Baixe em PDF
Baixe em PDF
A fita dupla face é um produto muito útil para se ter em casa, mas removê-la das superfícies pode ser difícil em alguns casos. O melhor método de remoção da fita dependerá muito da superfície na qual ela está colada e pode ser preciso um pouco de tentativa e erro. Abaixo, você encontrará algumas sugestões sobre como proceder.
Passos
-
Remova uma fita grudada com um secador de cabelo. Plugue o secador na tomada mais próxima e ligue-o na temperatura alta. Segure o jato de ar sobre a fita e deixe-o aquecê-la, concentrando-o nas bordas e nos cantos. O calor do secador amolecerá a cola, que deve começar a se soltar. Após alguns minutos, desligue o secador e tente puxar um dos cantos da fita com a unha. A maior parte da fita deve sair, mas pode ser preciso repetir o processo algumas vezes. [1] X Fonte de pesquisa
- Se você tem unhas curtas ou não quer estragar o esmalte, use uma faquinha de manteiga ou uma espátula para arrancar a fita.
- Se a fita sair, mas deixar uma camada fina na superfície, pula-a com uma buchinha de louça umedecida com água morna e sabão. Evite o uso de produtos de limpeza que contenham óleos.
-
Remova os resíduos com água, vinagre e detergente. Misture 275 ml de água com 60 ml de vinagre e algumas gotas de detergente. Mergulhe uma esponja na solução e esfregue o local afetado pela fita fazendo movimentos circulares pequenos. A solução é branda e não deve remover a tinta da parede na maioria dos casos. Teste-a em um cantinho escondido para não correr riscos. [2] X Fonte de pesquisa
-
Experimente usar uma esponja de melamima para remover os resíduos. Mergulhe a esponja, também conhecida como "esponja mágica", na água e esfregue o local afetado até remover todos os resíduos. Como trata-se de um material levemente abrasivo, ele é inadequado para superfícies de vidro ou madeira extremamente polida. Utilize a buchinha sem medo em paredes e portas, mas saiba que a pintura pode desbotar um pouco.
- A esponja de melamima pode ser comprada na seção de produtos de limpeza em supermercados e na internet.
Publicidade
-
Reúna os materiais necessários. Se tem fita dupla face grudada em uma janela de casa, o calor está fora da jogada, pois ele pode rachar o vidro. Você também não pode usar nada abrasivo que possa riscar a superfície. Nesse caso, a melhor opção é dissolver a fita usando alguns óleos. Você precisará de:
- Faca de manteiga (você também pode usar a unha).
- Produto de limpeza de vidros.
- Esponja.
- Óleo de cozinha ou óleo de limpeza.
- Álcool isopropílico.
-
Remova o máximo possível de fita. Tente arrancar a fita agarrando um dos cantos dela com as unhas ou use uma faca de manteiga ou uma espátula, mas tome cuidado para não arranhar o vidro.
-
Borrife um produto de limpeza de vidros na superfície. Na falta de um produto industrializado em casa, misture 275 ml de água, 60 ml de vinagre e algumas gotas de detergente líquido. [3] X Fonte de pesquisa
-
Esfregue a área com uma esponja, fazendo movimentos circulares pequenos. A esponja ajudará a soltar os resíduos presos no vidro. Caso ela tenha dois lados (um macio e outro abrasivo), use o lado abrasivo.
-
Experimente usar um óleo e uma esponja própria para vidros. Se o produto de limpeza ou a solução de vinagre não tiverem removido a fita, encharque-a com um óleo de cozinha (como o azeite de oliva) ou um óleo de limpeza, borrifando o produto na área afetada e polindo o vidro com uma esponja.
-
Limpe o vidro com álcool isopropílico. Encharque um paninho macio no álcool e esfregue no vidro até remover toda a fita e os resíduos de óleo.
- Se ainda restar um pouco de fita no vidro, pula o local novamente com uma esponja umedecida em óleo e repita a limpeza com o álcool. O álcool serve para remover os resíduos do olho sem deixar marcas.
Publicidade
-
Use um secador de cabelo para remover a fita do papel. Ligue o secador na temperatura média ou alta e mire-o na fita. Após soprar o ar quente por alguns minutos, tente remover a fita usando a unha. [4] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado ao trabalhar com fotografias, pois o calor pode danificá-las.
-
Use um produto de limpeza industrializado. Alguns produtos de limpeza, como o removedor, podem remover os resíduos das fitas adesivas, mas também acabam danificando algumas superfícies, principalmente as de plástico. Basta despejar um pouco do produto sobre a fita e deixá-lo agir por alguns minutos antes de arrancá-la da superfície. Se a fita não sair com facilidade, esfregue-a com uma esponja por alguns minutos. As substâncias químicas presentes no removedor dissolverão o adesivo da fita, facilitando a remoção.
- A técnica acima funciona melhor em vidros. Evite utilizá-la em papéis e tecidos para não correr o risco de manchar as superfícies.
-
Experimente usar um óleo de cozinha. Ele funcionará de modo similar aos removedores comerciais mas, por não conter substâncias, é mais seguro para o uso em superfícies sensíveis, como o plástico. Basta aplicar um pouco do óleo no local e deixá-lo agir por alguns minutos antes de esfregar uma buchinha de louça sobre a fita.
- Não use o óleo em papéis e tecidos para evitar manchas.
-
Utilize a acetona em superfícies não pintadas. A acetona encontrada nos removedores de esmalte é capaz de dissolver a superfície adesiva da fita, facilitando a remoção. Assim como o álcool, ela evapora e não deixa resíduos. O lado negativo da acetona é que ela dissolve também as tintas e os acabamentos das superfícies, portanto, ela não deve ser utilizada em superfícies pintadas ou de plástico. Aplique um pouco de acetona sobre a fita e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, tente arrancar a fita. A acetona é ideal para o uso em tecidos, pois não deixa manchas.
- A acetona pode funcionar em papéis, mas ela também pode fazer com que ele fique enrugado (assim como qualquer outro líquido).
- Tente usar a acetona pura, sem aditivos como vitaminas e fortalecedores de unha. Evite também as acetonas coloridas, pois elas podem manchar.
-
Use o álcool isopropílico no plástico. Ele funcionará como a acetona, mas sem correr o risco de remover a pintura ou o acabamento da superfície. Após a remoção da fita, entretanto, você ainda precisará esfregar os resíduos adesivos. O álcool isopropílico também pode ser utilizado sem problemas em tecidos.
-
Experimente usar uma fita crepe para remover a fita dupla face. [5] X Fonte de pesquisa Corte um pedaço de fita crepe e pressione-a sobre a dupla face, segurando com firmeza um dos cantos dela. Puxe lentamente a fita crepe para cima e a fita dupla face deve sair junto.
- Você também pode utilizar fita adesiva comum no lugar da crepe.
Publicidade
-
Use um óleo para remover os resíduos de vidros e plásticos. Umedeça uma bola de algodão em um óleo mineral, um óleo de cozinha ou um óleo de limpeza e esfregue-a sobre a superfície até remover os resíduos da fita dupla face. Umedeça uma outra bola de algodão em álcool isopropílico e esfregue-a sobre a superfície para remover o óleo.
- Se vai trabalhar em uma superfície grande e horizontal, derrame o óleo sobre o local afetado e deixe-o agir por alguns minutos.
- Não use o óleo em paredes ou em madeiras sem acabamento, pois ele vai ser absorvido e manchar a área.
-
Use a acetona em um vidro. Não utilize a acetona em superfícies pintadas, com acabamento, ou de plástico, pois ela removerá a pintura e prejudicará o acabamento. No caso de resíduos leves, umedeça uma bolinha de algodão na acetona e esfregue-a no local até limpá-lo. No caso de resíduos mais resistentes, encha uma garrafa spray com acetona e borrife-a sobre o local afetado. Deixe assentar por alguns minutos antes de limpar o local.
- Se quiser, combine a técnica da acetona com a do óleo.
- A acetona pode ser utilizada na maioria dos tecidos, mas é melhor testá-la em um pedaço escondido do tecido para verificar se ela não vai manchá-lo.
-
Use o álcool isopropílico em qualquer superfície. O álcool isopropílico pode ser utilizado com segurança em paredes, plásticos, madeiras, tecidos e vidros sem remover acabamentos ou pinturas. Ele pode, por outro lado, desbotar um pouco as cores. Utilize um álcool com concentração de 90% para maior eficácia, mas utilize uma concentração menor em superfícies pintadas.
- Superfícies lisas: umedeça uma bola de algodão no álcool e pula a área até remover todos os resíduos.
- Superfícies ásperas: umedeça uma toalha ou um paninho de limpeza. O algodão pode soltar fiapos, que ficarão presos na textura.
- Se a situação for grave, encha uma garrafa spray com o álcool e encharque o local. Deixe o produto agir por alguns minutos e limpe com um paninho.
-
Experimente uma mistura de vinagre, água e detergente. Misture uma parte de vinagre com oito partes de água e acrescente algumas gotas de detergente. Encharque os resíduos adesivos com a mistura e deixe-a agir por alguns minutos. Limpe usando um paninho de limpeza. A mistura é segura para o uso na maioria das superfícies, mas pode desbotar a pintura das paredes.
-
Esfregue o local com um dedo ou uma borracha. Em casos pouco graves, basta esfregar os resíduos da fita adesiva. Se a área parecer sem brilho, limpe-a com álcool isopropílico.Publicidade
Dicas
- Em vez do secador, deixe o sol agir por duas horas sobre a superfície.
- Pode ser preciso retocar a pintura de algumas superfícies. Por mais que a maioria das técnicas acima seja segura para o uso em portas e paredes, a pintura pode desbotar um pouco.
Publicidade
Avisos
- Use produtos comerciais à base de óleo com cautela, pois eles podem desgastar superfícies plásticas e dissolver alguns tipos de tinta. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ Crunchy Betty, Removing Stuff from Other Stuff
- ↑ Bump to Bean, Tutorial: How to Remove Double Sided Foam Tape from Things
- ↑ Real Simple, 66 All-Natural Cleaning Solutions
- ↑ The Book Hut, Tape & Adhesive Removal
- ↑ Bright Nest, From Stickers to Tape: How To Remove Things
- ↑ Do It Yourself, Sticky Label, Tape, Decal, Applique and Adhesive Residue Removal FAQ
Publicidade