Baixe em PDF
Baixe em PDF
O aprendizado é infindável. Você pode cultivar uma persona erudita como adolescente – ou até como um octogenário — ao construir seu vocabulário. Criar hábitos que o ajudem a aprender e a usar as palavras mais precisas em sua língua facilitará a comunicação, a escrita e o pensamento. Continue lendo após o parágrafo para mais dicas específicas relativas à construção do vocabulário.
Passos
-
Leia vorazmente. Assim que sair da escola, você não terá mais tarefas ou provas que lo forcem a aprender novas palavras. Pode ser fácil parar de ler. Se você quiser construir seu vocabulário, estabeleça um regime de leitura e atenha-se ao mesmo.
- Você pode tentar ler um livro novo por semana ou estudar o jornal a cada manhã. Escolha uma frequência e um ritmo que funcione para você e desenvolva uma rotina de leitura que se encaixe em sua agenda.
- Tente ler, pelo menos, um livro e várias revistas todas as semanas. Seja consistente. Além de melhorar o vocabulário, você também permanecerá atualizado e terá revisado conteúdo — seu conhecimento geral aumentará. Você também será uma pessoa mais completa e inteligente.
-
Leia literatura culta. Desafie-se ao ler o máximo de livros que puder. Procure literatura que o atraia. Leia clássicos. Leia romances novos e antigos. Leia poesia. Leia Cristóvão Tezza, Monteiro Lobato e José de Alencar.
- Tente ler livros técnicos e de não ficção. Eles rapidamente o ensinarão maneiras novas de falar e de pensar. Leia sobre diversos temas, como filosofia, religião e ciência.
- Se você normalmente lê o jornal local, experimente notícias longas e difíceis de jornais nacionais, internacionais e de revistas de economia. Busque “The New Yorker” ou variantes.
- Há muitos clássicos disponíveis no Domínio Público [1] X Fonte de pesquisa e no Projeto Gutenberg (Em Inglês) [2] X Fonte de pesquisa .
-
Leia fontes on-line e coisas “tranquilas” também. Leia revistas, ensaios e blogs que tratem de diversos temas. Leia críticas e blogs de moda. O vocabulário não precisa ser apenas “erudito”. Para ter um vocabulário completo, você precisa saber o significado de “solilóquio” e de “rebolation”. Ser culto é conhecer Machado de Assis e Paulo Coelho.
-
Procure o significado de palavras que você não reconhecer. Quando você vir uma palavra pouco familiar, não a pule impacientemente. Tente decifrar o significado dela de acordo com o contexto. Em seguida, procure-a no dicionário e confirme sua definição.
- Considere manter por perto um pequeno caderno para anotar qualquer palavra desconhecida encontrada no seu dia a dia. Se você escutar ou vir uma palavra desconhecida, procure-a.
-
Leia o dicionário. Mergulhe nele. Leia dados de palavras que você não conhece. Isso exige a aquisição de um dicionário de qualidade para tornar o processo mais interessante. Procure um dicionário que tenha longas explicações sobre a origem e o uso da palavra, pois tais elementos podem ajudá-lo muito a memorizar o termo e a desfrutar de tal livro.
-
Leia o tesauro (dicionário de sinônimos). Procure por palavras que usa bastante para poder substituí-las por outras que tenham o mesmo significado.Publicidade
-
Estabeleça uma meta. Se você quiser construir seu vocabulário, estabeleça uma meta. Tente aprender três palavras novas por semana e use-as em sua fala e em sua escrita. Com esforço consciente, é possível aprender centenas de milhares de palavras novas que poderão ser memorizadas e usadas. Se não puder usar uma palavra eficiente e acuradamente em uma frase, ela não faz parte de seu vocabulário.
- Se você aprender facilmente três palavras por semana, comece a subir o nível. Tente aprender dez novas palavras por semana.
- Procurar até 20 palavras novas por dia no dicionário dificultará o uso de qualquer uma delas de maneira precisa. Seja realista e construa vocabulário prático que possa ser usado.
-
Use cartões-lembrete ou adesivos e espalhe-os pela casa. Se você quer criar o hábito de aprender palavras novas, experimente algumas técnicas de memorização simples, como se estivesse estudando para um teste. Pendure cartõezinhos com a definição de uma palavra específica no seu liquidificador para tentar memorizá-la enquanto estiver pela cozinha. Afixe uma palavra nova a cada planta da casa para poder estudar tais termos enquanto estiver regando.
- Mesmo que você esteja assistindo à TV ou fazendo outras coisas, mantenha alguns cartões consigo e estude palavras novas. Sempre aumente o vocabulário.
-
Escreva mais. Crie um diário, caso já não tenha um, ou escreva em um blog. Flexionar ativamente seus músculos da escrita manterá seu vocabulário forte.
- Escreva cartas para antigos amigos e dê muitos detalhes específicos. Se sua correspondência tipicamente for curta e informal, troque-a e escreva uma carta longa ou um e-mail maior que o de costume. Dedique-se à carta como se ela fosse um ensaio para a escola. Faça escolhas bem-pensadas.
- Considere ser responsável por atividades que envolvam escrita em seu trabalho. Se você tipicamente evita compor memorandos ou escrever e-mails ou participar de discussões em grupo, mude seus hábitos e escreva mais. Você pode ser pago melhor por usar um vocabulário amplo.
-
Use adjetivos precisos e substantivos corretos. Os melhores escritores buscam concisão e precisão. Pegue seu dicionário de sinônimos e use a palavra mais precisa possível em suas frases. Não use três palavras quando puder usar uma que expresse o que você quer dizer, Uma palavra é uma adição útil ao seu vocabulário por reduzir o número de termos em uma frase.
- Por exemplo, a frase “golfinhos e baleias” pode ser substituída pelo termo “cetáceos”, fazendo com que tal palavra se torne útil.
- Uma palavra também é muito útil se for mais descritiva que o termo ou frase que substitui. Por exemplo, as vozes de muitas pessoas poderiam ser descritas como “agradáveis”. Mas alguém com uma voz MUITO agradável poderia ter uma voz melíflua.
-
Não faça fingimentos. Escritores inexperientes acham que usar a função “Encontrar Sinônimos” no Microsoft Word duas vezes em uma frase faz com que a escrita melhore. Não melhora. Usar vocabulário dito “culto” e procurar palavras difíceis pode tornar sua escrita pomposa. O pior é que isso faz com que a escrita acabe ficando menos precisa. O uso de palavras apropriadas é característico de escritores experientes e verdadeiros, e um sinal de conhecimento vocabular avançado.
- Você poderia dizer que “Spider” é a alcunha de Anderson Silva, mas “apelido” é uma palavra tão útil e precisa quanto. Portanto, “alcunha” pode ser menos útil.
Publicidade
-
Cadastre-se em algum serviço online de “palavra do dia”. Você também pode procurar sua própria palavra do dia com a ajuda de um dicionário; Use-a na primeira oportunidade que puder durante tal dia.
- Procure por algum site que auxilie na construção de vocabulário. Existem muitos sites com esse propósito.
- Há muitos sites devotados à reunião de listas alfabéticas de palavras incomuns, esquisitas, antigas e difíceis. Use uma ferramenta de busca para encontrar tais sites e aprenda com eles. Esta é uma ótima maneira de passar um tempo enquanto espera numa fila ou no ponto de ônibus.
-
Faça enigmas e desfrute de jogos que envolvam palavras. Enigmas que utilizam palavras são excelentes fontes de aumento de vocabulário, pois os criadores de tais jogos normalmente recorrerão a um grande número de termos incomuns para garantir um aumento de dificuldade e para dar forma ao game. Há muitas espécies de jogos — incluindo palavras-cruzadas, caça-palavras, dentre outros. Além de fortalecer seu vocabulário, os jogos também são bons para melhorar suas habilidades de pensamento crítico. Busque por outros jogos do gênero na Internet, como Scrabble.
-
Aprenda um pouco de Latim . Ainda que tal língua pareça morta, a verdade é que o Latim é excelente para aprender a raiz etimológica de muitos termos do Português, podendo ajudá-lo a descobrir o significado de um vasto número de palavras sem a necessidade do dicionário. Há alguns recursos online para aprender Latim também, assim como muitos textos (verifique seu sebo favorito).Publicidade
Dicas
- Alguns dicionários on-line possuem um quadro exibindo as palavras mais procuradas do dia.
- Existem muitos sites criados com a intenção de melhorar o seu vocabulário. Descubra seus favoritos e aproveite-se deles.
- O uso frequente de palavras “enche-linguiça”, como “Tipo...”, “Então”, “Um...”, “Não...”, “Ah...” pode fazer com que pessoas com vocabulários amplos e bem construídos pareçam despreparadas. Fique longe de contrações e termos desnecessários.
- Você pode comprar cartões pequenos, brancos e coláveis que podem ser colocados na sua mochila e carregados para todo lugar. Escreva palavras novas que aprender neles e puxe-os sempre que tiver vontade — ou quando esperar pelo ônibus, por alguém, etc.
- Baixe um aplicativo de dicionário para seu smartphone. Capture a imagem da definição usando a função de screenshot para revisar facilmente os termos utilizados em um futuro próximo.
Publicidade
Avisos
- Esteja atento que o uso de palavras desconhecidas poderia criar barreiras comunicativas e incompreensão mútua. Esteja preparado para usar sinônimos mais simples em diferentes contextos para diminuir o problema.
Publicidade
Materiais Necessários
- Dicionário.
- Cartões e caneta.
- Caderno e caneta.
- Romances clássicos e difíceis.
- Muito material de leitura.
Publicidade