PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você mora em uma região que permite a caça? Caça animais para comer? Que tal honrar o bicho que acabou de abater e usar todas as partes dele, inclusive o couro? Tratar um couro com um processo de curtimento garante que você vai acabar com uma peça flexível de couro que pode ser usada para fazer sapatos e roupas ou pendurar na parede. Leia aqui dois métodos de curtir couro: um método tradicional que requer o uso dos óleos naturais do cérebro do animal e um método químico mais rápido.

Método 1
Método 1 de 2:

Curtindo couro usando óleos do cérebro do animal

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse é o processo de raspar a carne e gordura, o que impede o couro de apodrecer. Coloque o couro sobre uma viga de esfolar (uma viga projetada para manter o couro no lugar enquanto você trabalha) ou sobre uma lona no chão. Use uma lâmina de esfolar para raspar todos os traços visíveis de carne e gordura usando movimentos rápidos e fortes.
    • Esfole o couro imediatamente depois de cortar o couro do corpo do animal. Se você esperar mais algumas horas, o couro vai começar a se decompor e vai desmoronar durante o processo de curtimento.
    • Cuidado para não danificar o couro durante o esfolamento. Não use uma faca que não é específica para esfolar, pois ela pode perfurar ou riscar o couro.
  2. Use água limpa e sabão feito de substâncias naturais para lavar o sangue, sujeira e outras impurezas antes de começar a amaciar o couro.
  3. Deixe-o secar por alguns dias para prepará-lo para o processo de curtimento. Faça furos ao longo da borda do couro e use fio para anexá-lo a uma cremalheira de secagem. Estas cremalheira de madeira, que podem ser compradas em lojas de caça, mantêm o couro no lugar, enquanto ele seca completamente.
    • Estique bem couro; não basta pendurá-lo na cremalheira de secagem. Quanto mais o couro estiver esticado, maior ele será uma vez que o processo de curtimento terminar.
    • Se esticar o couro ao longo de uma parede ou celeiro, faça-o em um local com bastante espaço para que o ar circule entre o couro e a parede, ou o material não vai secar adequadamente.
    • O processo de secagem pode levar uma semana, dependendo do seu clima.
  4. Tire o couro da cremalheira e use uma lâmina de aço arredondada com um cabo ou um raspador de couro feito de chifre de alce para remover o pelo do couro. Isso garante que a solução de curtimento possa encharcar completamente o couro. Com cuidado, raspe o pelo e a epiderme do couro.
    • Se o pelo for comprido, corte-o primeiro. Raspe na contramão do pelo e raspe para longe de você.
    • Cuidado perto da área da barriga, pois a pele nessa área é mais fina do que a pele no resto do couro.
  5. Os óleos do cérebro do animal fornecem um método de curtimento natural, e cada animal tem um cérebro grande o suficiente para curtir todo o seu couro. Cozinhe o cérebro do animal com um copo de água até que o cérebro se rompa e a mistura se assemelhe a uma sopa. Coloque-o em um liquidificador, para que fique completamente homogêneo. Siga os seguintes passos para aplicar o cérebro ao couro:
    • Lave o couro com água. Isso remove qualquer graxa e detritos restantes e torna o couro mais maleável, tornando-o mais capaz de absorver os óleos de cérebro.
    • Torça o couro, para ele ser capaz de absorver mais o óleo. Esprema o excesso de água colocando o couro entre duas toalhas e apertando e, em seguida, repita o processo com duas toalhas secas.
    • Esfregue a mistura do cérebro no couro. Certifique-se de cobrir cada centímetro do couro.
    • Enrole o couro e armazene-o em um saco plástico para congelador grande ou um saco de armazenamento de alimentos. Coloque-o na geladeira para deixar o cérebro mergulhado por pelo menos 24 horas.
  6. Agora que o óleo foi absorvido pelo couro, ele está pronto para o amaciamento. Tire o couro da geladeira e coloque-o de volta na cremalheira de secagem. Limpe a mistura de cérebro tanto quanto for possível. Use uma vara pesada ou um amaciante de couro para suavizá-lo, passando a ferramenta pelo couro em um movimento de vai e vem.
    • Você também pode pedir para um parceiro ajudá-lo a esticar e suavizar o couro retirando-o da cremalheira e puxando as bordas de ambos os lados. Continue fazendo isso até que vocês dois estejam cansados, então coloque-o de volta na cremalheira e use o amaciante de couro para continuar trabalhando com o material.
    • Uma corda pesada também pode ser usada para amaciar o couro. Peça a um parceiro para segurar um dos lados da corda e trabalhem juntos para esfregá-lo para trás e para a frente no couro.
  7. Quando o couro estiver macio, maleável e seco, ele está pronto para ser esfumado. Costure todos os furos e, em seguida, costure os lados dele para formar um saco. Feche uma das extremidades para que fique apertado o suficiente para segurar a fumaça. Inverta o saco de pele sobre um buraco com 30 cm de largura e 15 cm de profundidade. Use varas para fazer uma moldura para manter o saco de couro aberto e amarre as extremidades fechadas a uma árvore ou use outra vara longa para mantê-lo preso. Construa um fogo pequeno e cheio de fumaça dentro do saco para esfumar o couro.
    • Uma vez que o pequeno fogo tiver uma cama de carvão acumulada, comece a adicionar lascas de madeira nele e atrele a pele ao redor do buraco. Um pequeno canal, em forma de túnel para fora de um lado, permitirá que você mantenha o fogo aceso.
    • Após esfumar o primeiro lado por meia hora, vire o saco do avesso e esfume do outro lado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Curtindo couro usando substâncias químicas de curtimento

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse é o processo de raspar a carne e gordura, o que impede o material de apodrecer. Coloque o couro sobre uma viga de esfolar (uma viga projetada para manter o couro no lugar enquanto trabalha) ou sobre uma lona no chão. Use uma lâmina de esfolar para raspar todos os traços visíveis de carne e gordura usando movimentos rápidos e fortes.
    • Esfole o couro imediatamente depois de cortar o couro do corpo do animal. Se você esperar mais algumas horas, o couro vai começar a se decompor e vai desmoronar durante o processo de curtimento.
    • Cuidado para não danificar o couro durante o esfolamento. Não use uma faca que não é específica para esfolar, pois ela pode perfurar ou riscar o couro.
  2. Após esfolar, coloque o couro imediatamente na sombra, em uma lona, e cubra-o com 85 a 140 gramas de sal. Certifique-se de que ele esteja completamente revestido.
    • Ao longo de algumas semanas, continue salgando o couro até ele se tornar crocante.
    • Se ver uma poça de líquido emergir de uma área do couro, cubra-o com mais sal.
  3. A solução de curtimento é feita com uma combinação de ingredientes domésticos e produtos químicos que você vai precisar comprar em outro lugar. [1] Junte os seguintes ingredientes:
    • 7,5 litros de água.
    • 5,5 litros água com flocos de trigo (faça isso misturando 5,5 litros de água fervendo com mais de 30 gramas de flocos de trigo. Deixe a mistura descansar por uma hora, em seguida coe e guarde a água).
    • 8 xícaras de sal (não iodado).
    • 1 1/4 xícaras de ácido de bateria.
    • 1 caixa de bicarbonato de sódio.
    • 2 latas de lixo grandes.
    • 1 vara grande, para agitar e mover o couro.
  4. Comece imergindo o couro em água limpa até que ele esteja macio e maleável, para absorver os produtos químicos de curtimento mais facilmente. Quando o couro estiver pronto para curtir, remova a pele interna seca. Em seguida, siga os seguintes passos para curtir o couro:
    • Coloque o sal em uma lata de lixo e despeje 7,5 litros de água fervente dentro dela. Adicione a água com flocos de trigo e mexa até dissolver completamente o sal.
    • Adicione o ácido de bateria. Certifique-se de usar luvas e tomar outras precauções para evitar se queimar.
    • Coloque o couro na lata de lixo, batendo com força para baixo com a vara, para se certificar de que fique completamente coberto de líquido. Deixe de molho por 40 minutos. [2]
  5. Encha a segunda lata de lixo com água limpa, enquanto o couro fica mergulhado na solução de curtimento. Após 40 minutos, use a vara para mover o couro da solução de curtimento para a água limpa. Mexa-o para lavar a solução. Quando a água ficar suja, despeje-a para fora, encha a lata com água limpa e lave a pele por mais 5 minutos.
    • Se planeja usar o couro para fazer roupas, adicione uma caixa de bicarbonato de sódio ao enxágue para neutralizar o ácido restante. Isto irá impedir que o ácido prejudique a pele das pessoas.
    • Se não planeja usar a pele para fazer roupas, você não precisa usar a caixa de bicarbonato de sódio, já que neutralizar o ácido diminui sua eficácia na preservação do couro. [3]
  6. Remover o couro do enxágue e pendure-o em uma viga para secar. Esfregue óleo de pata de boi puro [4] para condicionar o couro.
  7. Pendure o couro em uma maca ou cremalheira de secagem para finalizar o processo. Coloque-o em um lugar longe da luz do sol para secar.
    • Depois de alguns dias a pele deve parecer seca e flexível. Remova-a da cremalheira e passe uma escova de aço no lado da pele, até que fique com uma aparência de camurça. [5]
    • Deixe o couro acabar de secar até que esteja totalmente seco, o que pode levar mais alguns dias.
    Publicidade

Dicas

  • Se colocar um pouco de cinza de madeira de uma fogueira na água enquanto ele estiver mergulhado, o pelo deve ficar mais fácil de tirar. Isso torna a água em uma solução de lixívia diluída.
  • A fumaça de pinho branco tende a gerar couros pretos.
  • Espigas de milho secas esfumam muito bem e dão uma cor amarelada ao couro.
Publicidade

Avisos

  • Enquanto os couros estiverem esfumando, fique perto e de olho no fogo.
  • Seja muito cuidadoso quando estiver raspando e esticando o couro. Trabalhe com as mãos viradas contra o seu corpo. As ferramentas de raspagem e alongamento não devem ser afiadas, mas, como está aplicando pressão, elas podem te machucar em caso de deslize.
  • Sempre use luvas e óculos de proteção ao manusear ácido de bateria, pois ele é corrosivo e pode queimar a pele e os olhos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 194 572 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade