaça gerada pela lareira seja muito escura.
      • Você provavelmente não acendeu o fogo por cima.
      • Você pode estar utilizando madeira molhada
      • O fogo está obtendo oxigênio demais. Sim, é um pouco confuso: o fogo exige um equilíbrio delicado entre ar e combustível. Quando há muito oxigênio, torna-se difícil para o fogo segurar um pouco do combustível, fazendo com que ele libere mais fumaça.
  8. Se você tiver problemas em conseguir uma boa corrente de ar na lareira, e a fumaça estiver retornando para a sala, tente abrir um pouco uma janela. Isso funciona melhor se a janela aberta estiver oposta à lareira, com algumas obstruções. Você não quer que pessoas se sentem entre a janela e a lareira. Algumas vezes, isso serve como um “mecanismo de controle de vapor” na sala, permitindo que a fumaça suba para a chaminé. [5]
    • Se pessoas estiverem entre a lareira e a janela, elas sentirão frio, pois o ar começará a ser sugado para cima. A lareira vai puxar fortes correntes de ar da janela, o que criará uma corrente de ar frio.
    • Fique longe do caminho e deixe que a lareira faça seu trabalho. Às vezes, se a chaminé não for alta o suficiente, este é o único jeito de fazer o ar correr e manter a fumaça longe da sala. O resto do cômodo deve permanecer quente. Entretanto, o caminho percorrido pelo ar será um pouco frio.
  9. Se você estiver tentando aproveitar uma noite, é possível fazer com que o fogo dure mais tempo sem ter de acumulá-lo. Assim que o fogo estiver bem, comece a adicionar brasas vermelhas e brilhantes debaixo dele.
    • Enquanto os pedaços menores de madeira estiverem acesos e o fogo queimar, pegue um pedaço de madeira maior e mais grosso. Coloque-o no topo do fogo cuidadosamente, sem inclinar sua ponta.
    • Há um pequeno período de espera até a lenha maior pegar fogo; porém, ela queimará por muito tempo após acender, e não precisará ser mexida para permanecer acesa. As brasas brilhantes manterão o calor e você deve permanecer confortável e quentinho por mais algumas horas.
    • Dê um jeito de fazer com que a lenha não role para fora da lareira. Sua lareira deve ter uma proteção de arame resistente ou de outro tipo que impeça a lenha de sair dela. De todo modo, nunca deixe uma lareira acesa sem que alguém esteja de olho.
  10. Quebre-a com o atiçador e tente espalhá-la o máximo que puder pela lareira. Quanto mais miúdos forem os pedaços de madeira, mais rapidamente eles queimarão e se apagarão. Verifique o fogo para garantir que todos os carvões e brasas tenham se apagado. Se sim, feche o abafador para não perder um pouco do valioso calor pela chaminé.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Acendendo fogo sem uma grelha

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque dois pedaços grandes de lenha — quanto maiores, melhor — em linhas paralelas, separados por uma distância de 35 centímetros. Mantenha-as perpendiculares à vidraça das portas de vidro fechadas ou à abertura da lareira. Esses troncos maiores serão a cama de fogo que conterá as brasas.
  2. Esse tronco deve ter o diâmetro de seu antebraço e deve descansar paralelo à vidraça/abertura da lareira, permanecendo perto dela. [6]
    • A barra cruzada segurará o resto da lenha e manterá uma passagem de ar por onde o fogo pode se alimentar.
  3. Alternativamente, use outros materiais inflamáveis como base.
  4. Não adicione nenhuma lenha ou combustível ao topo. Você pode espalhar o material como se estivesse trabalhando com uma grade, deixando muito espaço entre os elementos para que o ar possa passar.
  5. Espere o carvão queimar – você escutará estalos.
  6. Novamente, esses pedaços devem ter metade do diâmetro do seu antebraço, descansando paralelamente à barra cruzada. Mantenha esse arranjo o tempo todo: dois troncos, uma barra cruzada no topo e a lenha segurada pela barra cruzada.
    • Lembre-se de que a lenha não deve rolar para fora da lareira.
    Publicidade

Dicas

  • Se você tiver problemas com a corrente de ar, é possível que sua chaminé não seja alta o suficiente. Talvez sua lareira seja grande ou pequena demais. Se você possuir uma chaminé curta, experimente comprar alguns extensores. Use um remendo de teto para prender o produto na saída da chaminé. Você também pode experimentar retirar o prendedor de faísca, ocasionalmente colocado muito próximo a partes fechadas. Use uma rede no topo da abertura para pegar fagulhas e brasas maiores, mas deixe o topo livre.
  • Utilize um secador de cabelo caso não deseje a entrada do ar frio. Abra a tubulação e mire o ar quente do secador em direção a ela. O ar frio se reverterá.
  • Use lenha seca para seu fogo. A lenha seca é mais difícil de queimar. (Ela queimará de qualquer jeito. Em casos de emergências, você pode queimá-la enquanto ela estiver úmida).
  • Verifique a velocidade do vento. Se for de mais de 30 quilômetros, feche as portas de sua lareira. O ar frio cairá pela chaminé, fazendo com que o ar quente e o ar frio circulem. Isso impedirá o desenvolvimento de qualquer chama. [7]
Publicidade

Avisos

  • Não deixe de observar sua lareira enquanto o fogo estiver aceso. Todos os tipos de coisas inesperadas podem acontecer — pode haver um bolso de umidade dentro de um pedaço de lenha, o que poderia fazê-la pular com o calor. Ela pode causar um incêndio se conseguir pular para fora da tela e cair em um tapete.
  • Certifique-se de que a corrente esteja funcionando corretamente antes de acender o fogo.
  • Invista em um par de luvas à prova de vapor para o caso de um pedaço de lenha pular para fora e você precisar jogá-la de volta à lareira imediatamente.
  • Limpe sempre a lareira e a chaminé. Verifique rachaduras uma vez por ano para garantir que o fogo não escape pela chaminé, o que poderia incendiar sua casa. Elimine acúmulos de creosoto do interior da chaminé para evitar incêndios terrivelmente difíceis de apagar.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Jornal que servirá de pavio;
  • Combustível (carvão, palha, etc.);
  • Madeira;
  • Um dispositivo para acender o fogo (fósforos, isqueiros, etc.);
  • Ferramentas de lareira (atiçador, pá, pinças, etc.).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 176 068 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade