Baixe em PDF Baixe em PDF

Independentemente de colecionar lembranças esportivas por diversão ou querer fazer dinheiro com sua coleção, é importante exibir seus itens e preservar seu valor. Há muitas formas diferentes de expor seus itens, incluindo molduras e caixas de exposição. Caso você tenha uma réplica de uma camisa esportiva, use uma shadowbox para exibir a peça; emoldurar sua camisa em casa é fácil, e poupará muito dinheiro comparado com o que um profissional cobraria. Leia este artigo para instruções de como emoldurar sua própria camisa.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando para emoldurar

Baixe em PDF
  1. Para exibir uma camisa esportiva, use uma moldura shadowbox, que é uma caixa retangular com pouca profundidade e emoldurada. Ela geralmente tem um vidro na frente que é ideal para expor e proteger itens volumosos, pois dá mais espaço entre o fundo e o vidro do que uma moldura tradicional. O interior da caixa deverá ter ao menos 2,5 cm de espaço entre ela e a camisa. O tamanho normal de uma moldura para camisa é de 1 m por 80 cm. [1]
    • Escolha uma moldura envernizada ou pintada de uma cor que combine com a camisa e com a decoração da sua casa.
    • Procure por uma shadowbox com vidro com proteção UV.
    • Existem algumas molduras feitas especificamente para camisas esportivas, mas elas tendem a ser caras. Uma shadowbox com as dimensões certas provavelmente será mais barata que uma moldura feita especialmente para uma camisa.
  2. Ao contrário de uma moldura comum, o painel de fundo que vem em uma shadowbox pode não ser o que você precisa para seu projeto. Para uma camisa, você normalmente precisa de um fundo de espuma para dar apoio (isso pode vir com a moldura) e um fundo de papel de conservação alcalino para ir em cima. Você pode escolher usar ou não usar uma esteira ao redor das bordas para um efeito extra. [2]
    • Muitos emolduradores escolhem usar transferência térmica para preparar o fundo para a moldura. Isso prende o papel de conservação com segurança ao fundo.
    • O papel do fundo deve ser de uma cor neutra que complemente a camisa.
  3. Para completar seu projeto, você também precisará de uma fita métrica, estilete, agulha (de bordado funciona melhor), linha incolor (como linha de pesca), e os materiais de instalação na parede que você escolher usar (específico para o tipo de fundo que estiver usando). Também seria bom ter um ferro de passar roupa para que possa preparar a camisa para emoldurá-la e ajudar as dobras a ficarem planas dentro da moldura. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Emoldurando a camisa

Baixe em PDF
  1. Corte sua espuma ou painel de fundo usando um estilete. O painel deve ficar do mesmo tamanho que a moldura. Então, coloque o papel de instalação em cima. Se for fazer uma transferência térmica, deve fazer isso agora. [4]
  2. Caso tenha espaço suficiente dentro da shadowbox, é bom colocar um painel de espuma dentro da camisa. Fazê-lo dará apoio e ajudará a camisa a parecer um pouco mais preenchida do que se você prendê-la plana ao painel. Corte um pedaço do painel de espuma em um retângulo do tamanho do torso da camisa e coloque dentro dela. Você pode costurar a parte de trás da camisa ao painel para ajudar a segurá-lo no lugar, ou usar alguns alfinetes.
  3. Embora tenha algumas formas diferentes de dobrar a camisa, todas elas são feitas para que as logos e símbolos fiquem visíveis dentro da moldura. Estenda sua camisa plana em uma mesa e dobre as mangas de forma que fiquem viradas para baixo. Passe com o ferro para manter a camisa nessa posição e prepará-la para a vida na moldura.
  4. Coloque uma linha incolor na agulha e comece a costurar à mão ao redor da borda da camisa. Costure ao redor da gola, na bainha, laterais e mangas da camisa. Se for possível, costure a parte de trás do tecido ao invés da frente para que a linha fique escondida. Você deve costurar a camisa ao fundo para que ela não se mova dentro da moldura.
  5. Caso a peça esteja bem presa ao fundo e arrumada como você quer, está pronta para ser colocada dentro da moldura. Coloque-a com cuidado para não mover a camisa. A camisa não deve tocar no vidro, pois com o tempo o acúmulo de umidade fará o tecido mofar. Prenda a parte de trás da moldura e ela estará pronta!
    Publicidade

Dicas

  • Caso não queira costurar sua camisa ao painel, use pinos de aço inoxidável.
  • Os melhores lugares para costurar uma camisa e um painel são na parte de baixo da camisa, logo abaixo da gola, e no começo de cada manga.
  • Quando manusear o vidro ou acrílico, segure nas laterais para prevenir manchas desnecessárias dentro da shadowbox.
  • Exponha os autógrafos na camisa deixando eles virados para fora da moldura.
Publicidade

Avisos

  • Não corte demais o painel antes de colocá-lo na camisa. A camisa deve ficar esticada com o painel dentro dela.
  • Use uma agulha pequena para costurar a camisa, pois uma grande pode danificar a peça.
  • Caso precise costurar a frente da camisa ao painel, use uma linha da mesma cor que o tecido.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Camisa;
  • Fita métrica;
  • Agulha e linha;
  • Painel;
  • Quadro shadowbox;
  • Fita adesiva incolor;
  • Acrílico ou vidro;
  • Painel de fundo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 165 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade