Baixe em PDF
Baixe em PDF
Em coreano, tae significa “chutar” ou “esmagar com o pé”. Não deve ser surpresa que se quiser se tornar um mestre de taekwondo, você precisará aprender muito bem os chutes. Existem cinco chutes básicos: chute frontal, chute lateral, chute gancho, chute para trás e chute circular. Quando puder administrar esses cinco chutes, você terá uma ótima base para explorar os chutes mais avançados. Embora a escolha do chute vá depender de onde o adversário está, cada chute no taekwondo exige um grau de precisão e um movimento fluido, que só podem ser obtidos através do treinamento constante e da atenção ao corpo em um todo. [1] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Posicione o corpo adequadamente para executar o chute frontal. O alvo de um chute frontal é, obviamente, a parte da frente do adversário. A distância entre ele e você deve ser de “uma perna” para o chute ter eficiência. Em alguns casos, você talvez pule um pouco para frente ou para trás a fim de garantir que o chute entre em contato com o corpo da outra pessoa. Quando isso tiver que acontecer, veja se tem espaço suficiente ao redor para completar o golpe.
-
Erga o joelho na direção do alvo. A perna que será usada para fazer o chute dependerá de certos fatores. Quando o lado fraco do adversário é no lado esquerdo, chute com a perna esquerda. Nos chutes feitos em sequência, é interessante variar a perna de chute para pegar o parceiro de treinamento desprevenido. Em todos os casos, deixe a coxa apontada diretamente para o alvo como forma de alinha o chute.
-
Gire o pé de apoio. Um dos segredos para ter um chute frontal potente é ter uma base de pé forte. Quando não se gira o pé de apoio, a tendência é que movimento fique inclinado ou muito “pra lá e pra cá”, o que deixa os ataques menos precisos. Gire o pé para compensar tais movimentos.
-
Use os quadris. O chute frontal depende mais do impulso dos quadris do que da força da perna. Ao girar o pé de apoio, faça o movimento para frente com a lateral do quadril correspondente à perna que está chutando. Exemplo: ao executar um chute frontal com o pé direito, ajustando o pé de apoio esquerdo, jogue o lado direito da pélvis para frente. O impulso gerado vai percorrer a perna inteira, dando ao chute uma potência ainda maior.
-
Estique a perna. Agora que tem uma base forte, é hora de conectar o golpe. Estique a perna e faça contato direto com o oponente. Os chutes frontais podem ser usados na parte superior, inferior e nuclear, o que significa dispor de flexibilidade para chutar alto no ar.
-
Acerte o alvo com a sola do pé. Essa parte é importante, pois a sola do pé ou o calcanhar são as partes mais duras do pé. Caso chute com os dedos do pé, eles provavelmente vão quebrar.Publicidade
-
Posicione-se da forma correta para executar o chute lateral. Assim como o nome indica, você deve se posicionar de forma que o corpo do adversário fique na sua lateral. Um chute lateral não servirá se o alvo estiver posicionado em qualquer outro lugar. Antes de executar o chute, posicione o corpo.
-
Apoie-se com o pé de apoio. Imagine uma linha do oponente até você. Seu pé deve estar perpendicular a ela. O segredo desse chute é ter uma base firme e ser capaz de se equilibrar na hora executá-lo. A maioria dos mestres de taekwondo giram o pé desse jeito enquanto estão chutando, porque o golpe fica mais rápido.
-
Erga primeiro o joelho do pé de chute. Flexione o joelho para que ele venha na direção do tronco. O movimento permitirá que você estique a perna mais longe e mais rápido, dando ainda mais força ao chute.
-
Execute um chute esticando o pé diretamente no alvo. Enquanto estica o pé, os quadris devem se abrir também, gerando um pouco de impulso para o chute.
-
Acerte o alvo com o calcanhar e a parte externa do pé. Diferentemente do chute frontal, aqui você usa mais partes do pé. Evite usar os dedos para golpear, assim como no chute frontal.Publicidade
-
Posicione-se adequadamente para executar o chute gancho. O chute inicia do mesmo jeito que o yeop chagi : o corpo do oponente fica ao lado do seu corpo. É importante manter uma postura fixa em relação ao alvo, embora esse chute empregue um movimento mais circular do que lateral. [2] X Fonte de pesquisa
-
Erga o joelho do pé de chute flexionando-o à frente da posição. Esse procedimento também se assemelha ao chute lateral. Ao trazer o joelho para cima e em direção ao tronco, você gera mais potência no chute.
-
Estique a perna enquanto a leva para frente. Não se esqueça de manter o equilíbrio nessa parte ou você vai cair e o chute falhará. Considerando que, a essa altura, o chute lateral se estende em linha reta até o alvo, o chute gancho vai para frente, ou melhor, na direção que os dedos dos pés estão apontando. Você precisa fazer isso para pode recuar o tronco no próximo Passo e fazer o movimento de gancho.
-
Leve o pé para trás. Nesse momento, você completou o chute. Esse é o melhor momento para reavaliar o alvo. Caso o adversário tenha se movido depois que você iniciou o chute, é possível chutar baixo, alto ou mudar de chute.
-
Chute com o calcanhar ou a sola do pé. Dependendo da posição do adversário nesse momento, acerte-o com parte segura do pé, sendo o calcanhar é a melhor opção. No entanto, a sola do pé também funciona bem, só não chute usando os dedos ou o peito do pé para não estragar o movimento e também para não se machucar.Publicidade
-
Posicione-se de forma correta para executar o chute para trás. Para entrar na posição adequada, é necessário dar as costas para o oponente. Quando o alvo estiver atrás de você, o chute para trás é o movimento ideal, a não ser que queira surpreendê-lo virando de costas intencionalmente. O ideal é que o adversário não fique logo atrás de você, pois é necessário esticar a perna inteira para golpear. Dito isso, é importante também frisar: tenha em mente que você deve saber como fazer o movimento com ambas as pernas.
-
Leve o joelho até a altura do tronco. Assim como em todos os chutes, erguer a perna dessa forma dará mais espaço para esticá-la, gerando impulso no chute. O movimento deve ser rápido para que o adversário não saiba o que você vai fazer.
-
Estique a perna para trás e leve o calcanhar em direção ao alvo. Os chutes para trás não funcionam com alvos que estão pulando. O corpo humano não consegue se flexionar tanto de costas, portanto, estique a perna na linha média o ou baixa do oponente.
-
Use os dedos dos pés para se equilibrar. Quando feito do jeito certo, o peso do corpo vai se deslocar naturalmente para os dedos dos pés. Nesse caso, veja se está preparado para fazer isso, pois você não vai querer cair, não é mesmo?
-
Acerte o alvo com o calcanhar. Essa será a primeira parte do pé a fazer contato, uma vez que se está chutando para trás. Lembrando: evite sempre tentar chutar com outra parte do pé.Publicidade
-
Posicione-se para o chute circular. Trata-se de um dos chutes básicos mais eficientes. Algumas vezes, ele é chamado de chute giratório. É precisa estar atento ao posicionamento do adversário, vendo se ele está alinhado ao lado do seu corpo.
-
Gire usando a sola do pé. Muitos instrutores vão dizer para você girar o pé de apoio para dentro, em direção ao núcleo do corpo, para iniciar o chute circular. A potência desse golpe vem do próprio giro feito com a sola do pé. É necessário ter muito equilíbrio para executá-lo corretamente. Treine bastante o giro antes de tentar o chute completo.
-
Flexione o joelho do pé de chute quando começar a girar o corpo. Quando tiver levado a perna para cima, flexione o joelho. O movimento será muito rápido e dará uma potência a mais para o chute.
-
Estique a perna. O ângulo da extensão da perna será definido pela altura do alvo. O movimento acontecerá no meio do giro.
-
Chute com a parte de dentro ou com a sola do pé. Não se esqueça de não deve chutar com os dedos, pois vai se machucar mais que o oponente.
- Não chute com o calcanhar.
Publicidade
Dicas
- Entenda zonas de alvo básicas dos chutes de taekwondo. Existem três alvos básicos: chutes no rosto, para os golpes desferidos no rosto e nas áreas próximas; chutes no tronco, para golpes no plexo solar e nos flancos e os chutes baixos, para golpes na parte inferior do abdômen.
- Tente sempre treinar devagar no início e trabalhe para desenvolver chutes rápidos. Vire o quadril o mais rápido que puder e estique a perna de chute ao mesmo tempo para aumentar a potência do golpe.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma roupa confortável e adequada para treinar.
- Espaço para treinar.
- Um sparring. Tente achar alguém com experiência.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 74 005 vezes.
Publicidade