Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você quer jogar seus jogos de videogame mas não tem uma TV, é possível usar um monitor de computador para substituí-la. Os monitores são, em geral, mais baratos que as TVs. Além disso, muitas pessoas têm algum monitor antigo esquecido em algum lugar que pode ser muito útil para rodar jogos antigos. Você pode ter que fazer um trabalho extra e precisar de alguns conversores, mas é possível conectar praticamente todos os consoles a um monitor de computador.
Passos
-
Adquira o monitor certo. Se houver mais de um monitor à disposição, é importante dedicar um tempo para decidir qual deles será o mais apropriado para o seu console. Cada videogame exige um certo tipo de monitor para fornecer os melhores resultados, então, se quiser ter a melhor experiência de jogo possível, dedique um tempo para definir a melhor opção.
- No caso dos consoles mais novos, como PS4 e Xbox One, a melhor opção é um monitor full HD. Conectar esses consoles mais novos a monitores CRT resultará em uma imagem bastante borrada. [1] X Fonte de pesquisa
- Consoles que não tenham saídas em alta definição (HD) vão oferecer uma imagem melhor se ligados a monitores CRT antigos (os de tubo). Usar um CRT para ligar sistemas como NES ou Sega Genesis irá proporcionar imagens muito melhores. Além da qualidade da imagem, o jogabilidade também será superior por conta da maior taxa de atualização desse tipo de monitor. A taxa de atualização é a velocidade em que o monitor consegue atualizar a imagem na tela. Conectar um console antigo em uma tela de alta definição pode resultar em uma jogabilidade comprometida por conta da baixa taxa de atualização, além do fato de a imagem ficar esticada.
-
Verifique as entradas de vídeo de seu monitor. Isso é o mais importante a se saber antes de conectar o console. A maioria dos monitores modernos suportam as conexões HDMI e DVI. Modelos mais antigos podem suportar apenas VGA e DVI, enquanto outros apenas VGA. Pouquíssimos modelos suportam a entrada de vídeo composto (RCA), que é usada por muitos consoles. Os videogames mais modernos podem ser conectados usando a entrada HDMI. As conexões da maioria dos monitores ficam na parte de trás, mas muitos deles vêm apenas com uma conexão, e modelos mais antigos podem não ter cabos removíveis.
- HDMI - Parece um conector USB alongado e com ranhuras nas duas pontas. É a conexão mais comum para os monitores e consoles modernos.
- DVI - Esse conector de 24 pinos é muito comum entre os monitores. Ele não é usado por nenhum videogame, mas você pode usar conversores.
- VGA - Esse e o padrão antigo para monitores. O conector de 15 pinos geralmente é azul. A maioria dos modelos mais novos não oferece essa entrada. Ela também não é usada por nenhum console, mas você pode usar um conversor.
-
Verifique as saídas de áudio e vídeo de seu videogame. Cada videogame fornece seus métodos de conexão a um monitor. O HDMI é o padrão mais novo, enquanto aparelhos mais novos podem usar RCA e RF.
- Videogames como PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e Wii U já suportam o HDMI. A única exceção é a primeira versão do Xbox 360. Esses consoles também suportam conexões por cabo de vídeo componente, mas poucos monitores têm essa entrada.
- Consoles como Wii, PS2, Xbox, Gamecube, Nintendo 64, PS1, Super Nintendo e Genesis suportam cabos de vídeo composto. O Wii, o PS2 e o Xbox também suportam conexões por vídeo componente ou S-Video, apesar de ser muito difícil achar um monitor com essas entradas. Consoles mais antigos também usavam conexões RF (coaxial), mas elas praticamente não existem nos monitores.
-
Compre caixas de som ou fones de ouvido e um conversor de áudio. O áudio de seu videogame pode sair pelas caixas de som embutidas de seu monitor, se ele as possuir. Como a maioria não tem, você precisará de algo que reproduza o som de seu videogame. Um conversor ajudará a conectar o cabo de áudio de seu console às suas caixas de som ou fones de ouvido. Compre um cabo de áudio separado se você estiver usando um HDMI, já que o HDMI não se conecta a caixas de som.
- Consoles mais recentes (o PS4 é um exemplo) possuem apenas saídas digitais/ópticas de áudio se você não estiver usando o HDMI. Nesse caso, você precisará comprar um conversor.
- Você pode conectar seu headphone no controle do PS4 para reproduzir o som dos jogos. Nesse caso, o uso de conversores e de cabos extras se torna desnecessário.
-
Adquira um conversor para consoles que não utilizam HDMI. Você precisará de um conversor caso queira ligar um console antigo às entradas HDMI ou DVI de um monitor moderno. Existem vários modelos disponíveis. Alguns deles conseguem converter várias tipos diferentes de entradas de videogames antigos para uma única saída HDMI ou DVI.
- Se o console tiver apenas a entrada HDMI e o monitor suportar apenas DVI, compre um conversor HDMI para DVI ou um cabo específico para realizar essa ligação.
-
Obtenha o cabo correto (se necessário). A maioria dos consoles provavelmente virá com apenas um tipo de cabo. O seu PS3 pode ter vindo com um cabo composto, mas ele também suporta o HDMI. Procure o cabo que proporcionará a melhor imagem no monitor.
- Os cabos HDMI funcionam da mesma forma em qualquer dispositivo que os suportem. Já cabos mais antigos podem ter conexões próprias para o console específico. Você pode, por exemplo, usar o mesmo cabo HDMI para ligar um Xbox 360 e um PS3, mas não pode fazer o mesmo com cabos de vídeo componente, que são diferentes para cada um dos consoles.
- Compre um cabo especial ou um conversor HDMI-para-DVI se seu console suportar apenas HDMI.
Publicidade
-
Conecte uma ponta do cabo HDMI ao console e a outra ao monitor. Se você for utilizar o HDMI, a conexão é a mais simples possível, basta ligar uma ponta dele em cada dispositivo. Ao fazer isso, pule para a próxima seção para aprender a fazer o áudio funcionar.
- Pule para a próxima seção depois de conectar para seu áudio funcionar.
-
Conecte o cabo de vídeo do console no conversor. No caso de videogames mais antigos, será necessário um conversor. Para fazer a ligação, ligue os cabos de acordo com as cores dos conectores. Tenha cuidado para não ligar os cabos de uma conexão na entrada de uma outra.
- Muitos conversores têm a funcionalidade de alternar entre duas entradas, que podem ser as de um computador e de um videogame, por exemplo. Se o conversor suportar isso, é interessante ligar também a saída de vídeo do computador nele, para que você possa usar essa funcionalidade.
-
Conecte o conversor ao monitor. Use um cabo HDMI, DVI ou VGA (dependendo do modelo) para conectar a saída de vídeo do conversor na entrada do monitor. Desligue o monitor antes de conectá-lo a partir da entrada a VGA.
-
Selecione a entrada correta. Para ver a imagem gerada pelo console, selecione a entrada correta no monitor. Se o monitor tiver apenas uma entrada, a imagem deverá aparecer automaticamente quando os dois dispositivos estiverem ligados.Publicidade
-
Conecte um cabo separado para áudio se estiver usando HDMI. Esse cabo de áudio provavelmente será específico para cada console. Você pode usar conectores de vídeo composto ou componente para transmitir o som ao usar o HDMI.
-
Conecte o cabo de áudio ao conversor. A maioria dos conversores terá uma entrada e uma saída de áudio. Conecte os dois cabos de áudio (vermelho e branco) aos conectores com essas respectivas cores no local onde ficam as entradas de áudio do conversor.
-
Conecte os alto falantes ou fones de ouvido à saída do conversor. Conecte de acordo com as cores dos conectores do alto falante, caso esteja usando um. Se for usar fones de ouvido, use a saída verde do conversor. Alguns conversores oferecem apenas uma saída, nesse caso, basta conectar seu alto falante ou fone de ouvido nela. [2] X Fonte de pesquisa
-
Configure a saída de áudio do videogame. Você precisará ajustar as configurações do console para que o som saia pelo cabo de som separado, não pelo HDMI.
- Esse processo de mudar a saída de som varia dependendo do console. Geralmente, você encontrará essa opção nas configurações de áudio no menu de configurações.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 136 427 vezes.
Publicidade