Baixe em PDF Baixe em PDF

As portas podem emperrar por vários motivos e toda vez que isso acontece é um problema a mais para resolver. A madeira pode expandir por causa da umidade do ar quente do verão, as dobradiças podem ficar frouxas devido ao tempo de uso e a casa modificar com o tempo, causando alterações na sua estrutura. [1] O segredo para consertar portas emperradas é determinar o que está causando o problema para decidir se consegue fazer o conserto com uma técnica mais simples ou mais sofisticada.

Método 1
Método 1 de 5:

Encontrando o local defeituoso

Baixe em PDF
  1. Observe se há arranhões na tinta ou outros danos visíveis na porta e na estrutura. Verifique também se há gordura ou o acúmulo de alguma substância pegajosa que possa ser removida. Feche a porta para verificar a brecha entre ela e a estrutura e tente encontrar fendas estreitas.
    • Aproveite a luz do dia ou um ambiente bem iluminado para checar a porta externa.
  2. Essa é uma excelente técnica para achar o local onde a porta está emperrando caso não consiga descobrir só observando a área. O papel deve deslizar suavemente em volta da maior parte da porta. Se o papel ficar preso em um determinado local, isso significa que há uma irregularidade nessa área.
  3. Feche a porta com as mãos na parte inferior, na lateral e na parte superior. Esses testes são importantes para sentir quais áreas apresentam maior resistência quando fecha a porta.
  4. As dobradiças rangendo podem ser um dos causadores desse problema. Se ouvir esse barulho, talvez seja necessário colocar óleo no local.
  5. Se a porta estiver um pouco emperrada, uma das causas pode ser a variação da umidade. A madeira expande quando a umidade aumenta e contrai se a umidade diminui. [2]
    • Por que é importante saber isso? Porque durante o verão a porta pode emperrar, mas talvez isso não aconteça no inverno. Se isso ocorrer, uma solução mais simples é lixar suavemente a porta. Assim, quando o inverno chegar, ela não contrairá e não passará muita corrente de ar pelas frestas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Consertando a porta emperrada durante as estações

Baixe em PDF
  1. Isso irá reduzir a fricção no local e, consequentemente, a porta fechará com mais facilidade. Use um sabão em barra sem hidratante, que deixa um resíduo em pó nas laterais da porta. [3] Como essa é uma solução simples e temporária, será necessário repetir esse processo, de forma esporádica, quando a umidade estiver alta.
  2. Uma das funções do ar condicionado é remover o excesso de umidade do ar e diminuir o nível da umidade da casa. Essa é uma solução cara porque você gastará mais energia com o equipamento ligado. Porém, ajuda a amenizar o problema. Conforme a umidade da casa diminui, a porta de madeira irá reduzir em tamanho.
  3. O desumidificador suga e remove a umidade do ar e, em seguida, expele o ar de volta para a sala. A principal vantagem desse aparelho é que ele é portátil, podendo ser posicionado em qualquer lugar próximo da porta. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Lubrificando as dobradiças

Baixe em PDF
  1. A dobradiça pode manchar se ficar abrindo e fechando a porta várias vezes. Quando arranhões e outros danos superficiais na dobradiça criam fricção, a porta pode emperrar. [5]
    • Remova a porta da estrutura se achar que o lubrificante pode manchar a porta. Para aprender a remover as dobradiças da porta, leia este artigo .
  2. O lubrificante pode manchar não só a porta, como também o piso da casa. Cubra a área abaixo das dobradiças em que está mexendo para evitar que as gotas caiam no chão.
  3. Após colocar o produto, abra e feche a porta algumas vezes para que a vaselina penetre nas articulações da dobradiça.
    • Outra opção é usar o WD-40 porque o efeito é o mesmo. Porém, esse produto seca mais rápido e suja bem mais o local de trabalho. [6]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Apertando os parafusos da dobradiça

Baixe em PDF
  1. Talvez a porta esteja emperrada na parte de cima ou arrastando no chão. Se esse for o caso, os parafusos nas dobradiças podem estar frouxos por causa do desgaste natural da peça. [7]
  2. Não use a furadeira porque apertar demais o parafuso pode danificar a madeira e causar problemas que poderiam ser evitados. Prenda os parafusos com calma para não apertá-los muito.
    • Como os parafusos da dobradiça geralmente se soltam com o tempo, é necessário colocar um parafuso maior ou tampar o buraco para parafusá-lo novamente.
  3. Verifique tudo e aperte ou afrouxe o que for necessário. Afrouxar o parafuso reduz a brecha entre a porta e a estrutura e vice-versa. Mexa na porta até ajustar tudo. [8]
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Cortando a porta

Baixe em PDF
  1. É importante observar: o encaixe perfeito dos parafusos, a lubrificação das dobradiças e a influência da umidade temporária na porta. Se estiver tudo em ordem, talvez seja preciso cortar a porta. Porém, lembre-se de que esse é um conserto permanente e complexo. [9]
  2. É possível retirar a porta removendo as dobradiças . Verifique o local exato onde ela está raspando para não cortar mais do que o necessário.
  3. A plaina manual para madeira é uma ferramenta de carpintaria que permite raspar a madeira em pedaços finos. [10] Esse equipamento é uma excelente opção para esse projeto porque com ele é possível fazer pequenas mudanças na largura ou altura da porta sem criar frestas muito grandes entre a porta e a estrutura.
    • Se você é um iniciante ou se tiver pouca madeira para remover, tente usar a lixadeira orbital para esse trabalho.
  4. Só faça esse processo após ter certeza de que o tamanho está correto. Caso contrário, você terá que refazer o trabalho. Após a tinta secar, a porta terá uma aparência e abrirá como se fosse uma peça nova que acabou de comprar na loja.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 729 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade