PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O rádio ainda atrai muitos ouvintes pelo mundo e é uma ótima mídia para se contar uma história. Há muitos anos atrás, o rádio era a principal forma de entretenimento, e foi assim até a chegada da televisão. Hoje em dia temos uma grande variedade de opções de entretenimento ao nosso dispor, porém nem todo mundo gosta de assistir televisão. Alguns ainda preferem ouvir o rádio enquanto trabalham ou realizam suas tarefas. Este artigo contém alguns detalhes breves de como escrever uma radionovela, essa maravilhosa e antiga arte.

  1. Escrever para o rádio é um desafio, pois você precisa criar imagens na mente dos ouvintes. Isso significa você deve usar palavras descritivas para apelar ao imaginário do ouvinte para que ele se identifique com os personagens, com o mundo dos personagens e com a atmosfera de cada cena. O uso das cores é muito importante na criação dessas imagens; por exemplo, faça o personagem observar coisas como "o vasto céu azul", "o vestido vermelho reluzente", "o carro amarelo", "o iPod laranja luminoso", etc.
  2. O narrador é muito útil no contexto do rádio:

    • O narrador pode descrever uma cena, explicar uma sequência de ações e encerrar uma cena.
    • Além disso, em uma novela, o narrador pode resumir o que aconteceu no capítulo anterior.
    • O narrador pode pontuar as mudanças de cena: "Enquanto isso, no apartamento de João, os cães comeram toda a comida da festa...."
  3. Como você só tem o recurso das palavras e dos sons, seus diálogos precisam ser bem elaborados. Eles podem ser usados para descrever uma ação literalmente, por exemplo: "Olhe! O carro da Joana está caindo naquele buraco. E o Jorge está correndo atrás dela o mais rápido que pode! Será que devemos ajudar?". Sem abandonar o tom coloquial, incorpore verbos aos diálogos dos personagens para que a ação seja ilustrada da melhor forma possível.
  4. Eles são os maiores aliados de uma radionovela e também são parte importante do entretenimento. Use os efeitos sonoros para dar vida à história. Considere os efeitos a seguir:

    • Portas — abrir e fechar a porta pode criar sons de batidas, rangidos e pancadas; se você deixar a porta se movimentar com o vento, o som será mais suave, o que também pode ser muito interessante.
    • Sons da rua — choro de criança, sinos de escola, zumbido de motos, sons de trânsito, vendedores de rua, etc.
    • Objetos de cozinha — assovio de chaleira, o barulho de uma torradeira, uma faca passando manteiga em uma torrada, potes de geleia sendo abertos, etc.
    • Sons impressionantes — barulhos para acordar os ouvintes, como uma explosão, uma batida de carro, uma multidão enfurecida gritando, etc.
  5. Você pode usar os efeitos sonoros produzidos em uma mesa de mixagem. Ao produzir uma peça para o rádio, faça uma checagem dos sons e dos efeitos sonoros, para garantir que está tudo como você deseja:
    • Panning — esse recurso pode dar ao ouvinte uma ideia da posição de um som específico ou de um movimento. Faça isso movendo o botão Pan na posição desejada.
    • Reverberação — use para estabelecer a acústica do local. Por exemplo, salas vazias, cavernas, corredores, quadras de basquete, etc.
  6. A música de fundo pode ajudar a estabelecer o clima da cena. Obviamente você pode combinar canções com sentimentos, como canções tristes com ocasiões tristes, como morte ou perda; canções alegres para boas notícias; músicas de suspense em momentos tensos e música agitada em cenas de ação ou perseguição. A música também serve como abertura e finalização da peça, como se fosse uma cortina abrindo e fechando.
  7. Como em qualquer obra, a sua radionovela precisa de personagens críveis. Entretanto, o rádio permite uma certa flexibilidade: você deverá escrever um bom número de personagens, mas não precisa de um elenco enorme pois cada ator poder mudar de voz e fazer vários papéis. Portanto, se você vai fazer uma radionovela, a falta de espaço para a gravação nunca é um problema!
  8. Tudo deve estar bem explicado, pois o ouvinte não pode ver os personagens, suas expressões, ações, etc. O silêncio deve ser usado com cautela, pois os ouvintes podem pensar que o rádio desligou. Use com pouca frequência.
    Publicidade

Dicas

  • A comédia ainda é um dos gêneros mais populares de radionovelas. Ela é uma maneira eficiente de dramatizar eventos políticos, esquisitices de pessoas famosas, etc. Muitas peças de rádio são paródias ou esquetes que apontam as fraquezas dos acontecimentos atuais e das pessoas.
  • Se você estiver produzindo uma peça para a rádio da sua escola, seja criativo nos efeitos sonoros. Pode não ser viável levar itens muito grandes para o estúdio, então tente encontrar objetos menores que produzam os mesmos sons que você deseja.
  • Estúdios de rádio profissionais possuem acesso a arquivos de efeitos sonoros, onde você pode encontrar sons de diversos tipos. Você deverá verificar com o produtor da rádio para saber o que eles possuem.
Publicidade

Avisos

  • Quando estiver produzindo uma peça, não abuse das músicas e dos efeitos sonoros. Permita que o diálogo seja o centro do trabalho.
  • Use música de domínio público ou que não esteja protegida por direitos autorais. Caso contrário, você deve pagar a taxa do ECAD. Também pode ser necessário obter documentos e licenças adicionais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 445 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade