Baixe em PDF Baixe em PDF

Onças são criaturas graciosas e misteriosas bem simples de desenhar. Com a ajuda desse artigo, você saberá como desenhar esses animais majestosos com formas básicas.

  1. Desenhe um pequeno rascunho em miniatura para a composição. Você não tem que desenhar o animal perfeito para o rascunho, se só tem uns 3 cm de altura e com largura proporcional, já que para o desenho final você só vai rearranjar o felino e decidir o seu tamanho em relação ao desenho. Você vai se surpreender com como é fácil desenhar o rascunho do contorno do animal tão pequeno – é uma forma abstrata, uns rabiscos com patas, orelhas e rabo. Tente várias composições diferentes e use a que gostar mais. É um treino importante para prestar atenção às proporções também – esses rascunhinhos te ajudam a entender o comprimento do corpo em relação à altura e as curvas da posição.
  2. Faça uma marca no ponto mais alto da onça, uma onde o rabo encontra o corpo e outra no final do rabo, uma onde a onça está mais perto da borda direita, marcas onde quaisquer volumes como patas e barriga vão ficar. Essas marquinhas são guias para a proporção que fará sua onça parecer realista. Você pode imprimir a imagem de referência e calcular essas proporções matematicamente também. Um jeito fácil de calcular “duas vezes maior” é usar 1 cm para as unidades da foto e 2 cm para o papel, por exemplo. Ou alguma outra escala seguindo esse princípio, desde que seja prático. Usar uma régua é mais fácil.
  3. Comece desenhando duas formais ovais que se sobrepõem para o corpo. As costas de um felino se curvam bastante no centro se ele estiver agachado ou arqueando as costas de forma que seja fácil ver isso. Pode ser sutil, mas isso dará uma proporção melhor para o corpo longo, mesmo se não conseguir ver a curvatura nessa posição. Preste atenção na posição na sua foto de referência. Se a onça estiver num ângulo olhando para você, o comprimento total do corpo pode não aparecer e o oval pode parecer mais uma cruz ou só o peito. Faça formas para o pescoço, patas e cabeça. Desenhe uma linha curva para o rabo, e passe para o próximo passo. Com as marquinhas no lugar, você fará essas formas de bloco do tamanho certo em relação uma a outra. Se uma forma ficar mais retangular que oval, faça um esboço aproximado em vez de insistir que todas fiquem ovais.
  4. Faça marquinhas de novo para alocar olhos e nariz. Um problema comum em rostos de felinos é que se a cabeça estiver ligeiramente inclinada, o nariz fica torto porque você o desenhou reto, em vez de no mesmo ângulo que os olhos. Então fazer marquinhas para alocar todos os 3 é bom, assim a cabeça da onça terá um ângulo consistente! Agora você vai começar a esboçar a cabeça começando com o focinho e lábio. Então faça a ponte do nariz e o formato do olho.
  5. Depois disso pode adicionar o queixo, bigodes e as orelhinhas. Esse animal é bem corpulento, então não economize na grossura quando fizer o pescoço e peito.
  6. Cada para desse animal e espessa e grossa, então você precisa expressar isso através do desenho. Adicione manchas sólidas. Onças são peludas, então uma linha marcada não é bom para fazer as costas; quebre-a algumas vezes com uma linha mais fina e prossiga. Olhe na foto para ver se o pelo é baixo ou fofo – faça as linhas na direção do pelo.
  7. A barriga deve parecer peluda. Pelos da barriga são fotos, então não os faça com linhas muito duras. Use linhas mais curtas e leves que seguem a direção dos pelos e sugerem pelos. Nem tente desenhar pelos. As patas de trás devem parecer grandes e carnudas.
  8. Faça isso de leve sujando com um pouco de grafite macio no dedo ou um tortillon. Baseie-se na foto de referência para o formato das sombras. Ignore as manchas e só veja que áreas são iluminadas ou douradas e quais são sombreadas de um tom dourado escuro ou marrom. Isso deixará seu felino tridimensional e pele pode se parecer um lince nesse estado. Adicione alguns pelos claros texturizando os traços dentro das sombras para mostras que as áreas claras são peludas também.
  9. Você precisa esboçar cada mancha no corpo da onça. Como nenhuma onça é igual, você pode fazer as manchas onde quiser. Você pode apagar algumas das linhas de guia e formas que desenhou antes, mas não precisa – às vezes deixar as linhas de guia pode fazer um desenho ficar mais legal. Não é uma foto, e sim um desenho, né? É questão de estilo.
    • Olhe bem como as manchas são em cada parte do corpo. Elas podem ser mais arredondadas ou compridas de acordo com o ângulo da pele. Fazer as formas do jeito certo de acordo com que parte elas estão é um passo grande na direção do realismo. Não desenhe todas as manchas. Você está fazendo uma onça com alguns centímetros de comprimento, mas a onça de verdade é do seu tamanho – menos manchas numa proporção ao tamanho do felino são mais eficazes para dar a impressão de que ele tem muitas manchas. Quando elas estão distorcidas pela perspectiva e achatadas no topo da coluna ou em volta do rabo, ajudam a descrever a forma tridimensional do mesmo jeito que as sombras.
  10. Nem todos esses desenhos precisam ser finalizados com todas as manchas detalhadas – às vezes só algumas para dar para ver que é uma onça são o suficiente num rascunho de trabalho. Continue assim e pode virar um desenhista de animais selvagens famoso um dia!
  11. Não espere desenhos bem finalizados, a não ser que a onça durma por meia hora. Animais se mexem. Desenhos ao vivo podem ficar inacabados, e comece de novo se ela mudar de posição. Tente posições que ela faz sempre enquanto anda de um lado para o outro ou olha para trás para as pessoas. Faça um pouco, vá para outra diferente, e volte quando ela ficar naquela posição de novo. Você vai aprender muito com desenhos ao vivo, mesmo que os com fotos fiquem mais bem finalizados. Posteriormente, esses rascunhos rápidos podem virar referência para posições vívidas que você não acha em fotos.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre faça traços leves no começo.
  • Seu gato tem essencialmente a mesma anatomia que uma onça. Estude as diferenças e similaridades na proporção. As patas da onça são mais pesadas e largas, a cabeça é menor com relação ao corpo e o focinho é maior com relação ao resto da cabeça – mas posições e movimentos são bem parecidos em todos os felinos. Você pode combinar uma boa foto de referência de uma onça com uma foto de um gato doméstico para criar uma onça original na posição do gato – assim não está violando os direitos autorais de nenhum fotógrafo. Faça a fase dos blocos a partir da foto da posição, arrume o tamanho da cabeça e patas para a proporção da onça e faça as sombras como na foto da posição, manchas e detalhes como na foto da onça.
  • Muitos desenhos rápidos de onças com só algumas manchas esboçadas vão ensiná-lo anatomia de onças muito mais rápido que fazer um só desenho detalhado. Sempre faça rascunhos para um objeto difícil.
Publicidade

Avisos

  • Respeite a vida selvagem. Não tente chegar perto de onças em zoológicos ou tirar fotos delas para suas próprias referências sem autorização e ajuda do zoológico. As regras, jaulas e fossos estão ali para sua proteção, pois onças são perigosas. Uma câmera com zoom é recomendada para tirar boas fotos em zoológicos. Você pode tirar fotos com macro excelentes da cabeça e outros detalhes sem chegar a uma distância perigosa.
  • Não tire cópias de fotos de referência sem autorização do fotógrafo. Isso inclui propagandas do zoológico ou pôsteres. Procure na internet em sites como Flickr e entre em contato com o fotógrafo quando gostar de uma referência. Procure boas fotos de referência que usem as licenças da Wikipedia Commons ou da Creative Commons e obedeçam os termos. Você também pode se registrar em sites como DeviantArt ou WetCanvas e encontrar muitos fotógrafos e artistas postando fotos para compartilhar com permissão – alguns podem querer ser creditados quando você exibir o desenho, outros podem querer ser avisados e ver a obra, alguns podem não querer que você venda o desenho. Respeite os direitos autorais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 299 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade