PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O Serviço Aéreo Especial (do inglês Special Air Service , ou SAS ) representa a força de operações especiais de elite do exército britânico. Os principais elementos do SAS são recrutados a partir das Forças Armadas Britânicas, e jamais do público geral. O processo de treinamento e seleção, que dura cinco meses, é brutalmente intenso. De todos os 125 soldados que tentam o ingresso, aproximadamente 10 conseguem um lugar. [1] Apenas os mais fortes, resistentes e dedicados candidatos conseguem alcançar o nível exigido pelo SAS. Se você é cidadão britânico e pensa ter o que é preciso, leia o Passo 1 abaixo para saber como passar pelo processo de recrutamento e treinamento.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Atendendo aos Requisitos Básicos

PDF download Baixe em PDF
  1. O SAS, excetuando-se sua própria reserva, não recruta civis. Para ser elegível ao ingresso, você deve ser membro oficial de um dos serviços das British Armed Forces — quer se trate do Naval Service (composto pela Royal Navy e pelo Royal Marine Corps ), o British Army ou a Royal Air Force .
    • Observe que cada serviço possui seus requerimentos de inscrição e treinamento, podendo ser bastante exigentes em todos os quesitos. Por exemplo, o regime de treinamento básico do British Army é composto por 26 semanas de rigoroso treinamento físico e exercícios táticos.
    • Observe ainda que, como no caso de outros serviços das British Armed Forces , o SAS aceita membros de países da British Commonwealth (como Fiji, Austrália, Nova Zelândia, etc.).
  2. Outra forma de se tornar elegível ao ingresso no SAS é entrar em um dos regimes de reserva SAS (regimentos 21 e 23) e servir por 18 meses. Diferentemente do recrutamento do SAS, as reservas SAS recrutam a partir da população civil, representando um caminho relativamente direto de ingresso a partir do estado de civil.
  3. O processo de seleção para o SAS é um dos mais difíceis programas de treinamento militar no mundo. Seu propósito é testar os candidatos até seu mais elevado limite de habilidades físicas e mentais. Apesar de tratar-se de algo raro, não é algo inaudito que candidatos tenham morrido durante o processo de seleção. [2] Por conta das extremas exigências do treinamento do SAS, somente homens jovens e saudáveis e com excelente condição tanto física quanto mental são considerados.
    • Embora mulheres tenham sido integradas às British Armed Forces desde a década de 90, estão excluídas da maioria das unidades orientadas ao combate. Por essa razão, no presente, não são permitidas dentro do SAS. Há, no entanto, sinais de que isso possa mudar no futuro próximo. [3]
  4. O SAS requer um sério comprometimento por parte de seus candidatos. Se você completar com sucesso o processo de seleção, a expectativa é que você permaneça no SAS, em um papel importante, por pelo menos três anos ou mais. Por essa razão, os candidatos que se inscrevem devem ter pelo menos 39 meses de serviço remanescente para serem considerados. Adicionalmente, devem ter um mínimo de experiência de 3 meses com seu próprio regimento. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Passando Pelo Processo de Seleção

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você acredita ser capaz de ingressar no SAS e tem o intenso desejo de realizar esse objetivo, complete a sua decisão ao preencher um AGAI. Ele é um formulário que lhe afirma estar preparado e possuir ciência plena dos desafios que vêm à frente.
    • Uma vez que você tenha tomado a decisão, deverá aguardar pelo início do próximo processo de seleção. O processo de seleção para o SAS acontece duas vezes ao ano — uma vez no inverno e outra no verão. Isso é verdade independentemente às condições: não importa quão frio ou quente o clima esteja, o processo de seleção segue em frente.
  2. Como primeira parte do processo, os recrutas são levados ao quartel-general da SAS, em Stirling Lines , Hereford , para passar por um exame médico e pelo Battle Fitness Test , ou BFT. O exame médico assegura que o recruta atende aos requisitos básicos de estar saudável e isento de doenças, enquanto o BFT garante sua forma física. Aproximadamente 10% de todos os candidatos são reprovados em um dos dois testes. [5]
    • O BFT consiste em uma corrida em pelotão de 2,5 km em 15 minutos seguida pela mesma distância corrida individualmente, mas em menos de 10,5 minutos. Aqueles que falham a essa altura não estão fisicamente preparados para se tornarem membros do SAS.
  3. Ao longo do primeiro final de semana do treinamento SAS, os recrutas recebem instruções detalhadas quanto à experiência do processo de seleção e, a seguir, a estar empregado como membro do SAS. Durante essa breve fase, as exigências físicas e mentais colocada sobre os recrutas não são tão extenuantes quanto virão a ser no futuro, embora venham a participar de diversas corridas de colina. Adicionalmente, os recrutas passam por diversos testes de aptidão geral, incluindo os seguintes:
    • Teste de bússola e mapeamento
    • Teste de natação
    • Teste de primeiros socorros
    • Teste de forma em combate
  4. Após a breve fase de treinamento, começará o processo de seleção real. A primeira etapa, que durará 4 semanas, se concentra na resistência e habilidade de navegação em ambiente selvagem do candidato. Atividades durante essa etapa incluem escalar, correr e navegar entre pontos de encontro de um mapa. A intensidade das atividades cresce ao longo da etapa de treinamento à medida que os candidatos carregam mochilas sequencialmente mais pesadas, recebendo objetivos de tempo continuamente mais estritos. Com frequência, os candidatos não recebem informações do limite de tempo de dado exercício antes de receber as instruções para sua realização. Eventos principais nessa etapa incluem:
    • A Fan Dance é uma escalada de 24 km na cadeia de montanhas Brecon Beacons , tomando parte no final da primeira semana e servindo como principal "filtro" do processo.
    • O Long Drag é o teste principal dessa fase do processo de seleção. Os candidatos devem completar uma escalada de 64 km na Brecon Beacons em menos de 20 horas. Durante essa prova, eles devem carregar uma mochila de 25 kg, um rifle, alimento e água. É proibido usar rastros pré-estabelecidos, e a navegação deve ser feita inteiramente através de mapa e bússola.
  5. Depois de passar pela exigente etapa inicial do treinamento SAS, os recrutas remanescentes ingressam na segunda fase, focada em habilidades de combate. Ao longo de quatro semanas, os recrutas recebem treinamento no manuseio de armas (incluindo armas estrangeiras, demolição, táticas de patrulhamento e outras habilidades essenciais ao campo de batalha).
    • Durante essa fase, todo recruta que não seja ainda certificado no uso do paraquedas será treinado nessa habilidade. Adicionalmente, todos serão treinados na sinalização de forma adequada ao British Army Regimental Standard . [6]
  6. Seguindo o Initial Continuation Training , os recrutas são levados a um local em Bornéu ou Brunei, onde passam por 6 semanas de pesado treinamento no quente e úmido ambiente da selva. Os candidatos são divididos em patrulhas de quatro homens, cada umas upervisionada por um membro da Directing Staff . Durante essa fase, os soldados aprendem a viver, navegar e a lutar na selva. Atividades incluem escaladas e marchas, treinamento em barcos, rotinas de combate, construção de acampamentos e mais.
    • O cuidado pessoal e primeiros socorros desempenham papel importante durante essa fase. Uma vez que cortes pequenos, picadas de insetos e bolhas ocorridos durante o treinamento podem acabar infectados na selva, é importante que todo recruta saiba como cuidar de suas próprias feridas.
  7. Como estágio final da fase de seleção, os recrutas participam de diversos exercícios feitos para construir sua habilidade de sobreviver em cenários de combate "em aberto". Os recrutas aprendem a mover-se discretamente, viver da terra e a evitar uma captura por forças hostis. Atividades incluem exercícios de evasão, cenários de sobrevivência e lições em técnicas interrogatórias.
    • O teste culminante nessa fase é um exercício no qual os recrutas devem completar dados objetivos enquanto evadem a captura pelo Hunter Regiment dos soldados opositores. Independente de os recrutas serem ou não capturados durante o exercício, devem tomar parte no treinamento de Tactical Questioning (ver abaixo).
  8. Um diferencial da fase final do processo de seleção do SAS é a porção de interrogatórios táticos. Os recrutas são colocados em diversas posições mental e fisicamente desconfortáveis por 24 horas. Durante esse tempo, a Directing Staff os sujeita a numerosos interrogatórios, durante os quais eles não devem revelar nenhuma informação significativa. Os recrutas podem somente entregar informações relativas a nome, patente, número ou data de nascimento. Todas as outras questões devem ser respondidas com " I'm sorry, I cannot answer that question ". Se qualquer soldado ceder, será reprovado em todo o processo de seleção e deverá retornar à unidade.
    • Embora a Directing Staff não tenha permissão para torturar ou infligir danos sérios aos recrutas, o tratamento dado é bastante severo. Os recrutas podem, por exemplo, ter seus olhos vendados, sofrer privação de alimento e água, ser forçados a manterem-se em dolorosas "posições de estresse", ser sujeitos a sons contínuos e altos e, ainda, ser forçados a estar em jaulas pequenas. As punições podem também ser psicológicas, incluindo abuso verbal, insultos, humilhação, enganação e mais.
  9. Se você obteve sucesso e foi aprovado ao longo de todo o processo de seleção para o SAS, poderá se vangloriar por estar entre poucos. Somente por volta de 10% dos candidatos conseguem chegar a esse patamar. Agora, aos recrutas é entregue a característica boina bege com a insígnia de uma adaga alada e dada a instrução para ingressar no Continuation Training , focado em ensinar a eles as habilidades de operação especial que necessitarão para vencer nas mais tensas zonas de combate do mundo.
    • Note que, ao final do processo de seleção, os recrutas abandonam qualquer patente que possam ter tido anteriormente e se tornam troopers . No SAS, todos os recrutas precisam trabalhar para escalar a patamares superiores a partir da base. No entanto, se um recruta abandona o SAS, terá sua patente anterior imediatamente recuperada, com crédito por tempo de serviço. A exceção à regra se aplica aos officers , que mantêm sua patente depois de entrar no SAS.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Preparando-se Para o Treinamento

PDF download Baixe em PDF
  1. O aspecto mais imediatamente visível no treinamento do SAS é que será provavelmente mais exaustivo do que qualquer experiência em sua vida até agora. Dos candidatos espera-se correr ou escalar por horas (durante o Long Drag , por um total de 20) em terreno irregular, cotidianamente. Deles também espera-se carregar cargas pesadas, escalar picos difíceis e realizar muitas outras tarefas fisicamente desgastantes. Para melhorar as suas chances de alcançar o fim do processo de seleção do SAS, tente devotar tempo e energia para se preparar ao máximo antes de começar.
    • O treinamento cardiovascular é uma necessidade absoluta. Muitos dos mais duros desafios durante o processo de seleção, como na Fan Dance e no Long Drag , têm como base a resistência. Isso significa que um foco intenso no treinamento cardiovascular, em especial na corrida e na escalada, será uma das melhores apostas para conseguir vantagem durante o treinamento. Adicionalmente, passar muito tempo realizando essas atividades lhe acostumará à sensação de passar tempo em ambientes externos.
    • Embora o treinamento cardiovascular seja muito importante, você não deve negligenciar o treinamento de força. Candidatos ao SAS devem ter força suficiente para carregar mochilas pesadas durante longas escaladas e para serem letais no combate, dentre muitas outras responsabilidades. Um regime aprofundado de exercícios de treinamento de força com foco nos grupos musculares inferiores, centrais e superiores lhe ajudará a alcançar o nível de força necessário. Veja Como Levantar Pesos.
  2. Alguns recrutas, atletas natos, ainda abandonarão o processo de seleção devido ao estresse mental envolvido. A seleção e o treinamento requererão a sua completa concentração mesmo durante tempos de profundo esgotamento físico. Por exemplo, os recrutas devem ser capazes de navegar ao longo de imensos pedaços de terra selvagem sem nada mais do que um mapa e uma bússola, mesmo estando completamente exaustos. Sem preparar-se mentalmente para o que pode se revelar como o mais desgastante evento de sua vida, você pode acabar vendo os seus esforços sendo desperdiçados.
    • Instruções precisas quanto ao como se preparar mentalmente podem variar de pessoa a pessoa. Alguns responderão bem a exercícios de memória enquanto que outros favorecerão a meditação . Independentemente à escolha, todos podem se beneficiar de manter as expectativas o mais realísticas quanto possível durante o processo de seleção. Não se trata de uma exibição macho man ao estilo hollywoodiano — trata-se de uma experiência intensamente desgastante para a qual muito poucos estão verdadeiramente preparados.
  3. O SAS não é destinado a candidatos com dificuldade de encontrar motivação interna. O fatigante processo de seleção esgota a todos exceto aqueles candidatos com uma intensa e cálida paixão por se tornarem alguns dos melhores soldados no mundo. Por exemplo, em uma prática não-característica à maioria de programas militares, a Directing Staff do SAS não grita encorajamentos ou insultos para os candidatos durante as longas marchas. Cabe inteiramente ao candidato encontrar a força para obter êxito. Se você tem dúvidas quanto a ingressar no SAS, talvez seja melhor reconsiderar.
    • Embora a alguns candidatos seja permitida uma segunda chance para o processo de seleção, após uma reprovação, ela não é algo necessariamente garantido. Depois de duas reprovações, os candidatos são banidos vitaliciamente e não mais podem realizar tentativas novamente.
    • À medida que você se prepara para o treinamento, lembre-se do motto oficial do SAS: " Who Dares Wins ". Ao tentar ingressar no SAS, você está tomando um considerável risco (" dare ") — o de que o tempo e o esforço investidos na preparação e no treinamento não terão sido em vão. Com adequada motivação interna, o risco se torna levemente menor — se você quer o prêmio, se forçará aos limites absolutos de sua habilidade para consegui-lo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 65 808 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade