Baixe em PDF Baixe em PDF

Apesar de menosprezado por muitos, o Bloco de Notas do Windows, além de editor de texto, é um prático editor de código. Por essa razão, é possível usá-lo para criar um arquivo de linhas de comando que desligará o computador quando executado. Com esse conhecimento, você não só economizará cliques na hora de desligar o computador, mas, quem sabe, poderá fazer pegadinhas com os amigos.

  1. Não será necessário baixar nada, esse é o editor de texto simples que já vem com o Windows – ele é totalmente qualificado para esse tipo de trabalho.
    • Para encontrá-lo, abra o menu do Windows e: “Todos os Programas” → “Acessórios” → “Bloco de Notas”. Se preferir, abra o menu do Windows, digite notepad e pressione Enter .
  2. shutdown.exe -s na primeira linha. Essa é a linha de comando responsável por desligar o computador.
  3. -t . O tempo padrão de espera para o desligamento do computador é de 30 segundos. Contudo, é possível alterá-lo usando o parâmetro -t , seguido da quantidade de segundos desejada.
    • Por exemplo, para criar um processo de desligamento que durará 45 segundos, digite: shutdown.exe -s -t 45 .
    • Para que o computador se desligue automaticamente: shutdown.exe -s -t 00 .
  4. Se achar necessário, é possível deixar uma mensagem personalizada para o usuário ler antes que o processo se inicie, basta usar o parâmetro -c . O comando completo, ficaria: shutdown.exe -s -t 45 -c " mensagem " (mensagem deve ser escrita entre aspas). [1]
    • Por exemplo, é importante informar ao usuário quanto tempo ele tem antes que o computador desligue: shutdown.exe -s -t 45 -c “O computador será desligado automaticamente em 45 segundos” .
  5. Para que o Windows seja capaz de reconhecer e executar os comandos que estão dentro do arquivo, será necessário salvá-lo como batch.
  6. *)”. Assim, será possível alterar o formato do arquivo.
  7. .txt depois do nome do arquivo. Substitua-a por .bat .
    • Todo arquivo possui uma extensão que define qual é o seu formato (imagem, texto, planilha, etc.). Ela é simbolizada por três ou mais letras que vêm logo após um ponto, depois do nome do arquivo. Nem sempre é possível vê-la, pois o gerenciador de arquivos do Windows, geralmente, é configurado para omiti-la. Entretanto, os arquivos de texto simples são terminados em “.txt”, os arquivos do Word em “.docx”, a maioria dos arquivos de foto em “.jpg” e os arquivos de script do Windows em “.bat”.
  8. Note que o resultado não será um arquivo de texto, ele terá o formato .bat e, portanto, o ícone será diferente (duas engrenagens engatadas uma à outra – uma grande e uma pequena).
  9. As regras que você inseriu no script guiarão todo o processo.
    • Salve todos os seus trabalhos antes de rodar o arquivo.
    Publicidade

Avisos

  • Ao utilizar esse arquivo para fazer uma pegadinha, esteja ciente de que a vítima pode acabar perdendo trabalhos que, por acaso, ainda não tenham sido salvos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 935 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade