PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você pode conhecer muitas pessoas que cumprimenta ao passar no corredor, ter milhares de contatos no Facebook e até mesmo uma agenda repleta de compromissos sociais, mas você se sente realmente conectado a esses “amigos”?

Parte 1
Parte 1 de 2:

Testando Sua Amizade

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você precisa de ajuda, seus amigos estão dispostos a vir ao seu auxílio ou ficam inventando desculpas e desaparecendo quando for conveniente? Amigos de verdade sempre estarão dispostos a ajudar caso precise, independentemente da situação, e ainda aparecerão para comemorar com vocês depois do problema estar resolvido também.
    • Ajudar na mudança de móveis, dar carona até o aeroporto, ajudar nos trabalhos da escola / faculdade. Todos esses são sinais de atos realizados por bons amigos.
    • Também é importante que você não exija muito de seus amigos. Se estiver sempre precisando de ajuda, pode ser difícil para as pessoas se aproximarem, especialmente no que se refere a considerar você como um amigo também.
  2. Se você é amigo de alguém, a amizade será a mesma independentemente do que tiverem planejado para fazer. Ficarem juntos deve ser razão suficiente para se divertirem e aproveitar ao máximo, considerando que esse tempo que ficam juntos deve ser a maior recompensa. Com isso, analise como seu amigo reage caso você decida mudar de planos em cima da hora, por exemplo, se estavam combinados de sair à noite, veja se seu ele não preferiria ficar em casa e assistir a um filme, ou seja, passar uma noite tranquila.
    • Ouvir um “não” nessa situação não significa necessariamente que essa pessoa não seja seu amigo de verdade, mas o modo como reage pode dizer muito sobre a amizade entre vocês. Por exemplo, se a pessoa reagir como se essa fosse a pior ideia do mundo, esse é um mau sinal, mas se seu amigo realmente estivesse com vontade de sair à noite e não entende o motivo pelo qual você deseja ficar em casa, essa já é uma situação diferente.
  3. Tenha em mente que muitas vezes amigos da escola ou conhecidos não têm interesse em ajudar você em tempos de necessidade, ao contrário, eles apenas querem uma amizade fácil e conveniente, no máximo alguém para se divertir em uma sexta-feira à noite. Isso sem dizer que não deve haver espaço para esse tipo de amizade, mas se estiver pensando em quem são seus amigos verdadeiros, você precisa se abrir para contar algo de sua vida pessoal e ver como reagem a essa situação.
    • Converse com seu amigo sobre como está se sentindo em relação a um encontro ou sobre alguma situação que está acontecendo em sua família e que vem estressando você por algum tempo. Não espere por respostas, mas se não conseguir que ele o ouça com um ouvido amigo, ou se se ele parecer incomodado, esse não pode ser um bom sinal.
    • Tenha em mente que essa conversa não é o mesmo que fofocar. Muitas pessoas gostam de fazer fofocas, e isso não faz delas bons amigos.
  4. Embora seja possível ter bons amigos que não necessariamente convivem com seus pais ou irmãos, se seus amigos conseguirem se relacionar bem com sua família, esse será um bom sinal. Se seus amigos gostam de ficar em sua casa e sua família gosta de tê-los por perto também, isso significa que eles se sentem confortáveis quando estão com você e pode confiar verdadeiramente no que dizem.
    • Convidar um amigo para jantar com sua família é um método fácil e rápido de testar essa situação. Certifique-se de pedir aos seus pais antes para garantir que não haverá nenhum problema.
  5. Por exemplo, imagine que você acabou de ganhar um carro e está terminando o Ensino Médio e agora, de repente, você virou “amigo” de muitas pessoas que antes nem notavam que você existia. Geralmente as pessoas que querem tirar proveito de você agirão de maneira amigável, por isso é melhor evitar esses tipos de relacionamentos. Tenha em mente que os aproveitadores sempre irão falar bem de você e fazer com que sinta bem pelo fato de que está sendo o centro das atenções, mas, ao mesmo tempo, essas pessoas nunca estarão dispostas a ficar com você caso seja necessário em alguma circunstância.
    • Se você tiver um amigo que esteja usando você por causa do seu carro, videogame, piscina, ou qualquer outra coisa, convide-o para sair outra hora ou diga que seu carro está na oficina mecânica e caso eles digam não ou cancelem os planos, isso será um mau sinal.
  6. Às vezes, algumas amizades podem sofrer com a inveja, especialmente se dois indivíduos estiverem passando por momentos diferentes. Por exemplo, se você e seu amigo conseguiram entrar para o time de futebol, mas você foi escalado como titular e ele como reserva, a amizade entre vocês pode ficar estremecida. Mas tenha em mente que bons amigos aprendem a superar qualquer sinal de inveja e a colocar a amizade em primeiro lugar. Alguns sinais de inveja incluem:
    • Seus amigos nunca celebram suas conquistas ou então as criticam.
    • Seus amigos tornam-se mais distantes
    • Você sente uma energia “negativa”
    • Seus amigos desaparecem quando está passando por necessidades e precisa de ajuda
  7. Qualquer um que fale mal de você pelas costas não pode ser considerado um amigo. Se você está percebendo alguma conversa estranha de algum de seus amigos ou mesmo na maneira como falam com você em relação a quando falam com outros, esse tipo de pessoa não pode ser considerado como um amigo.
    • Converse com outros amigos se estiver curioso sobre como falam de você em particular. Amigos verdadeiros sempre contarão a verdade. [1]
    • Se alguém falar mal de você diretamente, essa pessoa obviamente não é seu amigo. Brincar com as pessoas é uma coisa, mas menosprezar ou humilhar alguém sem reconhecer que está machucando os sentimentos dessa pessoa não são características de alguém que zela pela sua amizade.
  8. Se você suspeita que algum amigo esteja sentindo inveja, sendo falso ou mesmo usando você para alguma coisa mas não pode afirmar nada com certeza, sente com essa pessoa e tenha uma boa conversa particular quando estiver calmo e pergunte diretamente: “Nós somos amigos?”
    • Embora possa parecer uma pergunta estranha, você pode corroborar sua pergunta com alguns fatos que vem percebendo no comportamento do outro durante algum tempo. Por exemplo: “Eu percebi que você só vem à minha casa quando é para usar a piscina e que você tem falado mal de mim para outras pessoas quando eu não estou presente. Isso não é ser amigo para mim, o que está acontecendo?”
    • Deixe que as pessoas se expliquem. Se não gostar do que disserem ou se tentarem defender ou arrumar desculpas para um comportamento imperdoável, essa pessoa com certeza não é seu amigo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Fazendo Bons Amigos

PDF download Baixe em PDF
  1. Todos os amigos e amizades são diferentes. Muito de como você se sente em relação a seus amigos será decidido por sua própria intuição. Se você sentir que alguém realmente se importa com você e se sente confortável pelo fato dele ser seu amigo, provavelmente esse é um amigo verdadeiro. Mas se você ficar na dúvida, é provavelmente um sinal de que ele não seja o tipo de amigo que você espera.
    • Faça a si mesmo algumas perguntas – chave, mesmo que não saiba as respostas, apenas siga seus instintos, por exemplo: Seu amigo o buscaria no aeroporto à meia-noite, caso fosse necessário? Seu amigo passaria um almoço de domingo entediante na casa de seus avós apenas pela amizade e para que possam sair mais tarde para outro lugar? Seu amigo seria capaz de comemorar com você alguma coisa que tenha ganho e ele não?
  2. Os amigos devem estar por perto para ajudar a superar qualquer dificuldade e celebrar os bons momentos com você. Qualquer um que não o apoie emocionalmente não é um verdadeiro amigo. Uma pessoa será seu amigo se:
    • Cumprimenta você sinceramente
    • Fala bem de você para outras pessoas
    • Fica realmente feliz com o seu sucesso
    • Mostra empatia à você quando está passando por um momento difícil
  3. Uma amizade não deve ser baseada em coisas superficiais ou externas. Se alguém quiser ser seu amigo só por causa do seu carro, piscina ou simplesmente pelo fato de que você é o cara “popular” na escola, ele não é seu amigo. Amigos precisam demonstrar apoio a você pelo o que você é como pessoa. Uma pessoa será seu amigo se:
    • Não o pressiona a fazer coisas que você não queira fazer
    • Não o julga por falar abertamente
    • Não o envergonha e tampouco sente vergonha de você
    • Age da mesma maneira quando estão com você e com outras pessoas
    • Não exigem nada de você
  4. Amizades não são apenas risadas e bons momentos. Amigos verdadeiros são aqueles que pensam no que é melhor para você, especialmente se é você quem está cometendo o erro. [2] Isso pode ser complicado pois você deseja amigos que aceitarão você e suas ideias, mas também quer ter amigos que saibam reconhecer quando você está errado e estão dispostos a ajudá-lo. Uma pessoa será seu amigo se:
    • Discordar educadamente de você
    • Não o atacar pessoalmente
    • Quiser o melhor para você de forma sincera
    • Saber o que você quer e o que você precisa
  5. Se seu amigo sempre parece distraído quando estão juntos de maneira a parecer que prefeririam estar em outro lugar e com outras pessoas, isso não é um bom sinal. Isso pode acontecer com velhos amigos que você conhece há muito tempo. Mas, às vezes, alguma coisa pode mudar de repente e a amizade entre vocês não será mais a mesma. Uma pessoa será seu amigo se:
    • Manter contato, mesmo que os dois estejam passando por mudanças
    • Fazer da sua amizade uma prioridade
    • Quiser ouvir detalhes de sua vida
    • Lembrar de conversas passadas que tiveram
  6. Amizades nem sempre serão um mar de rosas, mas também não precisa sentir como se estivesse no trabalho. Se você não gosta da ideia de passar algum tempo ou ir para algum lugar com alguém ou se ele sente-se incomodado pela sua presença também, essa não é mais uma amizade verdadeira. Uma pessoa será seu amigo se:
    • For fácil de conviver com ele
    • Faz com que você se sinta bem
    • Não lhe deixa estressado
    • Não faz “drama”
  7. A menos que você seja um verdadeiro idiota, se fizer alguma coisa de errado seus amigos devem perdoá-lo quando se desculpar sinceramente. Amigos verdadeiros devem estar dispostos a deixar para trás pequenos deslizes e desentendimentos se eles realmente o conhecem e querem o melhor para você também. Uma pessoa será seu amigo se:
    • Aceita suas desculpas
    • Perdoa seus erros
    • Não espera que seja alguém que não é
    • Não desenterra ou se apega à fatos do passado
  8. Se deseja atrair bons amigos, certifique-se de ser um bom amigo também. Não basta apenas esperar que todos os seus amigos estarão sempre por perto dando apoio e escutando ao que você tem a dizer se não tiver interesse em retornar a gentileza e a generosidade que é necessário para se manter uma amizade verdadeira. Reveja todos os passos listados nesse artigo e faça as mesmas coisas para seus amigos que você gostaria que fizessem para você e, com isso, pode ter certeza de que seus amigos são verdadeiros, leais e que sua amizade com eles durará muito tempo.
    Publicidade

Dicas

  • Alguns amigos realmente podem ter outras coisas planejadas para fazer depois da escola todos os dias. Um amigo pode ter uma grande competição de natação e precisa treinar ou ir à reuniões de natação todos os dias da semana, portanto, o melhor a fazer é sempre checar com os pais ou parentes de seus amigos sobre a agenda deles.
Publicidade

Avisos

  • Caso você dispense a amizade de alguém, certifique-se de que a pessoa seja mesmo falsa, pois se acontecer de ser um amigo verdadeiro, você poderá estar perdendo uma grande amizade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 907 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade