Saber demonstrar amor para quem merece é uma arte e, como toda arte, exige prática. Por um lado, todo mundo responde ao amor de maneiras diferentes: algumas pessoas gostam de ouvir declarações, algumas precisam notar um comportamento carinhoso e outras respondem melhor aos gestos de afeto. Experimente usar uma variedade de gestos e palavras para demonstrar que ama alguém, não importa se essa pessoa é um amigo, parente, cônjuge ou parceiro.
Passos
-
Elogie. Às vezes, é bem fácil acreditar que as pessoas ao nosso redor já sabem o quanto são queridas e valorizadas, quando na realidade elas não fazem nem ideia. Para deixar claro o quanto você valoriza alguém, distribua elogios. Seu amigo é sempre solidário? Diga isso para ele. Sua esposa está muito bonita hoje? Diga. Ela o entende melhor do que qualquer outra pessoa? Diga isso também. Você vai deixá-la cheia de orgulho.
- Comece com algo simples: "Eu gosto muito você" ou "Sou muito feliz por tê-la em minha vida" são dois elogios infalíveis.
- Tanto as mulheres quanto os homens gostam de ouvir elogios sobre a aparência e as qualidades pessoais. "Você é muito bonito/lindo/fofo/adorável" poderá funcionar muito bem. "Você é muito gentil/inteligente/amável" também é uma boa pedida.
- No entanto, seja sempre sincero. Resista à tentação de oferecer um elogio apenas para que alguém se sinta bem. Não minta para seu cônjuge se você não gosta da comida dele (mas valorize o tempo e o esforço investidos no preparo daquela refeição). Os elogios não significam muita coisa se não forem verdadeiros, e é fácil perceber quando um deles não é sincero. [1] X Fonte de pesquisa
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em Terapia de Casais e de RelacionamentoAllen Wagner é um terapeuta de casais e de família em Los Ângeles, Califórnia. Concluiu seu Mestrado em Psicologia na Pepperdine University em 2004. Sua especialidade é encontrar maneiras de melhorar o relacionamento de indivíduos e casais. Escreveu, em coautoria com sua esposa, Talia Wagner, o livro Married Roommates.Continue tentando, mesmo se não estiver acostumado a compartilhar seus sentimentos. O terapeuta especializado em casamento e família Allen Wagner diz: "Algumas pessoas não são muito expressivas verbalmente; se for seu caso, esforce-se para se abrir mais e torne isso um hábito. Mesmo que não soe muito natural no início, com prática, você demonstrará amor de maneira muito mais natural e orgânica."
-
Dê incentivo. Parte de amar alguém é torcer por seus amigos e entes queridos e querer que eles cresçam. Digamos que você compartilhe seus planos de fazer uma pós-graduação com seu melhor amigo. Você se sentirá amado se ele o desanimar imediatamente, dizendo que uma pós-graduação exige muito tempo e dinheiro? Provavelmente não. Tenha isso em mente na hora de demonstrar amor. Incentive as pessoas queridas a crescerem e a correrem atrás das coisas que as fazem felizes. [2] X Fonte de pesquisa
- Mais um exemplo: digamos que seu namorado revele que sempre quis trabalhar no departamento de investigações da polícia federal e que agora está pensando em mudar de carreira e virar policial. Como você reagiria? Ele sempre foi uma pessoa confiável. Você o encorajaria a correr atrás dos próprios sonhos ou tiraria sarro da cara dele? Qual reação demonstra mais amor?
- Elogios como os citados anteriormente podem ser encorajadores. Tente fortalecer a autoestima da pessoa amada, apontando sempre os pontos fortes dela: ela é trabalhadora, tem um bom coração e é talentosa.
- Também é possível encorajar uma pessoa querida com nossa solidariedade: "Eu acredito em você" ou "Lembre-se de que sempre estarei ao seu lado" são bons exemplos.
-
Peça conselhos. Não importa se é para sua mãe, vizinho, amigo ou parceiro amoroso, pedir conselhos a alguém demonstra que você valoriza e confia na opinião dessa pessoa. Isso fortalecerá o relacionamento de vocês e fará com que a pessoa amada se sinta valorizada e bem consigo mesma. Perguntar não custa nada e é provável que você ganhe alguma coisa com a conversa, de qualquer forma.
- A pergunta não precisa ser sobre nada importante. Pergunte se a pessoa tem um novo restaurante favorito para indicar ou onde ela costuma ir para regular o motor do carro. Embora as crises sejam momentos importantes para pedir conselhos, você não deve inventar nenhum problema.
-
Agradeça bastante. Depois de anos e anos de relacionamento é difícil demonstrar afeto por um amigo ou um ente querido como você costumava fazer no início. Imagine que você já está há alguns anos em um relacionamento. O casal, naturalmente, divide as tarefas domésticas — você lava os pratos enquanto ela leva o lixo para fora. Vocês simplesmente fazem isso todos os dias, mas o ponto em questão é que é bem provável que sua parceira não adore levar o lixo para fora. Ela ficará feliz se ouvir um "obrigado" e se sentirá muito mais satisfeita por saber que sua contribuição é valorizada. [3] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- Tente ser específico quando agradecer, ou seja: "Sou muito grato por você ajudar com as louças", ou "Obrigado por toda a ajuda".
- Pare por um momento e pense no seu parceiro. É provável que ele tenha feito várias coisas para você que passaram despercebidas. Ele compra mantimentos extras? Lava as toalhas? Espera por você no estacionamento? Tudo isso demonstra que ele o ama — retribua tais gestos com um agradecimento!
-
Converse de coração para coração. Uma boa forma de demonstrar que amamos alguém acima de praticamente todas as outras pessoas é abrindo o coração e compartilhando os sentimentos. Fazê-lo não significa necessariamente compartilhar apenas segredos. Abrir-se com um amigo ou parceiro demonstra confiança e faz com que eles se sintam parte das pessoas mais importantes da sua vida. Obviamente, apenas confie em alguém caso você se sinta confortável. Existem outras maneiras de demonstrar amor se você não estiver preparado para este Passo!
- Antes de contar segredos mais profundos e obscuros, é importante ter certeza de que a relação é sólida e de que você confia de verdade na pessoa. Não compartilhe segredos com um paquera ou com uma pessoa que acabou de conhecer.
Publicidade
-
Saiba ouvir. Ouvir alguém também pode ser um gesto de amor. Não importa se seu amigo ou parceiro amoroso está ou não reclamando, demonstre amor sem precisar de palavras, apenas com os olhos e o corpo. Deixe o celular de lado, incline-se em direção à pessoa e de atenção à cada palavra dela. Quando foi a última vez em que alguém prestou tanta atenção no que você estava dizendo que foi possível perceber isso? Este é um sentimento bastante raro e agradável. [4] X Fonte de pesquisa ]
- Enquanto a pessoa amada estiver falando, dê o seu melhor para ser um bom ouvinte e dar toda a sua atenção. Deixe de lado tudo o que tiver em mãos, como um livro ou telefone, ouça o ela estiver dizendo e responda com sua opinião pessoal. Caso não saiba o que dizer, um bom abraço sempre funciona.
- Sempre tente ouvir com empatia, mesmo que não haja nenhuma ocasião especial. Quando um amigo chegar, pergunte como foi o dia dele. Ele deverá ter toda a sua atenção, como se estivesse ditando os itens de uma lista de compras. Os momentos em que nossa atenção mais importa são aqueles em que as pessoas não estão esperando recebê-la.
-
Seja carinhoso. Todos nós apreciamos o toque das pessoas queridas e precisamos dele para prosperar. Nós precisamos sentir que somos criaturas sociais e saber que outras pessoas se importam conosco e podem nos dar segurança. É uma condição natural e inata do ser humano. Além disso, estudos demonstram que, inconscientemente, nós gostamos mais das pessoas que nos tocam do que daquelas que não o fazem. [5] X Fonte de pesquisa Você pode demonstrar e fortalecer os relacionamentos através do toque.
- Esclarecendo o assunto, "tocar" não significa apenas manter um contato íntimo ou sexual. Colocar a mão no ombro, dar um tapinha nas costas ou pegar nas mãos de alguém — todos esses gestos têm o mesmo efeito. O toque rompe com as barreiras físicas, sugerindo que você se dá conta da presença de um ente querido, se importa e quer se sentir mais próximo dele.
- Dê um longo abraço apertado na pessoa amada. Assim como os outros tipos de toque, os abraços são ótimas formas de demonstrar amor e desenvolver conexões. Abraçar por sete segundos corridos deverá funcionar bem. [6] X Fonte de pesquisa os cientistas ainda não sabem identificar por que, mas sete segundos é a quantidade de tempo necessária para que duas pessoas estabeleçam um vínculo verdadeiro.
- O abraço não deve ser dado por pena ou para consolar alguém, ele deve ser dado sem nenhuma razão específica. Não devem haver motivos ocultos, culpa ou senso de obrigação, já que o abraço é amoroso porque é dado com o único objetivo de demonstrar carinho.
- Fazer um carinho no antebraço, passar o braço em torno dos ombros, acariciar a pessoa com o nariz ou dar-lhe um beijo também são ótimas formas de demonstrar afeto, desde que vocês dois se sintam confortáveis.
-
Propicie espaço em sua vida. Os relacionamentos crescem mais forte quando compartilhamos as coisas, seja com um parceiro amoroso ou com um bom amigo. O que você pode compartilhar em sua vida? Uma gaveta da cômoda? Um copo especial que só é usado quando a pessoa amada o visita? O material escolar? Torne o ser amado uma parte da sua vida, literalmente. Isso demonstra que você se importa. [7] X Fonte de pesquisa
- Outra forma de incluir a pessoa amada em sua vida é apresentá-la para outros amigos e familiares. Todo mundo quer ser aquele amigo, namorado ou até mesmo irmão extremamente querido. Faça com que ela se sinta importante o suficiente para que você fale dela e se gabe por tê-la em sua vida quando estiver falando com outros entes queridos.
- Como dito anteriormente, peça conselhos, elogie e agradeça. Tudo isso faz com que as pessoas queridas saibam que você pensa nelas.
-
Reforce uma piada interna ou momento memorável. Os relacionamentos são formados por todos aqueles pequenos momento que passamos juntos e que nenhuma outra pessoa conseguiria compreender. Para mostrar o quanto tais momentos significam para você, reforce-os. Como? Seja criativo. Grave um CD com todas as músicas que vocês adorem. Encomende uma caneca estampada com a foto de uma viagem que vocês fizeram juntos. Dê algo que faça a pessoa amada se lembrar dos velhos tempos. O esforço também demonstrará o quanto você gosta dela.
- Esse tipo de gesto não precisa ser grande, você só deve mostrar a um amigo ou parceiro que presta atenção nele.
- Ele mencionou um dia que gostaria de ter o próprio estoque pessoal de adoçante? Traga alguns saquinhos. Ele já fez piada sobre querer comer uma rosquinha de macarrão com queijo? Torne esse desejo realidade. Agora, esse momento será duas vezes mais memorável.
-
Vista-se para impressionar. Se você estiver em um relacionamento amoroso, coloque a roupa que seu parceiro mais goste de ver em você. Sua namorada adora quando você usa gravata? Surpreenda-a alguma noite. Ela adora vê-lo com óculos aviador e chapéu do tipo Fedora? Use-os. Não é necessário dizer nada a respeito, ela saberá que você se vestiu pensando nela.
- Essa ideia também vale para perfumes, alimentos e outras coisas. Seu marido adora uma determinada marca de vinho? Compre uma garrafa no caminho para casa.
- Sua namorada tem uma paixão secreta por pizza de anchova? Peça esse sabor de vez em quando. É bem provável que ela retribua seus gestos carinhosos e que ambos sejam ainda mais felizes.
Publicidade
-
Presenteie. Algumas pessoas se sentem mais amadas quando recebem presentes. Para elas, os objetos não são tão importantes quanto o gesto de presentear, que é uma expressão de amor. Na verdade, a intenção é o que importa. [8] X Fonte de pesquisa Presenteie em dias especiais ou aniversários. Um presente surpresa é ainda melhor.
- Flores ou chocolates são um presente atemporal, mas você também pode dar um belo cartão feito em casa.
- Muitas vezes, os presentes mais inesquecíveis são aqueles que não estamos esperando. Se você ouvir a pessoa amada dizendo que gostaria de ler um livro mas não pode gastar dinheiro no momento, dê o livro de presente e ela sempre se lembrará desse gesto.
- Grandes ou pequenos, os presentes dizem "pensei em você". As pessoas que os recebem os encaram como um gesto de afirmação e amor. Porém, seu comportamento precisa estar de acordo com o gesto. Imagine presentear sua mãe com buquê de flores gigante mas depois não telefoná-la por meses — essa negligência tira o valor do presente.
-
Faça uma boa ação. Imagine como é horrível ficar preso durante toda a noite no aeroporto. Agora, imagine se um amigo que mora a duas horas do aeroporto se oferecesse para buscá-lo? E se um ente querido concedesse um empréstimo sem juros durante uma fase de problemas financeiros? Esses dois gestos demonstram amor, já que alguém está dando alguma coisa sem pedir nada em troca. Às vezes, demonstrar amor desinteressadamente significa fazer um favor simplesmente por fazer, sem nenhum interesse oculto.
- Pague a conta de uma pessoa querida na próxima vez em que saírem juntos para almoçar, jantar ou tomar um café.
- Ofereça-se para ajudá-la com uma tarefa desagradável, como limpar a garagem ou fazer uma mudança.
- Às vezes, os presentes mais significativos e que demonstram amor verdadeiro são aqueles que demandam sacrifício, e é por isso que são chamados de "boas ações". Se um amigo precisar de uma carona para o aeroporto às cinco da manhã, quando você costuma estar dormindo, ofereça-se para levá-lo de qualquer forma. O esforço mostra que você valoriza essa pessoa mais do que se incomoda com o inconveniente.
-
Planeje passar tempo juntos. Diferentemente das pessoas que adoram receber presentes, outras pessoas se sentem mais amadas quando passam tempo de qualidade com seus parceiros, amigos e familiares. É importante que vocês passem esses momentos juntos e não apenas no mesmo local, dê atenção total à pessoa amada. [9] X Fonte de pesquisa Planeje atividades com ela, como frequentar uma aula de dança, ir à ópera, patinar no gelo ou participar de um jogo de paintball . Essas experiências são ótimas para fortalecer os vínculos do relacionamento e o fato de que você as planejou também significará bastante.
- Vocês podem assistir a um filme, sair para tomar um café e colocar a conversa em dia, jogar um jogo de tabuleiro ou até mesmo viajar juntos.
- Planejar tempo na companhia de um ente querido demonstra a intenção de que ele seja parte da sua vida. Você poderia fazer essas coisas sozinho, mas escolheu convidá-lo porque ele é importante. A pessoa amada se dará conta disso.
-
Cozinhe. O velho ditado diz que "o caminho mais rápido para o coração de um homem é o estômago", e muitas pessoas demonstram amor com comida — isso não vale apenas para os homens. Comer e preparar refeições para as outras pessoas é uma forma de construir conexões profundas e demonstrar afeto. Convide seu melhor amigo para comer o prato favorito dele, com direito a bebidas, sobremesas e aperitivos. Ele saberá o quanto você se importa.
- Não importa se você não é o melhor cozinheiro do mundo. Uma alternativa é organizar a atividade favorita da pessoa amada ou comprar seu objeto favorito. Sua esposa ama cavalos? Planeje um passeio a cavalo. Ela ama crisântemos? Encha o quarto com eles. O importante é demonstrar que a ama e que pensa nela.
-
Lembre-se: todos nós reconhecemos e demonstramos o amor de formas diferentes. Talvez você acredite que esteja sempre demonstrando amor para um parceiro ou amigo, mas ele não se dará conta disso se você não estiver falando a língua dele. Por exemplo, algumas pessoas demonstram amor através do contato físico, outras através de gestos ou passando um tempo de qualidade juntos. Talvez seja necessário adaptar sua abordagem para atender às necessidades e expectativas da pessoa amada. [10] X Fonte de pesquisa
- Uma boa ideia é demonstrar amor de várias formas diferentes para garantir que uma delas funcione. Tente oferecer gestos, palavras, toques, presentes e tempo de qualidade. Demonstre o quanto se importa com as pessoas queridas, física e verbalmente, se quiser que elas se sintam muito valorizadas. Faça pequenos e grandes gestos. Faça coisas tranquilas e coisas escandalosas. Assim você terá certeza de que o amor está sendo demonstrado.
Publicidade
Dicas
- Crie as próprias formas de demonstrar amor ou você cairá na armadilha de copiar clichês existentes. Quanto mais pessoal e personalizado for o gesto, mais eficaz e verdadeiro ele se tornará.
- Uma habilidade muito importante é saber demonstrar amor enquanto ouvimos alguém. Quando estiver ouvindo, lembre-se das coisas ditas pela pessoa amada, como seus gostos, seus sonhos, etc. No futuro, você poderá usar essa informações para surpreendê-la com algo especial. As ideias poderão ser adaptadas para a sua personalidade ou a da pessoa amada.
Referências
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2014/07/25/genuine-compliments_n_5617439.html
- ↑ http://fiercemarriage.com/the-power-of-encouraging-your-spouse
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/article/item/should_women_thank_men_for_doing_the_dishes
- ↑ http://www.conversantlife.com/relationships/can-you-hear-me-steps-to-become-a-sympathetic-listener
- ↑ http://www.inc.com/jeff-haden/6-habits-of-remarkably-likeable-people.html
- ↑ http://www.womansday.com/sex-relationships/dating-marriage/how-to-show-a-man-you-love-him#slide-10
- ↑ http://thoughtcatalog.com/chelsea-fagan/2012/11/23-ways-to-show-someone-you-love-them/
- ↑ http://www.focusonthefamily.com/marriage/communication-and-conflict/learn-to-speak-your-spouses-love-language/understanding-the-five-love-languages
- ↑ http://www.5lovelanguages.com/2009/01/speaking-the-love-language-of-quality-time/