Baixe em PDF
Baixe em PDF
A conjuntivite é uma doença ocular desagradável causada por alergias ou infecções. O corpo pode curar-se sozinho, mas há algumas medidas que podem ser tomadas para acelerar o processo, dependendo do tipo de conjuntivite que você tiver. Eis aqui o que você precisa saber sobre como se livrar deste problema rapidamente.
Passos
-
Descubra que tipo de conjuntivite você tem. Esta doença pode ser ocasionada por vírus, bactérias ou alergias. Todos os tipos de conjuntivite fazem os olhos ficarem vermelhos, lacrimejantes e coçando, mas outros sintomas variam de acordo com a causa. [1] X Fonte de pesquisa
- A conjuntivite viral pode afetar um ou os dois olhos, e quem estiver contaminado pode ter sensibilidade à luz. Ela é muito contagiosa e difícil de tratar. Geralmente, é preciso deixá-la passar sozinha, o que pode levar de uma a três semanas. O melhor jeito de tratar a conjuntivite viral é prevenir as complicações que podem surgir a partir dela.
- A conjuntivite bacteriana provoca uma secreção grudenta, amarela ou verde, localizada no canto dos olhos. Em casos extremos, este secreção pode fazer com que as pálpebras fiquem grudadas. Ela pode afetar um olho ou os dois e é contagiosa. O melhor é buscar tratamento médico. Você pode até conseguir se curar em casa, mas antibióticos podem reduzir a duração de modo significativo.
- A conjuntivite alérgica costuma ser acompanhada de outros sintomas de alergia, como nariz entupido ou escorrendo. Ela afeta os dois olhos e não é contagiosa. É comum tratá-la em casa, mas pacientes que têm alergias severas podem precisar de tratamento médico para melhorar de modo mais rápido.
-
Saiba quando se dirigir ao médico. Não custa nada entrar em contato com um médico quando se tem conjuntivite, já que ele vai ter boas recomendações de como se deve proceder. Isso é particularmente indicado caso a conjuntivite seja acompanhada de sintomas mais preocupantes. [2] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
- Entre em contato com um médico caso tenha dor moderada ou severa no olho ou se tiver problemas na visão que não passem nem com a limpeza e remoção da secreção.
- Se os olhos ficarem excessivamente vermelhos, é preciso procurar ajuda médica o mais rápido possível.
- Fale com um médico imediatamente se suspeitar ter uma forma severa de conjuntivite viral, como a causada pelo vírus herpes humano, ou se você tiver a imunidade comprometida pelo HIV ou tratamento de câncer.
- Vá ao médico se o tratamento com antibióticos para a conjuntivite bacteriana não estiver fazendo efeito após 24 horas.
Publicidade
-
Experimente tomar um medicamento para alergia. No caso de conjuntivite alérgica leve, um medicamento antialérgico comprado sem prescrição pode ser o suficiente para fazer com que os sintomas melhores dentro de algumas horas ou poucos dias. Se não melhorar rapidamente, a conjuntivite provavelmente deve ser bacteriana ou viral.
- Tome um anti-histamínico. O corpo reage à presença de alérgenos produzindo substâncias químicas chamadas histaminas, que são as responsáveis pela vermelhidão nos olhos e por outros sintomas de alergia. Um anti-histamínico reduz a quantidade ou bloqueia a histamina por completo e, consequentemente, faz com que os sintomas cessem. [3] X Fonte de pesquisa
- Use um descongestionante. Estes medicamentos não impedem que o alérgeno afete você, mas eles controlam a inflamação. Deste modo, podem ajudar a impedir que o tecido ocular fique inflamado.
-
Limpe o olho infectado regularmente. [4] X Fonte de pesquisa Sempre que a secreção começar a se acumular no olho, é preciso limpá-lo para prevenir a infestação e infecção por bactérias.
- Comece a limpar o olho pelo canto interno, perto do nariz. Continue com delicadeza até terminar o olho inteiro, no canto externo. Assim, você consegue retirar a secreção dos canais lacrimais e dos olhos com segurança.
- Lave as mãos antes e depois do processo.
- Use a superfície limpa do pano ou lenço para evitar que a secreção retorne aos olhos.
- Descarte os lenços imediatamente após a limpeza. Coloque panos ou toalhas para lavar logo após o uso.
-
Aplique colírios de farmácia. [5] X Fonte de pesquisa "Lágrimas artificiais" podem aliviar os sintomas e limpar os olhos.
- Os colírios comprados sem prescrição médica, em sua maioria, são soluções salinas lubrificantes que têm o objetivo de substituir as lágrimas. Eles podem aliviar a secura associada à conjuntivite e também remover agentes contaminantes dos olhos que podem causar complicações e prolongar a duração da conjuntivite, seja ela viral, bacteriana ou alérgica.
- Alguns destes produtos contêm também anti-histamínicos que são úteis no tratamento da conjuntivite alérgica.
-
Faça compressas frias ou mornas. Mergulhe um pano limpo, macio e sem fiapos na água gelada. Torça-o para remover o excesso de líquido e aplique-o sobre os olhos fechados fazendo uma pressão leve.
- As compressas frias costumam ser melhores no caso de conjuntivites alérgicas, mas as mornas podem fazer mais efeito e reduzir o inchaço em casos de conjuntivites bacterianas ou virais.
- Observe que compressas mornas aumentam o risco de passar a infecção de um olho para o outro. Use um pano limpo em cada aplicação e um diferente para cada olho.
-
Retire as lentes de contato. Se você usar lentes de contato, é preciso retirá-las até a conjuntivite passar. Elas podem irritar os olhos, causando mais complicações, e podem reter bactérias, ocasionando a conjuntivite bacteriana.
- Talvez seja preciso descartar as suas lentes de contato se usá-las durante a conjuntivite bacteriana ou viral.
- As lentes de contato que não são descartáveis devem ser limpas completamente antes de serem reutilizadas.
-
Previna-se e não deixe a infecção se espalhar. As conjuntivites virais e bacterianas são contagiosas e você pode pegar novamente depois de se curar se a doença passar para outros membros da sua família.
- Não coloque as mãos nos olhos. Se você tocar os olhos ou o rosto, lave as mãos imediatamente. Além disso, lave as mãos depois de aplicar a medicação local.
- Use uma toalha limpa todos os dias. Troque as fronhas diariamente enquanto estiver contaminado.
- Não compartilhe produtos que sejam usados perto dos olhos. Tais itens incluem colírios, toalhas, roupas de cama, cosméticos para os olhos, lentes de contato, soluções ou estojos de lentes de contato ou lenços.
- Não use cosméticos nos olhos até se curar completamente da conjuntivite. Caso contrário, você pode se infectar novamente com o uso de tais cosméticos. Se algum item de maquiagem tiver sido usado neste período, descarte-os.
- Não vá à escola ou ao trabalho por alguns dias. A maioria das pessoas com conjuntivite viral pode voltar depois de três ou cinco dias, quando os sintomas começarem a melhorar. As com conjuntivite bacteriana retornam depois que os sintomas desaparecerem ou 24 horas após tratá-los com um antibiótico.
Publicidade
-
Use um colírio prescrito pelo médico. Os colírios comprados sem prescrição são eficazes para a maioria das pessoas com conjuntivite, mas os receitados pelo médico são mais poderosos e podem acabar com a doença mais cedo.
- Trate a conjuntivite bacteriana com colírios antibióticos. [6] X Fonte de pesquisa Eles são um tratamento tópico que ataca as bactérias diretamente. Geralmente, estes colírios eliminam a infecção dentro de alguns dias, mas é possível notar melhoras nas primeiras 24 horas. Siga as instruções médicas quanto à aplicação.
- Trate a conjuntivite alérgica com colírios anti-histamínicos ou esteroides. Alguns destes podem ser comprados sem receita médica, mas as versões mais potentes só estão disponíveis com prescrição. Alergias severas às vezes são tratadas com colírios que contenham esteroides também.
-
Experimente usar uma pomada antibiótica para os olhos. É mais fácil aplicar tais pomadas do que colírios, principalmente em crianças.
- Saiba que pomadas borram a visão por 20 minutos depois da aplicação, mas depois deste período ela volta ao normal.
- A conjuntivite bacteriana deve ser curada alguns dias após o início deste tratamento.
-
Pergunte ao médico sobre medicamentos antivirais. Se o médico suspeitar que a sua conjuntivite viral tenha sido causada pelo vírus herpes humano, ele pode receitar algum antiviral.
- Medicações deste tipo podem também ser uma opção caso você tenha algum problema de saúde pré-existente que enfraqueça o seu sistema imunológico.
Publicidade
Materiais Necessários
- Medicamentos antialérgicos comprados sem receita médica;
- Colírios comprados sem receita médica;
- Toalhas macias, lenços normais ou descartáveis;
- Colírios prescritos pelo médico;
- Pomada oftálmica receitada pelo médico;
- Medicamentos antivirais.
Referências
- ↑ http://www.allaboutvision.com/conditions/conjunctivitis.htm
- ↑ http://www.cdc.gov/conjunctivitis/about/treatment.html
- ↑ http://www.webmd.com/allergies/guide/antihistamines-for-allergies
- ↑ http://www.webmd.com/eye-health/tc/pinkeye-home-treatment
- ↑ http://www.mayoclinic.com/health/pink-eye/DS00258/DSECTION=lifestyle-and-home-remedies
- ↑ http://www.mayoclinic.com/health/pink-eye/DS00258/DSECTION=treatments-and-drugs
Publicidade