PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os smartphones ajudam a todos hoje em dia, mas podem causar frustrações. Se o dispositivo não estiver funcionando bem, talvez seja preciso forçar sua reinicialização ou até fazer uma restauração, mas qual é o procedimento correto de acordo com a situação? Ambos estão relacionados, mas são bastante diferentes, e este artigo lhe ensinará como diferenciar o reinício forçado da redefinição ou restauração ao estado de fábrica tanto nos aparelhos iOS quanto nos iPhones.

Método 1
Método 1 de 5:

Reinício forçado ou restauração de fábrica

PDF download Baixe em PDF
  1. O primeiro procedimento indica apenas que o smartphone será desligado de maneira forçada e, logo depois, ligado outra vez; não afeta o armazenamento dele. É indicado para situações em que o celular responde com lentidão ou apenas trava, ou seja, é diferente do reinício feito sem qualquer dificuldade através do menu “Desligar”, por exemplo, já que será preciso segurar o botão “Ligar e Desligar” por um tempo.
    • Os dados e o espaço interno do dispositivo não vão sofrer nenhuma modificação. Saiba, no entanto, que as informações de aplicativos que não foram salvas automaticamente poderão desaparecer após o reinício.
    • O reinício forçado também é conhecido como “hard reset”. [1]
  2. Essa pode ser a única saída se você acha que há um vírus ou o sistema não funciona bem, com muita lentidão. As preferências originais serão restauradas para que o usuário realize a configuração do smartphone “do zero”, como estivesse abrindo a caixa naquele momento.
    • Devido à “gravidade” da restauração às configurações originais, recomenda-se utilizá-la apenas como um último recurso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Como fazer o “hard reset” de um iPhone

PDF download Baixe em PDF
  1. Basta pressioná-lo e soltá-lo, sem a necessidade de segurá-lo.
    • A tela deverá estar apagada para que o processo funcione.
  2. Ele exibirá a opção de desligar o aparelho, mas ignore; continue com o botão pressionado até que o logo da Apple apareça. O iPhone reiniciará.
    • Em modelos mais antigos, basta segurar o botão “Repousar/Despertar” e o “Início” (Home) ao mesmo tempo até que o logo da Apple seja mostrado. Mantenha-os pressionados, já que apertar e soltar fará apenas uma captura de tela.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Restaurando um iPhone às configurações de fábrica

PDF download Baixe em PDF
  1. Nele, será possível redefinir o dispositivo às configurações iniciais.
    • Não se esqueça de fazer o backup do iPhone antes de iniciar o processo. Todos os dados serão apagados do iPhone após revertê-lo às preferências nativas.
  2. [2]
  3. Lembre-se de que a restauração ao estado de fábrica é irreversível.
  4. Um aviso final será exibido pelo iOS antes de dar início à redefinição para o estado de fábrica. Confirme sua decisão e aguarde que ela termine, o que deve demorar de cinco a dez minutos.
    • Assim que o processo terminar, você poderá configurar o iPhone “do zero”, como se fosse novo, ou recuperar os dados de backup do iCloud.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Como fazer o “hard reset” do Android

PDF download Baixe em PDF
  1. Na grande maioria dos dispositivos com sistema Android, ambos ficam no mesmo lado do aparelho.
    • A combinação desses botões também faz a captura de tela. Não se preocupe, porque o celular não a salvará após o reinício.
  2. [3] Logo depois, a tela deverá ficar preta e forçar o reinício do sistema. Verifique se o Android voltou a funcionar normalmente assim que o “boot” for finalizado.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Como restaurar um Android às configurações de fábrica

PDF download Baixe em PDF
  1. É nele que você encontrará a opção para redefinir o dispositivo às preferências nativas; a maneira mais rápida de abri-lo é passando o dedo a partir do topo da tela para abrir o painel de notificações. Toque no ícone de uma engrenagem, no canto direito inferior do menu.
  2. Nele, também será possível reiniciar as configurações do Wi-Fi ou Bluetooth, bem como as preferências de aplicativos.
  3. Um aviso final será exibido, declarando que o processo vai apagar todos os dados do celular. Confirme que deseja realizar o processo para continuar. [4]
    • A redefinição às preferências nativas será iniciada e deverá demorar um pouco. Após o reinício, você deverá reconfigurar o aparelho e as opções do Google.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 941 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade