Baixe em PDF Baixe em PDF

Para saber como conectar os vários tipos de dispositivos de vídeo (computadores, câmeras, consoles de videogame e mais) à entrada HDMI da sua televisão, leia este artigo. O formato HDMI (“High-Definition Multimedia Interface” ou Interface de Multimídia de Alta Definição) é o mais comum, atualmente, para transferir áudio e vídeo digitais de alta qualidade entre os dispositivos. Mesmo se não possuir uma entrada HDMI, você pode usar um cabo especial ou um adaptador para realizar a conexão.

Método 1
Método 1 de 2:

Conectando um dispositivo HDMI

Baixe em PDF
  1. A grande maioria das TVs fabricadas hoje em dia possuirá ao menos uma porta HDMI normal (Tipo A), que possui 13,9 mm x 4,45 mm de tamanho, com o nome próximo delas. Quando houver mais de uma, elas terão uma designação numérica (“HDMI 1”, “HDMI 2” e assim por diante).
    • Há TVs com entradas HDMIs nas laterais ou até na frente.
  2. Quando o dispositivo possuir o mesmo tamanho que a entrada HDMI da sua televisão (Tipo A e 13,99 mm x 4,45 mm de tamanho), basta comprar o cabo padrão, com um conector de 19 pinos em ambos os lados. Há alguns aparelhos, no entanto (câmeras e reprodutores de mídia portáteis, na maior parte dos casos), que apresentam portas HDMI menores, o que significa que será preciso usar outro tipo de cabo:
    • Tipo C/Mini-HDMI : entrada utilizada por câmeras e filmadoras mais antigas, com dimensões de 10,42 mm x 2,42 mm, muito menores do que as do Tipo A. Será preciso comprar um cabo com uma ponta “Mini-HDMI-C” e outra “HDMI-A” para ligar o dispositivo na TV.
    • Tipo D/Micro-HDMI : ainda menor do que a porta do Tipo C (6,4 mm x 2,8 mm), ela é encontrada em pequenos dispositivos de gravação, como a câmera GoPro e alguns smartphones. Será preciso ter um cabo com uma ponta “Micro HDMI-D” e outra “HDMI-A” para realizar a ligação.
  3. Ligue-o e coloque com cuidado uma das pontas do cabo HDMI, que deverá ser correspondente à entrada (verifique se ela não é Micro ou Mini HDMI).
    • Você conseguirá inserir o conectar apenas de uma forma; nunca force a entrada, já que você poderá danificar tanto o cabo quanto o aparelho.
  4. Ligue-a, se ainda não tiver feito isso, e ligue o cabo nela; se houver mais do que uma porta HDMI, verifique qual é o número da que foi conectada.
  5. Pegue o controle remoto e pressione o botão “Source” ou “Input” para escolher a entrada em que o cabo está conectado; provavelmente será preciso pressionar esse botão algumas vezes para encontrá-la. Assim que sintonizar a entrada certa, a imagem do dispositivo deverá aparecer na tela da TV.
    • Usuários do Windows podem pressionar Win + P para abrir o menu “Projetar”. Aqui, você pode escolher se deseja espelhar, estender ou deixar apenas a segunda tela ativa. Para espelhar, por exemplo, clique em “Duplicar”.
    • No Mac, a tela deverá ser automaticamente espelhada na TV. Ao notar que as dimensões não estão certas, vá até o Menu Apple, entre em “Preferências do Sistema”, em “Monitores” e clique na guia “Monitor”. Nessa seção, escolha “Padrão para monitor”; se uma resolução específica for pedida, escolha “Proporcional” e insira a resolução. [1]
  6. Após conectar um PC ou Mac à TV, mas deseja que o áudio saia pelo alto-falante do televisor, siga os passos abaixo:
    • Mac : acesse o Menu Apple e clique em “Preferências do Sistema”, “Som” e “Saída”. Escolha a TV ou o dispositivo HDMI.
    • Windows : clique com o botão direito no ícone do volume, na bandeja do sistema (ao lado do relógio) e escolha “Abrir configurações de som”. No menu “Escolha o dispositivo de saída” (no topo da tela), defina o padrão do computador, que deverá ser “Alto-Falantes (Áudio de Alta Definição)”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Conectando um dispositivo que não possui entrada HDMI

Baixe em PDF
  1. Quando a TV possuir entrada HDMI, mas não o console de videogame ou outro aparelho, ainda há uma opção: usar um adaptador que converte uma entrada para HDMI Tipo A (padrão). É possível encontrar adaptadores para cabos HDMI para as seguintes entradas:
    • DisplayPort : possui suporte tanto para áudio digital e vídeo de alta resolução quando convertida para HDMI. Identifique a porta através da denominação “DP” ou “DisplayPort”; caso possua essa entrada em seu notebook ou tablet, será preciso comprar um cabo com uma ponta “DisplayPort” e outra “HDMI-A”, ou então um adaptador. [2]
      • Há aparelhos, como o Microsoft Surface, que apresentam o DisplayPort Mini, de dimensões menores do que as do tamanho padrão. Nesse caso, será preciso adquirir um cabo com uma entrada “DisplayPort Mini” e outra “HDMI-A”, ou um adaptador.
    • DVI : as portas DVI não podem transmitir o sinal de áudio, mas através de um cabo com uma ponta “DVI” e outra “HDMI”, o vídeo será de alta definição. É importante saber, no entanto, que há diversas dimensões para as entradas DVI, portanto, é preciso confirmar que o cabo comprado é o correto. Conte o número de pinos na porta DVI e compare com os cabos e adaptadores disponíveis.
    • VGA : uma entrada antiga, que não fornece a melhor qualidade de imagem e não possui capacidade de transmissão do sinal de áudio. Ainda assim, é possível usar um adaptador para conectar o cabo HDMI a uma porta desse tipo.
    • As TVs, hoje em dia, possuem ao menos uma entrada HDMI (Tipo A), que é a padrão. Ela possui dimensão de 13,9 mm x 4,45 mm, e é possível encontrar cabos com um lado HDMI-A e o outro DVI, DisplayPort ou VGA. Você precisará apenas garantir que o lado que não é HDMI pode ser conectado nas entradas do seu dispositivo.
    • Outra opção é comprar um adaptador menor. Com ele, você conectará uma ponta do cabo HDMI na entrada correspondente e a outra no adaptador para DVI, DisplayPort ou VGA, ou seja, dois tipos diferentes de cabos conectados em um só adaptador.
    • O cabo HDMI também precisa ser comprido o suficiente para chegar do aparelho até a televisão. Compre um que seja maior do que a distância necessária para que ele não fique esticado enquanto ligado nos dois dispositivos.
  2. Anote a porta HDMI em que o cabo está conectado, se existirem várias.
  3. Caso ele já possua outro tipo de entrada (como DVI ou DisplayPort, por exemplo), basta inserir essa ponta na porta correspondente. Por outro lado, se você adquiriu um adaptador, essa ponta do cabo HDMI deve ser conectada a ele; depois, basta inserir o adaptador no aparelho (que deverá ter uma porta DVI, DisplayPort ou VGA, mas não HDMI).
    • Nunca force a conexão na porta. Ela deve entrar apenas de uma forma; se não conseguir, talvez esteja tentar conectar um cabo errado.
    • Quando você usar um adaptador para entradas VGA, a cor deverá ser igual às de áudio e vídeo no computador.
  4. Ligue o dispositivo conectado a ele, antes de qualquer coisa, e use o botão “Source” ou “Input” do controle remoto para escolher a entrada HDMI correta; ao chegar nela, a tela inicial do aparelho (a home do console, por exemplo) será espelhada na televisão.
    • Usuários do Windows podem abrir a tela “Projetar” com o atalho Win + P . Nela, é possível escolher se você deseja espelhar, estender ou deixar apenas a segunda tela ativa. Para espelhar, por exemplo, escolha “Duplicar”.
    • No Mac, a tela deverá ser espelhada no mesmo instante. Ao notar que as dimensões não estão certas, vá até o Menu Apple, entre em “Preferências do Sistema”, em “Monitores” e clique na guia “Monitor”. Nessa seção, escolha “Padrão para monitor”; se uma resolução específica for pedida, escolha “Proporcional” e insira a resolução. [3]
  5. Quando não usar DisplayPort, será preciso usar um cabo separado para fazer a transmissão de áudio à televisão. [4]
    • Caso o aparelho e a TV tenham as entradas certas, talvez seja possível conectá-los de maneira direta com um cabo estéreo separado.
    • Há, ainda, a alternativa de um cabo de áudio para redirecionar o som do dispositivo (um console, por exemplo) para alto-falantes que estavam conectados ao televisor.
    Publicidade

Dicas

  • Quando não houver imagem na televisão, verifique se há sujeira ou algo enferrujado no conector do cabo ou na entrada dos dispositivos. Quando os métodos normais de limpeza não surtirem efeito, você pode tentar aplicar um lubrificante. A quantidade deve ser bem pequena e você precisará limpar bem, não deixando excesso entre a região de contato para não causar um curto-circuito.
  • Não é necessário comprar um cabo HDMI caro. O sinal é digital, ou seja, ele funcionará ou não; a qualidade não muda em cabos mais baratos ou mais caros.
  • Às vezes, será preciso usar aparelhos para reforçar o sinal ou um cabo ativo para enviar um sinal de qualidade 1080p a mais de 7,5 m, ou um 1080i por uma distância superior a 15 m. Nos dois casos, é preciso ter uma fonte de energia eterna para ligar na tomada. [5]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 160 506 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade