Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você pode achar que a língua do P é um palavriado sem sentido que qualquer criancinha de 2 meses de idade fala, mas na verdade é uma "língua secreta" usada por alguns para conversarem secretamente, ou apenas para se divertir. Se você quiser entrar na conversa, veja só.
Passos
-
Entenda o processo. A "Língua do P" é um termo usado para definir uma língua que não faz sentido. Porém, todas as suas variantes seguem o mesmo padrão: um som sem sentido, como o inserir da letra P repetindo a última sílaba, é inserido em cada sílaba quando se fala. O mesmo som sem sentido é usado repetidas vezes, então as palavras ficam muito maiores e bem parecidas.
- A língua do P é um pseudoidioma que é outra maneira de falar em código.
-
Quebre a palavra em sílabas faláveis . Geralmente, cada sílaba em uma palavra contém um som de vogal. Eis algumas palavras e suas sílabas:
- Casa : Ca / sa
- Ave : A / ve
- Garrafa : gar / ra / fa
-
Repita a sílaba precedendo ela com um "p" no lugar da consoante de início. Se a sílaba começar com uma vogal, basta adicionar o "p" no início:
- Casa : paca / pasa
- Ave : paa / peve
- Garrafa
: pargar / para / pafa
- Você também pode colocar a sílaba duplicada com "p" depois da sílaba original. Por exemplo, a palavra "chave" ficaria "chapa/vepe".
-
Em Inglês existe a língua "Gibberish". Nela se adiciona a palavra "-othag" em cada sílaba. Cuidado apenas para resistir a vontade de repetir os sons de vogais. Se você fosse falar a palavra "hi" em gibberish, pode ser tentador pronunciar "hi-tha-gi", mas o correto é "h o -tha-gi." É mais difícil decifrar a palavra quando você adiciona um som de vogal diferente.
- Em português, por exemplo, falar "Meu Nome" em gibberish seria "m o -thag-eu n o -tha-gome."
- A palavra "-Othag-" em inglês tem o mesmo som inicial da palavra "other", caso você esteja curioso.
Publicidade
-
Repita palavras para si mesmo enquanto anda por ai. Se for difícil, ande mais devagar e pronuncie sílaba por sílaba, e continue o processo até que consiga fazer tudo de maneira mais rápida. Faça o mesmo com frases: comece pelas mais simples e vá aumentando a velocidade progressivamente. No entanto, não o faça na frente de outras pessoas (talvez elas pensem que você enlouqueceu). Claro, se você não liga para isso, pode fazê-lo.
-
Fale com as crianças ou amigos. É uma alternativa interessante porque você pode convidá-las para tomrar sorvete ou ir ao cinema sem que elas se animem. Você também pode usar a língua para falar com seus amigos na frente das crianças sobre assuntos que eles não tem idade para acompanhar.
-
Repita, repita, repita. Eventualmente, vai parecer pornorpalmal. Você ficará mais e mais confiante, seguindo lentamente para frases e expressões. Olhe ao redor do seu quarto. Quais objetos você vê?
- Tem uma pararpamapiripoo? Talvez uma pacapama? Ou quem sabe umor a cothagompothagutothager? Com que velocidade você consegue decifrar as palavras desse idioma secreto? Quais as palavras que estão dando trabalho?
-
Fique mais rápido. Depois de um pouco de prática, as palavras começarão a rolar da sua língua. Tente ler em voz alta as palavras desse artigo, mas falando na língua do P. Com que velocidade você consegue traduzir? Você já está pronto para falar frases?
- "Meu nome é:" Peumeu ponopeme pee [pocopolopeque peuseu ponopeme paapiqui.]
- "Como você está hoje?": Pocopomo povopece pesespata pohopeje? .
- "Sim, eu sei falar a língua do P, dá pra notar?": Pimsim, peueu peisei pafaparlar paa pinlinpagua podo pepe, pada prapra ponopartar?".
-
Tente com as outras variantes deste artigo. Pode haver várias variantes, e você é mais que bem-vindo a tentá-las usando o seu próprio toque pessoal — embora ninguém vá te entender. Quando o assunto é o som inserido, eis algumas variantes (do gibberish): [1] X Fonte de pesquisa
- "-idig-": "Ir" vira "iidigir."
- "-uddag-": "Ir" vira "iuddagir."
- "-uvug-": "Ir" vira "iuvugir."
- "-othag-": "Ir" vira "iothagir."
- "-Othag-" é a forma mais difícil de dizer da lista ("th" e "g" são sons bem distantes na boca do que "d" e "g" ou "v" e "g", por isso é preciso um pouquinho mais de tempo pra pronunciar). Assim que você conseguir falar "-othag-" rapidamente, o resto será fácil (fothagacothagil!).
-
Pratique! Consiga alguns livros para bebês e leia-os em voz alta na língua do P (ou em gibberish). Manter ao mínimo as palavras com três sílabas é o segredo. Assim que for fácil ler livros para bebês, é hora de impressionar seus amigos!
- Por sorte você conseguirá convencer um amigo a fazer isso com você. De que vale falar em código se você não pode trocar informações secretas na frente das pessoas? Ou é possível que você tenha amigos que já saibam esse idioma e você não sabe. Penenpãotão perperpungunpete (ou, othagentothagão pothagergothaguntothage)!
-
Use seus poderes sabiamente. Agora que você pode dizer o que quiser e bem entender na frente de qualquer pessoa, não abuse dos seus poderes. Depois de algumas frases, você vai ser tipo o cara que tem uma palavra em francês para tudo. As pessoas podem ficar irritadas, principalmente se não fizerem ideia do que está acontecendo. Se quiser, você pode ensinar a elas o seu segredo, mas pode ser mais divertido ver se elas conseguem descobrir sozinhas primeiro.
- Mantenha o segredo até estar confiante. Falar na língua do P (ou gibberish) pode ser bem impressionante se você puder fazer isso de maneira decisiva e confiante. Assim como com qualquer idioma, você tem que praticar com frequência. Do contrário, vai acabar enrolando a língua e gaguejando.
Publicidade
Dicas
- Tente inventar seu próprio idioma com base nesse!
- Nos países de língua inglesa, a "Língua do P" se chama "Pig Latin" ou "Gibberish" e a forma de falar é bem diferente. Eles adicionam a palavra "ay" no fim de cada palavra e pegam a primeira letra e colocam no fim, antes do ay.
- No norte da Inglaterra, uma variação popular da língua "Gibberish" é usando a palavra -iviga- em vez de -idiga- (também conhecida como "backsland" na Irlanda), fazendo assim com que apalavra "dog" se transforme em "-divigog-" e assim por diante.
- Tenha em mente que muitas das versões da língua "gibberish" são levemente diferentes. Você pode precisar aprender o "dialeto gibberish" se quiser se comunicar com algumas pessoas. Por sorte, uma versão geralmente se aplica a outra.
- Outros idiomas também podem ser transformados em gibberish. A língua suaíli é um bom exemplo, porque a maioria das palavras não tem consoantes compostas. As letras adicionadas são "~rg~". Pedir por um copo de água normalmente no idioma Suaíli é "Nataka maji". Em Suaíli gibberish, seria "Natargaka margaji". Você pode tentar uma técnica semelhante com outros idiomas.
- Outra variação é colocar as letras "-ib-" antes de cada vogal. Por exemplo, "Olá" ficaria "iboliba".
- O idioma sueco tem um equivalente ao gibberish, que é o Rövarspråk. Nela, você repete cada consoante da palavra, assim "bom" ficaria "bbomm", depois é só colocar um "o" entre as consoantes, "bobomom".
- Outros exemplos: - "momão":mão e "roroupopas":roupas.
- A versão australiana, o Alibi, usa a palavra "lab" no meio de cada sílaba, as vogais são dobradas, ou faladas de novo, mas todas as vogais devem seguir o seu som apropriado, do contrário você pode confundir as pessoas. Então, por exemplo, comida: colabmilabda , fogão: folabgão , animal: alabnilabmal , e assim por diante.
- A "língua do ovo" é outra variação, exeto que você põe a palavra "ovo" em cada sílaba. Fazer um passeio = F(ovo)a-z(ovo)er (ovo)um p(ovo)as-s(ovo)eio. Lembre-se de pronunciar cada sílaba como você normalmente faria e não como ela é soletrada.
- Você também pode colocar a palavra "off" depois de cada consoante, ou combinação de consoantes.
Publicidade
Avisos
- Lembre-se, você não pode dizer coisas estúpidas como 'diddly', como o Ned Flanders, porque se você fizer isso, as outras pessoas vão sacar, ou vão pensar que você não é original.
- Não diga a ninguém que você não quer que fale gibberish que você está falando. A pessoa pode procurar on-line e encontrar esta página!
- Siga o seu ritmo. Se você falar rápido demais, não vai dar pra entender. Se falar devagar demais, a maioria das pessoas vai entender.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 394 427 vezes.
Publicidade