PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A auto hipnose é um estado natural da mente que pode ser definido como um estado de concentração focalizado. Com ela, você pode mudar seu pensamento, parar com maus hábitos e assumir o controle da pessoa que você é, além de relaxar e ajudar no estresse do dia a dia. Semelhante à meditação, é uma prática que melhora a sua pessoa.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para a hipnose

PDF download Baixe em PDF
  1. É muito difícil chegar a um estado relaxado quando a única coisa em que você pensa é o cós das calças cortando a circulação. Então, use isso como uma desculpa para vestir um moletom. Não deixe que absolutamente nada distraia você.
    • Verifique também se a temperatura está boa. Tenha um cobertor ou agasalho à mão se ficar com frio. Às vezes a sensação de calor pode ser muito reconfortante.
  2. Embora algumas pessoas prefiram se deitar, você fica mais suscetível a dormir do que sentado. Sentado ou deitado, tente não cruzar as pernas ou outra parte do corpo. Se tiver que ficar nessa posição por muito tempo, pode acabar se sentindo desconfortável.
  3. Nenhuma auto hipnose é eficaz se for interrompida por um telefonema, um animal de estimação ou uma criança. Desligue o telefone (e os alertas), tranque a porta e isole-se. Esse tempo é para você.
    • Cabe a você decidir quanto tempo deseja dedicar. A maioria prefere ficar em transe (tentamos evitar essa frase, pois ela tem... err... conotações negativas) por cerca de 15 ou 20 minutos, mas você tem que incluir o tempo de entrar e sair do transe.
  4. Quer apenas relaxar? É para auto aperfeiçoamento? Para treinar o cérebro? Se faz isso para atingir um objetivo maior (perder de peso, parar de fumar, etc.), prepare uma lista de frases. A auto hipnose pode ser usada apenas para relaxar, claro, mas também pode melhorar uma série de coisas na vida. Muitos a usam para atingir seus objetivos, mudar o pensamento ou apenas para se motivar. Aqui vão alguns exemplos de frases:
    • Se quiser se livrar de um mau hábito, vá direto ao ponto. Pense em algo como: "Eu não quero fumar. Os cigarros não me interessam."
    • Se quiser pensar mais positivamente, procure algo como: "Eu sou capaz de qualquer coisa que definir na mente. Eu estou no controle e sou valioso. "
    • Se quiser atingir uma meta específica, como perder peso, diga isso no presente : "Eu estou comendo coisas saudáveis. Estou perdendo peso. As roupas estão caindo bem e me sinto melhor."
      • Recite essas afirmações para si mesmo quando você estiver por baixo. É bom lembrar que só depende de você; porém, muitos acham isso eficaz.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Entrando na hipnose

PDF download Baixe em PDF
  1. No início, você pode achar que é difícil não pensar em nada, e até sentir os pensamentos se intrometendo. Quando isso acontecer, não tente se livrar deles. Observe-os de forma imparcial, e depois deixe-os ir embora. Procure meditar para obter mais ajuda nesta etapa. [1]
    • Como alternativa, alguns gostam de escolher um ponto na parede e se concentrar nele. Pode ser um canto, uma mancha, onde for. Foque nesse ponto, concentrando-se nas pálpebras. Repita para si mesmo que elas estão ficando cada vez mais pesadas e feche-as quando não conseguir mais mantê-las abertas.
  2. Comece com os dedos dos pés e imagine a tensão lentamente se esvaindo do corpo. Imagine cada parte do corpo liberando tensão, começando com os dedos dos pés até a parte superior. Visualize cada parte do corpo ficando mais leve, enquanto a tensão se esvai.
    • Relaxe os dedos e, em seguida, os pés. Continue com as pernas, coxas, quadris, estômago e assim por diante, até ter relaxado cada parte do corpo, incluindo o rosto e a cabeça. Imaginar algo reconfortante ou calmante, como água (sinta a água correndo pelos pés e tornozelos, limpando a tensão) pode ser eficaz também.
  3. Quando expirar, imagine a tensão e a negatividade saindo como uma nuvem escura. Enquanto inspira, imagine o ar retornando como uma força brilhante, cheio de vida e energia.
    • Nesse momento, você pode adotar a visualização da forma como escolher. Pense em um limão e corte-o ao meio. Imagine o sumo escorrendo para fora, encharcando seus dedos. Coloque-o na boca. Qual é sua reação? Qual é a sensação, o sabor e o cheiro? Em seguida, passe para as visões mais significativas. Imagine suas contas a pagar sendo levadas pela brisa. Imagine-se jogando seus quilos extras fora. Imagine da forma mais detalhada possível. Sempre pense com seus cinco sentidos.
  4. Imagine-se no topo de uma escada com dez degraus, sendo que, no quinto degrau, a água já começa a cobri-la. Imagine todos os detalhes da cena a partir do topo até a base da escada. Diga a si mesmo que descerá as escadas, contando cada degrau a partir do décimo. Visualize cada número na mente. Imagine que cada número contado é um passo mais perto do fundo da mente. A cada número, você se sentirá mais profundamente relaxado. [2]
    • A cada número, imagine a sensação de dar um passo com os pés. Quando estiver no quinto degrau, imagine sentir a frescura da água; diga a si mesmo que está entrando em um oásis puro e limpo. Ao descer os últimos cinco degraus, sinta a água batendo no corpo. Agora você deverá se sentir um pouco dormente; seu coração começará a bater mais forte, mas deixe todo o incômodo sobre a situação dissolver na água.
  5. Neste ponto, mergulhado na água, você não deve sentir nada, apenas a sensação de flutuar livremente. Você pode até se sentir girando. Se não nada descrito acima acontecer, tente novamente, mais lentamente, tentando entender o que está acontecendo. Após atingir esse estado, vá resolver seus problemas e decida o que quer de onde você está.
    • Agora comece a descrever o que está fazendo; fale no presente e no futuro baixinho para si mesmo, como se estivesse lendo.
    • Imagine três caixas sob a água até as quais você tem que nadar para alcançar. Após encontrar as caixas, abra-as lentamente, uma de cada vez, e descreva a si mesmo o que acontece quando abrir a caixa. Por exemplo: “Quando abro a caixa, sinto uma luz radiante me envolver, sinto-a tornar-se parte de mim. Essa luz é minha nova confiança, que eu nunca poderei perder, pois agora faz parte de mim.” Depois, abra a próxima caixa.
    • Evite frases com conotação negativa, como: "Eu não quero ficar cansado e irritado." Em vez disso, diga: “Estou ficando calmo e relaxado." Outros exemplos de frases positivas incluem: "Eu sou forte e esbelto", "Eu sou bem-sucedido e positivo" e, se estiver com dor: "Minhas costas estão começando a ficar ótimas."
  6. Sinta-se livre para andar sobre a água; visualize-se esvaziando as caixas, encontrando um tesouro (na forma de autoconfiança, dinheiro, etc.) ou simplesmente deixe todas as tensões desaparecem. Encontre áreas onde a água é fria, quente ou repleta de vida selvagem. Deixe sua imaginação fluir.
  7. A cada passo, sinta a água ficando mais rasa, até atingir mais uma vez o quinto degrau. Quando sair da água, no sexto degrau, você começará a se sentir pesado, como se houvesse um peso no peito. Simplesmente espere um pouco neste degrau até a sensação passar, repetindo constantemente suas frases já mencionadas. [3]
    • Quando passar, continue a subir a escada, visualizando cada passo pelo número e sentindo os degraus atrás de você. Arranje disposição para continuar a subir as escadas.
      • Vale lembrar que essa visualização da água não é 100% necessária. Se você preferir outro cenário, use-o! Será tão bom, se não melhor, uma vez que funciona para você .
  8. É bom se visualizar abrindo uma porta para o mundo exterior. Faça isso lentamente; imagine a luz passando através da porta; isso fará os olhos se abrirem naturalmente. Se necessário, conte de dez a zero, pensando que, quando terminar, seus olhos se abrirão.
    • Não se apresse em se levantar. Então, diga a si mesmo: “Acorde, acorde", ou algo com o qual você está acostumado. Isso trará sua mente de volta ao estado consciente e você de volta à realidade.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aperfeiçoando a experiência

PDF download Baixe em PDF
  1. Nenhuma auto hipnose ou mantra se manifestará na vida real se você não quiser de verdade. Para que seja eficaz, você tem que acreditar em si mesmo e nas suas ações. E por que não? Se você tiver certeza, talvez funcione. [4]
    • Se, na primeira vez, não parecer eficaz, não desista automaticamente. Algumas coisas levam tempo até você se acostumar. Tente novamente em poucos dias e retome as experiências. Você pode se surpreender.
    • Abra sua mente. Você tem que acreditar que é possível funcionar para que isso funcione. Qualquer ceticismo de sua parte impedirá qualquer progresso.
  2. Se precisar de alguma prova do seu transe, há exercícios que o ajudarão! Qualquer coisa que pode ser vista ou sentida no corpo funciona. Tente as seguintes ideias:
    • Entrelace os dedos. Mantenha-os juntos durante o transe, e diga a si mesmo que eles estão presos - quase como se estivessem colados. Em seguida, tente soltá-los. Se você não conseguir... aí está a prova!
    • Imagine um dos braços ficando mais pesado. Você não precisa escolher um conscientemente; seu cérebro fará isso por você. Imagine um livro em cima dele, pressionando-o para baixo. Então, tente levantá-lo. Consegue?
  3. Não importa com o que você quer trabalhar - seja sua confiança, perda de peso, pensamento positivo, seja o que for - visualize-se nessa situação, agindo como você gostaria de reagir ou sendo como você gostaria ser. Se quiser emagrecer, imagine-se entrando nos jeans com facilidade, olhando-se no espelho, sorrindo para seu belo corpo. Só a descarga de endorfina já vale a pena!
    • Muitas pessoas usam a hipnose para superar certos problemas, como a timidez. Você não precisa atacar a timidez de frente; algo relacionado a ela fará isso. Basta imaginar-se caminhando pelo mundo com a cabeça erguida, sorrindo e fazendo contato visual com todos; isso será o primeiro passo em direção a uma pessoa extrovertida.
  4. Em outras palavras, algumas pessoas gostam de música para ajudá-las a entrar em transe. Há várias músicas para hipnose disponíveis na internet apenas para essa finalidade. Se um determinado cenário - água, floresta, etc. - ajudar, use e abuse dele! [5]
    • Alarmes também podem ser úteis. Alguns acham difícil sair do transe, e acabam perdendo noção do tempo. Se não quiser passar horas hipnotizado sem querer, use um alarme. Apenas lembre-se de colocar um tom suave para acordar.
  5. Defina uma meta que gostaria de alcançar e se concentre nela durante o relaxamento. Pense na pessoa que você gostaria de ser e seja essa pessoa. A hipnose é ótimo para meditação profunda, mas é ainda melhor se usada para um propósito maior e melhor. Muitas pessoas se sentem mais positivas e com um propósito após a experiência. Aproveite essa possibilidade!
    • Não há razão específica para a auto hipnose. Seja para se livrar um mau hábito, ter foco no trabalho ou apenas mudar seus pensamentos, a hipnose pode ajudar. Livrar-se dos motivos de estresse na sua vida faz parte de ser a pessoa que você quer se tornar, e a hipnose o ajudará. E, quanto mais fizer isso, melhor e mais natural será.
    Publicidade

Dicas

  • Alguns acham que visualizar um ambiente tranquilo e natural os farão relaxar a mente o suficiente antes da contagem regressiva. Por exemplo, você pode se imaginar vagando pela floresta, sentindo o cheiro das árvores e ouvindo o vento. Como alternativa, você pode se imaginar caminhando pela praia, sentindo os grãos de areia debaixo dos pés, a água fria batendo nos tornozelos e o som das ondas. [6]
  • Se você não conseguir dormir, depois da contagem regressiva (ou de descer a escada imaginária), deixe sua mente nesse estado agradavelmente relaxado e mantenha os olhos fechados enquanto estiver deitado; você dormirá muito mais facilmente.
  • Outra forma de relaxar os músculos é tensioná-los por dez segundos e depois relaxar; você se sentirá bem ao imaginar essa tensão sair.
  • Tenha uma ideia de como você apresentará suas sugestões a si mesmo antes de deitar e relaxar; caso contrário, isso pode interromper seu estado hipnótico.
  • Para aqueles que gostam de meditar , mas não podem ficar parados por muito tempo, use a hipnose como forma de meditação, mas reserve um tempo entre a contagem regressiva até zero e a contagem até dez.
  • Escrever as sugestões antes da indução pode ser muito eficaz. Uma lista visual com as coisas com que você escolher trabalhar pode às vezes ser mais fácil de lembrar do que pensamentos, mesmo se cuidadosamente organizados.
  • Não se force ou pense sobre isso; dessa forma, será muito mais fácil. Além disso, é uma boa maneira de pegar no sono.
  • Se estiver com dificuldades, procure um hipnoterapeuta ou compre um CD com músicas calmas. Quando tiver experimentado uma ou duas vezes, conhecerá melhor o estado de espírito que você está tentando alcançar.
  • Muitas vezes é bom ir a um hipnoterapeuta licenciado para uma primeira sessão, a fim de entender o que você sente.
Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado quando se levantar. Levantar-se muito rapidamente pode fazer a pressão arterial cair, e você pode ficar tonto ou desmaiar (isso não tem nada a ver com a hipnose; é hipotensão ortostática).
  • A hipnose nem sempre funciona imediatamente; pode ser necessário repeti-la muitas vezes (por exemplo, todos os dias durante um mês ou mais) para sentir os benefícios. Você precisará "treinar" bastante a si mesmo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um lugar confortável para sentar ou deitar, com iluminação suave e temperatura ambiente agradável.
  • Um ambiente calmo, onde você não será incomodado por pelo menos meia hora.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 291 715 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade