PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O/D é a abreviação de Overdrive, um recurso exclusivo de transmissões automotivas automáticas de veículos fabricados entre o meio dos anos 80 e meados da década de 2010. Geralmente, o Overdrive fica habilitado, e quando é desativado, a transmissão do carro usará automaticamente as marchas mais altas para que seja possível atingir uma velocidade mais alta. O botão O/D Off costuma ficar no câmbio, portanto, se a luz avisando que o O/D acender aleatoriamente, é bem possível que você tenha apertado esse botão acidentalmente. Não é nada grave, não se preocupe; leia este artigo e explicaremos como reativar a função, em que situações é melhor deixá-la desligada e o que significa quando a luz do botão pisca.

O que a luz O/D Off indica?

A luz O/D Off light sinaliza que a função Overdrive está desabilitada. O botão para ativar e desativar o botão fica no câmbio; pressione-o para reativá-la. Normalmente, o Overdrive permanece habilitado, evitando que o veículo use as marchas mais altas, a fim de otimizar o desempenho do motor, aumentar a economia de gasolina e facilitando a condução em altas velocidades.

Seção 1 de 6:

O que significa “O/D Off”, no carro?

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela está disponível apenas em carros com transmissão automática, fabricados antes de 2017. O indicador “O/D Off” apenas informa ao motorista que o Overdrive está desabilitado, muito provavelmente porque você pressionou sem querer o botão do recurso. [1]
    • O botão que liga e desliga o Overdrive costuma ficar no câmbio em si. É normal pressioná-lo sem querer, principalmente em veículos das marcas Nissan, Infiniti, Volkswagen e Audi, nos quais, por alguma razão, o botão é mais sensível.
    Publicidade
Seção 2 de 6:

O que a função Overdrive faz?

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando ativado, o Overdrive evita que a transmissão engate a quarta e a quinta marchas, já que as mais baixas dão mais potência, porém menos velocidade, enquanto as altas não fornecem tanta potência, em troca de maior velocidade. Como essas marchas não são muito eficientes, o Overdrive evita que o carro desperdice combustível ao dirigir em altas velocidades. [2]
    • Sendo mais específico, a função diminuí a velocidade rotacional do eixo de entrada do motor, de modo que ele queime menos combustível. Isso diminui muito o torque do veículo; porém, se estiver dirigindo em velocidade maior em uma estrada, esse torque será dispensável, já que os pneus não sofrem com muita resistência em altas velocidades. Consequentemente, o carro poderá ser conduzido mais facilmente, e menos combustível será queimado. [3]
    • As três primeiras marchas são voltadas à aceleração, que dão impulso ao automóvel, enquanto a quarta é a chamada “velocidade de cruzeiro” (mais eficiente e confortável). O Overdrive geralmente bloqueia a quarta e a quinta marchas, que entram quando você dirige rápido, em velocidade estável.
Seção 3 de 6:

Posso dirigir com a luz O/D Off ativada?

PDF download Baixe em PDF
  1. O cenário muda se ela piscar, indicando que há algo errado, mas do contrário, o sistema apenas está informando que o recurso Overdrive está desabilitado. Isso não vai causar nenhum dano, mas talvez seja necessário abastecer o tanque antes do que o esperado, em uma viagem longa. [4]
    Publicidade
Seção 4 de 6:

Como desligar a luz O/D Off

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele geralmente fica na lateral menor e está incorporado ao câmbio; apertar o botão com o carro ligado deve habilitar novamente o Overdrive, desligando a luzinha. [5]
    • Em certos veículos, o botão estará no painel (provavelmente perto da direção).
    • Não há um símbolo universal para essa função, mas se um botão tiver o desenho de um circunflexo, igual ao acento, ele provavelmente comanda o Overdrive.
Seção 5 de 6:

Quando usar o Overdrive

PDF download Baixe em PDF
  1. Na verdade, é raro desligar o Overdrive e realmente constatar um rendimento muito maior do automóvel. Geralmente, restringir o uso de marchais poupará dinheiro do combustível, então, é melhor deixá-lo habilitado. Caso não esteja dirigindo em circunstâncias excepcionais, não há nenhum motivo para desligar o Overdrive.
    • O controle sobre o carro melhorará um pouco, além da condução ficar mais confortável em altas velocidades, mas a maioria dos motoristas não notará grandes diferenças.
  2. Em áreas rurais ou vias muito acidentadas, o torque extra das marchas mais altas pode ser importante para não derrapar. O torque perdido em altas velocidades pode acabar sendo a diferença entre fazer corretamente uma curva ou perder o controle nesses terrenos.
  3. Nessas estradas com muitas variações, a ausência do torque das marchas mais altas dificultará a condução do veículo. Ao desativar o O/D, você poderá manter o carro estável ao passar sobre pontos com muitas subidas e descidas; do contrário, o veículo parecerá muito mais instável do que o habitual.
    • Isso pode ser perigoso, principalmente se estiver chovendo ou ventando bastante.
    Publicidade
Seção 6 de 6:

Por que a luz do O/D Off piscaria?

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode continuar dirigindo lentamente, mas recomenda-se levar o carro a um mecânico de confiança para que ele analise a transmissão o quanto antes. Quando essa luz pisca, significa que a transmissão não está “entrando” nas marchas do Overdrive na hora certa. Não ignore esse defeito, já que ele poderá causar problemas na transmissão. [6]
    • Isso pode ocorrer devido a algum defeito no sensor de velocidade da transmissão, no solenoide da transmissão ou a um problema físico na caixa de câmbio da transmissão.
    • Geralmente, isso ocorre em veículos da Ford. Outras marcas não costumam usar o indicador O/D para sinalizar problemas na transmissão.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 291 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade