PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem vários motivos para você querer desmontar o controle de um Xbox One: limpar a parte de dentro, resolver problemas de drift , substituir componentes eletrônicos, verificar conexões das pilhas, pintá-lo ou mesmo por curiosidade. Seja como for, não se preocupe! Esse processo fica bem fácil com as ferramentas certas em mãos. Leia o nosso passo a passo e entenda o que você precisa fazer em detalhes.

O que você precisa saber

  • Use uma chave Torx T8 para desenroscar os parafusos do controle.
  • Use uma espátula de plástico para separar os painéis.
  • Pode ser que você precise de habilidades de soldagem mais avançadas para substituir componentes eletrônicos.
Parte 1
Parte 1 de 2:

Removendo as peças de plástico

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de começar, abra o compartimento de pilhas na parte traseira do controle e recolha as duas pilhas AA.
  2. Se é a sua primeira desmontando o controle, você vai ver o adesivo dentro do compartimento de pilhas. Tire-o para ter acesso a um parafuso que fica embaixo.
  3. Para isso, insira uma espátula de plástico na divisão que passa por uma das alças. Deslize-a de cima a baixo até soltar a peça. Em seguida, repita o processo do outro lado para tirar o painel de cada um.
    • Na falta de uma espátula, você pode usar uma chave de fenda comum. Só tome cuidado para não danificar o plástico.
  4. Você vai precisar de uma chave Torx T8 para desenroscar os cinco parafusos na parte de trás do controle. Dois deles ficam na base, dois ficam no topo de cada lado e há mais um no meio do compartimento de pilhas.
    • Na falta de uma chave Torx T8, talvez dê para usar uma chave Phillips — sob o risco de danificar e inviabilizar os parafusos.
  5. Depois que você tirar os parafusos e painéis traseiros, a faceplate na parte de frente vai praticamente se soltar sozinha. Use os dedos para deslizá-la para fora com cuidado.
  6. Para isso, vire o controle e tente chacoalhar de leve a peça de plástico que resta por trás. Quando ela se soltar, levante-a. A partir de agora, você vai ter acesso aos botões da frente e de trás das placas de circuito.
  7. Basta puxar os direcionais. Sem a faceplate, eles vão sair do lugar sem resistência.
  8. Para isso, coloque uma chave de fenda comum por baixo do painel que fica no topo, entre os dois botões no centro do controle. Em seguida, faça um pouco de força para soltar a peça e recolha-a com os dedos.
    • Talvez você tenha que fazer um pouco mais de força para remover as capas dos gatilhos do que as demais.
    • Depois de remover a peça superior, você vai enxergar o conector USB — e ver se ele tem uma boa conexão.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Removendo as placas de circuito e os botões

PDF download Baixe em PDF
  1. O botão fica no lado superior esquerdo do controle. Sem aquela peça de cima, ele fica bem fácil de remover.
    • Guarde o botão em um lugar seguro, já que ele é bem pequeno e corre o risco de sumir.
  2. Para isso, insira a chave de fenda comum no anel de metal em torno do D-pad e faça um pouco de força para removê-la. Em seguida, basta levantar o direcional do lugar. [1]
  3. Os motores ficam conectados à placa inferior por alguns fios. Se quiser removê-los, você precisa desfazer a solda que faz essa conexão . Em seguida, fica bem fácil levantar os motores do lugar. Atenção: este procedimento só é recomendado para quem tem experiência com soldagem. Dá para deixar os motores presos à placa, desde que você tenha cuidado. Segure-os com uma mão enquanto pega a placa com outra.
  4. Dois parafusos mantêm a placa inferior no lugar. Eles ficam na parte de trás, bem acima dos motores. Você vai precisar de uma chave Torx T6 para desenroscar as peças.
  5. A placa inferior é aquela que fica mais perto do seu corpo quando você vira o controle. Segure-a pelas pontas com os dedos e chacoalhe-a de leve. Quando ela se soltar do conector, basta levantá-la da carcaça. Tome cuidado se os fios e os motores ainda estiverem presos.
    • Se o controle está com drift, talvez você possa resolver o problema girando a peça de plástico preta na lateral do módulo do joystick com uma chave de fenda: caso o drift seja para baixo ou para trás, gire a peça em sentido horário; caso seja para frente, gire-a em sentido anti-horário. Faça isso por um tempo e teste o analógico. Por fim, repita o processo duas ou três vezes para tirar a sujeira do controle. [2]
  6. A placa-mãe é aquela que fica mais perto da parte dianteira do controle. Ela tem um parafuso no meio, que você pode tirar a partir de trás usando a chave Torx T6.
  7. Depois de desenroscar o parafuso, você só precisa levantar a placa-mãe. Pegue-a pelas extremidades com os dedos para ter acesso a todos os componentes das placas. Aproveite para fazer uma limpeza nelas . Se você entende de soldagem, remova e substitua os componentes que precisam ser trocados. O conector USB fica no topo do controle, enquanto as entradas de fone de ouvido e de expansão ficam na base (conectadas à placa inferior).
    • Você pode remover as partículas de sujeira e limpar a placa de circuito usando ar comprimido. Caso precise apenas fazer uma limpeza simples, é só passar um chumaço de algodão embebido (mas não encharcado) com álcool isopropílico na placa. Para remover as partículas de sujeira mais grudadas, use uma ferramenta de borracha ou até uma borracha de lápis comum (e limpa).
  8. O conector de botões é feito de borracha fica entre os botões e a placa-mãe, fazendo contato com esta sempre que você pressiona algo no controle. Após a remoção da placa, você só precisa levantar o conector da carcaça.
  9. Depois que você tirar o conector de borracha, os botões vão deslizar para fora do lugar. Basta virar a carcaça do controle para baixo até eles caírem na mesa. Pronto: você terminou de desmontar o controle e já pode substituir algumas peças ou remover a sujeira acumulada. [3]
    • Para remontar o controle, basta colocar as peças de volta no lugar em ordem inversa.
    Publicidade

Dicas

  • Guarde os parafusos e componentes pequenos do controle em uma bandeja para não perder nada.
  • Dependendo do problema, talvez você não precise desmontar o controle por inteiro: é só tirar o suficiente para ter acesso às peças específicas.
Publicidade

Avisos

  • Remover componentes das placas de circuito envolve certas habilidades de soldagem. Leve o controle à assistência técnica se você não entende do assunto.
  • O controle do Xbox One tem várias peças pequenas que podem acabar sumindo. Guarde todas em um lugar seguro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 894 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade