Baixe em PDF
Baixe em PDF
Imagine só: você chega em casa depois de um dia estressante no trabalho, se senta no sofá para ver TV e... Não sai nenhum som dela. Que coisa chata! Isto pode dar um pouco de trabalho, mas dá para resolver a maioria dos problemas técnicos seguindo as dicas abaixo. Apesar de cada marca ter uma solução específica para seus aparelhos, as situações mais comuns de falta de áudio costumam ter a mesma origem. Leia abaixo para saber o que fazer!
O que você precisa saber
- Talvez você só precise ajustar o volume usando o controle remoto ou pelas configurações da TV.
- Pode ser também que um acessório esteja redirecionando ou silenciando o volume da TV.
- Por fim, existe a possibilidade de o problema estar nos alto-falantes e precisar de assistência técnica profissional.
Passos
-
Dê uma olhada no volume da TV. Parece bobeira, mas às vezes a solução mais simples é ver se a TV não está "mutada" ou com um volume muito baixo. A maioria das televisões mostra o nível de volume na tela quando alguém o ajusta; fique de olho em um dos cantinhos dela quando você pressionar a tecla de volume do controle.
-
Dê uma olhada no volume de outros dispositivos. Aparelhos de TV a cabo e afins costumam ter configurações próprias de volume, que são separadas das opções da TV. Além disso, veja se o próprio dispositivo tem botões físicos de ajuste do volume. Isso também vale para alto-falantes externos, soundbars e home theaters!
-
Troque de canal ou serviço de streaming. Se você não ouvir nada na Netflix, mas o Disney+ estiver funcionando, já dá para saber onde está o problema.
-
Dê uma olhada na saída de áudio. Aparelhos de TV modernos têm uma opção no menu de configurações para escolher quais alfo-falantes eles vão usar. Se você tem alto-falantes externos, acessórios Bluetooth ou afins conectados à televisão, dá para descobrir se eles estão causando o problema. O fabricante do aparelho provavelmente tem um guia mais detalhado para encontrar essa opção; no entanto, por ora, configure o áudio para sair dos alto-falantes e veja o que acontece.
-
Dê uma olhada nos seus dispositivos Bluetooth. Se houver algum alto-falante ou headphone sem fio conectado à TV e interceptando o áudio, vai ser mais difícil descobrir a origem do problema. Troque a saída de áudio nas configurações da televisão e veja se o som está indo para esses dispositivos — que talvez estejam em outros lugares da casa, por exemplo.
-
Tire a TV da tomada e conecte-a de novo. A solução mais comum para esse tipo de problema é também a mais técnica. Tire a TV da tomada, conte 20 segundos e conecte-a de novo.
-
Teste os outros cabos. Tirar a TV da tomada não adiantou? Dependendo da quantidade de dispositivos — aparelhos de videogame, altofalantes, soundbars etc. —, você provavelmente vai ver uma série de conectores e cabos saindo por trás dela. Pode ser que um deles esteja causando o problema! Veja se todos estão em boas condições e conectados nas entradas certas . Se estiverem, tire-os e reconecte-os também.
- Se tirar um dos cabos resolver o problema de áudio, você vai ter que seguir as orientações do fabricante para dar um jeito nele de vez. Pode ser questão de uma configuração simples!
-
Atualize o software da TV. Smart TVs precisam de atualizações frequentes para funcionar bem. Por isso, sempre acompanhe as novas versões do software. Essas atualizações ficam em algum ponto do menu e, geralmente, são feitas pela rede Wi-Fi.
-
Restaure a TV para os padrões de fábrica. Isto apaga todos os seus dados, preferências e informações, mas pode resolver o problema de áudio. Leia o manual do fabricante para saber como fazer o processo.
-
Veja se os alto-falantes internos estão com defeito. Na pior das hipóteses, pode ser que o problema esteja nos alto-falantes internos da TV. Se você conseguir redirecionar o áudio para alto-falantes externos (com ou sem fio), então é possível que haja um problema de hardware que precise de assistência profissional. Leve a televisão a um técnico e veja o que ele consegue fazer.Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 58 631 vezes.
Publicidade