Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já quis desenhar [1] Seus problemas acabaram! Este artigo lhe ensinará. Basta lê-lo até o fim!

Método 1
Método 1 de 2:

Passos gerais para desenhar um cavalo

Baixe em PDF
  1. Isto é opcional, mas é muito útil ter uma imagem de referência.
  2. Conheça a aparência da cabeça, do corpo, da crina e da cauda. Além disso, saiba onde as pernas de um cavalo ficam posicionadas quando ele estiver se movimentando. Isso vai ajudar a criar um cavalo realista, além de ser útil quando não se tem uma foto como referência.
  3. Comece com algumas formas ovaladas e circulares para o corpo. Faça a cabeça desenhando uma grande forma oval ou circular, depois um pequeno círculo próximo a ela para o focinho. Ligue-os com duas linhas para fazer a forma de uma cabeça. Em seguida, use duas linhas para ligar a cabeça ao corpo. Isto vai criar o pescoço. Para as pernas, desenhe linhas retas com círculos para as articulações. Acrescente uma linha curva para o cóccix. Nota: se for preciso, você pode traçar o contorno básico da imagem em vez disso. Mais tarde, você pode praticar desenhar o seu próprio contorno básico.
  4. Escureça as curvas do corpo e da cabeça e elabore as pernas. Esse também é um bom momento para esboçar formas para a crina e a cauda. Procure não escurecer muito as linhas. Se você fizer isso, vai ser difícil consertar um erro e vai tirar aquela aparência "realista". Os animais são criaturas suaves e carnudas e não têm linhas grossas esculpidas em pedra.
  5. Pinte suavemente o cavalo e não se preocupe com as sombras ou marcações. Borrar os sombreados ajuda a dar ao cavalo uma aparência suave e 'viva'.
  6. É importante se lembrar de onde está vindo a "fonte de luz". Procure não escurecer a "iluminação" do cavalo. Além disso, a tonalidade do seu sombreamento depende da cor do cavalo. Caso esteja desenhando um cavalo com cores claras, use menos sombreamento no animal em geral. Se estiver desenhando um cavalo com cores escuras, use mais. Mais uma vez, borrar ajuda a deixá-lo mais realista. Além disso, não se esqueça de usar a foto como referência, pois isso ajuda bastante com o sombreamento.
  7. Se forem brancas, pode ser que não precisem de sombra. Basta adicionar linhas suaves para dar textura. Se forem muito escuras (como pretas), sombreie-as para um cinza-escuro. Em seguida, adicione linhas pretas para dar textura.
  8. Se algo não estiver legal, conserte! É para isso que servem as borrachas. Além disso, é uma boa ideia acrescentar seus próprios toques pessoais aqui e ali. Não é preciso copiar totalmente a foto.
  9. Apague os sombreamentos que estejam fora do lugar e conserte as coisas menos importantes. Acrescente toques finais ao sombreamento.
  10. Não é preciso colocar um fundo se você estiver feliz com a sua imagem. Caso não tenha muita experiência com desenho, esta parte pode ser difícil; mas se quiser tentar, vá em frente!
  11. Coloque a sua assinatura no desenho.
  12. Se quiser, você ainda pode fazer alguns "retoques". Os desenhos nunca precisam estar "prontos" se você quiser continuar a aprimorá-los.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando um guia para as proporções

Baixe em PDF
  1. Para colorir, escolha entre lápis de cor, gizes de cera, canetinhas ou aquarelas. Use um papel de qualidade para que a cor fique bonita.
  2. Desenhe círculos e linhas curvas para moldá-la.
  3. Una os grandes com as linhas curvas . Isto vai ser o corpo.
  4. Isto vai ser as pernas.
  5. Comece com a cabeça.
  6. Desenhe uma curva e mantenha a linha suave.
  7. Use linhas compridas e curvas para o cabelo como vê na imagem.
  8. Publicidade

Dicas

  • Não espere fazer um cavalo perfeito na primeira tentativa. Nem todo mundo desenha bem naturalmente. Se quiser melhorar, pratique. Você vai ficar melhor de forma gradual.
  • Não jogue os seus desenhos fora. Use-os como referências. Se você fizer uma boa cabeça em um desenho, tente copiá-la.
  • Tenha um bom sentido de proporção. Você não quer fazer cabeças ou corpos muito menores ou maiores. Geralmente, o corpo do cavalo deve poder caber dentro de um quadrado, embora isso dependa do tipo de animal que você estiver desenhando (por exemplo: os puro-sangue ingleses são bem altos, enquanto os pôneis-shetlands são baixos). Mas não fique chateado se você não tiver. Nem todos os cavalos são perfeitamente proporcionais!
  • Continue desenhando. Com o tempo, você vai segurar o lápis com mais firmeza, vai se familiarizar com o sombreamento e talvez vai desenvolver as suas próprias técnicas. Um dia você pode chegar a um ponto em que não vai precisar de uma imagem de referência!
  • Não se esqueça de limpar a sua área de trabalho antes de começar.
  • Peça sugestões, conselhos ou dicas para alguém. Não fique ofendido com uma crítica útil. Esse conselho pode ajudá-lo da próxima vez que você desenhar.
  • Não coloque as mãos no papel, pois isso pode borrar o desenho.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe que as críticas abalem-no. Uma crítica construtiva pode, na verdade, ser útil da próxima vez que você for desenhar.
  • Não fique chateado se não ficar perfeito. Isto pode impedir que você melhore.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Lápis.
  • Papel de desenho.
  • Borracha.
  • Foto de um cavalo.

Referências

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 86 274 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade