Baixe em PDF Baixe em PDF

As fitas LED são feitas para simplificar o processo de corte com uma tesoura. Cada LED apresenta um par de pontos cobreados na extremidade. Desde que o corte se dê nessa parte, os LEDs funcionarão sem problemas. A partir daí, você poderá conectá-los a uma fonte de energia quer através de um conector simples ou de uma solda. Se estiverem conectados da forma correta, todos se acenderão em uníssono de forma bela e colorida.

Método 1
Método 1 de 3:

Cortando as fitas LED

Baixe em PDF
  1. Os LEDs vêm em uma longa fita. Você pode cortá-los individualmente quando necessário, mas é preciso fazê-lo em pontos específicos para que funcionem sem problemas. Estipule o comprimento necessário para as suas fitas LED antes de começar o corte. [1]
  2. Procure por um par de pontos de cobre na parte de trás da fita LED. Eles indicam onde cada luz se conecta à próxima na fita. Você verá uma linha pontilhada que os une entre si. Escolha aquela que estiver mais próxima do comprimento estipulado previamente.
    • Essa linha é o único ponto no qual você pode realizar o corte de forma segura. Se o fizer em qualquer outro lugar, alguns LEDs não funcionarão.
  3. Uma simples tesoura dá conta do recado. Segure bem as lâmpadas e corte ao longo da linha pontilhada e entre os pontos de cobre. Alinhe o corte com cuidado para não danificar os LEDs.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conectando os LEDs em um conector simples

Baixe em PDF
  1. Conectores podem ser comprados junto com as fitas LED e representam uma forma mais tranquila de se completar o circuito elétrico. Cada setor LED terá um + e um - na parte de trás. Alinhe o fio preto do conector com o - e o fio vermelho com o + . [2]
  2. Segure-a com uma mão e encontre a pequena barra de plástico (geralmente preta) na extremidade. Puxe-a para frente a fim de abrir o conector, mas tome cuidado — trata-se de uma parte delicada.
  3. Puxe-a apenas o suficiente para expor os terminais de cobre na extremidade. Se os LEDs não têm essa proteção, você terá que cortar os plásticos presentes nos terminais. [3]
    • Use um estilete ou uma faca para cortar o plástico e tire o excesso para expor os terminais. Tome cuidado para não cortar tudo pelo caminho e danificar a fita LED.
  4. Passe-os diretamente para dentro do conector, de modo que os fios fiquem adequadamente alinhados. O fio preto deve estar conectado ao + , enquanto o fio vermelho deve estar conectado ao - . [4]
  5. Puxe-a para trás sobre o LED, a fim de mantê-la no lugar. A fita LED não se moverá quando você a soltar. Isso também ajuda a proteger a conexão de possíveis danos.
  6. Use um conector de fios comprado em uma loja de materiais para construção. Insira os fios no conector, gire os parafusos em sentido horário para mantê-los no lugar e ligue o fio da energia na outra ponta do terminal. [5]
    • Se os LEDs não se acenderem, confira as conexões feitas. Pode ser que os terminais + e - tenham sido trocados. De outro modo, você talvez tenha cortado os LEDs no lugar errado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Soldando os LEDs

Baixe em PDF
  1. Use um estilete ou uma faca afiada para cortar o plástico logo acima dos pontos cobreados na extremidade. Tire o suficiente para expor os terminais de cobre e passe a lâmina ao longo de sua extensão para remover quaisquer resíduos ainda presentes.
  2. Solde metal por cima dos terminais. Aqueça um ferro de solda e segure o fio de solda sobre a fita LED. Derreta o fio diretamente sobre os pontos de cobre. Use solda suficiente para formar pequenas poças de metal cobrindo completamente a zona cobreada.
  3. Compre-o em uma loja de materiais de construção e use um estilete ou uma faca para perfurar sua ponta fechada. Raspe o plástico até que a abertura esteja com tamanho suficiente para comportar a passagem de fios.
  4. Você precisará de um fio preto e de um fio vermelho, que se alinharão aos terminais da fita LED. Meça o comprimento de fio necessário na conexão dos LEDs à fonte de energia. Deixe um pouco de extensão (aproximadamente um centímetro) na ponta de cada um deles.
    • Passe os fios pelo pequeno orifício feito no fecho e não pela abertura maior.
  5. Tire aproximadamente um centímetro na ponta dos fios. Prenda o desencapador na extremidade e pressione-o para realizar o corte.
  6. Trabalhe em um fio por vez. Torça a ponta de cada um a fim de unir todas as pontas soltas, aqueça novamente o ferro de solda e derreta o ferro de solda sobre os fios expostos. Repita o procedimento no outro fio.
  7. Alinhe a polaridade, com o fio preto no - e o fio vermelho no + . Toque o ferro de solda na solda sobre a fita LED e liquefaça-a para então conectar os fios. Segure-os no lugar até que a solda volte a se solidificar.
    • Assim que houver se resfriado, puxe os fios para confirmar se estão bem soldados e firmes no lugar.
  8. Conecte a outra ponta dos fios na fonte de energia. Você talvez precise torcer as extremidades e cobri-las com tubo de retração térmica ou um fecho antes de testar o circuito elétrico.
    • Você também pode repetir os passos realizados para soldar os fios em outros LEDs.
  9. Pegue outro fecho e preencha-o até a metade com cola de silicone. A seguir, empurre-o sobre a extremidade livre da fita LED. Confira se ela foi empurrada até a base do fecho.
  10. Pressione o interruptor da fonte de energia e todas as lâmpadas LED devem se acender. De outro modo, pode ser que os fios não estejam corretamente conectados. Confirme se os fios coloridos estão nos terminais corretos da fita LED e se estão bem soldados e firmes.
    Publicidade

Dicas

  • Corte a fita LED apenas nos pontos especificados pelo fabricante. Procure pela linha pontilhada ou pelos pontos de cobre.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado ao usar o ferro de solda. Evite colocá-lo sobre superfícies inflamáveis e lembre-se de desligá-lo após o uso.
Publicidade

Materiais Necessários

Cortando as fitas LED

  • LEDs;
  • Tesoura.

Conectando os LEDs em um conector simples

  • Conector;
  • Estilete ou faca.

Soldando os LEDs

  • Estilete ou faca;
  • Ferro de solda;
  • Fio de solda;
  • Fechos plásticos;
  • Desencapador de fios;
  • Cola de silicone.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 617 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade