PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O diário é uma forma maravilhosa de expressar as emoções, registrar os sonhos ou ideias e refletir sobre a rotina em um espaço seguro e íntimo. Não existe jeito certo ou errado de usá-lo, mas há alguns truques básicos para aproveitar a oportunidade de escrita ao máximo. Se você não souber direito o que escrever, use frases inspiradoras para dar início a novos registros.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tendo ideias de assuntos

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense em tudo que rolou durante o dia e registre os pontos altos ou o que você sentiu. Mesmo que tenha sido mais um dia como todos os outros, você pode se surpreender com a profundidade dos pensamentos e sentimentos que forem surgindo depois que começar a entrar em detalhes.
    • Sinta-se à vontade para mergulhar em um assunto específico conforme for enumerando os eventos do dia.
    • Por exemplo, escreva sobre a prova de inglês que teve na escola. Você acha que foi bem? Gostaria de ter estudado mais? Está ansioso para ver a nota?
  2. Faça uma lista de metas em curto e em longo prazo. Em seguida, leia cada item e detalhe um plano de ação para atingir o objetivo em questão. Divida a meta em passos e tarefas menores que possam ser realizados aos poucos para tirar o peso das costas. [1]
    • Por exemplo, você pode enumerar metas em curto prazo, como estudar para a prova de matemática ou ir à academia para fazer um treino aeróbico.
    • As metas em longo prazo podem ser: escolher um curso universitário e fazer a inscrição em vestibulares ou juntar dinheiro para comprar um carro.
  3. Não precisa contextualizar as emoções – basta descrevê-las com precisão. Mais tarde, você pode partir desses sentimentos e pensamentos para fazer um registro mais detalhado do dia. Concentre-se em uma emoção ou pensamento por vez para explorá-los bem a fundo.
    • Digamos que esteja triste. Escreva no seu diário por que está se sentindo assim e quais eventos podem ter contribuído.
  4. Tais frases podem vir de qualquer lugar: de uma pessoa famosa, do seu livro ou filme preferido ou até mesmo de um amigo ou familiar. Qualquer frase que gere pensamentos é um bom começo. Copie-a no diário, mencionando a fonte. Em seguida, explique o significado usando as suas próprias palavras. [2]
    • Pegue uma frase como: "Não há como seguir em frente sem dar o primeiro passo" e escreva uma página com a sua interpretação, explicando qual é o primeiro passo que você deve dar para concretizar certos sonhos.
  5. Faça uma lista com assuntos ou hobbies que você adore. Talvez você seja fã de filmes, esportes, comida, viagem, arte ou moda. Há infinitos temas a escolher, desde que eles sejam interessantes e uma fonte de inspiração. Depois, selecione um item da lista e escreva sobre ele no diário. [3]
    • Curte muito esportes? Dedique uma página para explicar por que ama determinado esporte, qual é o seu time de coração e quais objetivos pessoais você tem em relação à prática desportiva.
    • Ama pintar? Registre quais são os seus pintores preferidos, os estilos de pintura mais expressivos na sua opinião, o nome dos seus últimos trabalhos e ideias para quadros futuros.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Registrando coisas pessoais

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você não faça registros todos os dias, então é legal colocar a data para saber quando foi a última vez que escreveu. Como o diário serve para um período longo de tempo, as datas também ajudam na organização e na contextualização (quando você for reler os registros no futuro). [4]
    • Se quiser, também anote o horário, o dia da semana e a localização.
  2. A maioria das pessoas pega o diário quando sente que precisa colocar alguma coisa no papel. Pode ser qualquer tema – algo que aconteceu aquele dia, um sonho que você teve, um plano para o futuro, um evento, uma ideia que surgiu, uma emoção forte ou um estado de humor. [5]
    • Durante a escrita, sinta-se à vontade para desviar da rota e falar de qualquer assunto que preferir! Porém, ter algo em mente antes de começar ajuda a dar o passo inicial.
  3. Essa é uma escolha pessoal, portanto comece como achar mais certo. No início, falar diretamente com o diário pode ser como falar com um amigo. Talvez você prefira esse estilo se for novo nesse universo, mas também dá para “falar sozinho”. [6]
  4. Os diários são muito pessoais e, nesse contexto, cabe bem usar frases na primeira pessoa, já que são um espaço livre para você ser o centro do mundo! Muitas pessoas acham esse aspecto muito catártico, principalmente se a intenção for explorar pensamentos, emoções e reações pessoais. [7]
    • Por exemplo, escreva algo como: "Estou ansioso com a partida de vôlei dessa semana. Pratiquei bastante e me sinto pronto, mas estou tão nervoso que mal consigo comer."
  5. O diário é catártico para muitos pois é um meio de deixar as inibições de lado e ser verdadeiro. Sinta-se à vontade para registrar as suas emoções, sejam positivas ou negativas, sem esconder nada. Lembre-se de que ninguém nunca lerá o que você escreveu, portanto solte as suas amarras.
    • Um exemplo de escrita honesta é: "Estou com inveja do carro novo do Felipe. Ao mesmo tempo que fico feliz por ele, acho muito injusto que ganhe um carro zero dos pais de mão beijada enquanto eu ralo todos os dias para economizar e só poderia comprar um usado."
    • Está com medo que alguém encontre e leia o seu diário? Há maneiras de evitar o problema. Se for um diário físico, use um cadeado e, se for digital, proteja o arquivo com uma senha.
    • Muitas pessoas têm epifanias a respeito de si mesmas e dos seus relacionamentos com a escrita verdadeira no diário. Abra a mente para se conhecer melhor durante o processo. [8]
  6. O diário é um local seguro para desabafar sem a pressão do julgamento de terceiros. Sendo assim, escreva com liberdade e sem inibição. O importante não é produzir um texto perfeito e sem erros – o importante é conseguir colocar os sentimentos e pensamentos no papel. Rabisque as primeiras coisas que surgirem na sua mente ao refletir sobre o seu dia, sobre o seu humor e estado emocional. [9]
    • Há quem goste de reservar alguns minutos no começo para escrever qualquer coisa sem pensar muito.
  7. O diário ajuda a eternizar pensamentos e emoções. Além disso, ele permite o registro imediato de eventos que acabaram de acontecer, ou seja, quando os detalhes ainda estão fresquinhos na sua cabeça. Como a memória às vezes trai, principalmente com o passar do tempo, o registro de acontecimentos com detalhes vívidos é uma forma de preservar o momento exatamente da forma que ocorreu. [10]
    • Nem todo mundo se dá bem com a escrita detalhista, portanto não se sinta na obrigação de escrever frases longas e prolixas. Se achar mais fácil expressar o que sente em poucas palavras ou até mesmo em forma de lista, vá em frente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Criando o hábito de escrever no diário

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas têm dificuldade de achar uma janela para se dedicar ao diário e outras simplesmente acabando se esquecendo dele. Uma coisa que ajuda é definir um momento específico para a escrita todos os dias para cultivar o hábito. Uma hora, o hábito vira rotina, mas, enquanto isso, programe um lembrete no celular! [11]
    • Que tal reservar um momento antes de ir dormir para a atividade?
    • Não crie um cronograma impossível de cumprir. Planeje-se para escrever algo três vezes por semana se não der para se dedicar ao diário todos os dias, por exemplo.
  2. Não precisa reservar uma janela grande por dia para o diário! No começo, uma boa meta é uma sessão de dez a 15 minutos. Rabisque os sentimentos e emoções mais urgentes e expressivos e, se tiver mais tempo durante a semana, volte lá e adicione os detalhes! [12]
    • Dá até para escrever itens em forma de lista em vez de um texto corrido se o tempo estiver curto.
    • Planejar-se para uma sessão extensa pode ser contraproducente. A escrita no diário é uma forma de válvula de escape, não uma obrigação chata. Pegue leve!
    • Escolha um momento mais livre para escrever sem pressa e sem outras obrigações a cumprir.
  3. Algumas pessoas acham mais fácil expressar as emoções por meio do desenho. Se você sente que tem mais chances de cumprir a meta de usar o diário se houver arte no meio, adote essa abordagem!
    • Desenhos rápidos também podem ajudá-lo a registrar algo para se lembrar depois na ausência de tempo para escrever.
    Publicidade

Dicas

  • A escrita no diário deve ser uma experiência catártica e não uma obrigação. Aproveite o momento!
  • Para disfarçar, cole uma etiqueta com "Caderno de matemática" ou "Caderno de redação" na capa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 406 038 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade