PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Trocar soquetes antigos ou desgastados por novos é um fator importante na manutenção da casa. Soquetes velhos podem causar incêndios, o que torna a habilidade de substitui-los essencial para eletricistas profissionais ou amadores. Aprender a substituir soquetes pode fazer a diferença na segurança do lar, e, para fazê-lo, basta seguir alguns passos simples.

Método 1
Método 1 de 2:

Removendo o soquete antigo

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisará de:
    • Uma navalha ou lâmina de barbear para passar em torno do candeeiro (ou plafon) caso ele esteja grudado ao teto pela pintura;
    • Alicate;
    • Chave de fenda;
    • Detector de tensão; [1]
    • Alicates descascadores de fio;
    • Conectores de torção.
  2. Sempre que for trabalhar com eletricidade, localize o disjuntor que controla o cômodo em que serão feitos os reparos e o desligue. [2] Depois de desligado o disjuntor, ligue e desligue os interruptores do cômodo para garantir que não tem energia circulando ali. Também é uma boa ideia conferir o soquete em que você vai mexer com um detector de tensão.
  3. Desprenda-as do teto com cuidado. A maioria das luminárias de teto é desprendida por mecanismos manuais, mas talvez seja preciso usar uma chave de fenda. Desencaixe a lâmpada, de modo que o soquete fique exposto para que você possa examiná-lo. [3]
  4. Você precisa observar de que modo o candeeiro está afixado antes tirá-lo. A maior parte dos candeeiros fica presa ao teto por um destes dois jeitos: ou por parafusos que o prendem diretamente ao teto; ou por porcas encaixadas em barras roscadas que, por sua vez, estão presas ao fundo da reentrância no teto onde são colocados os fios e a caixa de junção. [4]
  5. Geralmente ele é preso a um suporte por dois ou três parafusos. Após expor os fios, use as mãos ou alicates para arrancar os conectores de torção.
    • Conectores de torção são pequenos cones de plástico que você vai encontrar cobrindo as junções entre os dois fios que vêm do teto (um preto e um branco) aos dois fios que saem do soquete. Dentro da caixa de junção também deve haver um pólo de onde sai um fio Terra.
  6. Desfaça a conexão entre os fios, de modo que o candeeiro e o soquete fiquem completamente separados da caixa de junção (ela é uma caixa de plástico colocada na reentrância do teto que serve para abrigar os fios — normalmente, brancos e pretos — e instalações elétricas).
  7. Nem todas as conexões de soquetes são simples, especialmente nas casas maiores. Os fios de vários soquetes podem estar conectados a uma só caixa de junção, o que pode formar um emaranhado confuso. Os fios do soquete vão estar conectados a fios de cores correspondentes. Fora dos Estados Unidos, as normas de cores da fiação elétrica podem ser diferentes, especialmente em instalações velhas. [5]
  8. Se os fios do novo soquete não vierem com pontas expostas, use um alicate descascador de fios para expor uma ponta não maior do que 1,2 cm. [6]
    • Alguns fios do teto podem estar frouxos ou retorcidos (no último caso, use alicates para desentortá-los). Se você perceber que suas pontas estão danificadas, descarte-as com um alicate de eletricista e faça uma ponta nova com alicates de descascar fios.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Instalando o novo soquete

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe os seus fios expostos, separados e preparados para que a conexão com os fios do teto seja feita. Seria útil ter uma superfície sobre a qual possa apoiar o candeeiro (por exemplo, o topo de uma escada bem alta), pois facilitaria o trabalho.
    • O tamanho das pontas expostas dos fios deve ser compatível ao recomendado pelo fabricante dos conectores (geralmente, de 1 a 1,2 cm).
  2. Eles devem seguir o mesmo esquema em que estava instalado o soquete antigo — provavelmente, o fio branco do soquete ligado ao fio branco do teto e o preto do soquete, ao preto do teto; o fio terra (um fio de cobre sem isolamento) é ligado diretamente à caixa de junção. O fio neutro — geralmente, de cor branca — deve ser ligado ao fio neutro. Gire as pontas de cobre de duas a três vezes em sentido horário ou no mesmo sentido dos conectores de torção.
    • Você pode escolher usar os conectores de torção da instalação antiga ou usar conectores novos. Para usar conectores de torção, ponha as pontas expostas dos fios juntas e viradas para a mesma direção; cubra ambas com o conector o torça-o até que ele esteja bem preso aos fios.
  3. Se houver, arranque o conector, corte um pouco da ponta do fio e recoloque o conector ou cubra a junção com fita isolante. Dê um puxão nos fios para conferir se eles estão frouxos. [7]
  4. Uma vez que as conexões necessárias estiverem feitas, vá enfiando os fios no interior da caixa à medida em que você empurra o candeeiro para cima. Não deixe que a caixa de junção fique estufada. Uma vez que todos os fios estiverem dentro dela, prenda o candeeiro ao seu suporte deixando os parafusos um pouco frouxos. Antes de apertá-los totalmente, confira se há risco de eles arranharem algum fio elétrico. Após ter certeza, você já pode terminar de apertá-los. [8]
  5. Agora que o novo soquete está colocado, instale uma lâmpada cuja voltagem esteja de acordo com as recomendações do fabricante. [9] Então, você poderá ligar o disjuntor novamente e conferir se a nova instalação funciona.
    • Se não funcionar, a culpada mais provável é alguma conexão frouxa. Retire o candeeiro novamente e confira se as conexões estão intactas. Depois, confira a voltagem da lâmpada e todos os interruptores que interferem no funcionamento desse ponto de luz.
    Publicidade

Dicas

  • Não tema. Uma vez desligado o disjuntor, os fios elétricos são inofensivos e seguem uma norma de cores bem simples — sempre serão pretos (ou marrons) e brancos.
  • Use alicates para torcer as conexões elétricas antes de prendê-las aos conectores de torção. Isto é útil especialmente se fios mais grossos tiverem sido usados na instalação elétrica da sua casa.
  • Sempre use os acessórios novos que vieram da loja (se houver algum) com seu novo soquete ou candeeiro.
  • Sempre siga as instruções especificadas no manual do candeeiro ou do soquete (se houver).
  • Nas lojas e depósitos de materiais de construção costumam haver instruções para a instalação de novos candeeiros; em algumas, há até modelos para os clientes praticarem. Basta pedir aos vendedores.
Publicidade

Avisos

  • Chame alguém para te ajudar a manter o candeeiro suspenso enquanto você estiver trabalhando na instalação. Não é boa ideia deixar que ele fique pendurado pelos fios.
  • Use uma escada ou banqueta alta o suficiente para não ter que trabalhar com os braços esticados o tempo todo.
  • Sempre desligue o disjuntor antes de mexer em instalações elétricas. A tensão dos cabos de energia varia entre 120-230 V. Tocar em um fio exposto pode ser bem desagradável.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Chave de fenda;
  • Alicates;
  • Fita isolante;
  • Escada ou banqueta.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 76 313 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade