Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer salmoura antes de cozinhar carnes é uma forma eficaz de aumentar o nível de umidade e maciez antes de assar. Isso é particularmente importante no caso do frango, que muitas vezes fica ressecado quando vai ao forno. O processo de mergulhar a carne na água salgada faz o frango absorver parte da água por osmose, o que o deixa suculento depois de cozido. Também dá para usar salmoura seca, que deixa a pele crocante e mantêm a umidade natural da ave sem o trabalho da salmoura tradicional.

  • Tempo de preparação (úmidos): 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 8 a 2 horas (tempo ativo de cozimento: 10 minutos)
  • Tempo total: 8 a 12 horas
Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo salmoura tradicional

Baixe em PDF
  1. A tigela terá que ser grande o suficiente para submergir todo o frango, mas também precisa caber na geladeira. Encha-a de água suficiente para cobrir a ave toda. Considere usar água morna para dissolver os ingredientes sólidos com mais facilidade. [1]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Alex Hong

    Chef Executivo
    Alex Hong é Chef Executivo e Coproprietário do Sorrel, um restaurante na área de São Francisco. Trabalha com restaurantes há mais de 10 anos. Formou-se na Culinary Institute of America e trabalhou nas cozinhas de Jean-Georges e Quince, restaurantes com classificação Michelin.
    Alex Hong
    Chef Executivo


    A salmoura adiciona sabor e umidade. Alex Hong, Chef Executivo e dono do Sorrel, concorda: "Eu não gosto de usar amaciantes ou de bater a carne com um martelo, pois sinto que acaba com a textura do pássaro. A salmoura deixa o frango muito mais suculento e saboroso."

  2. Todas as salmouras têm sal, porque ele é necessário para forçar a água a entrar nas células da carne. A quantidade de sal usada pode variar bastante, mas comece colocando ¾ de xícara a cada 4 L (50 g de sal por litro de água). Mexa bem para dissolver.
  3. O açúcar, embora não seja indispensável para a salmoura, é um ingrediente útil para deixar a pele do frango dourada. Ele aumenta o nível de caramelização do cozimento, independente do método utilizado. Tente colocar ¾ de xícara de açúcar também. Você pode usar qualquer tipo, como o açúcar refinado comum, mascavo, orgânico, melaço ou até mel. Mexa para dissolver.
  4. Você também pode colocar outros ingredientes na salmoura para temperar o frango. Ervas frescas, pimenta e suco de frutas são algumas opções. Outros ingredientes ótimos para colocar são:
    • Aromáticos: 2 a 4 dentes de alho amassados, folhas de louro, um punhado de tomilho, sálvia ou alecrim, 2 a 3 colheres de sopa de pimentas em grãos inteiros, salsinha, suco de 1 ou 2 limões ou laranjas ou 2 colheres de sopa de sementes de mostarda, cominho ou coentro. [2]
    • Salmoura de cerveja com tomilho: misture 4 latas de cerveja puro malte, 1 xícara de sal, ¾ de xícara de açúcar mascavo light, um punhado de tomilho fresco, 5 folhas de louro, 1 colher de sopa de pimenta-do-reino em grãos amassados e 6 xícaras de gelo em uma panela grande.
    • Salmoura de alecrim com limão: 1 cebola pequena em rodelas finas, 4 dentes de alho amassados, 1 colher de chá de óleo vegetal, 1 xícara de sal, 5 ou 6 ramos de alecrim, 1 L de água e suco de 1 limão.
  5. Caso contrário, os sabores não irão penetrar na carne. Misture todos os ingredientes (sal, açúcar, água, temperos) e ferva por, mais ou menos, 1 minuto. Deixe esfriar bem antes de prosseguir.
  6. A ave tem que ficar completamente submersa. Dá para usar salmoura em frangos inteiros e pedaços pequenos; o processo é o mesmo.
  7. Coloque a tigela coberta com filme plástico dentro da geladeira. Deixe o frango ficar lá por algumas horas. Se forem pedaços pequenos, uma ou duas horas são suficientes; para frangos inteiros, o ideal é de oito a doze horas. Se não puder esperar todo este tempo, a salmoura ainda assim vai dar mais sabor e deixar a carne mais macia se ficar apenas por duas horas (no mínimo). [3]
    • Nunca deixe a salmoura descansar em temperatura ambiente, já que isso pode levar ao crescimento de bactérias.
  8. Tire a ave e remova o excesso de água antes de cozinhar. Descarte a salmoura jogando-a no ralo da pia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo salmoura seca

Baixe em PDF
  1. Mesmo que a salmoura tradicional seja mais comum na preparação de frango assado, muitos chefes de cozinha estão experimentando as salmouras secas, pois elas deixam uma textura mais robusta. O sal drena a umidade, que dissolve em uma salmoura com água natural que o frango reabsorve. [4]
    • Use sal grosso sempre que possível ao fazer a salmoura seca. Sais finos cobrem demais a ave, se dissolvem com muita facilidade e deixam o resultado muito salgado.
  2. Use folhas de papel-toalha para tirar o máximo de umidade possível da parte externa do frango. Não é preciso esfregar ou tentar espremer a água, simplesmente pressione o papel na pele para secar.
  3. As salmouras secas são massageadas na ave e são quase que 100% sal. Dito isso, você pode acrescentar outros temperos também. Comece com 1 colher de sopa de sal para cada quilo de frango (um frango de 3 kg ganhará 3 colheres de sopa de sal, por exemplo). [5] Depois, coloque quaisquer um dos temperos abaixo que preferir:
    • 2 colheres de chá de pimenta-do-reino triturada
    • 1 colher de chá de páprica, pimenta em pó ou pimenta-caiena
    • 1 colher de chá de alecrim ou tomilho
    • 1-2 colheres de chá de alho em pó
  4. Passe na parte de cima, de baixo, dentro e fora da ave. Passe mais sal nas partes mais grossas, como as coxas e o peito.
    • O ideal é que a camada de sal seja uniforme e generosa. O frango inteiro tem que estar coberto de sal, mas deve ter uma boa quantidade de grãos em tudo.
    • Pode ser necessário mais um pouco de sal para cobrir tudo.
  5. Quanto mais tempo a ave ficar na salmoura, melhor será o resultado. Mas, se estiver com pressa, depois de duas horas já dá para ver resultado.
    • Planeje deixar o frango na geladeira durante uma noite, pelo menos. Se deixar duas horas, fará uma diferença, mas não terá aquele efeito esperado. Quanto mais tempo ele ficar lá, melhor. Entretanto, é melhor não deixar mais de 24 horas.
  6. Não deve ter excesso de umidade no frango e todo o sal tem que ter sido dissolvido. Tire o excesso de água com papel-toalha, se vir. Quando terminar, você já pode por o frango no forno e acrescentar outros ingredientes.
    • Experimente colocar limões cortados em quatro, dentes de alho e ramos de ervas frescas na cavidade do frango ou nas juntas das pernas e asas para dar mais sabor.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Assando o frango

Baixe em PDF
  1. Quando se faz frango assado, é realmente difícil manter a carne suculenta, principalmente na região do peito. O corte borboleta é feito cortando o frango de modo a separá-lo, o que deixa a superfície mais uniforme e facilita na tarefa de deixar tudo crocante. É melhor fazer isso antes da salmoura, mas também pode ser feito depois. Para cortar o frango no estilo borboleta, faça o seguinte:
    • Use uma faca afiada ou tesoura de cozinha para cortar a espinha dorsal do frango. Ela é o osso grande que fica no centro das costas da ave.
    • Coloque o frango com o peito para cima na tábua.
    • Use a base da palma da mão para pressionar o centro do osso do peito. Você ouvirá um estalo de quebra e o frango ficará mais plano.
    • Pincele um pouco de azeite de oliva em toda a superfície. [6]
  2. Não deixe outras grelhas em cima dela. Pegue uma assadeira ou forma e coloque o frango no centro.
  3. Coisas como ervas e limão dão sabor ao assado. Esprema o suco de um limão grande no frango, coloque ramos de alecrim ou tomilho entre as asas e coxas ou triture um pouco de pimenta-do-reino em cima do peito.
    • Se o frango estiver inteiro, coloque fatias de limão, dentes de alho e ervas na cavidade dele.
  4. Faça isso pegando o óleo e suco quente que se acumulou na assadeira e jogue por cima do frango. Isso ajuda a mantê-lo suculento, além de deixar a pele crocante. Use um conta-gotas de cozinha ou um pincel para passar o líquido que está na forma no frango. Tente não deixar o forno aberto por muito tempo enquanto você faz isso, pois a queda de temperatura acontece muito rápido e deixa o cozimento mais devagar.
  5. A carne do peito fica melhor nesta temperatura e a carne da coxa precisa de 76 ºC para ficar segura para o consumo. Se o exterior começar a escurecer antes que a carne de fato cozinhe, abaixe a temperatura para 230 ºC.
  6. É preciso deixar a carne descansar, caso contrário todos os sucos sairão junto com a faca. Deixe o frango de lado em uma tábua e cubra com papel-alumínio sem prender muito. Depois de uns 6 minutos, tire o alumínio, corte o frango e sirva.
    Publicidade

Dicas

  • O tempo que o frango precisa para ficar pronto vai depender do tamanho dele, então, se o frango tiver por volta de 2 kg (pequeno), verifique depois de 35 minutos.
Publicidade

Avisos

  • É necessário usar um termômetro para carnes para evitar doenças causadas por mau cozimento.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tigela grande
  • Água
  • Sal
  • Colher de pau
  • Açúcar
  • Frango
  • Filme plástico (opcional)
  • Geladeira
  • Papel-toalha

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 127 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade